Caldeirão da Bolsa

Cada português paga 3.6 euros mensais à RTP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 9/10/2007 22:52

RTP ‘Repudia’ críticas de Rodrigues dos Santos
Por Margarida Davim
A RTP emitiu, esta terça-feira, um duro comunicado para «repudiar» as afirmações feitas por José Rodrigues dos Santos ao Público sobre a interferência do conselho de administração na linha editorial da informação do canal do Estado

Imprimir
Enviar por mail

O conselho de administração da RTP não poupa críticas a José Rodrigues dos Santos, na resposta ao que diz serem afirmações «falsas» feitas pelo pivot ao jornal Público.

Em comunicado, a administração do canal público de televisão «repudia veementemente» as acusações feitas pelo jornalista – que denunciou alegadas interferências na informação da RTP –, deixando no ar dúvidas sobre a oportunidade das críticas de Rodrigues dos Santos. «A que propósito vem o Sr. Dr. José Rodrigues dos Santos ressuscitar o assunto agora, precisamente agora, numa reportagem que nem sequer era sobre este tema?», interroga-se a administração.

A administração promete mesmo «iniciar os procedimentos legais que as circunstâncias requerem» , por considerar que a entrevista dada ao Público«é prejudicial à imagem da empresa em que é empregado» José Rodrigues dos Santos, pondo em causa o «dever de respeito» deste pivot para com a entidade empregadora.

Para o conselho de administração da estação do Estado, na base das afirmações de Rodrigues dos Santos poderá estar «alguma incomodidade» sentida pelo jornalista «por ter de cumprir horários normais como os demais quadros da empresa».

No documento, pode ainda ler-se que «embora tenha deixado de ser Director de Informação em 2004, o Sr. Dr. José Rodrigues dos Santos continuou a auferir a mesma remuneração que o coloca como um dos quadros mais bem pagos da RTP».

Respondendo ao que considera ser uma «estratégia de vitimização e busca de protagonismo» de José Rodrigues dos Santos, a RTP garante que «se tem pautado pelo escrupuloso cumprimento da lei» na relação com o accionista Estado, recusando a ideia de que o ex-director de informação do canal possa ter recebido qualquer «recado» do conselho de administração para influenciar a sua linha editorial.

margarida.davim@sol.pt

Polémica no canal público
RTP nega suspensão de Rodrigues dos Santos
Por Vítor Rainho e Joana Andrade
Luís Marques, administrador da RTP, revelou ao SOL que «o Sr. Dr. José Rodrigues dos Santos não foi suspenso». O jornalista também não tem conhecimento de qualquer processo disciplinar e afirmou não ter medo do comunicado emitido pelo Conselho de Administração do canal público: «A razão da força pode estar do lado da Administração, mas a força da razão está do meu lado»

Imprimir
Enviar por mail

Questionado pelo SOL sobre a acusação de incumprimento de horários, o jornalista considera que «as referências despropositadas a remunerações e horários revelam o desespero da Administração em desviar o assunto da questão essencial: o órgão regulador da comunicação social deu como provada a interferência da Administração na área editorial».

Luís Marques reiterou que não houve qualquer tentativa por parte da administração de interferir na linha editorial de informação do canal. E que não sabe a razão das declarações do jornalista ao jornal Público, onde este recordava o episódio de 2004 em que a nomeação de um correspondente para Madrid foi decidida pela administração.

Recorde-se que em Novembro de 2004 Rodrigues dos Santos demitiu-se de director de informação da RTP por não concordar com a nomeação de Rosa Veloso para correspondente em Madrid, uma vez que esta estava em quarto lugar no concurso para o cargo.

Numa entrevista ao SOL, publicada em 21 de Outubro do ano passado, José Rodrigues dos Santos afirmava:«A lei define que o director é o responsável exclusivo pela Informação. Entendo que nomear quem faz reportagens para o Telejornal – no Parlamento, numa manifestação que é no Porto, em Freixo de Espada à Cinta, em Madrid, ou em qualquer sítio – faz parte da responsabilidade editorial: é o director quem nomeia».

José Rodrigues dos Santos, na mesma entrevista acrescentava que «nunca pode haver uma nomeação que seja contrária à opinião do director, porque interfere grosseiramente com o texto da lei. Quando isso aconteceu, pensei que tudo era possível. Se o director perde o poder de nomear quem faz reportagens para o telejornal está tudo dito».

