A Sonae é uma das empresas que dispensa apresentações. A forma como cresceu e o carisma do seu líder, o Eng. Belmiro de Azevedo, fizeram com que a Sonae seja hoje uma das marcas mais populares em Portugal, tendo diversificado a sua actividade ao longo dos anos.
Em termos do mercado de capitais, o Eng. Belmiro de Azevedo é conhecido pela sua astúcia, sendo reconhecido o seu sentido de oportunidade ao colocar no mercado algumas empresas em alturas de euforia e ao retirar do mercado algumas empresas em momentos de depressão bolsista. À posteriori, parecem movimentos evidentes, mas no próprio momento ter o discernimento necessário para se aperceber dessa situação não está ao alcance de todos. Desta forma, a Sonae SGPS tem conseguido vender os seus activos a preços fantásticos e comprá-los a preços bem atractivos. O “timing” do Engenheiro é notável.
Tecnicamente, em termos de médio e longo prazo, o aspecto da Sonae SGPS é excelente. Depois de uma correcção violenta iniciada em Março de 2000 que fez o título perder cerca de 85%, a acção construiu durante um ano – entre 2002 e 2003 – uma base sólida que lhe permitiu inverter a violenta tendência descendente em que se encontrava.
Por mais inverosímil que possa parecer, a verdade é que a Sonae SGPS valorizou-se cerca de 700% nos últimos 4 anos. Sim, 700%! A Sonae vive um fantástico “Bull Market e não há quaisquer sinais de que ele tenha chegado ao fim.
Em termos de curto prazo, a situação é menos clara. A acção parece ter encontrado um equilíbrio entre os 2,02 e os 2,08 euros e vai frustrando as expectativas dos ursos e touros que quando esperam um arranque ou um “afundanço” vêm a acção constantemente inverter e manter o actual estado de lateralização. Penso, no entanto, que com a tendência ascendente de longo prazo a proteger a acção, que mais cedo ou mais tarde poderá voltar a testar os anteriores máximos que, recorde-se se situam sensivelmente na zona dos máximos históricos estabelecidos há 7 anos atrás. É, por isso, uma zona de forte resistência e esta lateralização junto a essa zona é interpretada por mim como um reagrupar de força dos touros para atacarem definitivamente essa resistência.
Continua a brilhar o Eng.
