Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O fim do Império do Dolar- George Soros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por jaseiagora » 19/5/2023 12:08

Deixar de ser rainha para ser mãe já é um tombo valente !

Russia and Iran Phasing Out US Dollar in Bilateral Trade Settlements

The governments of Russia and Iran are starting to phase out the usage of the U.S. dollar to conduct bilateral trade settlements. Russian Deputy Prime Minister Alexander Novak stated that 80% of Russia-Iran trade transactions are settled using national currencies and that they are considering also the usage of the Chinese yuan.

https://news.bitcoin.com/russia-and-iran-phasing-out-us-dollar-in-bilateral-trade-settlements/



Venezuela's President Declares Inevitable Shift Away From US Dollar in De-Dollarization Push

Venezuelan President Nicolas Maduro has announced that Venezuela will shift away from using U.S. dollars in trade, emphasizing that the de-dollarization process is “inevitable.” He described: “This is the path of Venezuela and the path of a free economy where currencies are not used to punish countries and impose sanctions.”

https://news.bitcoin.com/venezuelas-president-declares-inevitable-shift-away-from-us-dollar-in-de-dollarization-push/



Bangladesh and India to Trade in National Currencies Due to US Dollar Liquidity Issues

Bangladesh and India have decided to conduct trade settlements in their own currencies, bypassing the dominance of the U.S. dollar. According to sources from the Bangladesh Bank, the decision was made due to the issues of liquidity in foreign currency that Bangladesh faces, which are disrupting the flow of imports to the country.

https://news.bitcoin.com/bangladesh-and-india-to-trade-in-national-currencies-due-to-us-dollar-liquidity-issues/



Iraq Issues Ban on US Dollar Transactions to Bolster Usage of Iraqi Dinar

The government of Iraq issued a ban on using the U.S. dollar for conducting business transactions on May 14. The ban, which is already in effect, is designed to bolster the usage of the Iraqi dinar, the fiat currency of the country, and to reduce the influence of the dollar and its exploitation in black markets.

https://news.bitcoin.com/iraq-issues-ban-on-us-dollar-transactions-to-bolster-usage-of-iraqi-dinar/
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por Opcard » 18/5/2023 15:49

Não só o dólar continuará a ser a mãe de todas as moedas ,como cada vez há mais dúvidas sobre algo que era dado como certo que China alcançará os Estados Unidos e se tornará a principal potência econômica do mundo.
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por Marco Martins » 18/5/2023 14:30

E se o dolar deixar de ser uma referência nas transacções quais os impactos imediatos?
Levará isso a uma desvalorização do dolar?

Se houver uma desvalorização do dolar, muitos países que hoje em dia são credores da dívida americana, terão problemas... nomeadamente a China ...

Nota-se que esta mudança que a China quer impor no posicionamento mundial é algo que acontecerá mesmo... resta saber os impactos "brutais" que teremos nos próximos anos no ocidente e mesmo na ásia e médio oriente....
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por jaseiagora » 18/5/2023 11:30

Brazilian President Lula Ends Fuel Price Peg to the US Dollar, Announces Wholesale Discounts

Brazilian President Luiz Inacio ‘Lula’ da Silva has announced that state oil company Petrobras will not be using US dollar-based international prices to set its internal fuel pricing structure. The “Brazilianization” of the industry determines discounts for distributors, with prices now being determined by other benchmarks.

https://news.bitcoin.com/brazilian-president-lula-ends-fuel-price-peg-to-the-us-dollar-announces-wholesale-discounts/
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por Opcard » 29/4/2023 7:19

0 dólar é 88% do comércio mundial .


