Caldeirão da Bolsa

Carteira Inicial

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira Inicial

por AMR » 30/9/2007 23:42

DC Escreveu:Boas, venho desta forma pedir a vossa colaboraçao.
[...]
Sendo assim agradecia que dessem o vosso parecer acerca dos titulos [...] :oops:

Como já foi dito, 1300 € distribuídos por vários títulos dissipam-se mais depressa que as esperanças de o Chelsea voltar a ganhar alguma coisa.

Em relação aos títulos, não que sejam maus, mas acontece que a "volatilidade" derivada do pânico troca as voltas até à mais cirúrgica análise técnica ou fundamentada (fundamental? A cena do Per Earning Ratio and so on...) nesta altura, e digo eu, não me levem muito a sério, até meados finais de Outubro mais vale curtir umas feriazinhas num Oceano (de) liquid(ez).

Tendo em conta o assumido factor "mancebo" (somos dois, e já tenho uns anitos disto), vulgo maçarico (no meu caso, massarão, ou melhor, amassado), o que acaba por ser mais ou menos o que quase todos são em frente a tal tsunami que se nos deparou, eis o que faria com 1000 €:

(tirando copos e gajas, claro)

a) preparava-me para em pouco tempo serem 500, mas ciente de que esses 500 depressa passariam a 1000... ou algo desse tipo (na realidade tinha que ir buscar outros 500, pois o valor é mesmo insuficiente para compensar as comissões) - quanto menos, pior, especialmente psicologicamente.

b) estudava, memorizava, decorava, dizia de trás para a frente, adorava, contemplava tudo quanto fossem manuais de investimento e análises técnicas (de que não sou fã, mas como o "rebanho" - neste caso, alcateia - vai todo atrás, convém consultar), contrapondo com notícias e análises de mercado, até ser mais natural perceber como uma boa notícia implica que uma acção vai descer, ou vice-versa, do que instintivamente mimetizar o kama-sutra cada vez que se vislumbre a Gisele Budshen

c) pegaria nos 1000 euros e invistiria em apenas uma e uma só acção de cada vez, e até por um dia... ia vendendo tudo em tranches de 3% (sobe 3, vende) e respirando. A descer, cortaria as perdas em 2% (e convém respirar também, embora falte o ar). Não confundir com a estratégia do "grão a grão", esta é mais "scalp trading", numa perspectiva de formação e preparação para apostas mais altas e rápidas.

Daí a importância de estudar e escolher muito bem, tendo em conta que em alguns mercados, mesmo sendo a posição de fecho idêntica à de abertura, existem flutuações no "entretanto" que podem chegar aos ditos 3 ou mais %, mas para se ganhar depressa é preciso muita muita muita .... muita muita... prática e... je ne sais quois, pois se soubesse, estava a teclar das maldivas, numa ilha minham e a usar a minha empresa de telecomunicões, e também um dispositivo portátil de outra empresa minha...

... mas divago (embora a divagar se vá longe).

d) portanto(s), uma e uma só acção por negócio, com a massa toda, fechando a posição no dia ou ao descer 3% ou no final do dia, conforme estivesse, ou vendendo com lucro superior a 3%.

e) preparava-me para evidentemente perder quase tudo frustrado e atirando a toalha ao chão - mas não se perde a experiência, e não é como um consegue ganhar ao mercado que conta, mas sim como um se aguenta a perder que distingue os homens dos rapazes.

Lia todos os dias o Negócios, o DEconómico e "O Crime", para não perder de vista as prioridades.

E lá dá para ir treinando, mas sempre vendo o guito a descer - embora normalmente suba no primeiro dia e até no seguinte, depois é sempre a cair... Falta a disciplina no meio do entusiasmo (e alguns euros).

Para aprender numa moto, é preciso cair muitas vezes, embora não que se inicie com uma de 750 cc para cima... fica mais cara a brincadeira... primeiro a "bicla" e as pisaduras, depois então... a curte das "GT's" de duas rodas, mas com capacete e afins. ;-)

E, neste caso, sempre investira apenas 1000 eur por dia (bem, na realidade, menos por cada seguinte :mrgreen: ), por muito que ganhasse :shock: , até "apanhar o jeito", embora ache que para ganhar *mesmo* se deva chutar com resmas de 3000 por título (mínimo confortável), mas dados os saldos, até 500 e paciência chegam, mas não para o intraday...

