Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por iurp » 22/11/2007 10:44

James Wheat Escreveu:Ultimo comentário meu aqui hoje, até terminar a sessão - na perspectiva de poder ajudar alguém :roll: ...

Na minha modesta opinião, quem quiser entrar na INA hoje - como eu - deve fazê-lo com a perspectiva de ter de acorrer ao AC.
Se está a pensar em fazer day-trading, corre sérios risco, porque pode - friso bem, pode ! - de facto ser apanhado em contra-pé no meio de um 'sell-off' (alguma posição forte que queira sair para não ter de ir ao AC).
É claro que também pode correr bem - como já se viu noutros posts.
É que haverá sempre pessoas capazes de fazer 'o impossível': de comprar nos mínimos e vender nos máximos :shock: ... E até mesmo quem ganhe sucessivamente a cada 'swing' da cotação diária, num sistema infalível, que tem tantos e tantos caldeireiros milionários :wall: !!

Eu reforçei a posição hoje de 5% para 10% do meu capital, numa abertura logo bastante alta. Não foi a pensar vender, foi para ir ao AC. Acho que a INA a €1,90 está claramente barata e como tal nem hesitei. E duvido qque o papel hoje feche abaixo de €2,00 (está a €1,92 'as we speak') - mesmo com mais um dia de mercados que se anuncia mau, na sequência de tantos outros.
O atraso neste AC foi uma pena, porque há cada vez mais medo instalado.

Abraço e boa sorte a todos :clap: !

(PS: a minha carteira actual - tenho 10% em TDU, 9% em Inapa e 81% em liquidez. Tranquilo.).


Bem equilibrado este comentário.Penso, no entanto, que quem quiser ir ao aumento de capital deve-se deixar para bem perto desse dia, já que, quanto a mim, não vão faltar direitos ao preço da chuva porque há posições muito fortes que quererão esbater um pouco.

Vamos ver o que o futuro nos diz.

Abraço
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por James Wheat » 22/11/2007 10:39

Ultimo comentário meu aqui hoje, até terminar a sessão - na perspectiva de poder ajudar alguém :roll: ...

Na minha modesta opinião, quem quiser entrar na INA hoje - como eu - deve fazê-lo com a perspectiva de ter de acorrer ao AC.
Se está a pensar em fazer day-trading, corre sérios risco, porque pode - friso bem, pode ! - de facto ser apanhado em contra-pé no meio de um 'sell-off' (alguma posição forte que queira sair para não ter de ir ao AC).
É claro que também pode correr bem - como já se viu noutros posts.
É que haverá sempre pessoas capazes de fazer 'o impossível': de comprar nos mínimos e vender nos máximos :shock: ... E até mesmo quem ganhe sucessivamente a cada 'swing' da cotação diária, num sistema infalível, que tem tantos e tantos caldeireiros milionários :wall: !!

Eu reforçei a posição hoje de 5% para 10% do meu capital, numa abertura logo bastante alta. Não foi a pensar vender, foi para ir ao AC. Acho que a INA a €1,90 está claramente barata e como tal nem hesitei. E duvido qque o papel hoje feche abaixo de €2,00 (está a €1,92 'as we speak') - mesmo com mais um dia de mercados que se anuncia mau, na sequência de tantos outros.
O atraso neste AC foi uma pena, porque há cada vez mais medo instalado.

Abraço e boa sorte a todos :clap: !

(PS: a minha carteira actual - tenho 9% em TDU, 10% em Inapa e 81% em liquidez. Tranquilo.).
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por Bolsa_Aprendiz » 22/11/2007 10:36

visto que hoje é o ultimo dia para ter direito aos "direitos"...será d prever amanha uma forte concentração d vendas por parte d pessoas que so tenham entrado para usufruir dos direitos que o aumento d capital origina ?
 
Mensagens: 33
Registado: 25/10/2007 11:47

por portucel » 22/11/2007 9:56

Bolsa_Aprendiz Escreveu:Cometi um erro, na perspectiva de traday...entrei num comboio que já havia arrancado, contra as minhas próprias regras...ñ resisti...entrei a 1.99 :(


Bom dia, acho que comprastes as minhas...
... comprar no boato e vender na notícia...

... mas há mais marés do que marinheiros!


Boa sorte para ti!
 
Mensagens: 384
Registado: 10/11/2006 16:05

por dought » 22/11/2007 9:37

Ja vai com uma subida de +11,43!!
Alguem arrisca-se a prever um topo??
 
Mensagens: 1
Registado: 6/11/2007 15:06
Localização: Amadora

por iurp » 22/11/2007 9:33

Bolsa_Aprendiz Escreveu:Cometi um erro, na perspectiva de traday...entrei num comboio que já havia arrancado, contra as minhas próprias regras...ñ resisti...entrei a 1.99 :(


Pois...pois. E deve ter havido mais!!!Mas a maré continua.

