Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cofina - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cofina - Tópico Geral

por ZéManuel » 8/11/2023 23:43

Pois é Álvaro.
Eu andei à margem não ganhei nada nesta história da Cofina, andei metido noutras e não tive oportunidade de tirar uns trocos na Cofina.
Parece que o assunto está encerrado, ou haverá alguma novidade para os detentores de ações?
 
Mensagens: 674
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/11/2023 23:37

Zé Manel, mas o que é que isso tem que ver com a Cofina? Zero. A Cofina vendeu tudo isso. A cofina agora é o dinhero que apurou nas vendas, nada mais. Por agora nem considero empresa.
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por ZéManuel » 8/11/2023 23:31

 
Mensagens: 674
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/11/2023 23:26

Não disse que era drama, perguntei quem pagava. E agora pergunto: o que é então a Cofina? :-k
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 8/11/2023 22:58

O Álvaro vai já aparecer a dizer que os 1250€ são um drama , e que irá cair para os 0.30€ .

Gostei da atitude .
 
Mensagens: 220
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por novato » 8/11/2023 22:06

 
Mensagens: 433
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por SalvaFP » 8/11/2023 20:03

Venda concretizada
 
Mensagens: 220
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 8/11/2023 11:58

Àlvaro Escreveu:Continua perigosa, veremos se os índices se aguentam, mas só mais perto de 0.03 poderá fazer um pico para cima. Nada que lhe altere muito o destino de empresa zombie. A recessão na Europa foi o pior que podria ter acontecido à Inapa. :shock:


até te trocas , nem que seja para dizer m**** .
 
Mensagens: 220
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/11/2023 10:31

Continua perigosa, veremos se os índices se aguentam, mas só mais perto de 0.03 poderá fazer um pico para cima. Nada que lhe altere muito o destino de empresa zombie. A recessão na Europa foi o pior que podria ter acontecido à Inapa. :shock:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Cofina - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 7/11/2023 19:18

Se os 40 cêntimos não aguentarem a cotação já vão existir perdas consideráveis.
 
Mensagens: 1213
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Cofina - Tópico Geral

por SalvaFP » 7/11/2023 17:54

quantos funcionarios.....quase tudo cofina media será !
 
Mensagens: 220
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 7/11/2023 17:40

Os juros? talvez... enquanto quem comprou não falar sobreo novo negócio da Cofina não creio que vá a verde. :shock:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 7/11/2023 16:03

Àlvaro Escreveu:Salva, olha o histórico. Já agora uma questão: quem paga aos funcionários da Cofina?



Sim porque esses funcionários recebem milhões por ano...

Só o o dinheiro que vão ficar em carteira a render juros deve dar para esse custo...

Mas sim tu és o Alvaro...voltaste hoje a este tópico....hoje por acaso.... ehehe .
 
Mensagens: 220
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 7/11/2023 15:05

Salva, olha o histórico. Já agora uma questão: quem paga aos funcionários da Cofina?
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por SalvaFP » 7/11/2023 10:04

o valor da cotação reflete uma derrota em todos os processos que a cofina possa ter,,,..e uma incerteza na capacidade de investir..

Será normal umas vendas esporádicas de quem não quer esperar...julgo ser um valor seguro...talvez a melhor acção para entrar e ficar em 2024

Continuo a achar que podemos ter uma entrega aos accionistas de 10M entre dividendos e recompra acoes proprias...
 
Mensagens: 220
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 7/11/2023 9:55

Talvez o grupo core tenha sempre a rede “cá em baixo” para absorver vendas que ocorram, e assim vão reduzindo a sua futura necessidade de compra.

O próximo trigger penso que agora será a resolução da arbitragem dos 10 milhões, se bem me recordo seria neste trimestre. Até lá não deve mexer muito, de facto
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 7/11/2023 9:45

Tenho dificiuldade em perceber como é que aidna há tanta troca de mãos .

Dá ideia que são sempre as mesmas em circulação .
 
Mensagens: 220
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por SalvaFP » 1/11/2023 11:49

Concordo em parte,,,
Acho que distribuir 10M aos acionistas não enfraquece a empresa....tudo em dividendo. ou parte em dividendo e parte e recompra de acoes próprias,,,

Quanto a um novo negocio, julgo que será na sector da energia ou telecomunicações, e poderá implicar a entrada de parceiro via aumento capital...

julgo que tem tudo para valorizar
 
Mensagens: 220
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Cofina - Tópico Geral

por Opcard » 1/11/2023 11:22

Vendo o passado muitos acreditam que vão partir para um projecto ganhador, mais que a oportunidade há algo que falta em Portugal e na Europa .

Quando vejo uma empresa a comprar ações próprias fico com má impressão da gestão mostram não ter capacidade para investir .

Quando ouço a explicação dessas líderes compreendo para novos projetos são necessários pessoas , o absentismo dos de baixo a falta de quadros capazes é hoje um drama a queda de produtividade é uma realidade , estou com muita curiosidade para saber o que vai acontecer mas palpites só depois do jogo .
 