« "O dólar é a moeda inter­na­ci­o­nal mais uti­li­zada: fac­tu­ra­ção, finan­ci­a­mento comer­cial, paga­men­tos trans­fron­tei­ri­ços e Finan­ci­a­mento nos mer­ca­dos de capi­tais glo­bais. Repre­sen­tou 88% de todas as ope­ra­ções cam­bi­ais em abril de 2022, (...) inal­te­rado em rela­ção ao inqu­é­rito ante­rior em 2019. Mais do que outras moe­das, os movi­men­tos do dólar afe­tam, por­tanto, a eco­no­mia mun­dial atra­vés da inf

“ O uso do dólar na eco­no­mia mun­dial foi redu­zido, espe­ci­al­mente desde o iní­cio da guerra na Ucrâ­nia, e as san­ções oci­den­tais con­tra a Rús­sia. Mui­tos paí­ses emer­gen­tes que­rem evi­tar a expo­si­ção exces­siva ao dólar, espe­ci­al­mente no comér­cio. Uma con­fi­gu­ra­ção que bene­fi­cia o yuan sem ques­ti­o­nar a supre­ma­cia do dólar sobre a eco­no­mia mun­dial, por­que se uma moeda domi­nante tem van­ta­gens, o seu esta­tuto implica tam­bém deve­res em rela­ção a outras eco­no­mias. Expli­ca­ções.
A des­do­la­ri­za­ção da eco­no­mia mun­dial é uma luta con­tra a domi­na­ção mili­tar e eco­nó­mica dos Esta­dos Uni­dos? Um anti-impe­ri­a­lista pode pen­sar assim. "É como se a hege­mo­nia do dólar fosse um mal a ser redi­gido para que o mundo possa pros­pe­rar", brinca Ste­ven Bar­row, eco­no­mista do Stan­dard Bank. Na rea­li­dade, este desa­fio ao dólar deixa de ques­ti­o­nar o que é uma moeda domi­nante e o seu papel.
Hoje, a ques­tão é vista atra­vés do prisma da con­cor­rên­cia entre a China e os Esta­dos Uni­dos que com­pe­tem pela lide­rança mun­dial, sobre­tudo atra­vés de uma guerra comer­cial que se inten­si­fi­cou desde a pre­si­dên­cia de
Donald Trump. Ganhou impulso desde a ofen­siva mili­tar lan­çada pela Rús­sia na Ucrâ­nia, expan­dindo e res­sus­ci­tando uma nova Guerra Fria entre paí­ses emer­gen­tes e desen­vol­vi­dos. Com efeito, as san­ções apli­ca­das con­tra a Rús­sia pelos paí­ses oci­den­tais, que a exclu­í­ram do sis­tema finan­ceiro domi­nado pelo Dólar, rele­ga­ram-na à cate­go­ria de Estado pária como a Vene­zu­ela e o Irão. Uma deci­são que tem sido inter­pre­tada como um aviso em mui­tas capi­tais emer­gen­tes, espe­ci­al­mente por­que a nego­ci­a­ção em Dóla­res, mesmo fora dos Esta­dos Uni­dos, expõe à juris­di­ção extra­ter­ri­to­rial da lei ame­ri­cana e san­ções que variam de mul­tas a uma proi­bi­ção de ati­vi­dade nos Esta­dos Uni­dos.






"Afas­tando-se dos sis­te­mas de paga­mento oci­den­tais"
"É neces­sá­rio afas­tar-se dos sis­te­mas de paga­men­tos oci­den­tais para pro­te­ger as nos­sas tran­sa­ções de pos­sí­veis reper­cus­sões geo­po­lí­ti­cas", disse o pre­si­dente indo­né­sio Joko Widodo no final de Março em Jacarta, durante a cimeira da Asean (Asso­ci­a­ção das Nações do Sudeste Asi­á­tico, em Jacarta (Indo­né­sia), com­posta por 10 paí­ses que repre­sen­tam mais de 664 milhões de pes­soas. As dis­cus­sões cen­tra­ram-se, em par­ti­cu­lar, na forma de redu­zir a depen­dên­cia não só do dólar, mas tam­bém do euro, do iene e da Libra Ester­lina, o que exige um sis­tema finan­ceiro que pro­mova, por exem­plo, car­tões de cré­dito emi­ti­dos por ban­cos locais e não os das redes Mas­ter­card e Visa.
Além disso, os anún­cios de con­tra­tos que subs­ti­tuem o yuan pelo dólar entre paí­ses emer­gen­tes mul­ti­pli­ca­ram-se nos últi­mos meses. Se dizem res­peito sobre­tudo às com­pras de maté­rias-pri­mas de que a China é o maior impor­ta­dor mun­dial, petró­leo russo e sau­dita, Gás dos Emi­ra­dos ou soja bra­si­leira ou Argen­tina, outras tran­sac­ções comer­ci­ais inter­na­ci­o­nais são efec­tu­a­das em reais ou rupias indi­a­nas.