Abraço
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por Bolsa_Aprendiz » 22/11/2007 9:31

Cometi um erro, na perspectiva de traday...entrei num comboio que já havia arrancado, contra as minhas próprias regras...ñ resisti...entrei a 1.99 :(
 
Mensagens: 33
Registado: 25/10/2007 11:47

por GOE » 22/11/2007 9:17

Eheh assim espero.. Vamos ver o andamento da carruagem.. Estou optimista.. :wink:
 
Mensagens: 88
Registado: 26/8/2007 23:23

por James Wheat » 22/11/2007 9:13

GOE Escreveu:Está com óptimo volume.. estou dentro e a aguardar...
Bons negócios :wink:


Aguenta-te, tu aguenta-te, mas mete o cinto, que isto hoje vai aquecer - entre despejos e rapadelas, vai ser o bom e o bonito :mrgreen: :mrgreen: !!
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por GOE » 22/11/2007 9:08

Está com óptimo volume.. estou dentro e a aguardar..

Bons negócios :wink:
 
Mensagens: 88
Registado: 26/8/2007 23:23

por James Wheat » 22/11/2007 8:57

Entalam-sos destes queria eu todos os dias :mrgreen: :mrgreen: !
Reforcei na abertura, duplicando a posição !
Seguimos para bingo :roll: .
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por iurp » 22/11/2007 8:33

Vislumbram-se novos entalanços por aqui.Cuidado.

Abraço
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por James Wheat » 22/11/2007 2:10

SMALL2007 Escreveu:Estas contas vão ser complicadas.
4,507 acções custam 1 euro mais o valor do direito.
Na minha perspectiva, se isto tivesse sido anunciado com mais tempo, o mais normal seria isto continuar a cair e bem. (aliás foi o que fez desde os 2 euros, pq pelos vistos muitos sabiam que hoje havia de sair esta notícia).
Mas tendo só o dia de amanhã para vender e não levar com a porcaria dos direitos, nem sei o que se poderá passar (e eu que estive hoje para reentrar a 1,75 depois de as ter vendido na úlima subida...ainda bem que não o fiz)...
E depois ainda vem a OPV do estado. Quem vai comprar vai querer precinho amigo.
O que vale é que o Pessanha (da INAPA) também tem, ou ainda tem, uma palavra no BCP.


Small,
Várias imprecisões:
1º as condições do AC são mais do que conhecidas do mercado - desde há meses !!
2º cada acção actual dá direito a 4,5xx acções a 1 euro cada - logo €4,5xxx no total. Fica assim com 5,5xx acções por cada 1 actual.
A reter: quem tem acções e pretender ir ao AC terá que fazer um esforço grande.
3º não entraste hoje e achas que fizeste bem... Huuummmmm... Os mercados ajudam-te a ter razão, isto amanhã vai tudo mais-uma-vez para baixo... O AC é também muito exigente, foi precisamente isso que fez a cotação cair desde os €2,70s... Joga tudo contra... Mesmo assim... Aguardemos.
4º o Pessanha não só não manda literalmente nada no Bcp (é um 'piolho', que anda de roda do Manuel Fino para se promover), como é uma persona non-grata no banco e em todo lado económico-financeiro depois do que fez na Inapa - onde tem processos cr...
Bem, fico-me por aqui !
Over & out.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por ArmadaS76 » 21/11/2007 22:11

Demorou (3 meses de ansiedade)...

Quanto à correlação direitos / novas acções, esta já era do dominio público a alguns meses.

Quanto ao estado fazer OPV aos amigos a preço saldo ... não acredito que seja assim linear. Constou-me que ... ao preço que as temos são de borla.

Quanto à reacção amanhã, não estou minimamente preocupado, é possivel que quem queira ir já esteja dentro. Também é importante realçar que as quedas têm sido pouco volume.

Carne no assadouro e boa sorte para todos os "inapadores".
 
Mensagens: 27
Registado: 25/10/2007 17:04

por SMALL2007 » 21/11/2007 20:46

Estas contas vão ser complicadas.

4,507 acções custam 1 euro mais o valor do direito.

Na minha perspectiva, se isto tivesse sido anunciado com mais tempo, o mais normal seria isto continuar a cair e bem. (aliás foi o que fez desde os 2 euros, pq pelos vistos muitos sabiam que hoje havia de sair esta notícia).

Mas tendo só o dia de amanhã para vender e não levar com a porcaria dos direitos, nem sei o que se poderá passar (e eu que estive hoje para reentrar a 1,75 depois de as ter vendido na úlima subida...ainda bem que não o fiz)...

E depois ainda vem a OPV do estado. Quem vai comprar vai querer precinho amigo.

O que vale é que o Pessanha (da INAPA) também tem, ou ainda tem, uma palavra no BCP.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

Re: Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

por Titleist » 21/11/2007 19:54

[i]"Aumento de capital da Inapa arranca na próxima semana
21/11/2007
... A Inapa vai aumentar o capital social de 27.237.013 euros para até 150.000.000 euros, através da emissão de até 122.762.987 acções ordinárias. O preço de subscrição é de 1 euro por acção, pelo que se a operação for toda subscrita, a Inapa encaixa 122,7 milhões de euros.
O preço de subscrição é igual ao valor nominal e substancialmente inferior à cotação de fecho de hoje, nos 1,75 euros.
Por cada acção, os accionistas vão receber um direito, que por sua vez possibilita a subscrição de 4,50721183 acções da Inapa. ...


