Caldeirão da Bolsa

TW Dax Commerzbank - esclarecimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Broker_Invest » 30/8/2007 14:04

Ulisses Pereira Escreveu:Broker, tal como já te tinham dito há algum tempo atrás, investir num produto que não se conhece o seu mecanismo de formação de preços é um erro enorme. Enorme mesmo.

Quanto à calculadora é fácil. Apenas tens que alterar os campos onde diz: "Data de avaliação" e "Preço actual do subjacente", colocando a data e a cotação imaginária que te dará o preço a que valerá o warrant em função dessa data e preço hipotéticos que coloques.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses muito obrigado! já pus a odrem de venda nos 0.1€ vamos ver se é atendida.
Nunca mais me mete neste tipo de produtos financeiros, é preciso conhecer bem este tipo de negocio.

Abraço e bons negocios.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Ulisses Pereira » 30/8/2007 12:49

Broker, tal como já te tinham dito há algum tempo atrás, investir num produto que não se conhece o seu mecanismo de formação de preços é um erro enorme. Enorme mesmo.

Quanto à calculadora é fácil. Apenas tens que alterar os campos onde diz: "Data de avaliação" e "Preço actual do subjacente", colocando a data e a cotação imaginária que te dará o preço a que valerá o warrant em função dessa data e preço hipotéticos que coloques.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Broker_Invest » 30/8/2007 12:41

Ulisses Pereira Escreveu:Broker, por que é que não usas a calculadora do Commerzbank para calculares o valor do warrant mediante todos os cenários que quiseres?

Um abraço,
Ulisses

Boa tarde Ulisses, parábens por teres aparecido na TVI, a falar do caldeirão, e como sempre a dar o seu bom parcer, nunca pensei que fosses tão novo o teu Avantar engana bem!

Ulisses eu olho para a calculadora dos Warrants parece um "bicho de sete cabeças", só tem campos para preencher,"Betas, Alfas, etc.." gostaria de saber mesmo se o BCP valer 3€ ou abaixo, qual é o valor real do Warrant em questão.
Estou bastante verde nesta mateira de warrants.

Abraço e bons Negocios.

por Ulisses Pereira » 30/8/2007 12:34

Broker, por que é que não usas a calculadora do Commerzbank para calculares o valor do warrant mediante todos os cenários que quiseres?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Broker_Invest » 30/8/2007 12:16

Bem acho que o BCP entrou em fase descendente, após de mais uma AG frustada, os investidores não estão acreditar no titulo e estão a saltar fora, o meu PUT a 3€ pode ser mesmo atingido ainda esta semana, ou para próxima, conforme o fecho de hoje.
Não precebo é porque o MM não compra as warrants a 0.03€ fico sem preceber, imagino que mesmo o PUT seja atingido, a que preço deveria estar o MM a comprar?

por Broker_Invest » 28/8/2007 15:49

Será desta que o BCP vai atingir o meu PUT, também tenho uma ordem de compra a 3€, isto dos mercados dos USA, é sempre a mesma coisa, eles espiram nós por cá apanhamos logo uma peunumonia.

por Broker_Invest » 19/8/2007 22:35

Espero mesmo vender o meu Warrant nos 0,3€ ou mesmo acima, sei que a subida do BCP na Sexta-feira foi fogo de vista, esta semana que vem deve vir mais noticias negativas sobre os Subprime, o dinheiro que foi injectado nos bancos pelo FED e BCE foi um balão de oxigênio tal como a redução do juros do FED, o mal já está feito e o mesmo tem que ser remendado, isto vai implicar muita engenharia financeira, vou estar afastado dos mercados por alguns tempos ,ate porque levei na RIPA e com força, tenho que recuperar o dinheiro perdido.
Vamos ver o que se vai passar nesta semana

Uma correcção ao que eu disse

por HappyGuy » 19/8/2007 9:40

Bom dia

Regressado das mini-férias, urge corrigir um erro no que anteriormente afirmei.

Quero publicamente agradecer ao Menor_Valia por me ter, via MP, alertado para o meu erro.

