Caldeirão da Bolsa

Liquidea para quê?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pollito » 14/8/2007 10:29

em foruns a caligrafia dos outros não é importante para mim.
Não acho que seja a FP que leve o nosso país a bom rumo. É certo que o rácio falado existe mas esse 1 (em 7 ou 70 dá igual) tem uma altíssima rotatividade. Ou seja, rapidamente o que rema para tantos timoneiros ou passa a timoneiro porque sabe melhor picar o ponto e ir tomar café, planear as baixas, etc. ou começa a aumentar a sua frustração de tal forma que passa para os privados ou também para os tais timoneiros.
É verdade que a FP é pesadíssima e não há redução porque nenhum político quer ser Kamikaze, não é para isso que lá estão.
Também tem fortíssimas raízes históricas o nosso paternalismo do Estado e será muito complicado atenuá-lo.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por pedras11 » 14/8/2007 10:19

Pollito Escreveu:
lalbino Escreveu:quem ainda leva o barco a um rumo.

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Porquê tanta admiração Pollito???

A frase está correcta, apenas uma troca de palavra:

« quem ainda leva o barco a seu rumo ».

:mrgreen:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por Pollito » 14/8/2007 10:00

lalbino Escreveu:quem ainda leva o barco a um rumo.

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por lalbino » 13/8/2007 20:14

"(...)ser funcionário publico , faço pouco, ganho sempre mais e ninguém me despede o País que arranje dinheiro para mim."

Alguns até podem ser assim, ou pior, pensar que o poderão ser durante mais algum tempo, contudo permita-me que lhe sugira com elevado respeito que não deve tomar a parte pelo todo.
Mal ou bem, os FP são em grande medida (com os fracos recursos/condições de trabalho que lhe são postos à disposição) quem ainda leva o barco a um rumo. O mal vem do rácio 7 a mandar/1 a remar...

Cumprimentos e BN

Registado: 25/4/2007 13:59

por Lion_Heart » 13/8/2007 17:51

JCS Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Nao percebo, liquidez para que? Aumentar o credito a particulares? Sinceramente acho que e hora de fechar essa torneira antes que tenhamos um crash no imobiliario de proporçoes assustadoras.

Essa é a função do aumento das taxas. Dificultar aos poucos o acesso ao crédito e o consumo desenfriado controlando deste modo a inflação (mantendo um nivel equilibrado e sustentável entre a oferta e a procura).

Um fechar "drástico" da torneira seria catastrófico ao nivel do emprego (devido à drástica redução do consumo e das vendas).

Cumprimentos

JCS

Eu penso sempre´se não sera melhor acabar de vez com um problema do que prolongar ate nao se poder mais e depois existir um problema ainda maior?

Toda a gente sabe ( ou deveria ) que o Estado Português não ira conseguir acabar com o deficit enquanto nao conseguir duas coisas :

Acabar com os tachos a todos os niveis e equilibrar a relação funcionario publico / privado . Meter de uma vez por todas na cabeça deste povo que o Estado não é pai de ninguém, para ter emprego tem que produzir, trabalhar, criar e não viver as custas do Estado.

O própio Estado TEM de uma vez por todas que incentivar as pessoas a criar empresas, trabalho, riqueza, seja com baixa de impostos, subsidios, etc.

Era aquela velha teoria:

"Perguntar a um Americano o que quer fazer quando se licenciar a resposta é: Criar uma empresa, riqueza para mim, para os meus e para o País .
A mesma pergunta a um Português: ser funcionário publico , faço pouco, ganho sempre mais e ninguém me despede o País que arranje dinheiro para mim."
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Semitela » 13/8/2007 17:48

JCS Escreveu:

Essa é a função do aumento das taxas. Dificultar aos poucos o acesso ao crédito e o consumo desenfriado controlando deste modo a inflação (mantendo um nivel equilibrado e sustentável entre a oferta e a procura).

Um fechar "drástico" da torneira seria catastrófico ao nivel do emprego (devido à drástica redução do consumo e das vendas).

Cumprimentos

JCS

E injectar quantidade massiças de papel-moeda é o quê se nao criar inflaçao ?
Para manter o equilibrio sustentado entre a oferta e a procura nomeadamente do acesso ao credito , deviam tornar as regras de acesso ao mesmo mais rigidas de modo a que o credito fosse pago em mais de 90% dos casos.Mesmo assim nao seria suficiente.

