Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiagopt2 » 18/12/2007 18:12

Bem, essa notícia é, no mínimo, interessante. A confirmar-se, espero que a acção não reaja com demasiada euforia quando isto se tornar público.

Já agora, o que poderá levar a ATM a produzir um estudo deste género? Dá que pensar...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por Cali » 18/12/2007 17:23

Ainda a propósito do tal plano de reenstruturação da Inapa, e das perspectivas de futuro da empresa, a ATM emitiu um estudo analisando passado, presente e futuro da empresa, assim como o plano de recuperação agora em curso.
Este estudo ainda só está disponivel internamente (não foi divulgado á comunicação social, mas já tive acesso ao mesmo através duma outra ‘tasca’ virtual.
Independentemente da opinião de cada um acerca das motivações da ATM para fazer um trabalho deste tipo, considero um trabalho bem feito, completo, rigoroso e bastante claro. Assim, e porque tenho acções da Inapa, e porque acredito que o futuro será melhor que o passado, tomo a liberdade de deixar aqui, em linhas gerais as ideias fundamentais desse estudo. Não discuto os métodos de avaliação da empresa utilizados pela ATM, porque sou leigo na matéria.


Começam por referir que, através do modelo de avaliação por Fluxos de Caixa Descontados, o fair-value da Inapa se situa neste momento em 1.81 € . A este valor aplicam um desconto de 20% por questões de risco acrescido, e chegam ao valor de 1.45 .

Referem ainda que, apesar do plano de reestruturação ser até 2010, é bem possivel a Inapa venha a ser precocemente valorizada numa operação de ‘maquilhagem’ (ou que eles chamam de ‘pôr baton no porco’, expressão que não conhecia e que me deu para rir) que pretenda torná-la apetecivel para uma OPA ou processo de fusão. Referem o segundo semestre de 2008 como altura provável para se começar a notar mais esse efeito.

Todo o estudo, perspectivas e conclusões dele retirados tiveram por base informações oficiais e fidedignas, obtidas junto da empresa e de outras fontes devidamente credenciadas, e assentam no pressuposto de que o litigio judicial entre a Inapa e a Pap. Fernandes não vai dar em nada (e fundamentam a sua posição), e que a actual administração conseguirá levar a bom porto os seus propositos para a empresa ate 2010.

De seguida dão a conhecer em termos gerais cada uma das empresas participadas do grupo Inapa, nos diversos países em que operam, assim como o seu desempenho e contributo para a situação financeira actual da Inapa.

Depois, analisam em pormenor o ‘Plano 2010’ da Inapa, proposto pela nova administração, levando em conta os diversos factores de risco, de forma a pôr água na fervura relativamente a algum excesso de optimismo que possa emergir de uma primeira análise menos cuidada desse mesmo plano. Consideram um passo fundamental este aumento de capital para equilibrar as contas e retirar a corda da garganta á empresa, e levantam até a possibilidade da empresa melhorar tão substancialmente os seus resultados no proximo ano, que já possa distribuir dividendos.
Debruçam-se ainda sobre a demonstração de resultados da empresa, analisam as condições de mercado actuais e perspectivam as condições futuras.

Por ultimo fazem a avaliação da empresa em termos fundamentais (detalhando as contas segundo o método de Fluxos de caixa descontados, para chegarem ao tal fair-value de 1,45 já com 20% de desconto) e em termos técnicos (AT). Deixam no ar a muito saborosa ideia (para mim) de que a avaliação efectuada não incorpora o potencial especulativo de um eventual processo de Fusão ou aquisição, em consequencia da há muito anunciada saida do Estado do capital da Inapa. Muito realisticamente (na minha opinião)tambem não são avançados price-targets para esse cenário.