HappyGuy Escreveu:Se utilizarmos a calculadora de warrants para fazermos umas contas, vemos que o valor teórico do W actual é 0,01€. Este W tem um spread de 0,02 pelo que a venda está a 0,02€ e a compra a 0,00€. Tudo bem. É óbvio porque não está o MM a comprar...

Na verdade, mesmo em Warrants completamente Out-of-the-money em que a calculadora aponta valores teóricos de 0,01€, o MM encontra-se à compra a 0,01€, mesmo que tal não pareça fazer sentido economico-financeiro. Neste caso do BCP, estaria o MM à compra a 0,01€ e à venda a 0,02€, reduzindo o spread do produto para 0,01€. Ainda que não tenha lido a legislação vigente, creio que tal comportamento se prenda com requisitos legais impostos. Resta ainda relembrar que legalmente o MM pode estar ausente durante um máximo de 3h ao longo do período de trading.

Por último, faço votos que o Broker_Invest tenha tipo a possibilidade de aproveitar esta correcção mais violenta dos mercados para sair deste Warrant com um bom lucro.

Cumprimentos
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

Parabéns 800% de lucro num vanila é de louvar

por JUKIMSUNG » 16/8/2007 21:57

Broker_Invest Escreveu:neste momento estou agarrado ao um PUT do BCP com um Strike a 3€ e não normal quando a cotação deste activo subjacente o Warrant neste caso um PUT deveria de subir de valor,o que é que aconteceu é que o MM não apareceu, olha então eu aposto nas percas e o MM sabe que vai perder e não compra? então raio de produto financeiro é este?, ele "MM" deveria ser obrigado sempre a comprar ou vender q
conforme a reacção do titulo, acho que´os warrants são uma armadilha mortal aos nossos investimentos.
BCPP3.0 09-07/CZ/7479Z

BCP3.0Sep07C Z
[Lisboa Moeda: EUR Ago 16 15:43:34]

Último Dif. Var% Qtd Tot. Abt Min Max Ant
0.31 -0.16 -34.04% 30,450 0.36 0.29 0.36 0.47

Ofertas Quantidade Compra
1 25,000 0.31
1 1,000 0.30
1 3,000 0.25

Venda Quantidade Ofertas
0.33 25,000 1

Parabéns 800% de lucro num vanila é de louvar

se ainda o tens se calhar é altura de pensar em realizar a mais valia gigantesca...

Registado: 7/3/2007 19:42

Re: Acho que se o BCP

por Broker_Invest » 15/8/2007 10:20

MOHAMED Escreveu:
Broker_Invest Escreveu:Hoje o BCP caiu mais de 4% não houve transações nem a cotação mexeu, não acho isto normal.
O que acham ?

Acho que se o BCP continuar a cair a pique se calhar ainda te safas...

Boa sorte, tudo que for enterrar a TDU é bem vindo.

Esperemos que o BCP no próximo mês caia até 3 eur pelo menos. Eles ai começam a comprar e ao preço a que compraste pode ser que te saia a sorte grande.

è difícil mas é possivel

Espero é que tenhas saído do BCP na última subida.

Aquela ida a 3,97 dava perfeitamente para entrar em warrant's 3,80 e 3,60 a preço de saldo

Sim ja tinha saido do BCP depois de elea voltar aos 3,98€ sai a um bom preço, eu espero pelo o BCP nos 3€ para safar o warrant, vamos ver o que isto vai dar.

Acho que se o BCP

por JUKIMSUNG » 14/8/2007 19:06

Broker_Invest Escreveu:Hoje o BCP caiu mais de 4% não houve transações nem a cotação mexeu, não acho isto normal.
O que acham ?

Acho que se o BCP continuar a cair a pique se calhar ainda te safas...

Boa sorte, tudo que for enterrar a TDU é bem vindo.

Esperemos que o BCP no próximo mês caia até 3 eur pelo menos. Eles ai começam a comprar e ao preço a que compraste pode ser que te saia a sorte grande.

è difícil mas é possivel

Espero é que tenhas saído do BCP na última subida.

