USA Boy Escreveu:carrancho Escreveu:Para mim, rico é aquele que é feliz,
Essa definição de riqueza é muito bonita e politicamente correcta. Mas eu não concordo.
Na minha opinião o dinheiro é um amplificador. Se o Carrancho é uma pessoa feliz, será uma pessoa mais feliz com dinheiro. Se uma pessoa for cruel e vingativa também conseguirá aumentar essas características.
Sabes porque digo ser feliz acima de tudo?
Porque para seres realmente uma pessoa feliz tâm de se conjugar n factores.
Dificilmente serás feliz se viveres com muitas dificuldades financeira básicas, sem saude, sem amigos, sem familia etc etc. Uns precisam de menos outros de mais para serem felizes.
O dinheiro, é talvez um dos factores que menos importará. Mesmo uma pessoa que seja extremamente ambiciosa nesse aspecto dificilmente encontra a felicidade pois quanto mais conseguir mais vai querer. É bom ser ambicioso, mas se for excessivamente ambicioso isso tornasse um grave problema.
Infelizmente, porque na minha actividade lido com muitas pessoas de vários extratos socias, conheço vários casos de pessoas simples, pobres mesmo, que eram felizes e quando a sua situação financeira melhorou imenso tornaram-se pessoas tristes.
Um caso concreto que, como é obvio, vou ser muito vago e até usar nomes e actividades fictícios:
O Manuel, quando o conheci, tinha esposa e dois filhos, trabalhava numa empresa municipal e ganhava pouco mais de 80.000$00 mensais. A esposa era empregada de limpeza. Era uma familia muito simples com muitas dificuldades financeiras... mas estavam sempre felizes com a sua vida. Ele não sabia quem era o seu pai. Com 50 anos recebeu uma herança de largas centenas de milhar de contos desse pai que tinha morrido na Alemanha. Continuou a trabalhar até atingir a idade de pré-reforma embora isso já não fizesse qualquer diferença. Chegava ao trabalho com um carro melhor que o do Presidente. Carro esse que nem poupando todo o dinheiro que ganhava pelo resto da sua vida alguma vez poderia adquirir. Abriu um negócio para a esposa e para ele, outro para os filhos. Comprou tudo aquilo com que sempre sonhou e deu sempre tudo o que os filhos pediam.
Os anos passavam, os amigos do peito foram se afastando por várias razões de atitude e comportamento que foram mudando no Manuel, foram sendo substituidos por amigos do seu dinheiro (não do peito), foi perdendo a mão na educação dos filhos em que tudo lhes era facilitado... passou gradualmente a ser uma pessoa triste, desconfiada, cheia de preocupações, enfim, triste.
...
A esposa suicidou-se recentemente e um filho tem graves problemas com droga. Continua a ter muito dinheiro mas muitos problemas e é uma pessoa extremamente infeliz.
E sim, foi o dinheiro que potenciou tudo isto.
Não é um caso, conheço vários, mas também é certo que conheço outros que cresceram financeiramente e hoje são ainda mais felizes.
Por isso digo, o dinheiro não traz felicidade, até pode trazer infelicidade, mas eu... eu não me importava nada de arriscar!!!

venha daí o carcanhol!!!
Importante é ser feliz, não quer dizer que não se ambicione a ser mais ainda.
Abraço,
Carrancho