Caldeirão da Bolsa

momentos perigosos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Carlosmgm » 8/9/2007 17:08

Mais um potencial gatilho:
http://www.******.com/forum/viewtopic.php?t=11065

Só para lembrar que segundo li num artigo o banco chines que registou um recente IPO/OPV terá tido/ou terá um prejuizo de 9 mil milhoes de euros (valor a merecer confirmação) no subprime americano. Com tanta liquidez que tinha, acabou por comprar o que havia no mercado, e deu no que deu.

Por isso, cautela pessoal.

Registado: 15/2/2006 22:41

por Carlosmgm » 8/9/2007 16:50

por lutav » 8/9/2007 15:37

só agora pude vir aqui;

tambem me parece que o crash de 29, requer alguma imaginacao para ser comparado com o de 87 (se calhar, até fazia mais sentido comparar com as dot.com de 2000, PRincipalmente em termos de fundamentais e excesso de euforia, e autentico desacerto, entre cotacoes e fair value das empresas....)

o que me fez impressao, foi mesmo algumas semelhanças entre 87 e 2007, isto ao nivel do "gatilho financeiro" para o inicio de 1 correcao forte....

(espero ter-me explicado bem :oops: )

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

por vitor79 » 8/9/2007 11:45

Boas, vou ficar a espera, Obrigado.
Quanto ao saber-mos se a pressão vendedora está a secar ou não, talvez o melhor seja um gráfico intraday, não?
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Carlosmgm » 8/9/2007 11:24

Eheh, Obriagado Arnie :lol:
Aproveita amanhã para ires a praia.

Segunda feira veremos. Vamos indo e vamos vendo.

por arnie » 8/9/2007 10:59

carlosmgm Escreveu:Já agora e para os mais entendidos de AT (Arnie ? :lol: ): os volumes dos indices americanos foram, ontém, maiores que os dos dias anteriores, se não me engano. Não será sinal de que a força vendedora estará novamente a crescer ? ou esse sinal precisará de ser confirmado nas próximas secções ? Agradeço opiniões sobre este assunto.

Sim, o aumento de volume é indicativo que existe e/ou existiu oferta à medida que o indice foi fazendo novos minimos neste downswing.

A questão é sempre a mesma, no final dia perceber se esse aumento de volume "secou" por agora essa mesma pressão vendedora deixando espaço para uma recuperação no dia seguinte ou ainda existe suficiente pressão para que no dia seguinte o indice continue o movimento, neste caso, de queda.

Não nos podemos esquecer que estamos com 3 dias de queda e com uma amplitude identica à anterior, podendo este facto trazer algum suporte ao indice.

Bem, dito isto, acho que acabei de fazer o update semanal que tava a preparar para amanhã :P

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 8/9/2007 10:50

carlosmgm Escreveu:Bom dia Arnie,
Respeito tanto as tuas análises que não quero por em causa as tuas conclusões. Apenas colocquei este link porque quando o vi achei curioso as semelhanças "técnicas/gráficas" existentes. Acho que o analista desse link apenas quis alertar para as semelhanças técnicas e mais nada. Claro que as implicações reais (na economia real) de um crash dessa dimensão é dificil de prever, ainda mais nesta fase em que o assunto do "subprime", em meu entender, anda numa grande embrulhada e muito mal contado. Penso, volto a dizer penso, que o "buraco" é grande e que os Grandes estarão a aguentar os mercados para tentar vender activos a estes preços para quando "estoirar" de vez os assuntos com dados mais concretos, os prejuízos já terão sido minorados.

É apenas uma simples e mera opinião de quém va lendo uns artigos na Bloomberg, FT, Economist e, claro, no Caldeirao.

Abraços e beijinhos.

Carlos

Não quis de maneira nenhuma criticar o teu post com o link. Até agradeço pois é sempre bom ler/ver outras opiniões.

Apenas acho que tecnicamente falando ele foi muito pouco preciso. Em termos de fundamentais acho que ele refere sobre a situação de 1929 e a actual. Eu aí nada digo pois em termos fundamentais economicos sou um completo zero à esquerda :oops:

No entanto espero que os bancos centrais em 78 anos tenham aprendido algo :pray:

Vitor, o update semanal apenas será feito durante o dia de amanhã.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Carlosmgm » 8/9/2007 10:50

Já agora e para os mais entendidos de AT (Arnie ? :lol: ): os volumes dos indices americanos foram, ontém, maiores que os dos dias anteriores, se não me engano. Não será sinal de que a força vendedora estará novamente a crescer ? ou esse sinal precisará de ser confirmado nas próximas secções ? Agradeço opiniões sobre este assunto.

por vitor79 » 8/9/2007 10:40

Boas, é assim eu não estou Bull de olhos fechados.
Tenhos os meus stopp losses 15% do maximo desde que adquiri as acções que é o que o que faço em Bull Market.