No entanto, estas esco­lhas não põem em causa o domí­nio do dólar. "O dólar é a moeda inter­na­ci­o­nal mais uti­li­zada: fac­tu­ra­ção, finan­ci­a­mento comer­cial, paga­men­tos trans­fron­tei­ri­ços e Finan­ci­a­mento nos mer­ca­dos de capi­tais glo­bais. Repre­sen­tou 88% de todas as ope­ra­ções cam­bi­ais em abril de 2022, (...) inal­te­rado em rela­ção ao inqu­é­rito ante­rior em 2019. Mais do que outras moe­das, os movi­men­tos do dólar afe­tam, por­tanto, a eco­no­mia mun­dial atra­vés da infla­ção, das con­di­ções comer­ci­ais e finan­cei­ras", lem­bra o banco de Com­pen­sa­ções Inter­na­ci­o­nais (Bis) em seu último rela­tó­rio.
No entanto, a par­ti­ci­pa­ção do dólar nas reser­vas cam­bi­ais mun­di­ais aumen­tou de 71% em 1999 para 58% em 2022, com o euro a repre­sen­tar 20,5%, o Iene a 5,5% e a libra ester­lina a quase 5%. O yuan, por outro lado, repre­sen­tava ape­nas 2,7%. Além disso, quanto ao comér­cio, os dados mos­tram uma queda nos últi­mos meses: entre o ter­ceiro tri­mes­tre de 2021 e o quarto de 2022, as reser­vas em Dóla­res caí­ram 8,6%. Um movi­mento em que a China par­ti­cipa em grande parte. O segundo país estran­geiro que detém a dívida dos EUA atrás do Japão, redu­ziu seu esto­que em 17,5% entre feve­reiro de 2022 (o mês do iní­cio da ofen­siva russa) e feve­reiro de 2023. Ao mesmo tempo, as com­pras de ouro físico por ban­cos cen­trais, prin­ci­pal­mente de paí­ses emer­gen­tes, aumen­ta­ram 152% em
2022 em com­pa­ra­ção com 2021, um regis­tro espe­ci­fica o Con­se­lho Mun­dial do ouro.
Os deve­res de um porto seguro
Que os paí­ses emer­gen­tes, em par­ti­cu­lar, não ali­nha­dos com o Oci­dente, pro­cu­rem desen­vol­ver e pro­te­ger o seu comér­cio, redu­zir o custo das tran­sac­ções e diver­si­fi­car as suas reser­vas cam­bi­ais, redu­zindo a sua expo­si­ção, é uma coisa, dis­pen­sar o dólar é outra. Por­que "a des­do­la­ri­za­ção pode não ser o nir­vana eco­nó­mico e finan­ceiro que alguns assu­mem", diz Ste­ven Bar­row. De fato, se os Esta­dos Uni­dos podem, gra­ças à sua moeda, aumen­tar seus défi­cits finan­ci­a­dos por outros paí­ses atra­vés de suas com­pras de dóla­res, esse famoso " pri­vi­lé­gio exor­bi­tante
"como denun­ciou o ex-pre­si­dente fran­cês Val7ry Gis­card D'Esta­ing no seu tempo, per­ma­nece o facto de que "o esta­tuto de moeda domi­nante implica res­pon­sa­bi­li­da­des", salie­nta o eco­no­mista do Stan­dard Bank.
Assim, quando sur­gem cri­ses glo­bais-finan­cei­ras em 2008 ou de saúde em 2020 -, todos os paí­ses cor­rem para o dólar, con­si­de­rado um porto seguro. No entanto, nes­tes momen­tos, o forte cres­ci­mento da sua pro­cura leva a uma forte valo­ri­za­ção do dólar, o que reduz o valor dos acti­vos que os Esta­dos Uni­dos pos­suem fora do país e aumenta o dos acti­vos deti­dos nos Esta­dos Uni­dos por paí­ses estran­gei­ros. Por outras pala­vras, está a decor­rer uma impor­tante trans­fe­rên­cia de riqueza dos Esta­dos Uni­dos para paí­ses estran­gei­ros, o que ajuda a amor­te­cer o cho­que da crise para a eco­no­mia mun­dial, como se pode ver (Ver grá­fico) com a crise finan­ceira de 2008 e a pan­de­mia de 2020.
O
A China esta­ria dis­posta a acei­tar tais "per­das"? Nada é menos certo. Para bene­fi­ciar do "pri­vi­lé­gio exor­bi­tante", teria de acei­tar que o yuan flu­tua, ou seja, que o seu valor é fixado pela oferta e pro­cura no mer­cado cam­bial, e