Eu cá por mim, que venham já os 1.45 , que eu não sou garganeiro! :wink:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

Inapa

por oros » 18/12/2007 1:53

Olá a todos.
É m :mrgreen: inha cobvicção que,por tudo aquilo que se tem passado na Inapa,(má gestão)parece-me que a partir de agora tudo isso terá tendência para melhorar,dadas as novas posições accionistas,inclusivamente bancos que,certamente irão tomar novas medidas de gestão no sentido de valorizar o seu capital e não deixarão instalar novamente o caus.
Um abraço a todos e Bons Negócios :mrgreen:
 
Mensagens: 5
Registado: 29/11/2007 11:23
Localização: Amadora

Próximas novidades

por Bullion » 17/12/2007 23:09

As acções que foram subscritas pelo consórcio de Instituições Financeiras, têm liquidação dia 19.
Nesse dia ou nos dias seguintes( e porque terão de certeza obtido participações de declaração obrigatória) ficaremos a saber quem tem o quê....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 217
Registado: 31/7/2006 14:54
Localização: Lisboa, Olivais

por Cali » 17/12/2007 22:55

Ó Miguel,

em vez de estar a esbracejar, vociferar e disparar em todas as direcções, já tentou procurar conhecer os pormenores do plano de reestruturação até 2010 que a nova administração apresentou aos accionistas, e do qual faz parte este aumento de capital?
Dizer que está tudo como dantes, só porque a cotação não sobe no dia em que nós queremos, não é exactamente o melhor caminho. Admito que esteja chateado se já tem prejuizos relevantes, mas caramba, há todos os motivos para acreditar que o pior já passou! Não se esqueça que o Estado quer privatizar a Inapa. E o mais depressa possivel! Portanto, a Inapa tem necessáriamente que estar em muito melhor estado do que está agora, para que isso possa acontecer.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por mfsr1980 » 17/12/2007 22:42

Não se vislumbra um compromisso, uma estratégia para a INAPA e isso é realmente preocupante !!!!
Uma equipa competente...porque a anterior já vimos que não serve para nada.
"Tudo com dantes, quartel general em abrantes"
Tristeza :(

Um abraço de
Miguel Rodrigues
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por mfsr1980 » 17/12/2007 18:50

É mesmo atirar areia para os olhos !!!!
Sucesso na operação? Onde está o sucesso?
As acções estão ao preço facial ( ou quase ) do aumento de capital. Houve um consorcio de instituições financeiras a subscrever o aumento de capital por quanto? COMPROU OS DIREITOS Á BORLA !!!!!
Por amor de Deus, vão enganar outro.

Um abraço de
Miguel Rodrigues
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Pedragas » 17/12/2007 15:11

Com este aumento de capital estava à espera que os cofres estivessem bastante mais preenchidos, tipo os cofres da EDP, contudo estão bem mais vazios.
 
Mensagens: 76
Registado: 6/12/2007 13:30

por Titleist » 17/12/2007 11:36

in negocios.pt

Os analistas do BPI consideram que as notícias de que o aumento de capital da Inapa foi subscrito na totalidade terão um impacto positivo no título, ao demonstrar o interesse dos investidores na empresa e na sua estratégia.

Na passada sexta-feira, António Domingues, Investor Relations da Inapa [Cot] afirmou à agência Reuters que o aumento de capital de 123 milhões de euros da empresa terá sido subscrito na totalidade.

O responsável adiantou, ainda, que as novas acções iniciarão a negociação a 28 de Dezembro, frisando que ainda não tem conhecimento de quem exerceu os direitos. "Mas parece-nos que vamos ter novos accionistas", referiu o investor relations da Inapa.

O BPI sublinha que se deve aguardar pelos resultados finais da operação para conhecer a posição dos principais accionistas da Inapa e os novos investidores que entrarão na estrutura da empresa após o aumento de capital, incluindo os bancos que desempenharam um papel directo na operação.

"Acreditamos que esta operação é decisiva para a empresa pois irá permitir diminuir a sua dívida e a carga financeira e renegociar a restante dívida com melhoradas condições financeiras", referem os analistas do BPI que têm uma recomendação de ‘manter’ e um preço-alvo de 1,20 euros para a Inapa.

