Apesar do Dow Jones e Nasdaq serem índices muito mais populares entre os investidores, fruto do seu mediatismo, o S&P é o verdadeiro barómetro da economia norte-americana. O Dow Jones carrega todo o peso da sua história, mas o facto de ser constituído por apenas 30 empresas e ter uma ridícula e desactualizada fórmula de cálculo retira-lhe importância. Por outro lado, o Nasdaq tornou-se mediático na altura da bolha tecnológica de 2000, mas a sua implosão e o facto de apenas incluir acções tecnológicas, fazem com que não tenha a relevância que o S&P tem.
Dado como morto várias vezes, a verdade é que este “Bull Market” continua vivo. É certo que sempre que aparecem correcções, há sempre alguém que declara que chegámos ao topo e quer ficar na história como “o tipo que detectou o topo”, mas a verdade é que até agora tal não aconteceu. Um dia acertam, como é óbvio. Procurar topos pode ser muito interessante e intelectualmente estimulante mas não ajuda a ganhar dinheiro em Bolsa, bem pelo contrário. Pessoalmente, considero que enquanto a forte zona de suporte entre os 1374 e os 1407 não for quebrada, qualquer anúncio de final de “Bear Market” é prematuro. Se isso acontecer um dia, vestir-me-ei da cabeça aos pés com o meu fato de urso.
Em termos de curto/médio prazo, considero bastante importante a ruptura, em alta, da zona de resistência dos 1489/1492 pontos. A olho nu, facilmente percebemos como tem servido de suporte e resistência ao longo dos últimos meses. Mas eu acrescentaria que correspondia também aos 50% de retracção da última correcção, valor sempre muito importante. Os meus clientes estão maioritariamente longos em relação ao total das suas posições em relação às diversas acções (via CFD´s), o que costuma ser um sinal também importante para mim.
De qualquer das formas, não me parece que haja grande convicção no curto prazo. Não há um sentimento dominante, não há euforia, não há medo. Tudo isto, para já, parece uma normal consolidação de alguns meses neste “Bull Market”. Com tantos sinais de alarme, tantas crises e o S&P à beira de um máximo histórico, não é este um fantástico sinal de força? Sem dúvida. O único receio é mesmo o velho adágio de que os fundos se constroem num só dia e os topos em vários meses. Mas considero muito perigoso andar de braço dado com os ursos num mercado que continua dominado pelos touros.
Amanhã há mais discos