per­der o con­trolo directo da sua taxa de câm­bio, ou a sua "mani­pu­la­ção", de acordo com o Con­gresso dos EUA. Uma opção que o Par­tido Comu­nista Chi­nês recusa por­que tira­ria uma ala­vanca para gerir e con­tro­lar a eco­no­mia do país.
Emprés­ti­mos chi­ne­ses que se tor­na­ram pro­ble­má­ti­cos
Outra indi­ca­ção de que a China não está a ten­tar con­ce­der ao yuan um esta­tuto de moeda domi­nante é a sua ges­tão das dívi­das que os paí­ses pobres con­tra­í­ram com ele. Desde 2000, Pequim gas­tou um total de 240 mil milhões de dóla­res para sal­var 22 paí­ses deve­do­res em difi­cul­dade. E este pro­blema está a cres­cer, uma vez que 60% dos seus emprés­ti­mos se tor­na­ram pro­ble­má­ti­cos (ver grá­fico).
-
"Mui­tos paí­ses, os Esta­dos Uni­dos em par­ti­cu­lar, fica­ram cho­ca­dos ao ver que a China não se com­pro­me­teu a rees­tru­tu­rar as dívi­das de mui­tos paí­ses, espe­ci­al­mente na África. Para a China, a fle­xi­bi­li­dade neces­sá­ria para o fun­ci­o­na­mento de uma moeda domi­nante acaba por ser um passo muito alto para desa­fiar os Esta­dos Uni­dos", julga Ste­ven Bar­row.
Uma moeda domi­nante deve, de facto, asse­gu­rar a sua liqui­dez, espe­ci­al­mente durante perí­o­dos de crise. Por­que, em caso de escas­sez de dóla­res, os ban­cos cen­trais estran­gei­ros não têm outra opção a não ser aper­tar dras­ti­ca­mente a sua polí­tica mone­tá­ria para evi­tar uma rápida depre­ci­a­ção da sua moeda que é pre­ju­di­cial para as eco­no­mias locais.
Esta é a razão pela qual o Fed se mul­ti­pli­cou desde a crise finan­ceira dos acor­dos de "swap" de 2007-2008 com os prin­ci­pais ban­cos cen­trais de todo o mundo. Este dis­po­si­tivo, que prevê uma troca de moeda entre dois ban­cos cen­trais, per­mite obter liqui­dez em dife­ren­tes moe­das junto das res­pec­ti­vas ins­ti­tui­ções emis­so­ras. Esta liqui­dez é nor­mal­mente dis­po­ni­bi­li­zada aos ban­cos comer­ci­ais que ope­ram no mer­cado interno, espe­ci­al­mente quando sur­gem ten­sões finan­cei­ras. Gra­ças a esta dis­po­si­ção, o mer­cado do dólar não está a secar. Este meca­nismo foi recen­te­mente imple­men­tado com o colapso do banco ame­ri­cano SVB e do Cre­dit Suisse, per­mi­tindo evi­tar qual­quer crise sis­té­mica em pou­cos dias.
Swaps comer­ci­ais
Por seu lado, a China tam­bém cele­brou acor­dos de swap com os ban­cos cen­trais de 49 paí­ses entre 2009 e 2020, por exem­plo com a Nigé­ria e a Grã-Bre­ta­nha. Mas tam­bém neste caso, estas faci­li­da­des de liqui­dez des­ti­nam-se prin­ci­pal­mente a raci­o­na­li­zar o comér­cio e o inves­ti­mento num qua­dro bila­te­ral, redu­zindo o custo da vola­ti­li­dade das moe­das locais em rela­ção ao dólar, evi­tando as des­van­ta­gens polí­ti­cas da extra­ter­ri­to­ri­a­li­dade do dólar. Nos últi­mos anos, a China uti­li­zou igual­mente estes swaps para subs­ti­tuir os emprés­ti­mos aos paí­ses com os quais nego­cia.
Final­mente, se Pequim pre­tende uti­li­zar a sua moeda para refor­çar a sua pre­sença na eco­no­mia mun­dial, é sobre­tudo para pre­ser­var e aumen­tar as suas quo­tas de mer­cado na sua guerra comer­cial com os Esta­dos Uni­dos e não no desejo de fazer do yuan uma moeda domi­nante no que diz res­peito às impli­ca­ções que tal esta­tuto implica. Pelo menos, por enquanto.
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por jaseiagora » 26/4/2023 9:56