A Inapa seguia inalterada nos 1,03 euros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por jcms » 16/12/2007 16:53

Se tou a entender bem o texto do AC,quem pediu 5000 em rateio ficou com elas.Bons negocios e um BOM NATAL cheio de mais valias no sapatinho :lol:
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

Entrada a 1euro

por tucalense_JNEG » 16/12/2007 16:45

Portanto se entraram a 1euro,é lógico que não irão vender por menos.Ainda mais,com perspectivas de melhorias em todas as componentes do sector.
 
Mensagens: 16
Registado: 29/11/2007 14:02
Localização: SANTIAGO DO CACÉM

por Bullion » 16/12/2007 16:30

No comunicado do Aumento de Capital pode ler-se:

..."Após satisfação das ordens de subscrição e pedidos de subscrição em rateio, as 17.073.538 acções sobrantes
foram subscritas por um consórcio de Instituições Financeiras constituído para o efeito, liderado pelo
Millennium investment banking e composto também pelo Banco Espírito Santo, S.A., pelo Banco Efisa,
S.A. e pelo BPN – Banco Português de Negócios, S.A.."...


Estas instituições ficaram com cerca de 11% do Capital da INAPA,e não precisaram de direitos de subscrição para irem ao AC,(ficaram com aquilo que os acionistas não quiseram...), ou seja compraram a 1€.
Se a sua função era "ajudar" a Inapa a obter os fundos de que tanto precisa, o seu trabalho está feito, e poderão sair, CRIANDO PRESSÃO DE VENDA. A outra hipótese é ficarem para uma posição estratégica.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 217
Registado: 31/7/2006 14:54
Localização: Lisboa, Olivais

por tiagopt2 » 15/12/2007 19:38

Já tenho as acções correspondentes ao exercício dos direitos visíveis em carteira:)
Só ainda não me descontaram o dinheiro deles, mas disso eles não se devem esquecer :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por portucel » 15/12/2007 10:43

Touro Escreveu:Ulisses, não foi minha intenção dificultar a moderação, simplesmente não resisti a colocar uma frase com sentido oposto. No fundo a minha frase anula a do Paulo9.

Além disso, até acho que o Paulo9 colocou a frase como um lamento, saiu-lhe do coração, mas ele o dirá. Se assim foi não leve a mal, Paulo9, porque foi uma pequena brincadeira.

Agora, estas frases também podem ser marotas e ter como objectivo criar um sentimento negativo em relação à acção. E são muito perversas porque não referem a razão ou razões pelas quais vão cair, impedindo assim o contraditório. Além disso têm um efeito psicológico muito forte. Portanto, para estas frases tolerância zero.

Quanto à questão do Small2007 dizer que se vai ter de vender acções para comprar as do AC, penso que quem tinha a vender já vendeu, provavelmente até foi isso uma das causas da queda recente durante a negociação dos direitos.

Se o povo estiver fisgado no suporte do 1 euro podem ter a certeza que ela vem abaixo desse valor antes de recuperar. E se vier abaixo, com as famosas ordens 'stop' e com a pouca liquidez pode ter uma queda avultada.

No médio prazo estou confiante no título, e não sou só eu, o BPI e CaixaBI também estão, o último por exemplo tem um 'target' de 1,3 euros, 30% acima do que está hoje. E isto sem contar com as mudanças que podem advir com a empresa capitalizada e muito provavelmente com novos accionistas de peso, como referiu hoje a Inapa em comunicado. Se a empresa vier a apresentar um plano estratégico interessante as recomendações vão subir.

Não se pode também esquecer que a Inapa está na lista de privatizações do biénio 2008/2009, o que também é positivo. Há ainda a considerar que os bancos têm grande quantidade de acções a 1 euro e não vão vender a perder, pelo contrário, terão de vender muito acima de 1 euro para compensar as perdas sofridas até então.

Penso que está justificada a frase: "penso que agora é que ela vai trepar"


Estou de acordo com o Touro, acrescentando mais duas ideias:

- Este papel está a trepar no ranking dos candidatos ao PSI 20.

