Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novabase - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 13/5/2008 19:39

Fundos do BCP reduzem participação na Novabase para 4,93%
O Millennium bcp- Gestão de fundos passou a deter 1.548.429 acções da Novabase equivalentes a 4,93% do capital social e direitos de voto da tecnológica, anunciou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt


O Millennium bcp- Gestão de fundos passou a deter 1.548.429 acções da Novabase equivalentes a 4,93% do capital social e direitos de voto da tecnológica, anunciou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta redução de participação deveu-se à alienação em bolsa de 56.145 acções a 9 de Maio. A actual participação é repartida pelo Millennium Acções Portugal (2,80%) e pelo Millennium PPA (2,13%).

As acções da Novabase [Cot] fecharam a subir 2,29% para os 4,47 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

baixa dos serviços

por Luka! » 12/5/2008 12:45

zémike Escreveu:Olá :lol:

Será que o movimento ascendente que esta acção vivia desde o incio do ano acabou e começou o movimento descendente?!!? Ou apenas está a retomar folego? :?

cumps


Outra razao para o pessimismo pode ser esta (a Novabase é fundamentalmente uma empresa de serviços...)
Volume de negócios nos serviços diminui em Março
O volume de negócios nos serviços decresceu quase 4%, face ao período homólogo do ano anterior, no mês de Março. O emprego e as remunerações cresceram no terceiro mês do ano enquanto que as horas de trabalho diminuíram.

--------------------------------------------------------------------------------

Lara Rosa
lararosa@mediafin.pt


O volume de negócios nos serviços decresceu quase 4%, face ao período homólogo do ano anterior, no mês de Março. O emprego e as remunerações cresceram no terceiro mês do ano enquanto que as horas de trabalho diminuíram.

O volume de negócios nos serviços decresceu no mês de Março 3,8% face ao ano anterior e diminuiu 12,7 pontos percentuais (p.p.) face à taxa registada no mês de Fevereiro. "Esta evolução foi influenciada por efeitos de calendário (mais um dia útil em Fevereiro e menos dois dias em Março comparativamente aos meses homólogos de 2007)", de acordo com o comunicado do Instituto nacional de Estatística (INE).

A secção de Comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e domésticos foram os principais responsáveis peça taxa verificada ao apresentarem uma diminuição "de 5,1% em Março quando em Fevereiro se situara em 10,4%.

Relativamente ao emprego nos serviços, este cresceu, face ao período homólogo do ano anterior, 0,7% o que corresponde a um aumento de 0,3 p.p. quando comparado com o mês de Fevereiro.

O alojamento e restauração e as actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas foram os principais sectores a contribuírem para o crescimento verificado no mês de Março.

As remunerações nos serviços "cresceram 4% em termos homólogos, menos 0,8 p.p. que a variação observada no mês anterior" e 3,3% face ao mês de Fevereiro. Também nesta categoria, as actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas foram determinantes para os valores atingidos "tendo sido a mais influente para a variação do índice agregado".

As horas trabalhadas no mês de Março diminuíram 2,8% face ao mesmo período do ano anterior tendo sido influenciadas pelas mesmas questões de calendário verificadas no volume de negócios
Anexos
crash.png
crash.png (318.57 KiB) Visualizado 14419 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

quedas

por Luka! » 9/5/2008 16:16

zémike Escreveu:Olá :lol:

Será que o movimento ascendente que esta acção vivia desde o incio do ano acabou e começou o movimento descendente?!!? Ou apenas está a retomar folego? :?

cumps

aqui tens uma parte da explicação das quedas ...
Nacional - Empresas
Nota de análise 2008-05-07 12:28
UBS reduz recomendação da Novabase para 'neutral'
O banco de investimento suíço UBS anunciou hoje ter revisto em baixa de 'comprar' para 'neutral' a sua recomendação para os títulos da Novabase, depois de o título ter registado uma forte subida, tendo revisto em alta o seu preço-alvo a doze meses para o papel de 4 para 5 euros por acção.