bitcoiner Escreveu:Parece-me que o que se está a discutir aqui não é o fim do dólar mas sim o fim do império do dólar, são coisas bem diferentes

:clap:
bitcoiner Escreveu:O gráfico das reservas de dólar ajustado ao preço que o jasabe partilhou é interessante mas era preciso saber como foi calculado para conseguir interpretar e tirar conclusões.


Também não sei como foi calculado e qual o verdadeiro significado.

A Christine Lagarde também já fez declarações

International currency status should no longer be taken for granted, and that we should be really attentive to the currency in which trade transactions are organized.
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por BearManBull » 25/4/2023 19:33

Em caso de crise mundial quem vai querer ter euros ou yuans em carteira?

A única moeda com tradição de resiliência é o USD.

É normal que existam gradualmente maiores reservas de outras moedas no mundo vs o USD porque muitos países têm economias e influencia cada vez mais representativas (mas nada que indique o fim do USD como global currency). Na tabela que partilhei aumentaram os yuans(Renminbi) e other currencies (rupia suponho que influencia muito).
Anexos
us-share-of-global-gdp.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por bitcoiner » 25/4/2023 16:18

Existe uma tendência das pessoas exagerarem nas opiniões. Ou vai á lua ou ao inferno, normalmente o que acontece não é nenhuma das delas, mas não é impossível. Existem catalisadores que realmente podem alterar o panorama mais rápido que o normal. Por exemplo, impressão de dinheiros. Neste caso, é importante saber quem imprime mais, pois todos imprimem. Ou uma moeda comum entre os BRICS, tenho duvidas que a china alinhe nisto. Parece-me que o que se está a discutir aqui não é o fim do dólar mas sim o fim do império do dólar, são coisas bem diferentes.

Na realidade e analisando o passado, pelos dados do FMI de 2000 até 2010 as reservas de dólares baixaram de 73% para 63% (-13%) e de 2010 até 2020 baixaram de 63% para 61% (-3%). Desde 2020 até agora baixou de 61% para 58% (-5%). Teve uma queda de -20% nos últimos 23 anos com uma desaceleração da queda nos últimos 13. Não digo que vai acontecer mas se o ritmo de queda continua assim em poucas décadas o peso será inferior a 50%. Sendo ainda assim a maior moeda das reservas mundiais mas perdendo a maioria absoluta :)

