Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teixeira Duarte - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por AAA_ » 3/2/2023 16:25

Parece-me que manipularam as cotações ontem para venderem dois ou três milhões...
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Pageup » 3/2/2023 12:24

Os negócios da TD hoje são todas ao vendedor ainda ninguém entregou ao comprador....
 
Mensagens: 728
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Pageup » 3/2/2023 12:21

Tive essa conversa na semana passada com um construtor que também faz obras publicas.
Resposta que obtive, as obras não vão parar e os orçamentos dão para isso tudo...acho que para bom entendedor meia palavra basta....
 
Mensagens: 728
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Eduardo R. » 3/2/2023 11:33

Pageup Escreveu:Apesar do passivo,mas todas as construtoras devem estar no mesmo barco... deve apresentar bons resultados. Vendeu um centro comercial que era para ser demolido...por 28 milhões que agora é pouco menos do seu valor em bolsa, os câmbios e Angola também lhe foi favorável em 2022. E depois há aquelas obras todas que podem vir com os dinheiros do PRR...etc

Portanto para mim tem tudo para recuperar valor em bolsa.


E o aumento dos custos dos materiais e agravamento dos custos de financiamento?
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Pageup » 3/2/2023 10:20

Apesar do passivo,mas todas as construtoras devem estar no mesmo barco... deve apresentar bons resultados. Vendeu um centro comercial que era para ser demolido...por 28 milhões que agora é pouco menos do seu valor em bolsa, os câmbios e Angola também lhe foi favorável em 2022. E depois há aquelas obras todas que podem vir com os dinheiros do PRR...etc

Portanto para mim tem tudo para recuperar valor em bolsa.
 
Mensagens: 728
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por trend=friend » 3/2/2023 10:06

Nas últimas 20 horas tem estado tamponada nos 0,09, com ordens permanentes de 30.000 de venda, e todo o volume de compra é absorvido de mansinho (ontem chegando aos 4 milhões, completamente excepcional para o que é hábito). Os compradores esgotam 30.000, surgem automaticamente (não manualmente) 30.000 nas vendas…

Portanto quando a deixarem passar os 9, poderá com facilidade chegar aos 13/14.

Uma das últimas microcaps que poderá fazer algo semelhante ao que fez a Martifer, neste caso subir várias vezes os seus 9 cêntimos…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Pageup » 2/2/2023 10:25

Teixeira Duarte o diamante que estava por polir.....em carteira há muitos meses :clap: :clap:
 
Mensagens: 728
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Bar38 » 1/2/2023 13:25

cali010201 Escreveu:Teixeira Duarte a subir 12% e com volume elevado. Transacionou até esta hora 1,15 milhões de ações, que é um valor cerca de 10 vezes superior à média diária dos últimos 3 meses.

Deve haver algum facto relevante associado...


Esta com pinta que vai acompanhar o movimento da Mota.....

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... velocidade
 
Mensagens: 1329
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por cali010201 » 1/2/2023 13:15

Teixeira Duarte a subir 12% e com volume elevado. Transacionou até esta hora 1,15 milhões de ações, que é um valor cerca de 10 vezes superior à média diária dos últimos 3 meses.

Deve haver algum facto relevante associado...
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por cmmanel » 12/1/2023 22:22

Teixeira Duarte é aquilo a que chamo 1X2 (do antigo totobola).
A TD tem um potencial enorme. Basta olhar para o racio entre vendas e capitalização bolsista. A dívida sobre o volume de vendas também tem um rácio bastante aceitável.
O problema é os resultados que não aparecem. Nos últimos 10 anos se somarmos tudo dá prejuízos. Raramente a empresa consegue lucros em anos seguidos. Pior que isso tem uma exposiçao gigante a moedas estrangeiras altamente voláteis. Que todos os anos impacta brutalmente os capitais próprios. A somar a isso alguns negócios ruinosos em países como a Venezuela. Muitas vezes a arrastarem se e a serem diluídos nos resultados de vários anos.
Ao longo dos últimos anos a TD tem alienado alguns dos seus activos mais valiosos para reduzir a dívida.
Vamos esperar pelos resultados desta nova gestão, da qual sinceramente estou a gostar .
Posto isto atribuo na minha escala de investimento um 3+ (1-5). Altamente especulativo.
 
Mensagens: 39
Registado: 29/11/2007 2:41
Localização: Vilarinho do Bairro

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por CountingCents » 12/1/2023 19:25

Por acaso já estou para pedir mais opiniões aqui há imenso tempo, mas só agora é que isto pareceu mexer minimamente, talvez desde a notícia da venda do Shopping que ia ser demolido...