Em 2006, José Rodrigues do Santos foi considerado o melhor pivô, segundo um estudo da Obercom. O jornalista afirmou, na altura (31 de Março), ao SOL que acreditava que os portugueses o consideravam um bom profissional por defender a independência da RTP, «mesmo com custos profissionais e pessoais».

vitor.rainho@sol.pt

joana.andrade@sol.pt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por charles » 9/10/2007 19:02

Paionense Escreveu:Já nada me surpreende neste "des"governo!

Desde as pressões feitas aos media, aos sindicatos e nuvens negras sobre os trabalhadores para aceitarem as condições precárias, caso contrário vão para o Desemprego como 8% da população.

Será que teremos aqui um novo Hugo Chavez?

Estaremos novamente na epoca de repressão?

Amo o meu País mas abomino todos os que dele (nós) se aproveitam

Se ele tivesse um pouco de amor proprio tinha-se demitido quando saiu de director de informação.

Quanto ao resto para termos a cereja em cima do bolo só falta mesmo umas cargas policias.
cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Paionense » 9/10/2007 18:07

Já nada me surpreende neste "des"governo!

Desde as pressões feitas aos media, aos sindicatos e nuvens negras sobre os trabalhadores para aceitarem as condições precárias, caso contrário vão para o Desemprego como 8% da população.

Será que teremos aqui um novo Hugo Chavez?

Estaremos novamente na epoca de repressão?

Amo o meu País mas abomino todos os que dele (nós) se aproveitam

Registado: 28/6/2007 16:26

por Keyser Soze » 9/10/2007 17:57

Última Hora Expresso

Imagem

Jornalista vai ser alvo de processo disciplinar
José Rodrigues dos Santos suspenso de funções
O jornalista José Rodrigues dos Santos já não apresentará o Telejornal hoje.

O Expresso sabe que o jornalista José Rodrigues dos Santos foi suspenso de funções e que será alvo de um processo disciplinar que visa o despedimento.

Em causa estão as declarações do pivot numa entrevista ao 'Público' e um artigo publicado no 'Diário de Notícias' sobre o tempo em que foi director de informação da RTP e as interferências governamentais no canal do Estado.

Registado: 8/2/2006 17:32

por rmachado » 11/9/2007 17:38

Pois Paulo.. deve ser isso..

Como diria algúem aqui da minha empresa..

Tou armado em visiónario...

Registado: 24/8/2004 10:42

por PJBM2 » 11/9/2007 16:32

rmachado Escreveu:Ok Keyser... mas ai a culpa é do governo e não da RTP...

Ou seja pq não incluir o rugby?

Para mim o proprio conceito do despacho é estranho.

Bastava um simples, todas as provas onde é representado Portugal por via de federações com o estatuto de utilidade pública são passiveis de transmissão em sinal aberto...
e prontos... ou tou a pensar mal?

Tás a pensar mal porque estás a exigir muito das capacidades intelectuais dos nossos legisladores.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por rmachado » 11/9/2007 15:59

Ok Keyser... mas ai a culpa é do governo e não da RTP...

Ou seja pq não incluir o rugby?

Para mim o proprio conceito do despacho é estranho.

Bastava um simples, todas as provas onde é representado Portugal por via de federações com o estatuto de utilidade pública são passiveis de transmissão em sinal aberto...
e prontos... ou tou a pensar mal?

por PJBM2 » 11/9/2007 15:53

rmachado Escreveu:Keyser não é.. mas é barata. ;)

A questão aqui é mesmo o preço/rendibilidade.

O exemplo que deste da TVI é elucidatório, se a TVI transmite a tourada é por que lucra com isso certo?
Logo a questão aqui será mesmo o preço dos direitos.

Quanto custarão os direitos do Mundial de Rugby a terceira competição mais vista segundo algúem escreveu por aqui?

Este é que é o problema. Ou seja se a RTP não adquiriu os direitos foi por que talvez não tivesse capacidade finaceira para o fazer.. ou querem que tenha mas depois queixam-se do dinheiro que lhe damos?

