Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cofina - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cofina - Tópico Geral

por Apramg » 10/7/2024 14:16

Santander ainda não pagou os 0,40 da redução de capital! Alguém confirma isto. Começo a achar estranho. A linha e broker disse me que nenhum cliente Santander recebeu!
 
Mensagens: 343
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 10/7/2024 9:11

SalvaFP Escreveu:optei por vender antes de hoje...com o dividendo ainda


Da maneira que escreveste não dava para entender .
 
Mensagens: 382
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por SalvaFP » 10/7/2024 8:42

optei por vender antes de hoje...com o dividendo ainda
 
Mensagens: 344
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 10/7/2024 8:31

SalvaFP Escreveu:Hoje sem dividendo...optei por vender e ficar com os 20% do irs e valia, para contas mais tarde.
Julgo que agora pode entrar numa longa agonia, sem noticias, sem atividade...sem interesse...pode eventualmente estar barata, mas ficar muito mais barata ainda!


Não sei como vendeste com a cotação bloqueda...
 
Mensagens: 382
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por SalvaFP » 10/7/2024 8:18

28%..
 
Mensagens: 344
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Cofina - Tópico Geral

por SalvaFP » 10/7/2024 8:16

Hoje sem dividendo...optei por vender e ficar com os 20% do irs e valia, para contas mais tarde.
Julgo que agora pode entrar numa longa agonia, sem noticias, sem atividade...sem interesse...pode eventualmente estar barata, mas ficar muito mais barata ainda!
 
Mensagens: 344
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Cofina - Tópico Geral

por PAFS » 9/7/2024 16:08

"Mais se informa que a partir do dia 10 de julho de 2024 (inclusive), as ações serão transacionadas na Euronext
Lisbon sem conferirem o direito ao referido valor."

"Data de ex-dividendo: Esta data é geralmente dois dias úteis antes da data de registo."

Penso que é isto que vai acontecer, está lá escrito e é o normal no pagamento de dividendos.
 
Mensagens: 141
Registado: 29/11/2007 11:26
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 9/7/2024 15:44

Mas achas que tem lógica o que dizes ?

Pela tua lógica amanha o valor do dividendo é descontado da acção , no entanto quem comprasse amanha ainda iria ser registado e iria receber também ?

Não faz sentido nem vai acontecer dessa forma , caso contrário vendiamos todos hoje e compravamos amanha....
 
Mensagens: 382
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por António Sousa 56 » 9/7/2024 15:22

Crissssx Escreveu:
António Sousa Escreveu:Só tem direito aos dividendos quem tiver em sua posse as ações até ao final do dia 11 de julho....


Não sei como entendes isso dessa forma , esses podem fazer a referencia no dia que quiserem .
O que interessa é o dia a que deixas de ter direito .


Prever: Re: Cofina - Tópico Geral
Crissssx Escreveu:
António Sousa Escreveu:
Só tem direito aos dividendos quem tiver em sua posse as ações até ao final do dia 11 de julho....


Não sei como entendes isso dessa forma , esses podem fazer a referencia no dia que quiserem .
O que interessa é o dia a que deixas de ter direito .



Mais se informa que a partir do dia 10 de julho de 2024 (inclusive), as ações serão transacionadas na Euronext
Lisbon sem conferirem o direito ao referido valor. A data de registo será 11 de julho de 2024.
Porto, 1 de julho de 2024
COFINA, SGPS, S.A.
Data de registo: Esta é a data em que a empresa determina quem são os acionistas elegíveis para receber o dividendo. Somente os acionistas que possuem ações na empresa nesta data receberão o dividendo. Data de ex-dividendo: Esta data é geralmente dois dias úteis antes da data de registo.

O que interessa é o dia a que deixas de ter direito .[/quote], será então no dia 12 julho...
 
Mensagens: 6
Registado: 9/7/2024 14:02

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 9/7/2024 12:48

sempreamesma Escreveu:
Não vejo ninguem a dize-lo, não se está a discutir isso..


Aconselho-te a ler melhor, quer as páginas para trás, quer estas últimas duas páginas, vais ver que há gente que pensa que conseguiu vender tudo, por um erro informático, ao novo preço com a redução de capital já efetuada. Esta operação toda foi uma salgalhada, está à vista de todos, uma confusão total e que prejudica o pequeno investidor. Felizmente tenho as minhas no AB e tudo correu dentro da normalidade(para já).

Bons negócios para todos.
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 9/7/2024 12:08

António Sousa Escreveu:Só tem direito aos dividendos quem tiver em sua posse as ações até ao final do dia 11 de julho....


Não sei como entendes isso dessa forma , esses podem fazer a referencia no dia que quiserem .
O que interessa é o dia a que deixas de ter direito .
 