Esses emprestimos que nunca sao pagos por quem os deve é que criam a bolha e a necessaria intervençao dos Bancos centrais .

Direi por fim que a liquidez injectada só tem efeito enquanto nao é consumida pois agora está na moda pedir credito sabendo antecipadamente que nao é para o reembolsar. Enquanto o sistema finaceiro e nomeadamente as entidades financeiras do mundo nao mudarem as regras do jogo , o problema só tenderá a agravar-se e quando forem implementadas medidas vao ser extramamente dolorosas, se é que algum dia chegam a conclusao que vao perder a guerra contra a bolha do credito.

Abraços , podia era demorar mais uns anitos antes de estourar. :mrgreen:

Registado: 19/10/2006 9:36

por JCS » 13/8/2007 17:28

Lion_Heart Escreveu:Nao percebo, liquidez para que? Aumentar o credito a particulares? Sinceramente acho que e hora de fechar essa torneira antes que tenhamos um crash no imobiliario de proporçoes assustadoras.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Lion_Heart » 13/8/2007 16:08

Bem, mas se os fundos foram congelados e nao se pode fazer resgates do capital, esta liquidez extra é muito estranha, pois os fundos sao feitos com o capital dos clientes logo o dinheiro ou esta la, ou foi perdido pelo gestor do fundo. Se a liquidez extra for para pagar resgates, tudo bem, se for para injectar num mercado cava vez mais debil, nao sei nao, nunca foi bom aguentar nada artificialmente.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por JPtuga » 13/8/2007 14:53

Boas tardes,

Lion heart, penso que seja óbvio, que a liquidez que o BCE e a FED estão a injectar, são uma medida de emergência, para evitar que algums bancos e fundos, que estão expostos de alguma maneira ao subprime americano, vão ao fundo ou congelem, como aconteceu com os fundos do BNP Paribas. Estes fundos não se destinam para nova concessão de empréstimos, mas sim para salvar e segurar esses bancos e fundos. É que se mais algums começam a cair, então pode-se dar um efeito dominó, e afectar instituições que nem sequer estão expostas ao subprime, mas que com o pânico decorrente dessa crise, podem não ter liquidez para efectuar resgates aos subscritores desses fundos, ou depósitos. É bom recordar que um sector bancário sólido e de confiança sempre foi um objectivo do BCE.
Cumprimentos.
JPTuga

Registado: 29/3/2007 12:40

por Lion_Heart » 13/8/2007 14:38

Nao percebo, liquidez para que? Aumentar o credito a particulares? Sinceramente acho que e hora de fechar essa torneira antes que tenhamos um crash no imobiliario de proporçoes assustadoras.

Lion_Heart

Liquidea para quê?

por Lion_Heart » 13/8/2007 14:26

O Banco Central Europeu (BCE) vai disponibilizar mais 47,7 milhões de euros para o mercado de capitais devido à escassez de liquidez. No espaço de três sessões, o BCE injectou um total de 203,5 mil milhões de euros no mercado de capitais.

"O BCE quer suportar ainda mais a normalização das condições do mercado monetário", disse a autoridade monetária da Zona Euro em comunicado, citado pela Bloomberg.

A mesma fonte sublinha que "o banco considera que as condições do mercado estão normalizadas e que os fornecimentos para superar a escassez da liquidez são amplos".

O presidente do BCE disse sexta-feira que a autoridade monetária está a prestar "grande atenção aos mercados", estando a providenciar os fundos suficientes para evitar um esmagamento de crédito.

Depois de quinta-feira efectuar uma injecção recorde de quase 100 mil milhões de euros no mercado de crédito, devido à escassez de liquidez, efectuou nova oferta de mais de 60 mil milhões de euros, sexta-feira. A Reserva Federal norte-americana e outros bancos centrais mundiais, seguiram o exemplo do BCE e realizaram intervenções no mercado, embora de menor dimensão.

A disponibilização de liquidez por parte dos bancos centrais já surtiu efeito nos mercados bolsistas. Na sexta-feira já se sentiu a melhoria nas bolsas norte-americanas que acabaram por encerrar com perdas mais moderadas do que as restantes praças mundiais. Hoje, as bolsas asiáticas fecharam a valorizar e as europeias iniciaram com ganhos superiores a 1%. Também a praça nacional abriu hoje a recuperar.

in www.negocios.pt

Lion_Heart

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, paulopereira.pp36.pp e 100 visitantes