Mas a questão destes videos é a seguinte, quantas vezes tivemos padrões destes que depois não se vieram a confirmar? eu pessoalmente nao sei, mas parece-me que terão sido mesmo muitas as vezes em que isso aconteceu, não?

A minha questão continua a sr a da psicologia de massas, está tudo a sair porque os números são mesmo muito maus, ninguem está confiante e isso parece-me um sinal de fora de Bull Market e não o contrário, claro que posso estar enganado.
Existem sempre três hipoteses no mercado, ou sobe ou desce ou lateraliza.

mas será que existe aqui algum sociologo que seja capaz de nos esclarecer melhor e de fazer a comparação com outros momentos similares a este.

Obrigado.

PS: Arnie, já agora podias actualizar a tua leitura do SP com os dados novos que foram saindo ao longo desta semana, obrigado.

por Carlosmgm » 8/9/2007 10:37

Bom dia Arnie,
Respeito tanto as tuas análises que não quero por em causa as tuas conclusões. Apenas colocquei este link porque quando o vi achei curioso as semelhanças "técnicas/gráficas" existentes. Acho que o analista desse link apenas quis alertar para as semelhanças técnicas e mais nada. Claro que as implicações reais (na economia real) de um crash dessa dimensão é dificil de prever, ainda mais nesta fase em que o assunto do "subprime", em meu entender, anda numa grande embrulhada e muito mal contado. Penso, volto a dizer penso, que o "buraco" é grande e que os Grandes estarão a aguentar os mercados para tentar vender activos a estes preços para quando "estoirar" de vez os assuntos com dados mais concretos, os prejuízos já terão sido minorados.

É apenas uma simples e mera opinião de quém va lendo uns artigos na Bloomberg, FT, Economist e, claro, no Caldeirao.

Abraços e beijinhos.

Comparar 1929 com 1987?

por arnie » 8/9/2007 10:29

Epa, comparar o crash de 1929 com o de 1987 não será abusar um pouco do sentimento bearish? Xiça :shock:

O crash de 1929 propriamente dito durou 2 meses com uma queda de 98%.
O crash de 1987 propriamente dito durou os mesmos 2 meses mas com uma queda de 70%.

O crash de 1929 trouxe uma recessão economica que provocou uma queda total de 850% em pouco menos de 3 anos.
O crash de 1987 de recessão economica não trouxe nada.

Foram necessários 25 anos para que o DOW fizesse novos maximos historicos acima dos maximos de 1929.
Foram necessários 2 anos para que o DOW fizesse novos maximos historicos acima dos maximos de 1987.

Resumindo, se querem comparar os crashes de 1929 e 1987 é bom que especifiquem bem essa comparação. Uma coisa é dizer que uma projecção para um novo crash no futuro trará no minimo 2 meses de queda aos mercados até que se forme um qualquer tipo de fundo, pois foi o que sucedeu em 1929 e 1987, outra coisa é uma comparação geralizada, quando em 1929 trouxe uma recessão economia e em 1987, como já se disse, nada que se parecesse com isso.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por lutav » 8/9/2007 10:22

carlosmgm Escreveu:Bom dia Vitor,
Olha para este link.
http://www.youtube.com/watch?v=xKBM8Q_w0wg
Cumps.

:shock:

(ja vi com toda a certeza, argumentacoes piores; e se calhar, o Greespan, nao está tao senil como o vendem, nem tao vendido à consultora para onde trabalha... convem mesmo, andar em cima disto..)

thks pelo link :)

Registado: 22/9/2006 22:36

por Carlosmgm » 8/9/2007 10:17

Bom dia Fernando,
Não tens nada que agradecer. Tamos todos aqui para nos informarmos, nos colocarmos o máximo de informação e opiniões para que cada um de nós possa tirar as suas conclusões e decisões de forma convicta.

Pessoalmente, tirando algumas REN´s que tenho ao abrigo da tranche de pequenos subscritores, não tenho nada. Esta agitação, digo volatilidade e incerteza, não me agrada pelo que prefiro, de momento, ver de fora.

Cumprimentos e bom fim de semana.
Carlos

por fernandovet » 8/9/2007 9:28

Bom dia a todos,

De facto esse video, carlosmgm, dá que pensar :!: No entanto ESPERO que o mercado saiba reagir antes de fazer novos mínimos mensais ou caso contrário vendo tudo de uma assentada só...Entrei em várias empresas esta 6ª feira e posso sair delas sem grande dor. Uma coisa é certa na 2ªfeira é possível que venda parte!