Aquela ida a 3,97 dava perfeitamente para entrar em warrant's 3,80 e 3,60 a preço de saldo

Registado: 7/3/2007 19:42

por Broker_Invest » 14/8/2007 18:42

Hoje o BCP caiu mais de 4% não houve transações nem a cotação mexeu, não acho isto normal.
O que acham ?

por Broker_Invest » 12/8/2007 14:12

HappyGuy
Obrigado pelo esclarecimento, mas estou a ver que ardi com o capital investido nos Warrants. vou ver o que isto dá nas próximas sessões.

Armadilha mortal para quem não os percebe

por HappyGuy » 12/8/2007 13:15

Broker_Invest Escreveu:neste momento estou agarrado ao um PUT do BCP com um Strike a 3€ e não normal quando a cotação deste activo subjacente o Warrant neste caso um PUT deveria de subir de valor,o que é que aconteceu é que o MM não apareceu, olha então eu aposto nas percas e o MM sabe que vai perder e não compra? então raio de produto financeiro é este?, ele "MM" deveria ser obrigado sempre a comprar ou vender q
conforme a reacção do titulo, acho que´os warrants são uma armadilha mortal aos nossos investimentos.
BCPP3.0 09-07/CZ/7479Z

Broker_Invest, já lhe foi feita uma resposta menos detalhada por outro membro (Derivatives Man) na thread que abriu sobre este warrant em específico, mas vou aproveitar aqui para colocar algo mais extenso...

Os Warrants são uma "armadilha mortal" para quem não os percebe. E posso falar com conhecimento de causa pois em duas fases (2001 e início 2007) decidi investir em Warrants sem perceber o produto completamente e perdi dinheiro com isso. Entretanto esforcei-me por aprender...

Olhemos para o Warrant 7479Z de que se queixa. É um Warrant put com strike de 3€ e com maturidade a 20 de Setembro. Está "Out of the money". Tal significa que, se o preço do subjacente se mantiver inalterado, daqui a cinco semanas e meia o Warrant vale 0.

Olhemos com mais detalhe para o mesmo... O subjacente encontra-se a 3,66. A volatilidade implícita do W está nos 39. Quanto maior este valor, mais o W vale. A volatilidade mede a incerteza do preço a que vai cotar o subjacente e calcula-se pela variância do desvio-padrão. Por vezes o MM ajusta este valor, especialmente quando o mercado está fechado (devido ao horário extendido de transacção de Warrants face ao horário da Euronext Lisboa), baseando essa alteração em notícias ou no funcionamento dos mercados americanos, tentanto antecipar gap up ou gap down. É normal os W out-of-the-money terem volatilidades mais elevadas.

No caso deste seu W, a volatilidade está em 39. Se a compararmos com a volatilidade do Put com strike a 3,6€, está semelhante (38). Com a do put a 3,8€, que já está in-the-money, está um pouco elevada (30).

Se utilizarmos a calculadora de warrants para fazermos umas contas, vemos que o valor teórico do W actual é 0,01€. Este W tem um spread de 0,02 pelo que a venda está a 0,02€ e a compra a 0,00€. Tudo bem. É óbvio porque não está o MM a comprar...

Coloquemos na calculadora a volatilidade de 30 de um W in-the-money e temos a venda a 0,01€ e a compra continua a 0,00€.

O próximo exercício é o de, mantendo a volatilidade em 39, verificarmos a quanto teria de estar o subjacente na 2ª Feira para que o W valorizasse o suficiente para termos o MM à compra a 0,01€. Colocando a data de avaliação a 13/08/2007 e premindo "Calcular" verificamos que o W perdeu logo 0,0006€ de valor... O theta; a desvalorização diária...

O BCP teria de abrir a 3,50€ (a cair quase 5%) para que o W passasse a ter um valor teórico de 0,02€, logo o MM estaria a comprar a 0,01€ e a vender a 0,03€.

Verifico pela outra thread que adquiriu o W a 24 de Julho. Na altura avisaram-no de que não era um bom investimento, mesmo na óptica de proteger a desvalorização das suas acções. Na altura, deverá ter comprado o W a sensivelmente 0,05€ (com o MM a vender a 0,05€ e comprar a 0,03€).