Pedro Duarte

Segundo uma nota de análise hoje emitida pelo UBS, a subida do preço-alvo da Novabase ficou-se a dever à revisão em alta das suas estimativas de lucro para a empresa em mais 11% para 2008 e mais 12% em 2009, depois desta ter encerrado soluções móveis no primeiro trimestre e registado uma maior geração de 'cash flow' no mesmo período de tempo, acabando por apresentar resultados melhores do que o esperado.

Notando que o "forte crescimento" da empresa deverá continuar em 2008, o UBS adianta que alguns dos mercados em que a Novabase opera estão a recuperar, como é o caso das áreas de consultadoria com as administrações públicas, telecoms e empresas financeiras, ao mesmo tempo que as margens de Engenharia aumentaram com a melhoria da Technotrend.

O banco nota ainda que a divisão da Novabase para 'set-top boxes' "poderá ser vendida através de um IPO, se as condições do mercado assim o permitirem, ou ter novos accionistas", o que deverá "simplificar a estrutura do grupo da Novabase e cristalizar o valor.

Notando que a Novabase transacciona a cinco vezes o rácio Valor da empresa/EBITDA relativamente às estimativas de lucro para 2009, o UBS acrescenta que as suas estimativas de lucro para a empresa relativamente a este ano são superiores em 10% às próprias previsões da empresa.

Imprimir artigo Enviar artigo
Anexos
queda.jpg
queda.jpg (3.02 KiB) Visualizado 14601 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por AikyFriu » 30/4/2008 21:58

Olá.

Hoje estava a ver que esta menina ia aos 4€. Pregou-me um susto quando a vi nos 4,35 que pensei sair nessa altura, para a apanhar mais abaixo.
Felizmente não saí.

Já agora alguém me pode explicar como é que é possivel ter uma ordem de venda a 4,55 e vender no fecho a 4,60?

Saudações
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 437
Registado: 23/2/2008 20:24
Localização: Algures entre o aqui e o acolá

por zémike » 29/4/2008 22:30

Olá :lol:

Será que o movimento ascendente que esta acção vivia desde o incio do ano acabou e começou o movimento descendente?!!? Ou apenas está a retomar folego? :?

cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 29
Registado: 17/9/2007 21:06
Localização: Tomar

por crusas » 23/4/2008 17:41

A Novabase passou de lucros, no valor de 2,5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2007, a prejuízos de 5,9 milhões no mesmo período deste ano. A evolução deveu-se ao encerramento da área Mobility Solutions anunciada a 14 de Março.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a tecnológica revela que o volume de negócios ascendeu a 65,1 milhões de euros, contra 63,5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2007, ou seja, um crescimento de 2,4%.

O EBITDA, ou "cash flow" operacional, ascendeu a 7,3 milhões de euros o que representa um acréscimo de 23,6% face aos 5,9 milhões de euros obtidos em 2007.

A margem do EBITDA cifrou-se nos 11,1%, acima dos 9,2% "em linha com o objectivo de aumentar a rentabilidade dos negócios", explica a empresa.

Os resultados operacionais foram de 5,8 milhões de euros, mais 29,8% face aos 4,5 milhões de euros de 2007.

Quanto aos prejuízos foram influenciados pelo encerramento do Mobility Solutions cujos custos ascenderam a 8,8 milhões de euros.

As acções da Novabase fecharam a subir 1,78% para os 4,58 euros.

JN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 277
Registado: 29/11/2007 2:46
Localização: Caxias

Re: A esquecida

por Enslaved » 23/4/2008 17:29

AikyFriu Escreveu:Alguem podia colocar um grafico com uns riscos e fazer um comentário desta esquecida?

Obrigado
APereira


Esta não pára deve ser do SCP :lol:. Consolido uns dias na LTd de longo prazo e parece que vai arrancar novamente :roll:.

Abraços
Anexos
novabase.JPG
novabase.JPG (47.11 KiB) Visualizado 14990 vezes
novabase1.JPG
novabase1.JPG (55.14 KiB) Visualizado 14970 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

Re: A esquecida

por Resina » 23/4/2008 17:17

AikyFriu Escreveu:Alguem podia colocar um grafico com uns riscos e fazer um comentário desta esquecida?

Obrigado
APereira
Anexos
nba.JPG
nba.JPG (45.7 KiB) Visualizado 14995 vezes
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

A esquecida

por AikyFriu » 23/4/2008 17:12

Alguem podia colocar um grafico com uns riscos e fazer um comentário desta esquecida?

