Cofina : Quando os lucros escondem uma realidade bastante difícil,
O inquestionável controlo de custos, trimestre a trimestre esconde uma realidade cada vez mais evidente e que se traduz na fraca performance do seu ativo principal, o Correio da manhã
A quebra de receitas de circulação e de publicidade ma ordem dos 5% no trimestre, são reveladores da dificuldade daquele produto ser rentabilizado por via digital e não é pelo facto do grupo não saber tirar proveito dessa área-
A questão principal, centra-se no seu posicionamento perante o mercado e o perfil dos seus consumidores, fazem com que o crescimento do digital seja feito de forma mais lenta, não compensando a quebra de receitas do Jornal / revistas impressas,
Por outro lado , a área de televisão, apesar do destaque dado ao crescimento da publicidade, é revelador das dificuldades de captação de receitas nesta área. Assumindo uma quota de 4,4% , deveria representar quase 20% das receitas de publicidade da SIC,, números que revelam as dificuldades de crescimento reais do negócio de televisão como está.
Neste contexto, a compra da TVI é, na realidade, a Boia de salvação do grupo uma vez que o negocio tradicional não consegue inverter a tendência clara de declínio acelerado das suas receitas tradicionais !
Mas, o crescimento significativo do endividamento do grupo e os pesados investimentos que terão de ser realizados, num ambiente de fortes quebras de receitas e de resultados (possibilidade de prejuízos na TVI não compensados pela área de rádio), revela um panorama a curto / medio prazo , bastante difícil.
Com a Boia de salvaçáo cheia de furos, será um desafio de enormíssima dificuldade e a prazo bastante longo, aquele que esta excelente equipa de gestão, terá de enfrentar !
http://www.cofina.pt/~/media/Files/C/Co ... 9resPT.pdfBons negocios
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