Para que o W valha na 2ª feira 0,06€ e possa sair com lucro, quanto teria o BCP de cair? Voltamos à calculadora procurar o preço do subjacente que dê um valor teórico de 0,07€... Era preciso o BCP abrir a 3.21€ (12,3% de queda). Tal pressupondo que a volatilidade não era alterada.

Lembre-se que se esperar por 2ª da semana seguinte, 20 de Agosto, já o BCP terá de cotar a 3.16€ porque o theta já levou mais algum do valor...

O site do CommerzBank (http://www9.warrants.commerzbank.com) tem as ferramentas necessárias para fazer estes cálculos.

Quando adquiriu o put com um strike tão baixo, deveria ter ponderado a probabilidade de queda do BCP. Vendo que poderia não cair tanto, deveria ter adquirido um put com strike mais elevado (3,6€ ou 3,8€). Claro que estes "custavam mais dinheiro" e, logo, as percentagens de ganho com a oscilação não eram tão interessantes. Mas a probabilidade de perder dinheiro também era menor.

Parece-me apenas que acusar o MM de não agir correctamente quando o problema é desconhecer os activos em que se investe é tão mau quanto, no snooker, dizer que a mesa está desnivelada e por isso se falham as tacadas.

O site do CZ tem também manuais sobre W, TW e inlines. Aconselho a sua leitura antes de realizar o seu próximo investimento. Aconselho-o também a simular cenários com a calculadora antes de investir.

Cumprimentos
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por marijon2 » 12/8/2007 12:41

Broker Invest

Segundo a calculadora no site do commerzbank o valor do warrant 7479Z é de 0,0095 pelo que o MM já não está em posição de compra. Ainda que a cotação do BCP descesse amanhã para 3 euros o Warrant só passaria a valer 0,1463...

Portanto, a não ser que a cotação do BCP baixe brutalmente, esse Warrant na maturidade deverá valer zero; porque há que contar com a perda do valor temporal que é muito grande pelo facto de o warrant estar perto da data de maturidade.

Espero ter esclarecido

Bons negócios

Maria joão

Registado: 14/2/2007 22:16

por Broker_Invest » 12/8/2007 11:59

neste momento estou agarrado ao um PUT do BCP com um Strike a 3€ e não normal quando a cotação deste activo subjacente o Warrant neste caso um PUT deveria de subir de valor,o que é que aconteceu é que o MM não apareceu, olha então eu aposto nas percas e o MM sabe que vai perder e não compra? então raio de produto financeiro é este?, ele "MM" deveria ser obrigado sempre a comprar ou vender q
BCPP3.0 09-07/CZ/7479Z

Calculo do preço dos turbo warrants

por marijon2 » 12/8/2007 10:31

Até agora apenas tenho investido em ws tradicionais.
Mas como me parecem pouco tranparentes, resolvi entrar nos TWS. Como o MM muitas vezes não está presente, gostaria de saber como se calcula o preço do prémio para os calls e o do desconto para os puts.

Obrigada pela ajuda

Bjs e bons negócios

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por tonirai » 9/8/2007 23:37

poiu Escreveu:Boas.

Negoceio quase diariamente TW do Citigroup sobre o NAS100 e DAX e só raramente (hoje pelas 15 horas, por acaso isso aconteceu com o TW DAX Put 7675) tenho razão de queixa relativamente a ausência do MM.

Comissão máxima de 3,85 por transacção, horário de negociação entre as 7 e as 21 horas, possibilidade de acompanhar o preço online (pelo sistema real push) no site do citigroup, inexistência de valor temporal no valor do warrant, e uma maior transparência na formação do preço, são alguns dos factores que me fazam investidor em TW.

É pena ser exclusivo do Best.

Pois, é isso que queria dizer:
O que descrevi acontece com os do Commerzbank, e não com os do Citibank.
Acompanho ambos pelo BIG.