- O preço-alvo será 1,15 a 1,20 a que corresponde o valor das acções antes do aumento de capital.
 
Mensagens: 384
Registado: 10/11/2006 16:05

por Touro » 15/12/2007 3:35

Ulisses, não foi minha intenção dificultar a moderação, simplesmente não resisti a colocar uma frase com sentido oposto. No fundo a minha frase anula a do Paulo9.

Além disso, até acho que o Paulo9 colocou a frase como um lamento, saiu-lhe do coração, mas ele o dirá. Se assim foi não leve a mal, Paulo9, porque foi uma pequena brincadeira.

Agora, estas frases também podem ser marotas e ter como objectivo criar um sentimento negativo em relação à acção. E são muito perversas porque não referem a razão ou razões pelas quais vão cair, impedindo assim o contraditório. Além disso têm um efeito psicológico muito forte. Portanto, para estas frases tolerância zero.

Quanto à questão do Small2007 dizer que se vai ter de vender acções para comprar as do AC, penso que quem tinha a vender já vendeu, provavelmente até foi isso uma das causas da queda recente durante a negociação dos direitos.

Se o povo estiver fisgado no suporte do 1 euro podem ter a certeza que ela vem abaixo desse valor antes de recuperar. E se vier abaixo, com as famosas ordens 'stop' e com a pouca liquidez pode ter uma queda avultada.

No médio prazo estou confiante no título, e não sou só eu, o BPI e CaixaBI também estão, o último por exemplo tem um 'target' de 1,3 euros, 30% acima do que está hoje. E isto sem contar com as mudanças que podem advir com a empresa capitalizada e muito provavelmente com novos accionistas de peso, como referiu hoje a Inapa em comunicado. Se a empresa vier a apresentar um plano estratégico interessante as recomendações vão subir.

Não se pode também esquecer que a Inapa está na lista de privatizações do biénio 2008/2009, o que também é positivo. Há ainda a considerar que os bancos têm grande quantidade de acções a 1 euro e não vão vender a perder, pelo contrário, terão de vender muito acima de 1 euro para compensar as perdas sofridas até então.

Penso que está justificada a frase: "penso que agora é que ela vai trepar"
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

por Cali » 14/12/2007 19:50

SMALL2007 Escreveu:Cali, isso passou-se ontem nos 1.05/1.06 onde aliás entrei. Nada indica que na segunda-feira não faça o mesmo entre os 1 e 1.01 ou mesmo 0.98 e 0.99

O que acho é que quem pensa que INAPA vale a pena, não está a fzer contas a mais 1 ou menos 1 centimo, porque acha que pode subir mesmo muito...e basta pensar no preço médio a que estava no dia antes do AC.

Claro, vai existir muitaaaaa gente que vai ter que vender só para pagar as novas acções. E antes do fim do ano, para poder ao menos descontar no IRS as perdas.


Olha, faz-me um favor ... segura-me lá isso acima de 1,00 porque eu passo muito mal dos nervos se ela me cai destrambelhada, ainda que eu ache que no fim do próximo ano possam estar a 2 euros, tá bem ? :wink:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por jcms » 14/12/2007 19:49

[quote="SMALL2007"]Cali, isso passou-se ontem nos 1.05/1.06 onde aliás entrei. Nada indica que na segunda-feira não faça o mesmo entre os 1 e 1.01 ou mesmo 0.98 e 0.99

O que acho é que quem pensa que INAPA vale a pena, não está a fzer contas a mais 1 ou menos 1 centimo, porque acha que pode subir mesmo muito...e basta pensar no preço médio a que estava no dia antes do AC.

Claro, vai existir muitaaaaa gente que vai ter que vender só para pagar as novas acções. E antes do fim do ano, para poder ao menos descontar no IRS as perdas.[/quote

E se as bolsa começarem a subir,esta pode estagnar nestes preços,vendi no fecho e comprei tambem no fecho SON,porque temos a cisão, espero não me arrepender.Bons negocios.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por SMALL2007 » 14/12/2007 18:59

Cali, isso passou-se ontem nos 1.05/1.06 onde aliás entrei. Nada indica que na segunda-feira não faça o mesmo entre os 1 e 1.01 ou mesmo 0.98 e 0.99

O que acho é que quem pensa que INAPA vale a pena, não está a fzer contas a mais 1 ou menos 1 centimo, porque acha que pode subir mesmo muito...e basta pensar no preço médio a que estava no dia antes do AC.