E ficando uma táctica para não perder guito: convém dividir o montante em 10, e investir apenas 3 resmas dessas décimas, uma por uma única acção, e seguir apenas uma de cada vez, podendo seguir-se as 3 num dia, mas nunca simultaneamente - entrar e sair, e só depois entrar e sair noutra. Bem, seriam 130 € neste caso... er... pois... a Pararede pode ser que suba. :mrgreen:

Abrindo uma excepção, aqui os 1300 é mesmo para estourar... right?

De qql forma, se não fosse, e fosse dividido nos tais 10, se nas 3 das 10 se levar nas trombas, convém respirar fundo alguns dias e ler mais... muito mais... embora seja pouco provável levar coça do mercado 3x, se bem estudado, mas a técnica limita as perdas e aguça o ímpeto, e acima de tudo, ensina muita humildade sem ansiedade.

Já agora, dividir por tudo por 10 e usar 3 das décimas é apenas um truque psicológico, visto apenas se "tradear" apenas uma décima em qualquer dado momento... como disse, para aguçar o ímpeto, cria-se a ilusão de se perder menos, pois as outras décimas mantêm-se, ou de fazer parecer ganhar mais... (venho das artes marciais, onde o factor psique é muito relevante, gosto especialmente desse e do factor estar na plateia... numa emergência a famosa técnica do "pernas para que te quero", vulgo, "stop loss carago, ai, carago não, carago".)

Muito paleio apenas para dizer que se deve controlar o risco e treinar a disciplina, e a arriscar, que se o faça com o "dízimo". :wink: Mas treina-se ainda mais a disciplina a poupar mais uns troquitos. ;-)

Os fundos são boa opção, mas lentos a subscrever e resgatar, mas a paciência aqui - CAPITALIZA. Embora "enchufar" 1300 eur no Invesco China em Set, seriam agora 1430 (+10%)... 130 eur em menos de um mês é melhor que -500 num dia, mas 500 num dia também era melhor, mas nada raramente sobe 50% a não ser alavancado, o que significa que se pode perder mais que o que se investiu... e lá vem uma forma adulterada de sub-prime... :mrgreen:

Encarar 1300 como custos de formação é a única alternativa a um mais realista poupar mais guito até chegar pelo menos aos 3000, mas 5000 para folga, com 2000 de margem para perdas, ganhos e afins (copos e gajas).

Ganda prosa... fim-de-fim-de-semana é o que dá... totalmente líquido e a continuar... 8-)

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

PS - Evitar para já o Forex, Warrants, Futuros e afins, onde se ganha muito, er, gosto por Prozac's e afiliados!

Registado: 5/9/2007 8:28

por superbem » 30/9/2007 21:36

Referi tambem, porque comecei com acções e preferia ter começado com forex.

Pode ser usado como paper-trading (demo) sem arriscar capital para começar, e quando começar ao vivo, pode usar micro-lotes.

Para mim forex é menos arriscado que acções.
Embora seja uma grande selva.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por Cartago » 30/9/2007 21:28

superbem Escreveu:Cartago, referi porque a plataforma dispõe de boas ferramentas de analise tecnica.

Sim, isto é mesmo verdade. Pena que seja um ambiente muito agressivo para quem está a começar.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

por superbem » 30/9/2007 21:26

Cartago, referi porque a plataforma dispõe de boas ferramentas de analise tecnica.

por velum » 30/9/2007 21:21

E qual titulo é que escolheste para te lançar?

Registado: 3/9/2007 23:23

por Cartago » 30/9/2007 21:18

superbem Escreveu:Eu com esse capital investia numa conta de forex em UK, em que so se paga o spread, estudando bem a AT com as excelentes plataformas que existem como tem a alpari (não queria fazer publicidade mas...).

O contra do forex é que é uma selva bem pior que a bolsa Portuguesa.

superbem, o DC ainda está a iniciar a exploração deste mundo. Acho que seria um bocado pesado demais começar logo no selvagem mundo do Forex (em que podes ficar rico em 5 segundos e miserável em 2). :)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por DC » 30/9/2007 21:11

depois de ponderar acho que vou aumentar o capital a investir pra 2500€ e ficar-me por um titulo e aplicar o resto do € num fundo de energias renovaveis.
Não só na bolsa mas tambem na vida não arrisques o necessário na esperança do superfluo.