Obrigado pelo vídeo

Fernandovet
Um abraço e bons negócios

Fernandovet

Registado: 11/2/2004 12:57

por Carlosmgm » 8/9/2007 8:33

Bom dia Vitor,
Olha para este link.
http://www.youtube.com/watch?v=xKBM8Q_w0wg
Cumps.

por vitor79 » 8/9/2007 8:29

Olá, em primeiro lugar obrigado por tantas paticipações.

Ulisses, ao olhar para o gráfico do SP não te parece que está lá um H&S invertido e que já estamos na fase ascendente?

Depois gostaria de realçar novamente que é todo este pessimismo que se vê no forum em geral e neste post em particular que me diz para ser mais positivo.
Pois parece-me que existe nese momento muita liquidez avida de poder entar no mercado aos minimos sinais de estabilidade,não acham?

E também me parce que das outras vezes, tipo 87, 98, 2000 que não houve este tipo de preocupações, pois todos achavem que isto só podia ter um caminho para cima, mas aqui gostava de ter confirmação dos mais experientes, pois mesmo em 2000 era muito novo para ainda me lembrar bem da situação, apesar de a ter vivido.

Obrigado.

por carlosbr3131 » 7/9/2007 21:24

Alerto para alguns factores,
neste momento nao existe analise tecnica viavel pois o mercado anda ao sabor das noticias e dos acontecimentos. historicamente o dia 11 de setembro e os dias anteriores sao negros, logo o mais provavel é mantermos as perdas ate esse dia. ou muito me engano ou em breve teremos o DAX nos 7000 pts, mas depois.........
A banca tem actualmente perdas enormes em determinados investimentos e sera extactamente no mercado que ira atenuar essas perdas. o mercado vais cair e bem, todos vao desacreditar e nos ultimos 3 meses fara um rali tremendo batendo maximos no final do ano. mas nao podemos ser gulosos porque o 2008 e logo no inicio teremos a verdade sobre as perdas das instituiçoes financeiras e os mercados vao reagir forte e feio.
cumps

Registado: 9/1/2006 11:42

por Branc0 » 7/9/2007 20:50

Sulla Escreveu:Saudações

Será, na vossa opinião, uma eventual descina na taxa pelo Fed o "urseiro" que mate o urso(e que leve as duas orelhas e o rabo!) e que permita uma nova fase de trending market p´ro lado do touro?
Estará, neste momento, já "descontada" nos mercados uma eventual não subida da dita, malograda e muito afamada taxa?
As minhas respostas são:
1ª- Num facideia!
2ª- Na minha "verde" e inexperiente opinião...sim...acho eu...é gajo p´ra isso...

Cuprimentos

Interrompi hoje as minhas férias para dar aqui um pulinho ao caldeirão. Láse foi mais 1% do meu capital mas continuo dentro e confiante que segunda feira isto recupera um pouco.

Quanto ao FED penso que o mercado já assimilou a baixa em 0.25% ... duvido que o FED dê mais que isso para já mas vamos ver... também não vamos lá só pelas taxas (acho eu).
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Sulla » 7/9/2007 20:48

Saudações

Será, na vossa opinião, uma eventual descina na taxa pelo Fed o "urseiro" que mate o urso(e que leve as duas orelhas e o rabo!) e que permita uma nova fase de trending market p´ro lado do touro?
Estará, neste momento, já "descontada" nos mercados uma eventual não subida da dita, malograda e muito afamada taxa?
As minhas respostas são:
1ª- Num facideia!
2ª- Na minha "verde" e inexperiente opinião...sim...acho eu...é gajo p´ra isso...

Cuprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Alvo » 7/9/2007 19:01

Se vires o inicio do tópico verás que nos estamos a referir aos mercados europeus/americanos.
Mas mesmo nesses exemplos como o chinês e o japonês, verás que de ciclo a ciclo, as coisas vão evoluíndo.
É evidente que no caso do mercado chinês, eles estarão ainda numa fase pela qual os mercados ocientais já passaram e parece que afinal tudo é igual porque eles vão voltar a cometer os mesmos erros que nós já cometemos; mas isso é comparar o presente deles com o nosso passado, e não é assim que se mede a evolução- é comparando o passado e o presente do mesmo mercado.