Mensagens: 382
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por António Sousa » 9/7/2024 11:49

Só tem direito aos dividendos quem tiver em sua posse as ações até ao final do dia 11 de julho....
 
Mensagens: 3
Registado: 8/7/2024 22:27

Re: Cofina - Tópico Geral

por Conservador » 9/7/2024 10:28

Crissssx Escreveu:
António Sousa Escreveu:PAGAMENTO DAS RESERVAS LIVRES:
Nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento da CMVM n.º 1/2023, a COFINA informa os Senhores
Acionistas de que, a partir do próximo dia 12 de julho de 2024, se encontram a pagamento as Reservas Livres no
montante de 11.282.242,40 Euros, sendo o agente pagador o CAIXA BI:
Montante ilíquido por ação Euro 1,10 *
* Sujeito a retenção de IRS/IRC de acordo com as regras de tributação aplicáveis e taxas em vigor à data de pagamento.
Mais se informa que a partir do dia 10 de julho de 2024 (inclusive), as ações serão transacionadas na Euronext
Lisbon sem conferirem o direito ao referido valor
. A data de registo será 11 de julho de 2024.
Porto, 1 de julho de 2024

Data de registo: Esta é a data em que a empresa determina quem são os acionistas elegíveis para receber o dividendo. Somente os acionistas que possuem ações na empresa nesta data receberão o dividendo. Data de ex-dividendo: Esta data é geralmente dois dias úteis antes da data de registo.


Olhando a isto , hoje quem tiver accoes em carteira tem direito ao dividendo e amanha caso as venda já não terá certo ?


Certo
A questão que se coloca é quanto valerá a ação apartir de amanhã ??....
 
Mensagens: 21
Registado: 12/1/2023 10:51

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 9/7/2024 9:45

António Sousa Escreveu:PAGAMENTO DAS RESERVAS LIVRES:
Nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento da CMVM n.º 1/2023, a COFINA informa os Senhores
Acionistas de que, a partir do próximo dia 12 de julho de 2024, se encontram a pagamento as Reservas Livres no
montante de 11.282.242,40 Euros, sendo o agente pagador o CAIXA BI:
Montante ilíquido por ação Euro 1,10 *
* Sujeito a retenção de IRS/IRC de acordo com as regras de tributação aplicáveis e taxas em vigor à data de pagamento.
Mais se informa que a partir do dia 10 de julho de 2024 (inclusive), as ações serão transacionadas na Euronext
Lisbon sem conferirem o direito ao referido valor
. A data de registo será 11 de julho de 2024.
Porto, 1 de julho de 2024

Data de registo: Esta é a data em que a empresa determina quem são os acionistas elegíveis para receber o dividendo. Somente os acionistas que possuem ações na empresa nesta data receberão o dividendo. Data de ex-dividendo: Esta data é geralmente dois dias úteis antes da data de registo.


Olhando a isto , hoje quem tiver accoes em carteira tem direito ao dividendo e amanha caso as venda já não terá certo ?
 
Mensagens: 382
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por Opcard » 9/7/2024 8:27

Na minha conta Degiro o valor da venda de 90% das ações Cofina a 0,40 aparece como dividendo , o que ê mais um erro já viram nas vossas contas como é classificado este negócio .
 
Mensagens: 4571
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por BullDuck » 8/7/2024 22:57

novato Escreveu:Eu enviei email para a CMVM, se não responderem ligo para eles!!

Até porque na degiro temos prazos para a devolução do dinheiro..


Eu se fosse a ti começava a pensar em chutar também para AFM e DNB.

"A flatexDEGIRO Bank Dutch Branch, a negociar sob o nome DEGIRO, é a sucursal holandesa do flatexDEGIRO Bank AG. O flatexDEGIRO Bank AG é supervisionado principalmente pelo regulador financeiro alemão (BaFin). Na Holanda, o flatexDEGIRO Bank Dutch Branch está registado no DNB e é supervisionado pela AFM e DNB."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 51
Registado: 28/7/2013 12:28

Re: Cofina - Tópico Geral

por novato » 8/7/2024 22:51

Eu enviei email para a CMVM, se não responderem ligo para eles!!

Até porque na degiro temos prazos para a devolução do dinheiro..
 
Mensagens: 471
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por BullDuck » 8/7/2024 22:40

Pmart 1 Escreveu:
BullDuck Escreveu:
Opcard Escreveu:Eu cheguei a ter 80 000 ações para venda quando só devia ter 8 000 , conheço quem tenha vendido a totalidade , ou seja há quem tenha comprado ações que não existem e não vão receber dividendo , como resolver o problema a partir de amanhã deixam de negociar .