Estou agarrado a estas ações há anos, desde quando achei que em 2019 estavam no bom caminho. Claramente estava errado mas agora não sei para que valores apontar para vender isto.

A receita operacional deste 2º semestre até deve ser boa, mas não deve entrar mais nada ainda da Fábrica 1921 e outros empreendimentos (esta já era para estar concluída em 2021...) e o início de 2023 deve ser para esquecer.
700M€ de dívida que não me parece que vá baixar este ano, com as taxas de juro a subir, só vai fazer com que futuros empréstimos saiam mais caros, felizmente a maior parte da dívida expira depois de 2033.

Não faço ideia como anda Angola nem o impacto que isso vai ter este ano, mas dizem que está a melhorar por lá...
A carteira de encomendas não é nada de especial, e em Portugal o lucro é uma ninharia...

Ela parece estar um bocado subvalorizada, como comentaram, só a venda do shopping era praticamente a capitalização bolsista da empresa, por outro lado a empresa parece que está completamente parada no tempo, não há um investimento claro em posicionar a empresa em nenhum mercado, não há comunicação (Ainda nem estão publicadas as datas de apresentação de resultados de 2022 etc, devemos ter que esperar mais uns 5 meses por eles lol....) e parece que a empresa neste momento só serve para fazer uns favores a quem precisa, seja uma casinha para o PM, uma obra qualquer da Autarquia ou andar a vender uns terrenos para se licenciarem...

Dito isto, a ação até parece estar a ter algum movimento agora, será que vale a pena aguardar pelos resultados de 2022 ou vende-se já isto e acabou?
Quais são as vossas opiniões?
 
Mensagens: 15
Registado: 29/8/2019 2:16

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por FalcãoBeira » 9/1/2023 15:15

Num contexto de inflação alta são mais penalizados os aforradores do que os devedores.
A inflação está nos 10% e as taxas de juro a menos de 3%.
A Teixeira Duarte tem uma divida alta mas o Ativo também é muito elevado.
A reavaliação dos ativos á taxa de inflação dá para compensar os custo financeiros.
O ano de 2023 pode ser vantajoso também pelo aumento das margens na construção devido às matérias primas estarem mais baratas (ex. aço e combustíveis).
 
Mensagens: 25
Registado: 29/11/2007 13:30
Localização:

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Bar38 » 8/1/2023 18:11

Andre vez Escreveu:Boas,

Como em qualquer analise não podemos apenas olhar para alguns indicadores(neste caso apenas UM). Na minha opinião não podemos olhar claramente apenas para os resultados apenas de um semestre e relacionar com a Capitalização.
Conheces alguma empresa que tenha de lucros anuais 30% da sua capitalização bolsista (a ser esses de acordo com as ultimas previsões da empresa)
Não podemos ignorar muitos outros aspectos, como plano e previsões de negocio, divida e neste caso com uma divida tao alta claramente temos de ver as maturidades e taxas a que essa divida se encontra.

Sim a divida é claramente o calcanhar de Aquiles não pelo valor desta, mas pelo seu aumento constante, mas mesmo até isso poderá ser pelo aumento da Atividade...Enfim...Uma coisa é clara desde 2020 que a tendência é claramente descendente e resto são apenas curiosidades...
 
Mensagens: 1329
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Bar38 » 8/1/2023 17:51

rollingsnowball Escreveu:
Bar38 Escreveu:Bem….fui dar uma vista olhos muito por alto aos resultados do 1 semestre de 2022, resultados de 4 M. Segundo a empresa prevê para a totalidade do ano de 2022 cerca de 8 M. Ora é cerca de 30% da capitalização bolsista. Quer dizer que a valores de hoje seriam precisos apenas 3 anos para pagar o negócio. Menos de 10 anos já é um excelente negócio!!!
Agora ou o mercado está distraído ou há algo que me escapa…


E o sector não é desculpa. Há grandes empresas portuguesas do mesmo sector sem dívida líquida.

Quais???
 
