Caldeirão da Bolsa

Investimento em Vinho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por zambezi » 16/11/2007 8:58

Ontem saiu um pequeno artigo no Jornal Notícias sobre esta empresa e o percurso do seu CEO.

Abraço
Bons Trades

Registado: 8/5/2006 11:12

por mcarvalho » 16/11/2007 1:40

Governo avança com acções de execução fiscal à Casa do Douro

16/11/2007

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, deu ordem ao IVV - Instituto da Vinha e do Vinho, IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas para avançarem com processos de execução fiscal à Casa do Douro, apurou o Jornal de Negócios.

Em causa estão dívidas com mais de quatro anos, que a instituição duriense tem para com os três institutos tutelados pelo Ministério da Agricultura e que ultrapassam os 3,3 milhões de euros.

Registado: 17/2/2004 1:38

por redhot » 15/11/2007 12:57

Pois agora percebo: Andaram a ler a revista "Carteira" deste mês. Está lá um panfleto publicitário sobre investimentos em vinho.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por gvrv » 15/11/2007 12:29

alguem aqui no forum ja investiu ou investe neste sistema?

eles parecem ter varias referencias...
Cumps

Registado: 11/1/2006 23:30

por enologo » 12/11/2007 21:24

Broker_Invest Escreveu:enologo, achas que este investimento em vinho de alta qualidade é um bom investimento?
Agradecia que fosses ao Site www.vinoinvest.com e depois davas a tua opinião sobre este assunto.

Terei sempre muitas reservas em investir em algo que depende do gosto pessoal (vinho, arte...). Neste caso, investir no sentido de esperar aumentar o meu património financeiro... sim, porque faço investimentos no vinho, mas ou para guardar durante um tempo para beber depois... ou então para consumo imediato...
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

por enologo » 12/11/2007 21:18

rmachado Escreveu:Basta mudar o Mateus Rosé de garrafa e dar aos nossos amigos.. e ver as reacções...

O vinho é bom ou mau consoante a altura do dia, o prato que o acompanha, e a época do ano.

Mateus Rosé é vinho??? :twisted: :twisted: :mrgreen: :mrgreen:

por rmachado » 12/11/2007 19:02

Só uma achega.

É bem verdade que as ideia pré concebidas toldam o nosso discernimento.

Basta mudar o Mateus Rosé de garrafa e dar aos nossos amigos.. e ver as reacções...

O vinho é bom ou mau consoante a altura do dia, o prato que o acompanha, e a época do ano.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Keyser Soze » 12/11/2007 14:47

The Subjectivity of Wine

Category: Life Science
Posted on: November 2, 2007 10:12 AM, by Jonah Lehrer

The rules of the wine tasting were simple. Twenty five of the best wines under twelve dollars were nominated by independent wine stores in the Boston area. The Globe then assembled a panel of wine professionals to select their top picks in the red and white category. All of the wines were tasted blind.

The result is a beguiling list of delicious plonk. But I was most interested in just how little overlap there was between the different critics. In fact, only one wine - the 2006 Willm Alsace Pinot Blanc from France - managed to make the list of every critic. Most of the wines were personal favorites, and appeared on only one of the lists.

So much for objectivity. But results like this shouldn't be surprising. I've blogged about this before, but it's such a cool experiment that it's worth repeating. In 2001, Frederic Brochet, of the University of Bordeaux, conducted two separate and very mischievous experiments. In the first test, Brochet invited 57 wine experts and asked them to give their impressions of what looked like two glasses of red and white wine. The wines were actually the same white wine, one of which had been tinted red with food coloring. But that didn't stop the experts from describing the "red" wine in language typically used to describe red wines. One expert praised its "jamminess," while another enjoyed its "crushed red fruit." Not a single one noticed it was actually a white wine.

The second test Brochet conducted was even more damning. He took a middling Bordeaux and served it in two different bottles. One bottle was a fancy grand-cru. The other bottle was an ordinary vin du table. Despite the fact that they were actually being served the exact same wine, the experts gave the differently labeled bottles nearly opposite ratings. The grand cru was "agreeable, woody, complex, balanced and rounded," while the vin du table was "weak, short, light, flat and faulty". Forty experts said the wine with the fancy label was worth drinking, while only 12 said the cheap wine was.