Obrigado
APereira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 437
Registado: 23/2/2008 20:24
Localização: Algures entre o aqui e o acolá

por MrMatas » 16/4/2008 11:02

Enslaved Escreveu:Caro Matas, desculpa mas só agora vi o teu pedido :oops:.


Enslaved,
Depois dos teus bonecos, claros como água, e da tua excelente análise (não desfazendo nas do Jiboia, claro!)... estás perdoado! :wink:
Enslaved Escreveu:Penso que esta não é uma acção mas um foguetão :lol:

O dito foguetão tem andado tão depressa que tenho tinho dificuldade em o tornar a apanhar... (Só espero que não se venha a despenhar comigo lá dentro...)
De momento estou fora, à espera da dita correcção... que parece não acontecer... :shock:

Muito obrigada, mais uma vez, e bons negócios.

Um Abraço (e 2 beijinhos!)
MrMatas

P.S: É "Cara Matas..."... não se vê logo pelo gato... todo florido... :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 23
Registado: 31/1/2008 23:42
Localização: 13

por SMALL2007 » 15/4/2008 21:34

MERCW123 Escreveu:Small, se estavas a ver cotação a desvalorizar so tinhas de comprar e reforçar mais baratos, o Bpi fartou-se de atribuir preçoas alvo, e não se fica por aqui, acredito que se passar os 5 ou 6 euros, ninguem a pára.


Isso não faz grande sentido, se me permites.
Não iria tentar resolver um erro com outro. A menos que acredites num Bull Market eterno, e para isso, mais vale investir em fundos do que em títulos.

De facto olhando agora tinha ficado melhor, mas no longo prazo se fizeres sempre isso, vai perder dinheiro na bolsa.

É preferível, quanto muito, assumires "a dor" de estares a perder dinheiro, isto quando falhas a venda no teu "cut losses", que foi o que me aconteceu.
Agora aumentar a exposição em quedas...ainda é pior que venderes a subir.

É a minha opinião, e contra mim falo, que algumas vezes acabo faço o mesmo.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por Enslaved » 15/4/2008 19:04

salvadorveiga Escreveu:
Enslaved Escreveu:Caro Matas, desculpa mas só agora vi o teu pedido :oops:. Mas o Jibóia fez uma excelente análise que se mantém válida :wink:.

Penso que esta não é uma acção mas um foguetão :lol: :lol:. Vamos ver se vai chegar à lua :wink:.

O jibóia traçou uma LTd de longo prazo mais válida do que a minha mas esta também poderá ter algum interesse em observá-la :roll:.

No gráfico semanal visualiza-se facilmente cada vitória dos touros sobre os ursos. Até a resistência (agora suporte) dos 4.00 euros poderia suscitar algum abrandamento do movimento mas tal não se fez notar, estando actualmente já 10 % acima dela. Pela minha LTd a cotação ficou abaixo dela. Vamos ver como irá reagir.

No gráfico diário observa-se que o último movimento de correcção levo-a a testar os 50 % de Fibo por isso a curto prazo não será de excluir um pequeno movimento de correcção. Neste caso quem as tem sugiro que ainda não se deve sair do comboio (porque ainda não houve sinais dessa correcção) mas que se suba o stop loss. Normalmente diz-se para deixar correr os lucros :wink:.


Enslaved... onde definirias por exemplo uma entrada buy point ? Assim que rompesse a LTd ou entao caso venha ca abaixo testar o suporte ? O que te parece ?
Cumps e BN


Isso depende do perfil de cada um, mas segundo o meu perfil eu ficaria à espera de uma pequena correcção :wink:. Possivelmente o teste à zona dos 4.00 com um stop loss abaixo da MM200. Os mais agressivos poderão não estar de acordo e compreendo porque por vezes perde-se definitivamente o comboio :wink:. Abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por salvadorveiga » 15/4/2008 18:58

Enslaved Escreveu:Caro Matas, desculpa mas só agora vi o teu pedido :oops:. Mas o Jibóia fez uma excelente análise que se mantém válida :wink:.