Mas damos dinheiro e não temos transmissões de jogos onde é representado Portugal. Se tivéssemos essas transmissões, é muito provável que este tópico não teria sido aberto e a polémica deixaria de existir. Assim, pagamos e chupamos no dedo...
Paulo Moreira

por Keyser Soze » 11/9/2007 15:50

e a questão é mais profunda:

o que é "interesse público" ?
quem tem legitimidade para definir "interesse público" ?
quanto de seve gastar com o "interesse público"?

por Keyser Soze » 11/9/2007 15:48

rmachado Escreveu:Ou seja se a RTP não adquiriu os direitos foi por que talvez não tivesse capacidade finaceira para o fazer.. ou querem que tenha mas depois queixam-se do dinheiro que lhe damos?

naa...esta é a posição oficial

"A RTP nada mais podia fazer, uma vez que o râguebi não está incluído nas modalidades de interesse público" mencionadas num despacho ministerial, concluiu Luís Marinho, director de informação da RTP

por rmachado » 11/9/2007 15:45

Keyser não é.. mas é barata. ;)

A questão aqui é mesmo o preço/rendibilidade.

O exemplo que deste da TVI é elucidatório, se a TVI transmite a tourada é por que lucra com isso certo?
Logo a questão aqui será mesmo o preço dos direitos.

Quanto custarão os direitos do Mundial de Rugby a terceira competição mais vista segundo algúem escreveu por aqui?

Este é que é o problema. Ou seja se a RTP não adquiriu os direitos foi por que talvez não tivesse capacidade finaceira para o fazer.. ou querem que tenha mas depois queixam-se do dinheiro que lhe damos?

por Keyser Soze » 11/9/2007 15:32

Em Portugal, segundo sondagem recente, a percentagem de portugueses que não gosta de touradas é de 74,5 % contra 24,7 que ainda gosta (Vd. “Público” de 26.08.02).

já agora, pq q a Tourada é considerada de utilidade pública !?

por Keyser Soze » 11/9/2007 15:14

rmachado Escreveu:Só um aparte...

O rugby foi esquecido pelo estado/governo que não o considerou de utilidade pública logo não passivel de transmissão obrigatória em sinal aberto.

exacto! portanto um ministro é decide o que é o que não é "utilidade pública"!

mas pagar, pagamos todos

Quanto a questão de se transmitir tourada versus rugby... não penso sequer que se possa comparar.
Digamos que o preço é outro. (note-se que tb não gosto de tourada...)

eu não sou contra a tourada, até acho que tem um papel económico-social importante no mundo rural (no sul)

(tal como as corridas de cavalos poderiam ter se as apostas fossem finalmente legalizadas)

creio no entanto que a tourada poderia continuar mas algumas modificações para minimizar o sacrificio do touro

relativamente à emissão na TV, não precisamos de TV Pública, a TVI (privada) por ex tb transmite touradas

curiosamente na Espanha a TVE vai deixar de trasmitir touradas

por rmachado » 11/9/2007 15:02

Só um aparte...

O rugby foi esquecido pelo estado/governo que não o considerou de utilidade pública logo não passivel de transmissão obrigatória em sinal aberto.

A isto acresce a questão dos direitos de transmissão que não são baratos e que a SportTV comprou, e que devido a já ter vários compromissos comerciais não os disponibilizou a RTP.

Quanto a questão de se transmitir tourada versus rugby... não penso sequer que se possa comparar.
Digamos que o preço é outro. (note-se que tb não gosto de tourada...)

por atomez » 11/9/2007 14:51

Muito pior que isso são os comboios!

A CP mais a REFER têm um prejuízo diário de mais de 1 milhão de €€€

Que são pagos pelos nossos impostos, claro...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Keyser Soze » 11/9/2007 14:32

"A RTP nada mais podia fazer, uma vez que o râguebi não está incluído nas modalidades de interesse público" mencionadas num despacho ministerial, concluiu [Luís Marinho, director de informação da RTP] - edição online do semanário Sol.

Os direitos são da Sport TV, a modalidade não está incluída no interesse público que certo despacho ministerial baliza, e pronto – não há râguebi para o povo. Notem: quem assinou o tal despacho ministerial é que sabe o que é interesse público e o que não é. Para ele, uma equipa amadora de râguebi chegar ao campeonato do mundo não é interesse público. E se ele diz que não é interesse público, então não é definitivamente interesse público. Querem que vos dê um exemplo daquilo que é indiscutivelmente interesse público? Ora, deixem cá ver… Já sei: as corridas de toiros que a RTP transmite.