What these experiments neatly demonstrate is that the taste of a wine, like the taste of everything, is not merely the sum of our inputs, and cannot be solved in a bottom-up fashion. It cannot be deduced by beginning with our simplest sensations and extrapolating upwards. When we taste a wine, we aren't simply tasting the wine. This is because what we experience is not what we sense. Rather, experience is what happens when our senses are interpreted by our subjective brain, which brings to the moment its entire library of personal memories and idiosyncratic desires. As the philosopher Donald Davidson argued, it is ultimately impossible to distinguish between a subjective contribution to knowledge that comes from our selves (what he calls our "scheme") and an objective contribution that comes from the outside world ("the content"). Instead, in Davidson's influential epistemology, the "organizing system and something waiting to be organized" are hopelessly interdependent. Without our subjectivity we could never decipher our sensations, and without our sensations we would have nothing to be subjective about. In other words, we shouldn't be surprised that different people like different bottles of cheap wine.

PS. A lot of this material appears in my book, so check it out if you want to learn more about Escoffier, olfaction, umami and subjectivity.

http://scienceblogs.com/cortex/2007/11/ ... f_wine.php

Registado: 8/2/2006 17:32

por JUKIMSUNG » 8/11/2007 0:47

Broker_Invest Escreveu:Eu gostava de ter comentários sinceros e realistas sobre este activo "vinho de alta qualidade".
Aquilo que sei é o peixe que eles vendem, não sofre com o cambio, nem com as quedas de mercados financeiros, recessões, nem com taxas de juro, acho que este vinho é para uma classe de elite.

Vais a èvora à Fundação Eugénio de Almeida e encomendas uns Pêra Manca e se te custar 100 eur acredita que as vendes a 300 se quiseres e sempre aproveitas o passeio que até vale a pena.

Tens é que encomendar já para 2008 (se sair que não sai todos os anos) e os 100 eur se calhar já é valor desactualizado.

Registado: 7/3/2007 19:42

se o investimento em bom fosse bom..

por mcarvalho » 7/11/2007 21:52

A Casa do Douro era como a Edp

o que dá é agua

Eu bebo

por mcarvalho » 7/11/2007 21:50

sigo a máxima

não deixes para amanhã o que podes beber hoje... estraga-se

copo adiado é copo perdido

o melhor é o tinto pois ao menos aproveita-se a tinta

mcarvalho

por SMALL2007 » 7/11/2007 12:03

É um bom investimento. Mas para pequenas quantidades de capital.

Por exemplo, apostando em castas que estão à beira da extinção.

Bastardinho, de setúbal. Por exemplo. Moscatel Roxo. Há poucas, muito poucas. 1 acidente qualquer e desaparece tudo para sempre.

São lançadas no mercado a conta-gotas.

Imaginem os coleccionadores daqui a 20 anos.
Mas isto é mais pelo prazer de as ter.

Senão era necessário investir mesmo em grande, por exemplo comprando milhares de barca velha e guardando-as durante 20 anos.

O melhor investimento em vinho e gastar 20/30 euros por garrafa garrafa, juntar amigos(as) e rebentar com ela.

Se juntarem só 2 amigas ainda é melhor, mas aí, salvo raras e especiais excepções que devem ser acarinhadas com muito amor....dar bom vinho, vodka limão ou coca-cola é quase a mesma coisa.
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por Quico » 7/11/2007 10:39

enologo Escreveu:Eu tenho ganho algum dinheiro com o vinho.... :mrgreen: :mrgreen:

Pois! Eu também ganho com o meu "métier"! Mau era se assim não fosse! :mrgreen:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Broker_Invest » 7/11/2007 9:34

enologo Escreveu:Eu tenho ganho algum dinheiro com o vinho.... :mrgreen: :mrgreen:

enologo, achas que este investimento em vinho de alta qualidade é um bom investimento?
Agradecia que fosses ao Site www.vinoinvest.com e depois davas a tua opinião sobre este assunto.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por enologo » 7/11/2007 1:03

Eu tenho ganho algum dinheiro com o vinho.... :mrgreen: :mrgreen:

por Quico » 5/11/2007 18:57

Sem dúvida. Trata-se de um negócio em que é necessário conhecer profundamente o produto, e estar preparado para armazenar em determinadas condições, e até para tratar do produto. Não é para curiosos.