Quanto às saídas do MM, é normal, todos saem, normalmente no minuto em que sai uma notícia importante (sobretudo 13:30 e 15:00 GMT, notícias dos States).
O problema não são as saídas, são as diminuições drásticas nas quantidades que o MM disponibiliza.

Registado: 19/4/2007 18:26

por poiu » 9/8/2007 23:26

Boas.

Negoceio quase diariamente TW do Citigroup sobre o NAS100 e DAX e só raramente (hoje pelas 15 horas, por acaso isso aconteceu com o TW DAX Put 7675) tenho razão de queixa relativamente a ausência do MM.

Comissão máxima de 3,85 por transacção, horário de negociação entre as 7 e as 21 horas, possibilidade de acompanhar o preço online (pelo sistema real push) no site do citigroup, inexistência de valor temporal no valor do warrant, e uma maior transparência na formação do preço, são alguns dos factores que me fazam investidor em TW.

É pena ser exclusivo do Best.

Registado: 24/3/2003 1:11

por tonirai » 9/8/2007 20:35

Muito obrigado Soprano pela resposta.

Mas sinto-me mais inclinado para a hipótese de má fé da parte do MM (Commerzbank), isto porque (seguindo seu raciocínio):

a) e b) Pela experiência que tenho dos outros warrants, quando o MM está ausente, deixa as quantidades a zero - se tem lá 500 ou 1000, durante horas e constantemente renovadas, é porque está lá;

c) todos os TW Commerzbank do Dax passam a ter essas quantidades (foi o caso de hoje, mas não só), quer cotem a €0.10 ou €1.50...
Durante a manhã observei compras de 5000, 10000 ou mais, e depois à tarde, quando a cotação subiu 50 ou 100%, uma imensidão de vendas de 500 de cada vez, a conta-gotas, porque o MM não compra mais que isso.

Parece-me que com isso, eles pretendem atrasar ao máximo as vendas por parte dos clientes, obrigando muitos deles a guardá-los para o dia seguinte, quando possivelmente valerão muito menos! Eu sei que às vezes pode resultar ao contrário... mas penso que é essa a ideia.

Alguém concorda/discorda?

por Porto_Moniz » 9/8/2007 17:51

Boa tarde tonirai.
Antes que o post passe para a segunda página...
A questão que coloca acontece possivelmente por três factores distintos:

a) o MM não está a negociar o TW durante alguns períodos da sessão.

b) Para evitar os períodos de maior volatilidade, acaba por também não estar presente

c) e por último, por vezes (muitas nos TW), não faz sentido haver quantidades elevadas de TW por parte do MM quando a cotação nominal é elevada. Exemplificando: é natural que para uma cotação de €0.02 surjam lotes de 10000 ou 20000, mas quando o TW cota a €1, por exemplo, essa quantidade não faz sentido justificando-se quantidades mais reduzidas como 1000 ou 500.

Espero ter ajudado, e caso esteja a cometer alguma imprecisão agradeço a correcção por parte do forúm. Abraço

Registado: 31/8/2005 12:38

por tonirai » 9/8/2007 13:43

Bom dia a todos.

Negoceio warrants vanilla e inline há ano e meio, maioritariamente sobre o EUR/USD.

No entanto, de há umas semanas para cá, comecei a acompanhar os TW sobre o Dax, e reparei no seguinte:
Tem sido frequente os TW do Commerzbank iniciarem o dia com 15000 ou 20000 disponíveis da parte do MM, que no entanto a meio da sessão e até ao seu fim, reduz a quantidade para 1000, e às vezes 500.
Isto é uma autêntica armadilha, pois quem comprar uma certa quantidade, fica entalado, ou obrigado a gastar eventuais lucros em comissões para despachá-los!

Pergunto a quem tem experiência na sua negociação: isto é habitual? É fruto da extrema volatilidade de ultimamente no índice?
Reparo que nos TW do Citibank, tal não acontece, mantendo-se a quantidade do MM igual ao longo da sessão.

Desde já obrigado a todos pelo esclarecimento.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Gioes, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, paulopereira.pp36.pp, zulu404 e 59 visitantes