Penso que esta não é uma acção mas um foguetão :lol: :lol:. Vamos ver se vai chegar à lua :wink:.

O jibóia traçou uma LTd de longo prazo mais válida do que a minha mas esta também poderá ter algum interesse em observá-la :roll:.

No gráfico semanal visualiza-se facilmente cada vitória dos touros sobre os ursos. Até a resistência (agora suporte) dos 4.00 euros poderia suscitar algum abrandamento do movimento mas tal não se fez notar, estando actualmente já 10 % acima dela. Pela minha LTd a cotação ficou abaixo dela. Vamos ver como irá reagir.

No gráfico diário observa-se que o último movimento de correcção levo-a a testar os 50 % de Fibo por isso a curto prazo não será de excluir um pequeno movimento de correcção. Neste caso quem as tem sugiro que ainda não se deve sair do comboio (porque ainda não houve sinais dessa correcção) mas que se suba o stop loss. Normalmente diz-se para deixar correr os lucros :wink:.


Enslaved... onde definirias por exemplo uma entrada buy point ? Assim que rompesse a LTd ou entao caso venha ca abaixo testar o suporte ? O que te parece ?
Cumps e BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4483
Registado: 12/3/2008 22:06

por Enslaved » 15/4/2008 18:35

Caro Matas, desculpa mas só agora vi o teu pedido :oops:. Mas o Jibóia fez uma excelente análise que se mantém válida :wink:.

Penso que esta não é uma acção mas um foguetão :lol: :lol:. Vamos ver se vai chegar à lua :wink:.

O jibóia traçou uma LTd de longo prazo mais válida do que a minha mas esta também poderá ter algum interesse em observá-la :roll:.

No gráfico semanal visualiza-se facilmente cada vitória dos touros sobre os ursos. Até a resistência (agora suporte) dos 4.00 euros poderia suscitar algum abrandamento do movimento mas tal não se fez notar, estando actualmente já 10 % acima dela. Pela minha LTd a cotação ficou abaixo dela. Vamos ver como irá reagir.

No gráfico diário observa-se que o último movimento de correcção levo-a a testar os 50 % de Fibo por isso a curto prazo não será de excluir um pequeno movimento de correcção. Neste caso quem as tem sugiro que ainda não se deve sair do comboio (porque ainda não houve sinais dessa correcção) mas que se suba o stop loss. Normalmente diz-se para deixar correr os lucros :wink:.
Anexos
novabase.JPG
novabase.JPG (63.38 KiB) Visualizado 15415 vezes
novabase1.JPG
novabase1.JPG (66.53 KiB) Visualizado 15428 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Ulisses Pereira » 15/4/2008 17:56

Merc, sem argumentos teremos que apagar os posts...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por MERCW123 » 15/4/2008 17:46

Small, se estavas a ver cotação a desvalorizar so tinhas de comprar e reforçar mais baratos, o Bpi fartou-se de atribuir preçoas alvo, e não se fica por aqui, acredito que se passar os 5 ou 6 euros, ninguem a pára.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 248
Registado: 5/4/2008 15:33
Localização: Caldas da Rainha

por MrMatas » 15/4/2008 14:45

SMALL2007 Escreveu:Bem me parecia que a UBS ia resolver o meu problema.


Small,

Não entendo a tua referência à UBS...
Importas-te de ser mais claro?

Um Abraço,
MrMatas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 23
Registado: 31/1/2008 23:42
Localização: 13

por SMALL2007 » 15/4/2008 10:48

Bem me parecia que a UBS ia resolver o meu problema.

Lembram-se que a UBS entrou nisto perto dos 2.50 ou ainda mais baixo, certo?

Este foi um caso em que eu, mesmo achando que era isto que podia acontecer (certezas nunca existem), não fiquei pelo meu "stick to the plan". E vendi perto dos 3 euros. Foi a minha única perda absoluta além da Lisgráfica e Vista Alegre num título (entre ganhos e perdas por título, óbvio) desde 2005. Mas esta rebentou-me com as mais valias do ano passado, porque resolvi aceitar a minimização das perdas, em vez de aguentar a pressão.