Registado: 22/3/2005 23:59

por rnbc » 7/9/2007 18:21

Alvo Escreveu:Apesar de achar que ainda não estamos no fim do bull, ninguém esteja à espera que quando chegar ao fim atinja os níveis de irracionalidade de 2000: é que os mercados evoluem, e além dos movimentos serem cada vez mais rápidos, os mercados também são cada vez mais eficientes porque a informação chega cada vez a mais gente e ao mesmo tempo.

Os mercados evoluem, mas os particupantes em média nem por isso, pelo que discordo.

Um exemplo disso são as euforias com algumas empresas de energias renováveis, cujo real valor é tão alto como boa parte das dot.coms, ou seja, anda próximo de zero, mas são transacionadas a preços altos.

Um contra exemplo prende-se com mercados imaturos, como o chinês, em que os intervenientes tipicos ainda não ganharam calo e portanto há uma proporção maior de neófitos do que noutros mercados já mais maduros. Nesse caso especial (vulgo emergentes) penso que o primeiro ciclo pode ser bem mais violento, tanto em subida como em descida, e o segundo ciclo eventualmente também.

Outro contra exemplo prende-se com mercados onde as condições económicas de muito longo prazo mudaram radicalmente e de forma rápida, como aconteceu no japão nas últimas décadas do século, o que gerou o enorme bull com pico em 1989.

É minha opinião que havendo 1-2 ciclos completos de longo prazo num mercado e sem haver alterações sociais e estruturais na economia este atingiu a maturidade e a partir daí deixa de haver essa tal evolução de que falas. O mercado torna-se um sistema estável em termos de entradas/saídas de participantes.
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por Alvo » 7/9/2007 17:47

artista Escreveu:Como já disse algumas vezes acho que o mercado ainda não atingiu o extremo da euforia, longe disso, logo estou convicto que ainda não atingiu os máximos deste Bull Market... Ainda assim, no curto prazo, a tendência é de baixa e é melhor esperar por uma situação mais favorável para voltar a entrar no mercado!

Bons negócios

Apesar de achar que ainda não estamos no fim do bull, ninguém esteja à espera que quando chegar ao fim atinja os níveis de irracionalidade de 2000: é que os mercados evoluem, e além dos movimentos serem cada vez mais rápidos, os mercados também são cada vez mais eficientes porque a informação chega cada vez a mais gente e ao mesmo tempo.

Registado: 22/3/2005 23:59

por artista_ » 7/9/2007 17:20

Como já disse algumas vezes acho que o mercado ainda não atingiu o extremo da euforia, longe disso, logo estou convicto que ainda não atingiu os máximos deste Bull Market... Ainda assim, no curto prazo, a tendência é de baixa e é melhor esperar por uma situação mais favorável para voltar a entrar no mercado!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Humm...

por joao4702 » 7/9/2007 17:16

Há uma questão que me inquieta.

1º. Depois de uma correcção algo acentuada em Agosto, o mercado recupera com volume acima da média (móvel);
2º Tão depressa recuperou que não aguentou a força dos ursos e as noticias têm sido levadas à letra com receios crescentes que o crescimento económico abrande naquele país em que cada empresa vale pelo Psi 20.
3º. Quedas com aplitudes exageradas e subidas com amplitudes muito curtas. Isto quer dizer que o medo instalou-se e bem!
4º A questão dos volumes que o Marco António falou há pouco faz sentido mas hoje a teoria parece ter rumado para o inverso...mas só se confirma com mais 1/2 sessões.
5º. PER's historicamente baixos não significam boas oportunidades de compra. Razão: os investidores antecipam quedas nos lucros a longo prazo por isso o mercado está a descontar esse factor no presente. Hoje podemos dizer que os PER's estão baixos mas na realidade isso não faz com que todos desatem a comprar...é irracional este pensamento e espero que ajude a todos a por isto de lado.

Fechei todas as posições hoje porque na realidade os receios materializam-se dia após dia pelas noticias que vão saindo. Não me importa os resultados que as empresas apresentem no curto prazo porque não é isto que está a mecher com as cotações nem vai mecher tão cedo.

Abraço.

Registado: 21/9/2006 10:04

por

por macumba » 7/9/2007 16:33

acaso foi ao contrário hoje! :!:

os ursos entraram loucos e puxaram os indices às profundezas dos infernos! :twisted: :shock:

os touros nem esboçaram qualquer reacção de levar isto para cima!

nota-se no entanto um perder de força,um esvaziar por parte dos ursos! :|

o medo é muito grande(demasiado),como se nota(claramente) na divergência do vix com o spx,de modo que penso que o caminh é para cima,e sem os touros precisarem forçar:vamos lá a ver se não estou enganado,e se a divergência que assinalei é suficiente :?:

Registado: 7/2/2006 1:25

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Musus e 153 visitantes