Mensagens: 4357
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 1/11/2023 10:51

Eduardo R. Escreveu:
SalvaFP Escreveu:que melhor negocio podem encontrar no curto prazo do que comprar ações proprias com um desconto de pelo menos 40%


Tenho andado a pensar sobre os diferentes cenários que poderão materializar-se a partir da venda da Cofina Media. Academicamente, uma recompra de ações seria a melhor decisão porque a empresa estaria a comprar um ativo por um preço significativamente abaixo do seu valor real. Mas seria a decisão que melhor maximizaria o valor da empresa?

O que eu acho que não vai acontecer:
Recompra de ações e, talvez, até dividendos - se pensarmos bem, uma recompra de ações era uma boa oportunidade para os pequenos acionistas venderem as suas posições especulativas a um preço razoável no imediato. Mas para os acionistas que controlam 70% da empresa, esses ficariam com uma posição ainda mais concentrada e com uma empresa com menos recursos financeiros. Menos recursos financeiros por distribuição de cash significa menos recursos para reinvestir. E uma posição mais concentrada significa que a ação se torna ainda menos líquida do que aquilo que tem sido.

O que eu acho que irá acontecer:
O mercado atribui um valor baixo à empresa porque esta não é suficientemente líquida (ou grande) para atrair smart money. E o dumb money (nós, pequenos investidores individuais) estava na expectativa de ver uma liquidação da SGPS e, dada a incerteza sobre o que irá acontecer, manteve sempre uma distância confortável sobre o valor real da empresa, que é uma função simples do cash que tem em mãos. No entanto, acredito que este cash vale muito mais nas mãos daquele grupo do que na nossa. Vejamos alguns exemplos do modus operandi dos últimos ~15 anos:

- Numa altura em que o preço do papel estava muito em baixo e que o futuro das fábricas de celulose era incerto em Portugal, lançaram-se na compra de uma fábrica de papel a preço de saldo a partir da Cofina (Caima, a valer ~75M na altura da OPA), e aproveitaram o turnaround para gerar cash e dívida para comprar outras duas - daqui saiu a Altri que vale ~1b em bolsa;
- Quando a Cofina valia apenas cerca de 50M no mercado, lançaram-se numa operação financeira para engolir um elefante - com aumento de capital de 85M e dívida financeira de ~70M, iam comprar a Media Capital e formar um grande grupo de media em Portugal, próximo da dimensão da Impresa;
- Em 2005 e via Altri, compraram 50% de uma central de biomassa à EDP por 7.5M; uns anos depois, percebendo a euforia dos mercados em relação ao empresas de renováveis, fez o seguinte: foi buscar um dos CEOs mais bem sucedidos a nível mundial na área (Manso Neto), comprou os outros 50% da central è EDP (55M), absorve parte da operação de uma empresa polaca (V-Ridium), aumentou capital através da dispersão da bolsa e endividou-se para começar a adquirir ativos por esse mundo fora - a empresa vale ~850M e já valeu 1.5b no pico da valorização;

Este mesmo grupo vai ter agora à volta de 75M em mãos para gastar (pode ser mais, pode ser menos), numa altura em que as economias europeias estão a arrefecer e os mercados financeiros em queda. Sabendo o quão ambiciosos e capazes eles são, e a enorme experiência industrial, parece-me mais ou menos claro que vão tentar atacar um alvo grande. Se juntarem a esses 75M outros tantos de dívida financeira, eventuais aumentos de capital e a possibilidade de fazer aquisições parciais (receita da Greenvolt), parece-me que existe aqui potencial para ter uma empresa a valer múltiplas vezes aquilo que valeria hoje se distribuisse toda a liquidez que tem. Adicionalmente, nesse caso, teriam também aqui capacidade de colocar a Cofina no ex-PSI20, o que traria outra flexibilidade à gestão das suas posições acionistas na empresa.


Eduardo, interessante análise.

O ponto mais relevante, a meu ver, é que 75m é muito pouco para novos voos/investimentos, mesmo alavancando-os com aumento de capital a 100 ou 150%. Como nos media não acredito (não concorreriam com 3 deles do grupo core e não há ativos interessantes disponíveis), sobrariam setores industriais, a especialidade do grupo, e para isso quer a Altri quer a … Ramada seriam veículos suficientes com o cash que libertam. Nem falo da Altri, mas só a Ramada distribuiu mais de 20m em dividendos no ano passado, e tem sido consistente.

Por isso acredito na liquidação como cenário mais provável. Entretanto podem ir comprando as ações que conseguirem, daqui a uns meses opam para arrebanhar o resto e fecham portas.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por Eduardo R. » 1/11/2023 10:32

SalvaFP Escreveu:que melhor negocio podem encontrar no curto prazo do que comprar ações proprias com um desconto de pelo menos 40%


Tenho andado a pensar sobre os diferentes cenários que poderão materializar-se a partir da venda da Cofina Media. Academicamente, uma recompra de ações seria a melhor decisão porque a empresa estaria a comprar um ativo por um preço significativamente abaixo do seu valor real. Mas seria a decisão que melhor maximizaria o valor da empresa?