Resumindo e abreviando, por cada 1000 acções detidas, 1 accionista recebe 1000 direitos, valendo cada 1 desses direitos 4,50721183 acções a 1 euro

significa que a cotação após esta operação terá a tendência de ajustar a pelo menos 1 euro ?

a que preço serão negociados os direitos ?

Obrigado.
[/quote]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por Nyk » 21/11/2007 19:24

Inapa aumenta capital social para 150M€
Num comunicado a Inapa informou que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aprovou em reunião do seu Conselho Directivo o prospecto relativo à Oferta Pública de Subscrição (OPS) da fabricante de papel, o que se reflecte no aumento do capital social de 27 237 013 euros para 150 milhões de euros, resultado de novas entradas em dinheiro representado pela emissão de novas acções.

Susana Teodoro

O mesmo documento indica que a OPS irá efectuar-se pela emissão de até 122 762 987 acções ordinárias, com o valor nominal de 1 euro cada, tendo os accionistas reserva de preferência.

Mais adianta a Inapa que os títulos da papeleira transaccionadas em bolsa até ao próximo dia 22 de Novembro de 2007 ainda serão dotadas de direito a participar na Oferta, "transaccionando ex-rights a partir de 23 de Novembro de 2007 (inclusive)".

O período de subscrição será entre os dias 28 de Novembro de 2007 e 12 de Dezembro de 2007 (inclusive) e os resultados serão apurados no próximo dia 14 de Dezembro, estando previsto para 28 de Dezembro o início da negociação das novas acções
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Mighty » 21/11/2007 18:55

Aleluia!!! Esta espera foi terrível. Veremos como se porta amanhã.
Up or down that´s the question!!
 
Mensagens: 52
Registado: 27/8/2004 23:22
Localização: Abrantes

Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

por James Wheat » 21/11/2007 18:51

Esté é o momento chave para quem - como eu - acredita que a Inapa vai ser vendida/comprada num futuro não muito longínquo:

"Aumento de capital da Inapa arranca na próxima semana
21/11/2007
A Inapa anunciou os detalhes do aumento de capital que vai realizar, cuja fase de subscrição arranca já na próxima semana. Amanhã é o último dia em que as acções da Inapa dão direito a participar no aumento de capital. O preço de subscrição é de um euro por acção, pelo que se o aumento de capital for todo subscrito, a empresa pode encaixar 122,7 milhões de euros.
A Inapa vai aumentar o capital social de 27.237.013 euros para até 150.000.000 euros, através da emissão de até 122.762.987 acções ordinárias. O preço de subscrição é de 1 euro por acção, pelo que se a operação for toda subscrita, a Inapa encaixa 122,7 milhões de euros.
O preço de subscrição é igual ao valor nominal e substancialmente inferior à cotação de fecho de hoje, nos 1,75 euros.
Por cada acção, os accionistas vão receber um direito, que por sua vez possibilita a subscrição de 4,50721183 acções da Inapa.
Os direitos de subscrição poderão ser exercidos durante o período da oferta que decorrerá entre 28 de Novembro e 12 de Dezembro de 2007.
Quem não pretende acorrer ao aumento de capital, pode negociar os direitos em bolsa, durante o período de 28 de Novembro até ao dia 6 de Dezembro. Os direitos de subscrição não exercidos caducarão no termo do período da oferta.
Para receber direitos, os accionistas da Inapa têm que manter as acções em carteira até amanhã. As ordens de subscrição podem ser revogadas até 5 dias antes de findar o prazo da oferta, ou seja, são revogáveis até ao dia 7 de Dezembro de 2007, inclusive.
No comunicado, a Inapa adianta que a Parpública - Participações Públicas (SGPS), S.A., o Fundo de Pensões Grupo Banco Comercial Português e o Banco Comercial Português, S.A. "assumiram o compromisso irrevogável de subscrever a totalidade das acções que lhes cabem no exercício do seu direito de preferência e que correspondem a 40.171.927 acções, 13.521.635 acções e 7.879.449 acções, respectivamente, assegurando que a sua participaç ão no capital social da Entidade Emitente durante o período da oferta e até ao final da mesma não se torne inferior a 32,72%, 11,01% e a 6,42%, respectivamente".
Além disso, são objecto de garantia de colocação por parte de um consórcio de Instituições Financeiras constituído para o efeito, um total de 56.798.916 acções, desde que até ao final do período de subscrição não se verifique um caso de força maior que lhes permita denunciar o contrato de garantia de colocação celebrado com a Inapa.
Ainda assim, a Inapa não tem a garantia de que o aumento de capital seja exercido na totalidade, pelo que "caso a subscrição fique incompleta, o aumento de capital ficará reduzido às acções efectivamente subscritas nos termos previstos".


Estou no papel - para mim chegou a hora da verdade :evil: :evil: !!!
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, PAULOJOAO, PMP69, tami, Z7Z e 216 visitantes