Mensagens: 1329
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Andre vez » 8/1/2023 16:15

Boas,

Como em qualquer analise não podemos apenas olhar para alguns indicadores(neste caso apenas UM). Na minha opinião não podemos olhar claramente apenas para os resultados apenas de um semestre e relacionar com a Capitalização. Não podemos ignorar muitos outros aspectos, como plano e previsões de negocio, divida e neste caso com uma divida tao alta claramente temos de ver as maturidades e taxas a que essa divida se encontra.
Abraço
André
 
Mensagens: 319
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por rollingsnowball » 8/1/2023 14:31

Bar38 Escreveu:Bem….fui dar uma vista olhos muito por alto aos resultados do 1 semestre de 2022, resultados de 4 M. Segundo a empresa prevê para a totalidade do ano de 2022 cerca de 8 M. Ora é cerca de 30% da capitalização bolsista. Quer dizer que a valores de hoje seriam precisos apenas 3 anos para pagar o negócio. Menos de 10 anos já é um excelente negócio!!!
Agora ou o mercado está distraído ou há algo que me escapa…

Serviço da dívida com maiores taxas, activos imobiliários desvalorizados pelas taxas de juro, activos na Venezuela (por exemplo) que provavelmente nunca terão retorno e um negócio de base que raramente tem dado lucro que permita abater a dívida. Reduziram com a venda de activos, mas os melhores já lá não estão e o contexto também não

E o sector não é desculpa. Há grandes empresas portuguesas do mesmo sector sem dívida líquida.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Bar38 » 8/1/2023 13:41

Bem….fui dar uma vista olhos muito por alto aos resultados do 1 semestre de 2022, resultados de 4 M. Segundo a empresa prevê para a totalidade do ano de 2022 cerca de 8 M. Ora é cerca de 30% da capitalização bolsista. Quer dizer que a valores de hoje seriam precisos apenas 3 anos para pagar o negócio. Menos de 10 anos já é um excelente negócio!!!
Agora ou o mercado está distraído ou há algo que me escapa…
 
Mensagens: 1329
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Bar38 » 8/1/2023 1:21

Apramg Escreveu:dívida financeira líquida situou-se nos 733,5 milhões de euros a 30 de junho de 2022,


Dito assim sem olhar para o sector é um erro...
 
Mensagens: 1329
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Apramg » 8/1/2023 0:11

dívida financeira líquida situou-se nos 733,5 milhões de euros a 30 de junho de 2022,
 
Mensagens: 318
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Bar38 » 7/1/2023 15:22

Eduardo R. Escreveu:Porra, é com cada analista aqui :lol:
O centro comercial vale mais do que a capitalização bolsista da empresa mas é uma migalha no meio de tanta dívida. O valor de uma empresa é dado pelo Enterprise Value, e se incluirmos a dívida financeira e reduzirmos o cash, é possível verificar que a Teixeira Duarte não está assim tão subvalorizada como pensam.


Não é preciso ser grande analista para perceber que se a empresa num negócio de 1 centro comercial que nem é o core da empresa arrecada o valor da capitalização bolsista das duas uma ou estava falida antes ou está subavaliada.
Já agora gostava que perceber as suas contas…
 
Mensagens: 1329
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Apramg » 7/1/2023 14:00

Ao menos alguém me entende.
 
Mensagens: 318
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Eduardo R. » 7/1/2023 12:04

Porra, é com cada analista aqui :lol:
O centro comercial vale mais do que a capitalização bolsista da empresa mas é uma migalha no meio de tanta dívida. O valor de uma empresa é dado pelo Enterprise Value, e se incluirmos a dívida financeira e reduzirmos o cash, é possível verificar que a Teixeira Duarte não está assim tão subvalorizada como pensam.
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Bar38 » 6/1/2023 23:23

Apramg Escreveu:Então e o passivo?

O
Que é que tem o passivo!!?? Que eu saiba, é sei pouco mas suficiente para saber que o negócio da Teixeira não é só um centro comercial…aliás nem é o core da empresa…
 
Mensagens: 1329
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Apramg » 6/1/2023 23:09

Então e o passivo?
 
Mensagens: 318
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Pageup » 6/1/2023 20:33

Bar38 Escreveu:
solua Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/domingos-nevoa-compra-shopping-cidade-do-porto-a-teixeira-duarte-por-28-milhoes


28M se não me engano é praticamente a capitalização bolsista da empresa :-k ...assim a primeira vista parece hiper subvalorizada...[

Capitalização bolsista vale 31 milhões, se a venda do centro comercial que deveria ser demolido vai render 28 milhões, para a semana a teixeira deveria valer 14 cêntimos a ação. Alias este ano a teixeira até se pode vir a tornar a ação mais rentável de todo o psi, porque Angola também lhe está a ser favorável.

Lembrem-se deste post no final do ano.....está a 0,0740, ela vai dar 100%.

P. Catarino 8-) 8-)
 
Mensagens: 728
Registado: 1/4/2019 10:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Alfa Trader, Bar38, Barão de Soestrova, Bing [Bot], daininho, J.f.vieira, lfa, machadosoares31, MR32, Noel, Opcard, pattern, PAULOJOAO e 180 visitantes