Vou gravar na testa "stick to the plan"

Para os mais recentes a minha lição é a seguinte (se é que me é permitido opinar):
-Ou vendem em perdas de 5%/10% (conforme o vosso cut the losses, e neste ambiente de grandes oscilaçãoes prefiro o 10% que o 5%)
-Ou se o momento passa por alguma razão, aguentam a dor da perda e ficam à espera que vos resolvam o problema (normalmente é resolvido pela natureza das oscilações na nossa bolsa).
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por MrMatas » 15/4/2008 10:00

Muito Obrigada pela análise, Jiboia.

Um Abraço e bons negócios,
MrMatas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 23
Registado: 31/1/2008 23:42
Localização: 13

por salvadorveiga » 15/4/2008 0:46

Chega a ser ridiculo o que esta "gaja" anda a fazer... a gozar com a cara de todos ll 100 % desde janeiro... esta é que devia figurar nos Top's de tudo quanto era lado e nao a SONI que tem se feito de orelhas moucas e n da ouvidos a ninguem...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4483
Registado: 12/3/2008 22:06

por Jiboia Cega » 15/4/2008 0:21

Acho que já não se pode tratar esta acção por menina. Esta está feita uma senhora gaja!! Sobe que nem uma "desaventalada" que nem uma maluca! :mrgreen:

Ora vamos lá:

- Quebrou a MM200 o que é um sinal muito bom; melhor mesmo só quando as MM50 e MM20 cruzarem a MM200.

- Quebrou a LTD de longo prazo: é a quarta sessão com fecho acima e sempre com novos máximos com volume significativo, excepto hoje.

- Próxima resistência apontaria a zona dos 4,50€ como podemos ver no gráfico. Se a quebrar fica totalmente bull e não vislumbro grandes obstáculos até aos 6,00€...


Não sei o que dizer, os mercados parece que vão para sul mas a NBA está avessa a essa tendência, pelo menos até ver.

Pergunto: o que é que ainda estou a fazer na JM??? :wall:


PS - O mais engraçado disto tudo é que só me apercebi da Novabase porque quando a JM começou a cair, a minha carteira não sofria uma descida muito vincada, até que me apercebi que no sentido inverso ia esta doida! E são só 200 acções do tempo da IPO...
Anexos
NBA - LP.PNG
Quebra da LTD de longo prazo
NBA - LP.PNG (32.15 KiB) Visualizado 15795 vezes
NBA.PNG
Quebra da MM200
NBA.PNG (28.42 KiB) Visualizado 15798 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

HP vais às compras (de uma tecnológica) em 2008

por cdsc » 14/4/2008 20:06

No seguimento do artigo do Expresso sobre a HP e pela descrição feita, qual será a tecnológica que se enquadra nos seus objectivos?
Esta notícia não me parace inocente.
Será que a evolução recente da Novabase poderá significar algo?
 
Mensagens: 71
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Lisboa

por MrMatas » 13/4/2008 22:11

Boa noite a todos,

Um pergunta para os mais entendidos: caso se confirme o rompimento da resistência dos 4€, qual seria a próxima resistência?

Enslaved, o que diz a tua análise à luz dos números de Fibonacci? (Ainda não sei fazer isso :( ... entre outras coisas... claro :wink:... )

Bem sei que em títulos com pouca liquidez, como este, e na actual conjunctura, estas análises de pouco valem, mas gostava de ouvir as vossas opiniões.

Um abraço,
MrMatas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 23
Registado: 31/1/2008 23:42
Localização: 13

por Ulisses Pereira » 11/4/2008 12:49

Filipe, tens sido sistematicamente avisado que provocações e agressividade não se coadunam com o Caldeirão. Sempre fizeste ouvidos moucos. Depois desta subida da Novabase, colocaste mais este comentário provocatório e de chacota.

Chegou ao fim a tua participação no Caldeirão.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: saida da NBA

por filipe1970 » 11/4/2008 10:43

luka Escreveu:Fiz um trade com a Novabase mas acabo de sair... por 2 motivos:
:arrow: devido a barreira dos 4 Eur
:arrow: e para libertar capital para reforçar na Sonae Industria.

um abraço


Fizeste bem, como sempre :mrgreen:
 
Mensagens: 167
Registado: 29/2/2008 16:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], jlmt, PAULOJOAO e 88 visitantes