O gráfico das reservas de dólar ajustado ao preço que o jasabe partilhou é interessante mas era preciso saber como foi calculado para conseguir interpretar e tirar conclusões.
░──▄▄█▀▀▀▀▀█▄▄──░█▀▀▀▀▀█░⠀Not⠀Your⠀Keys,⠀Not⠀Your⠀Coins⠀• ₿⠀░
░▄█▀░░▄░▄░░░░▀█▄░█▀░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
░█░░░▀█▀▀▀▀▄░░░█░█░░░░░█░░░░░░░░░░█▀▀▀▀▀█░░░░░░░░░░░░
░█░░░░█▄▄▄▄▀░░░█░█▄▄▄▄▄█░█▀▀▀▀▀█░░█▀░░░░█░░█▀▀▀▀▀█─►░
░█░░░░█░░░░█░░░█░░░░░█░░░█▀░░░░█▀▀█░░░░░█░░█▀░░░░█░░░
░▀█▄░▀▀█▀█▀░░▄█▀░░░░░▀▀▀▀█░░░░░█░░█▄▄▄▄▄█▀▀█░░░░░█░░░
░──▀▀█▄▄▄▄▄█▀▀──░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░
bitcoin genesis block address
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 3/1/2023 21:52
Localização: blockchain • btc

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por RFPB » 25/4/2023 15:44

Claro que vai ser acompanhado por um livro a explicar tudo, com o preço de 19,99€, em qualquer livraria de renome. :mrgreen:
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por RFPB » 25/4/2023 15:42

O fim do dólar?? Claro que sim!!!

No dia seguinte, renasce o Escudo.

Mas o Escudo Algarvio, mais forte e mais bonito do que o antigo. :wink:
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por Opcard » 25/4/2023 14:38

Podem-se formar muitos blocos regionais mas nada irá substituir o dólar , alguém vai acreditar numa moeda feita entre o Brasil e Argentina se algum dia existir estará condenada ,se na Europa a disciplina orçamental é o que é la é impossível e depois o nível de inflação na Argentina .

Teoricamente só haverá 3 países que poderiam ser a moeda mundial USA , China é uma ditadura e daqui a alguns anos a Índia conflito interno ente religiões , investir na Índia até pode ser interessante ,mas objectivamente nos próximos 100 anos será o dólar com S de segurança .
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por Lusitanus » 25/4/2023 13:20

A notícia da morte, mais ou menos próxima, do dólar norte-americano como moeda preponderante na economia mundial é, parafraseando Mark Twain, manifestamente exagerada!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por Ugly bull » 24/4/2023 18:11

...os tempos são ligeiramente diferentes de há 20 anos atrás. A China ombreia economicamente com os EUA, a transição energética vai obrigar a esforço gigante por matérias primas (incluindo hidrocarbonetos, embora o ocidente tenha abdicado de novos investimentos), o que faz com que países exportadores se sintam com a faca e o queijo na mão, o mundo está num processo de deslglobalizacao e, por fim, o uso bélico que os EUA têm feito do SWIFT e do dólar nas sanções (como o vedar o acesso do banco central russo à divisa dolar) faz adivinhar um mundo multipolar em termos de divisas e em termos de potências diplomáticas. Só os mais distraídos não se terão dado conta que se estão a formar novos grupinhos regionais de interesse onde nem os EUA, muito menos a EU, se sentam. A única peça em falta deste lego é o poder militar chinês, que ainda não ombreia com o norte-americano mas será uma questão de tempo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 31
Registado: 1/11/2014 18:52


Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por jaseiagora » 24/4/2023 17:09

BearManBull Escreveu:Parece fake....


Essa discrepância já deu muito que falar, se é fake não sei

Three weeks ago, the International Monetary Fund updated its database on world foreign-exchange holdings to show that the dollar’s share had fallen to 58% by the end of December, the lowest since 1995. Stephen Jen, a longtime global macro analyst who co-founded Eurizon SLJ Capital Ltd., captured attention in recent days with analysis showing that the greenback’s share has fallen dramatically faster when adjusting for changes in exchange rates.