Claro, vai existir muitaaaaa gente que vai ter que vender só para pagar as novas acções. E antes do fim do ano, para poder ao menos descontar no IRS as perdas.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por GodsDead_JNEG » 14/12/2007 18:02

Ulisses Pereira Escreveu:Touro, se usei a moderação de forma a mudar esta forma de participar, acho que não vale a pena lançares mais achas para a fogueira.

Para os participantes, até pode ser divertido, mas torna a moderação complicada. Acho que podemos fazer todos uns esforço de colaboração...

Um abraço,
Ulisses


Ulisses, achas que era muito complicado para a moderação se eu dissesse que a INAPA, para além de trepar e descambar, ia correr núa pela avenida????
É certo que não explico porquê mas, "prontos", era giro se acontecesse!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraço!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 139
Registado: 29/11/2007 3:38

por Cali » 14/12/2007 17:59

Tenho Inapas, embora adquiridas recentemente a um preço pouco simpático. Estou, portanto, a levar nas lonas no curto prazo. O comportamento dos ultimos dias foi muito manhoso, mas foi especialmente marcado pelo baixo volume e ausencia de interesse comprador. Restaram portanto alguns vendedores que foram entregando até rompermos hoje o suporte mais recente que se tinha formado a 1.04. Contudo, estive a acompanhar a evolução dos cofs ao longo do dia, e (nota positiva) reparei que todos os lotes que foram colocando á venda a 1.03 ao longo da sessão (e foram largas dezenas de milhar de acções, talvez na casa das 200.000 acções) foram sendo 'devorados' discretamente. De facto, apesar da Inapa ter estado vendedora quase toda a sessão a 1.03, acabou compradora a esse preço, e as vendas a 1.04, que chegaram a estar na casa das 70.000 , baixaram para 24.000 (aposto que muitos dos vendedores a 1.04, tenham gradualmente baixado para 1.03 , e ... foram 'devorados').

Pretendo assim deixar uma leitura positiva, num dia negativo para os crentes Inapistas. :)
Editado pela última vez por Visitante em 14/12/2007 18:02, num total de 1 vez.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por tiagopt2 » 14/12/2007 17:52

Agora é que ela... :lol:
Na minha opinião a acção manter-se-à no intervalo 1,01-1,1 até ao dia 28. Neste momento quem queria entrar entrou através do AC e quem estava receoso assim se vai manter (a menos que ela quebre a barreira da unidade). Embora hoje tenha tido um pouco mais de volume, tem-se mantido um (falso) desinteresse à volta da acção. Após o dia 28, com o lançamento dos novos títulos no mercado, a demonstração de interesse por parte dos accionistas poderá fazer com que haja grandes oscilações. Até lá... é esperar pacientemente
BN :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por Ulisses Pereira » 14/12/2007 17:43

Touro, se usei a moderação de forma a mudar esta forma de participar, acho que não vale a pena lançares mais achas para a fogueira.

Para os participantes, até pode ser divertido, mas torna a moderação complicada. Acho que podemos fazer todos uns esforço de colaboração...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Touro » 14/12/2007 17:26

penso que agora é que ela vai trepar...
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 14/12/2007 17:12

Paulo, argumentos... não te esqueças ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por paulo9 » 14/12/2007 17:04

penso que agora é que ela vai descambar....
 
Mensagens: 135
Registado: 29/11/2007 11:36
Localização: benavente

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Andre vez, Google [Bot], Google Adsense [Bot], J.f.vieira, Mmmartins, nfaz, Nuno V, Paulo Pereira 74, PAULOJOAO e 249 visitantes