Eu ao telefone expliquei o processo Cofina e do outro lado vi que tinha dificuldade em acompanhar é grave serão uma elite , porque no dia a dia vejo na Europa uma incapacidade de compreensão casos simples tem de recorrer ao chefe que não é muito melhor .


A melhor solução era revogar todas as operações realizadas desde dia 3 de julho, e retomar o ponto de partida.



Em teoria terias toda a razão , mas quem foi ao mercado no dia 4 e realizou por exemplo ontem e hoje como ficaria , e se já reinvestiu noutros titulos ?? Não é simples .

Em teoria os intermediarios financeiros ( pelos vistos os casos reportados sao na DEGIRO) irem ao mercado comprar as que venderam e não tinham parece mais razoável ? Assim seriam os próprios a cobrir o seu erro, e zás :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Há um Banco português que está na mesma situação (não vou mencionar o nome de forma a preservar a sua imagem).

Quem quiser expor por telefone amanhã pela fresca os contatos são:
CMVM - 800 205 339 investidores@cmvm.pt
Euronext Lx - 213 162 775
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 51
Registado: 28/7/2013 12:28

Re: Cofina - Tópico Geral

por BullDuck » 8/7/2024 22:38

Pmart 1 Escreveu:
BullDuck Escreveu:
Opcard Escreveu:Eu cheguei a ter 80 000 ações para venda quando só devia ter 8 000 , conheço quem tenha vendido a totalidade , ou seja há quem tenha comprado ações que não existem e não vão receber dividendo , como resolver o problema a partir de amanhã deixam de negociar .

Eu ao telefone expliquei o processo Cofina e do outro lado vi que tinha dificuldade em acompanhar é grave serão uma elite , porque no dia a dia vejo na Europa uma incapacidade de compreensão casos simples tem de recorrer ao chefe que não é muito melhor .


A melhor solução era revogar todas as operações realizadas desde dia 3 de julho, e retomar o ponto de partida.



Em teoria terias toda a razão , mas quem foi ao mercado no dia 4 e realizou por exemplo ontem e hoje como ficaria , e se já reinvestiu noutros titulos ?? Não é simples .

Em teoria os intermediarios finaceiros irem ao mercado comprar as que venderam e não tinham parece mais razoável ? Assim seriam os próprios a cobrir o seu erro


Na teoria era a solução mais equilibrada e ao encontro da transparência de mercado. Na prática os bancos/brokers/euronext têm que assumir as perdas por risco operacional, pelo menos os Bancos em Portugal irão ter que assumir, agora no estrangeiro será mais difícil. Este caso é um exemplo em que ter ações num broker internacional pode dar problemas (é um risco muitas vezes não revisto pelo pessoal).

Veremos com calma, a CMVM está avisada e deverá atuar a curto prazo, e a sua função entre outras, é defender os investidores de forma a manter a confiança no mercado e nos seus intervenientes.
Editado pela última vez por BullDuck em 8/7/2024 22:41, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 51
Registado: 28/7/2013 12:28

Re: Cofina - Tópico Geral

por António Sousa » 8/7/2024 22:34

PAGAMENTO DAS RESERVAS LIVRES:
Nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento da CMVM n.º 1/2023, a COFINA informa os Senhores
Acionistas de que, a partir do próximo dia 12 de julho de 2024, se encontram a pagamento as Reservas Livres no
montante de 11.282.242,40 Euros, sendo o agente pagador o CAIXA BI:
Montante ilíquido por ação Euro 1,10 *
* Sujeito a retenção de IRS/IRC de acordo com as regras de tributação aplicáveis e taxas em vigor à data de pagamento.
Mais se informa que a partir do dia 10 de julho de 2024 (inclusive), as ações serão transacionadas na Euronext
Lisbon sem conferirem o direito ao referido valor
. A data de registo será 11 de julho de 2024.
Porto, 1 de julho de 2024

Data de registo: Esta é a data em que a empresa determina quem são os acionistas elegíveis para receber o dividendo. Somente os acionistas que possuem ações na empresa nesta data receberão o dividendo. Data de ex-dividendo: Esta data é geralmente dois dias úteis antes da data de registo.
 
Mensagens: 3
Registado: 8/7/2024 22:27

Re: Cofina - Tópico Geral

por novato » 8/7/2024 22:34

Eu reportei a CMVM, e vou aguardar por esclarecimentos...

Quanto às ações de quem comprou as minhas, por exemplo, está tranquilo!!

A degiro ao dia de hoje recomprou ao valor de hoje a quantidade que eu vendi!!

Imaginem Vendi a 1,095€ e hoje recompraram a 1,39€, e com autorização de quem?!!!

Agora tenho na conta saldo negativo!
 