Imagem

https://www.bqprime.com/amp/markets/summers-spurns-de-dollarization-hype-flags-china-capital-flight
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por djovarius » 24/4/2023 16:28

Eh le,

Foram desenterrar um tópico com 15 anos, não é mesmo? :lol: :lol:

Assim desenterraram um assunto com mais de 40 anos... :shock:

Então, por favor, recuem um pouco para ler o que eu escrevi neste tópico, sobretudo há que ler o que está no link para um artigo que aqui deixei há 20 anos, então estava eu sediado em São Paulo. Foi das minhas primeiras participações no Caldeirão (saudades), que ainda era jovem. Eu e o Caldeirão :lol:

É claro que algumas coisas estão já desatualizadas (reparem como eu estava "abrasileirado" nesse tempo), mas no essencial, tudo está igual. Pode-se entender melhor nesse escrito porque o USD não está em perigo. Uma coisa é ganhar ou perder valor perante outras divisas (na época eu defendia que o dólar ía perder, como perdeu, não me enganei), outra coisa é a convicção, sem qualquer base, de que o USD vai desaparecer ou perder a sua função. São sonhos que só existem na cabeça de certas criaturas, como aquela que visita Portugal por estes dias... sonhos que podem virar pesadelos...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por BearManBull » 24/4/2023 16:08

Anexos
reserves.JPG
reserves_shares.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por ASimoes » 24/4/2023 14:32

:shock: Existem várias potênCIAs Mundiais a quererem deixar de, negociar, em $USA... se recordo, Iraque, foi-o :!: :?: :roll:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por jaseiagora » 24/4/2023 14:13

Esse status está a ser colocado em causa e já são várias pessoas a demostrá-lo


Peter Schiff: A Death Blow Is Coming For The Dollar And People Will Run To Gold

People are still reluctant to call it a financial crisis, but that’s exactly what it is, except it’s bigger in scale and it’s going to be far more impactful than the 2008 crisis. It’s probably going to result in even more aggressive and reckless monetary and fiscal policy. And this time, it’s going to take the dollar’s reserve status down with it.”

https://www.zerohedge.com/markets/peter-schiff-death-blow-coming-dollar-and-people-will-run-gold


Putin and Saudi Crown Prince Discuss Potential BRICS-Saudi Arabia Collaboration

Russian President Vladimir Putin and Saudi Crown Prince Mohammed bin Salman Al Saud discussed potential collaboration between Saudi Arabia and the BRICS on Friday. In addition, Putin and the Saudi Crown Prince “expressed satisfaction with the level of coordination at OPEC Plus aimed at ensuring the global oil market stability,” the Kremlin press service details.

https://news.bitcoin.com/putin-and-saudi-crown-prince-discuss-potential-brics-saudi-arabia-collaboration/


China wants weaker US dollar as reserve currency, says Biden economist nominee

There was "some evidence" that China wants the dollar to weaken as the international reserve currency, said a White House nominee for a top economist position on Tuesday, and he urged Congress to raise the U.S. debt ceiling to protect the dollar's value.

Jared Bernstein, a member of the White House Council of Economic Advisers, told a Senate Banking Committee hearing on his nomination to head the body that U.S. control of the world's reserve currency offered a number of benefits, including the ability to impose sanctions, as Washington had done on Russia over its war against Ukraine.

https://www.reuters.com/markets/currencies/china-wants-weaker-us-dollar-reserve-currency-says-biden-economist-nominee-2023-04-18/


Global Reserves Held in US Dollars Fell to Less Than 50% — Official States It Has Become a 'Toxic' Currency

The percentage of reserves held in U.S. dollars by central banks has fallen to less than half of the global total of reserves, according to a note from Eurizon SLJ Asset Management. The note states that the recent sanctions enacted by the U.S. against the Bank of Russia have eroded trust in the dollar as a reserve currency.

Central Bank Dollar Reserves Hit 47% as Trust in the Currency Erodes

https://news.bitcoin.com/global-reserves-held-in-us-dollars-fell-to-less-than-50-official-states-it-has-become-a-toxic-currency/
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por BearManBull » 24/4/2023 12:10

Curioso que este artigo é do tempo da crise do sub prime que foi entretanto ultrapassada, mas o USD continua rei e senhor.