Bem: pelo menos para investir em grande, como deve ser!

A não ser que queiram investir como investiu o meu pai, que nos anos 70 comprou (entre outras coisas) umas Barca Velha de 1966 a umas dezenas de escudos a garrafa, e depois foi bebendo. Infelizmente, não as pôde beber todas, mas eu tratei de "dar retorno ao investimento" no último Natal... :lol: e ainda sobram algumas! :wink:

É incrível como certos vinhos aguentam tantos anos com tanto corpo e ainda riqueza de aromas! :shock:
E pensar que alguns, que a crítica das revistas põe nos píncaros, ao fim de uns anitos ou até meses já lá foram!
Como vêm, não é linear saber em que vinhos "investir", mesmo que seja para beber! :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por carrancho » 5/11/2007 18:52

Cali Escreveu:Não se metem em tretas (entenda-se 'supostos bons negócios) que não dominam. Ainda que possam ser bons para alguns, dificilmente o serão para os 'paraquedistas'.

Ainda para piorar as coisas é daqueles negócios que não podemos beber para esquecer... pegar na garrafa teria efeito exactamente contrário!!!! :twisted:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por redhot » 5/11/2007 18:51

Agora a sério. Os nossos amigos Joe Berardo e José Roquette tem investido muito nessa área. Eles lá saberão...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

por redhot » 5/11/2007 18:50

Eu estou a acumular areia lá em casa para depois vender a bom preço por exemplo na Costa da Caparica.

:mrgreen: :mrgreen:
Monkey Trader

por Cali » 5/11/2007 18:46

Não se metam em tretas (entenda-se 'supostos bons negócios) que não dominam. Ainda que possam ser bons para alguns, dificilmente o serão para os 'paraquedistas'.
Editado pela última vez por Visitante em 5/11/2007 18:55, num total de 1 vez.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por gugu » 5/11/2007 17:31

Olá,

Há cerca de 15 dias recebi um convite para investir nesse negocio e fiquei logo renitente por varias razões:

Lembrei-me dos selos; depois achei mt arriscado o vinho ser guardado num entreposto em Inglaterra e por ultimo veio-me logo á cabeça o que o RMachado disse e bem, e se vinho não sai por qualquer motivo, acaba por se estragar. :evil:

Ainda assim vou tentar indagar isto.

Registado: 11/1/2006 21:39

por scpnuno » 5/11/2007 16:58

(eu espero que os respeitados participantes neste forum em geral e neste post em particular tenham noção que quando uma alma abre um forum de bolsa e durante varias horas o 1º post que lhe aparece é "investimento em vinho" o mais logico é que deduza "isto anda tudo com os copos - mercados inclusivé")

Abraços

P.S. Eu não bebo! se me quiserem para fiel depositária dos vossos investimentos, disponham! Não respondo é pelo meu cara metade....
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por jp3 » 5/11/2007 16:45

Lá diziam os mais velhos, para depois do milenium muita coisa inesperada vai aparecer...
Qualquer dia estão-nos a vender bolinhas de sabão congeladas, como a água doce tá em vias de extinção, pode ser q daqui a uns anitos de umas mais valias... :shame:

Registado: 8/11/2005 23:46

por Rockerduck » 5/11/2007 16:25

Tal como na agricultura pode ser uma maneira de empobrecer alegremente. :wink:
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por carrancho » 5/11/2007 15:39

Eu tenho investido em vinho e posso garantir que é um péssimo investimento ou então eu é que não percebo nada disso. Neste momento tenho uma posição de 40% da minha garrafeira em Luis Pato.

Digo que é péssimo investimento porque de vez em quando, como por artes mágicas, salta a rolha a uma garrafa e o liquido desaparece!!! :evil:
Mas também posso garantir que embora seja um mau investimento, ao contrário da bolsa, quando detectamos que desapareceu o investimento em vez de ficar preocupado dá vontade de rir... não sei porquê!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m e 99 visitantes