Se os contribuintes quiserem ver os jogos da selecção portuguesa de râguebi (que é financiada com os impostos), podem sempre aderir ao plano não-sei-quê da TV cabo. Parece mentira, mas depois de pagar a RTP e a selecção de râguebi, o contribuinte ainda tem de pagar para ver os jogos.

Temos de ir levantar as orelhas de burro à Loja do Cidadão ou podem enviá-las por correio?

http://lobi.blogs.sapo.pt/

por charles » 11/9/2007 14:07

Então ainda é pior, eu pensei que o roubo era só de sacristia e afinal é de igreja :mrgreen:

cumpt
Cumpt

por nunofaustino » 11/9/2007 11:53

As contas estão mal feitas e cada pessoa activa paga 3.6€/mês.

Vou alterar o titulo do post para as coisas ficarem correctas e não haver equívocos.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

as

por macumba » 11/9/2007 11:47

contas estão mal feitas!

pagamos muito mais,pois as contas devem ser feitas por lar!

em cada lar há em média várias pessoas activas!

é só ****** e tachos(cada vez maiores) neste pais!

Registado: 7/2/2006 1:25

por charles » 11/9/2007 11:43

Paulo Moreira Escreveu:
charles Escreveu:O que eu acho anti democratico, e mesmo qui cá ilegal é o facto de cobrarem esse valor no recibo da luz, ou seja eu digo com todas as letras o nosso ESTADO rouba os cidadãos de forma descarada e os cidadãos nada podem fazer para recusar pagar esta taxa encapotada.

Lei elaborada pelo Morais Sarmento.

cumpt

Pois eu acho isto precisamente um abuso do estado, pois eu pago mensalmente ao operador de cabo que me fornece um pacote de canais no qual se inclui a RTP. No fundo, estamos a pagar 2 vezes.

Não esquecer que nessa taxa parte vai para a rádio, mas sempre podemos pedir isenção por escrito, os pressupostos para essa isenção são hilariantes, e foram pensados de ma fé para ninguem escapar, teriamos de consumir menos de 400 kw ano, ora só consome menos que este valor, eu diria quem não tem luz em casa :mrgreen: :evil: , portanto o mesmo é dizer que o lesgilador encurralou as pessoas para que todos pagassem.

cumpt
Editado pela última vez por charles em 11/9/2007 11:49, num total de 1 vez.
Cumpt

por PJBM2 » 11/9/2007 10:48

charles Escreveu:O que eu acho anti democratico, e mesmo qui cá ilegal é o facto de cobrarem esse valor no recibo da luz, ou seja eu digo com todas as letras o nosso ESTADO rouba os cidadãos de forma descarada e os cidadãos nada podem fazer para recusar pagar esta taxa encapotada.

cumpt

Pois eu acho isto precisamente um abuso do estado, pois eu pago mensalmente ao operador de cabo que me fornece um pacote de canais no qual se inclui a RTP. No fundo, estamos a pagar 2 vezes.
Paulo Moreira

por charles » 11/9/2007 10:24

O que eu acho anti democratico, e mesmo qui cá ilegal é o facto de cobrarem esse valor no recibo da luz, ou seja eu digo com todas as letras o nosso ESTADO rouba os cidadãos de forma descarada e os cidadãos nada podem fazer para recusar pagar esta taxa encapotada.

cumpt
Cumpt

por celso » 11/9/2007 10:19

yep, parece q ta tudo 10x. 3.6 eur/mÊs pra RTP... ainda assim... privatizem isso tudo já :D.
The glass is neither half full nor half empty, it is the wrong size.

Registado: 8/11/2006 22:46

por jp3 » 11/9/2007 9:30

Ou seja.. Tipo TV-Cabo mas só com dois canais... :evil: :evil: :evil:

Registado: 8/11/2005 23:46

por Keyser Soze » 11/9/2007 9:26

as contas dos jornalistas estão mal feitas
(entretanto já foram corrigidas)

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1 e 104 visitantes