No dia que virmos o trade de oil em eur/yuan/rupias/bitcoin podemos falar no fim da hegemonia do USD, entretanto é tudo conversa.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por jaseiagora » 24/4/2023 11:00

A hegemonia no dólar já teve dias melhores, mas concordo que vai continuar assim por mais anos.
Uma característica que os chineses têm é paciência, muita paciência.
Para não dizer que de certa forma, eles também estão amarrados ao dólar por serem os maiores credores dos EUA.

PS: O alvaro já não consegue disfarçar o ódio de morte pelas cripto :twisted: calma pá
 
Mensagens: 68
Registado: 16/10/2019 14:47

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por bitcoiner » 23/4/2023 20:47

O Trump já mostra preocupações, ouve

░──▄▄█▀▀▀▀▀█▄▄──░█▀▀▀▀▀█░⠀Not⠀Your⠀Keys,⠀Not⠀Your⠀Coins⠀• ₿⠀░
░▄█▀░░▄░▄░░░░▀█▄░█▀░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
░█░░░▀█▀▀▀▀▄░░░█░█░░░░░█░░░░░░░░░░█▀▀▀▀▀█░░░░░░░░░░░░
░█░░░░█▄▄▄▄▀░░░█░█▄▄▄▄▄█░█▀▀▀▀▀█░░█▀░░░░█░░█▀▀▀▀▀█─►░
░█░░░░█░░░░█░░░█░░░░░█░░░█▀░░░░█▀▀█░░░░░█░░█▀░░░░█░░░
░▀█▄░▀▀█▀█▀░░▄█▀░░░░░▀▀▀▀█░░░░░█░░█▄▄▄▄▄█▀▀█░░░░░█░░░
░──▀▀█▄▄▄▄▄█▀▀──░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░
bitcoin genesis block address
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 3/1/2023 21:52
Localização: blockchain • btc

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por Opcard » 23/4/2023 19:40

E é só conversa o dólar se os USA não implodirem continuará a ser a moeda de reserva e do comércio por muitos anos .

Há um factor determinante para ser moeda mundial , reparem os USA é o grande emissor de moeda para mundo tem para todos e para isso acontecer tem de ter grandes défices ,

Se a moeda mundial fosse de um país sem défices nunca ia funcionar haveria escassez da moeda isso seria terrível .
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por Àlvaro » 23/4/2023 19:24

Mas o que que isso tem a ver com a Bitcoin? Criou-se a ideia de que essas moeda seriam adoptadas, mas eu não vejo nada, para além de conversa.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: O fim do Império do Dolar- George Soros

por bitcoiner » 23/4/2023 19:12

Sim, estas mudanças não acontecem de um dia para o outro ,mas as tendências estão aí.
A proposta do lula é uma moeda comum, e essa pode fazer estragos no dólar mais rápido que o esperado.
░──▄▄█▀▀▀▀▀█▄▄──░█▀▀▀▀▀█░⠀Not⠀Your⠀Keys,⠀Not⠀Your⠀Coins⠀• ₿⠀░
░▄█▀░░▄░▄░░░░▀█▄░█▀░░░░█░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
░█░░░▀█▀▀▀▀▄░░░█░█░░░░░█░░░░░░░░░░█▀▀▀▀▀█░░░░░░░░░░░░
░█░░░░█▄▄▄▄▀░░░█░█▄▄▄▄▄█░█▀▀▀▀▀█░░█▀░░░░█░░█▀▀▀▀▀█─►░
░█░░░░█░░░░█░░░█░░░░░█░░░█▀░░░░█▀▀█░░░░░█░░█▀░░░░█░░░
░▀█▄░▀▀█▀█▀░░▄█▀░░░░░▀▀▀▀█░░░░░█░░█▄▄▄▄▄█▀▀█░░░░░█░░░
░──▀▀█▄▄▄▄▄█▀▀──░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░░░░░░░░░█▄▄▄▄▄█░░░
bitcoin genesis block address
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 3/1/2023 21:52
Localização: blockchain • btc

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Inácio Barreto, JAAMC, joao garcao, JoeP, maturidade, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PXYC, TheKuby e 441 visitantes