Mensagens: 471
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Pmart 1 » 8/7/2024 22:32

BullDuck Escreveu:
Opcard Escreveu:Eu cheguei a ter 80 000 ações para venda quando só devia ter 8 000 , conheço quem tenha vendido a totalidade , ou seja há quem tenha comprado ações que não existem e não vão receber dividendo , como resolver o problema a partir de amanhã deixam de negociar .

Eu ao telefone expliquei o processo Cofina e do outro lado vi que tinha dificuldade em acompanhar é grave serão uma elite , porque no dia a dia vejo na Europa uma incapacidade de compreensão casos simples tem de recorrer ao chefe que não é muito melhor .


A melhor solução era revogar todas as operações realizadas desde dia 3 de julho, e retomar o ponto de partida.



Em teoria terias toda a razão , mas quem foi ao mercado no dia 4 e realizou por exemplo ontem e hoje como ficaria , e se já reinvestiu noutros titulos ?? Não é simples .

Em teoria os intermediarios financeiros ( pelos vistos os casos reportados sao na DEGIRO) irem ao mercado comprar as que venderam e não tinham parece mais razoável ? Assim seriam os próprios a cobrir o seu erro, e zás :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Editado pela última vez por Pmart 1 em 8/7/2024 22:35, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 346
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por BullDuck » 8/7/2024 22:23

Opcard Escreveu:Eu cheguei a ter 80 000 ações para venda quando só devia ter 8 000 , conheço quem tenha vendido a totalidade , ou seja há quem tenha comprado ações que não existem e não vão receber dividendo , como resolver o problema a partir de amanhã deixam de negociar .

Eu ao telefone expliquei o processo Cofina e do outro lado vi que tinha dificuldade em acompanhar é grave serão uma elite , porque no dia a dia vejo na Europa uma incapacidade de compreensão casos simples tem de recorrer ao chefe que não é muito melhor .


A melhor solução era revogar todas as operações realizadas desde dia 3 de julho, e retomar o ponto de partida.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 51
Registado: 28/7/2013 12:28

Re: Cofina - Tópico Geral

por Opcard » 8/7/2024 22:20

Eu cheguei a ter 80 000 ações para venda quando só devia ter 8 000 , conheço quem tenha vendido a totalidade , ou seja há quem tenha comprado ações que não existem e não vão receber dividendo , como resolver o problema a partir de amanhã deixam de negociar .

Eu ao telefone expliquei o processo Cofina e do outro lado vi que tinha dificuldade em acompanhar é grave serão uma elite , porque no dia a dia vejo na Europa uma incapacidade de compreensão casos simples tem de recorrer ao chefe que não é muito melhor .
 
Mensagens: 4571
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por BullDuck » 8/7/2024 22:05

Pmart 1 Escreveu:A situação reportada pelo Novato é bem mais grave do que parece á primeira vista e nem quero imaginar que essa situação tenha ocorrido com diversas pessoas, vejamos.

Foram vendidas ações que não existiam na data as mesmas foram compradas por terceiros que não tiveram qualquer responsabilidade e que eventualmente até já as poderão ter vendido.

A questão pertinente agora é quantas ações da COFINA estão no mercado ?

Será que foi por isso que andou no primeiro dia a menor valor que o dividendo, ou seja a dizer que após dividendo valia 0 ou menos.. lol ? e no segundo pouco acima do valor ?

A essas questões terá mesmo de ser a CMVM a responder , como é óbvio partindo do principio que esta situação foi generalizada, mesmo sendo um caso isolado é grave , aliás muito grave.

Bem para que não surjam mais prejudicados e eventualmente não estraguem o "euromilhões" a outros recordo.

Amanhã é o último dia para negociar com direito ao dividendo de 1,10 € , atenção se o mercado operar como normalmente desconta esse montante e depois de amanhã irá eventualmente cotar a 0,23 € , claro que nada disto pode acontecer , simplesmente não bate certo com a reduçao de capital que apontaria para um valor de mais ou menos de 0,40€ .

Ou seja seria expectavél que amanhã a cotação fosse para próximo de 1,50€ , mas o mercado é soberano ...burro :shock: :shock: :shock: :shock: :oops:


Eu durante esta manhã, comuniquei à CMVM, à Euronext e ao meu Banco a situação, em chamadas gravadas e em email escrito. Da parte de me toca cumpri com o meu dever de informação como participante de mercado.
Agora vamos aguardar o que vai sair daqui, estamos a falar de um tema muito delicado, e que a CMVM irá tomar medidas duras atendendo que se tratou de uma falha operacional, pondo em causa o normal funcionamento de mercado relativo à cotação da COFINA.
Nota: Situação alheia aos investidores, não obstante aproveitamento de mercado é considerado uma prática ilegal, pelo que espero que a CMVM averigue adequadamente o que se andou a passar nas últimas 3 sessões em bolsa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 51
Registado: 28/7/2013 12:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 234 visitantes