Registado: 28/8/2007 23:49

por superbem » 30/9/2007 21:10

Eu com esse capital investia numa conta de forex em UK, em que so se paga o spread, estudando bem a AT com as excelentes plataformas que existem como tem a alpari (não queria fazer publicidade mas...).

O contra do forex é que é uma selva bem pior que a bolsa Portuguesa.

Re: Carteira Inicial

por JN » 30/9/2007 19:59

[quote="DC"] apesar de a altura nao ser a ideal achei que seria bom para aprofundar conhecimentos e certamente sofrer com os erros.quote]

Não entendo como se vai iniciar numa altura em que não acredita ser aideal, ainda por cima parece ter muito pouco capital.
Quando se inicia qualquer negócio tem de se acreditar a 100%.

A altura é péssima, se segue os mercados deve saber que estamos a travessar uma fase de claros sinais de se ter formado um topo de longo prazo.

Para aprofundar conhecimentos, aconselho a abrir conta num banco/correctora on-line que possibilite trading virtual. Vai de certo aprender muito até vir a tal altura ideal.

Boa sorte!
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por Pata-Hari » 30/9/2007 19:59

O que eu queria dizer era "principalmente numa fase onde as comissões de bolsa levam grande parte dos ganhos potenciais". E sim, claro, fundos há às montanhas, é preciso escolher.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Cartago » 30/9/2007 19:49

Pata-Hari Escreveu:O que é que vocês têm contra fundos? nos fundos estrangeiros nem se tem comissão de entrada nem de saída (só se tem os 20% sobre a mais valia).

os fundos podem ser uma boa ideia, principalmente na fase em que estamos a construir o nosso capital inicial.

Como já foi dito, € 1300 é pouco para o objectivo em questão, que é abrir várias posições ao mesmo tempo. Uma boa estratégia pode passar por adquirir um fundo (desses que não cobram comissão como a Pata recomendou) e seguir recheando-o até alcançar um patamar melhor.

Mas atenção: há fundo e há fundos! :) O cuidado na escolha de um fundo é o mesmo que se deve ter com a escolha de um cabaz de acções.

por Pata-Hari » 30/9/2007 19:41

O que é que vocês têm contra fundos? nos fundos estrangeiros nem se tem comissão de entrada nem de saída (só se tem os 20% sobre a mais valia).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Sulla » 30/9/2007 19:24

Cartago Escreveu:Uma perguntinha: as tuas opções estão mesmo limitadas ao PSI 20? Não tens interesse em outras praças européias, talvez Espanha, França ou Alemanha?

Saudações

Holanda e Belgica não? Eu gosto do mercado holandês mas sou só um iniciado.

Com 1300 euros é melhor escolher só um título já que as comissões correspondem a +- 1%. Maior percentagem do que esta na minha opinião não vale a pena.

Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por StockGalaxy » 30/9/2007 18:38

DC Escreveu:Entao é assim:
Cartago penso que com este capital nao me deva inserir noutros mercados devido as comissoes ainda mais elevadas, mas porem a sua ideia de investir em apenas um titulo é boa, eu proprio ja tinha pensado nisso mas como sou dos que acredita que uma carteira diversificada tem melhor rendimento/risco. Mas entendo que tal nao se deva aplicar a minha carteira.

MAV8, uso o banco best e la as comissoes sao de 5€ por ordem mas a partir das 20 passa a 3.80€, etc.

Entao voces sao da opiniao que deva investir 1300€ na sonaecom? eu tive a pensar na Suez ou REE mas mudei de ideias.

DC,

Com 1300 Euros aconselho-te a investires num único título senão as comissões vão fazer desaparecer qualquer lucro que consigas fazer.
Melhor ainda é ires fazendo um pouco mais de paper trading enquanto juntas mais uns cobres até teres uns 4000 a 5000 euros no mínimo.

Enquanto não tiveres uma carteira mais recheada aconselho-te a seguires alguns títulos todos os dias a a aperceberes-te dos seus movimentos típicos de modo a detectares bons pontos de entrada.

O Banco que conheço que tem comissões mais baixas no mercado é o Barclays que para este tiupo de valores bobra 3.00 euros + imposto de selo.

boa sorte.

Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por charles » 30/9/2007 18:35

A ter que entrar mesmo eu esperava pelo BCP mais abaixo nos 2.5, JMT 4.00, e para uma "aposta de risco" altri nos 5.00 de ainda maior risco SLB e VAA, estas duas ultimas podem de repente dar um bom salto, no caso do SLB aquela histora da OPA não se fica por ali e a 2.5 é de entrar e esperar, quanto á VAA com um valor tão baixo e com a recuperação que tem feito dos prejuizos de repente dobra (digo eu e assim espero), por outro lado como saber esperar é uma virtude que na bolsa talvez se possa dizer sabedoria, neste momento penso que o melhor mesmo é não fazer nada,em relação a acçoes eu estou á espreita, entretanto vou brincando com uns TW do dax e do Nasdaq, aposto numas subidas mas sempre com muitas cautelas.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por DC » 30/9/2007 18:30

Entao é assim:
Cartago penso que com este capital nao me deva inserir noutros mercados devido as comissoes ainda mais elevadas, mas porem a sua ideia de investir em apenas um titulo é boa, eu proprio ja tinha pensado nisso mas como sou dos que acredita que uma carteira diversificada tem melhor rendimento/risco. Mas entendo que tal nao se deva aplicar a minha carteira.

MAV8, uso o banco best e la as comissoes sao de 5€ por ordem mas a partir das 20 passa a 3.80€, etc.

Entao voces sao da opiniao que deva investir 1300€ na sonaecom? eu tive a pensar na Suez ou REE mas mudei de ideias.
Não só na bolsa mas tambem na vida não arrisques o necessário na esperança do superfluo.

por ccarvalho » 30/9/2007 18:20

amigo, pelo valor do investimento mais vale estar quieto ; se analisares/percentagem das comissões que te cobram pelas compras e vendas, lá se vai o investimento.
a minha humilde sugestão: analisa bem os titulos e junta mais umas massas!
podes ver o histórico das cotações em: www.montepio.pt
boa sorte
cc
cc

Registado: 14/7/2006 14:44

...

por MAV8 » 30/9/2007 18:19

8-) Caro amigo com 1300,00 deves apostar apenas 1 titulo ou no máximo em 2.

Comprar 150,00 de BPI é o mesmo que dizer perdi, vou saber quanto!

Trabalhas com que banco? Qual o valor das comissões?

Menos de 500,00 por transação é suicidio pois começas logo a perder mais de 2% em comissões.

Eu também comecei com esses valores mas entrava sempre com o total da carteira. Se escolheres bem o titulo em que apostas e usares Stops para evitar perdas avultadas podes safar-te caso contrário o mercado come-te vivo.

Bons negocios

Registado: 10/11/2006 10:43

por Cartago » 30/9/2007 18:16

Olá DC, boa iniciativa. Tenho certeza que não irá se arrepender. ;)

Uma perguntinha: as tuas opções estão mesmo limitadas ao PSI 20? Não tens interesse em outras praças européias, talvez Espanha, França ou Alemanha?

Carteira Inicial

por DC » 30/9/2007 18:10

Boas, venho desta forma pedir a vossa colaboraçao.
Apos algum tempo de estudo e pratica decidi iniciar-me finalmente na bolsa, apesar de a altura nao ser a ideal achei que seria bom para aprofundar conhecimentos e certamente sofrer com os erros.
Sendo assim abri os cordoes a carteira e decidi colocar de parte 1300€ para me iniciar, caso tudo corra de forma positiva adicionarei mais capital para investir, caso nao ir prolongar a fase de espera/estudo.

Como tal apos alguma deliberaçao e estudo, decidi que a minha carteira inicial vai ser composta por:

Aproximadamente:
700€ (C.PRAZO) » SONAECOM
250€ (M.PRAZO) » TD
150€ (M.PRAZO) » BPI
200€ liquidos para caso de aparecer alguma coisa agradavel

Entendo que nao é uma carteira muito recheada mas penso que ja da para me ir habituando um pouco ao mercado.

Sendo assim agradecia que dessem o vosso parecer acerca dos titulos, e caso possivel alguem me indicar onde posso ver as cotaçoes historicas de tudos os titulos da euronext lisboa.
Estejam á vontade pra criticar. :oops:

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 68 visitantes