O que eu acho que não vai acontecer:
Recompra de ações e, talvez, até dividendos - se pensarmos bem, uma recompra de ações era uma boa oportunidade para os pequenos acionistas venderem as suas posições especulativas a um preço razoável no imediato. Mas para os acionistas que controlam 70% da empresa, esses ficariam com uma posição ainda mais concentrada e com uma empresa com menos recursos financeiros. Menos recursos financeiros por distribuição de cash significa menos recursos para reinvestir. E uma posição mais concentrada significa que a ação se torna ainda menos líquida do que aquilo que tem sido.

O que eu acho que irá acontecer:
O mercado atribui um valor baixo à empresa porque esta não é suficientemente líquida (ou grande) para atrair smart money. E o dumb money (nós, pequenos investidores individuais) estava na expectativa de ver uma liquidação da SGPS e, dada a incerteza sobre o que irá acontecer, manteve sempre uma distância confortável sobre o valor real da empresa, que é uma função simples do cash que tem em mãos. No entanto, acredito que este cash vale muito mais nas mãos daquele grupo do que na nossa. Vejamos alguns exemplos do modus operandi dos últimos ~15 anos:

- Numa altura em que o preço do papel estava muito em baixo e que o futuro das fábricas de celulose era incerto em Portugal, lançaram-se na compra de uma fábrica de papel a preço de saldo a partir da Cofina (Caima, a valer ~75M na altura da OPA), e aproveitaram o turnaround para gerar cash e dívida para comprar outras duas - daqui saiu a Altri que vale ~1b em bolsa;
- Quando a Cofina valia apenas cerca de 50M no mercado, lançaram-se numa operação financeira para engolir um elefante - com aumento de capital de 85M e dívida financeira de ~70M, iam comprar a Media Capital e formar um grande grupo de media em Portugal, próximo da dimensão da Impresa;
- Em 2005 e via Altri, compraram 50% de uma central de biomassa à EDP por 7.5M; uns anos depois, percebendo a euforia dos mercados em relação ao empresas de renováveis, fez o seguinte: foi buscar um dos CEOs mais bem sucedidos a nível mundial na área (Manso Neto), comprou os outros 50% da central è EDP (55M), absorve parte da operação de uma empresa polaca (V-Ridium), aumentou capital através da dispersão da bolsa e endividou-se para começar a adquirir ativos por esse mundo fora - a empresa vale ~850M e já valeu 1.5b no pico da valorização;

Este mesmo grupo vai ter agora à volta de 75M em mãos para gastar (pode ser mais, pode ser menos), numa altura em que as economias europeias estão a arrefecer e os mercados financeiros em queda. Sabendo o quão ambiciosos e capazes eles são, e a enorme experiência industrial, parece-me mais ou menos claro que vão tentar atacar um alvo grande. Se juntarem a esses 75M outros tantos de dívida financeira, eventuais aumentos de capital e a possibilidade de fazer aquisições parciais (receita da Greenvolt), parece-me que existe aqui potencial para ter uma empresa a valer múltiplas vezes aquilo que valeria hoje se distribuisse toda a liquidez que tem. Adicionalmente, nesse caso, teriam também aqui capacidade de colocar a Cofina no ex-PSI20, o que traria outra flexibilidade à gestão das suas posições acionistas na empresa.
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Cofina - Tópico Geral

por Lusitanus » 30/10/2023 20:49

MÁRIO FERREIRA REAGE APÓS PERDER AQUISIÇÃO DA COFINA PARA CRISTIANO RONALDO: "MUITO CONTENTE..."

https://www.novagente.pt/mario-ferreira ... o-contente
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1414
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Cofina - Tópico Geral

por yaya » 30/10/2023 20:01

AAA_ Escreveu:Parece-me ser relativamente consensual que o mercado antecipa uma OPA sobre o free float.

É o que depreendo das oscilações do título. Há peixe miúdo a sair mas logo recupera para o mesmo nível ou superior.

Vamos a ver se estarei enganado...


consensual onde?
não é por se escrever mil vezes aqui neste fórum a palavra opa que se chega a consensos

com a venda da cofina media, a sgps passa a ser uma conta bancária, ou estarei a ver mal?
agora para investir em quê, isso é que era importante saber
os fundamentos da sgps passam a ser o quê agora?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1790
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 30/10/2023 15:32

AAA_ Escreveu:Parece-me ser relativamente consensual que o mercado antecipa uma OPA sobre o free float.

É o que depreendo das oscilações do título. Há peixe miúdo a sair mas logo recupera para o mesmo nível ou superior.

Vamos a ver se estarei enganado...


Curiosamente há mais volume que o habitual , mas de uma forma muito controlada a meu ver .

Digo eu .
 
Mensagens: 220
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por AAA_ » 30/10/2023 11:29

Parece-me ser relativamente consensual que o mercado antecipa uma OPA sobre o free float.

É o que depreendo das oscilações do título. Há peixe miúdo a sair mas logo recupera para o mesmo nível ou superior.

Vamos a ver se estarei enganado...
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Francisco Sendas, Giovannni, Google [Bot], Masim , pattern, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, traderh e 103 visitantes