Help - Metodo de contabilizaçao de venda de acçoes
Garfield Escreveu:Resina Escreveu:No meu caso tenho duas contas, uma para as brincadeiras, e outra para os investimentos a "longo prazo".
a menos que a outra conta esteja em nome de outra pessoa pelo que eu sei o FIFO aplica-se a todas as contas de titulos possuidas.
Nunca me aconteceu o que referes...
Contas são independentes, e não se misturam...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
na minha opiniao, e continuarei a declarar o IRS com base nisso, é de que o tal "custo documental" inclui o valor de compra e as respectivas comissões pois no "documento de compra" o valor total debitado pelo banco inclui as comissões.
e dado que foi o valor total desse "documento de compra" aquele que eu paguei para adquirir os titulos será então tambem esse o meu custo real/fiscal de aquisição.
as comissões nao representam para o contribuinte uma mais valia pelo que nao podem ser tributadas. as mesmas são tributadas aos bancos que as cobram.
é mesmo uma questão de bom senso a meu ver mas não há nada como pedir um parecer escrito às Finanças.
"por favor não matem o mensageiro"
e dado que foi o valor total desse "documento de compra" aquele que eu paguei para adquirir os titulos será então tambem esse o meu custo real/fiscal de aquisição.
as comissões nao representam para o contribuinte uma mais valia pelo que nao podem ser tributadas. as mesmas são tributadas aos bancos que as cobram.
é mesmo uma questão de bom senso a meu ver mas não há nada como pedir um parecer escrito às Finanças.
"por favor não matem o mensageiro"
Garfield,
Boa tarde,
Fui "estudar" o codigo do irs e verifiquei o seguinte:
No artº 48º (Valor de aquisição a título oneroso de partes sociais e de outros valores mobiliários) diz o seguinte:
No caso da alínea b) do n.º 1 do artigo 10.º, o valor de aquisição, quando esta haja sido efectuada a título oneroso, é o seguinte:
a) Tratando-se de valores mobiliários cotados em bolsa de valores,o custo documentalmente provado ou, na sua falta, o da menor cotação verificada nos dois anos anteriores à data da alienação, se outro menos elevado não for declarado;
Já o Artº 51º (mais-valias - despesas e encargos - valor de aquisição) diz:
Para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:
a) ......;
b) As despesas necessárias e efectivamente praticadas, inerentes à alienação, nas situações previstas nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 10.º
Admito que a lei não seja muito clara, mas até pela existência depois do acréscimo referido no artº 51º, acho que qd no artº 46º se refere a custo documentalmente provado é apenas o valor de aquisição.
Mas, repito, não é claro.
A verdade é que os bancos interpretam desta maneira e qd nos enviam as declarações anuais não entram em conta com os custos da aquisição.
Abraço
Boa tarde,
Fui "estudar" o codigo do irs e verifiquei o seguinte:
No artº 48º (Valor de aquisição a título oneroso de partes sociais e de outros valores mobiliários) diz o seguinte:
No caso da alínea b) do n.º 1 do artigo 10.º, o valor de aquisição, quando esta haja sido efectuada a título oneroso, é o seguinte:
a) Tratando-se de valores mobiliários cotados em bolsa de valores,o custo documentalmente provado ou, na sua falta, o da menor cotação verificada nos dois anos anteriores à data da alienação, se outro menos elevado não for declarado;
Já o Artº 51º (mais-valias - despesas e encargos - valor de aquisição) diz:
Para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:
a) ......;
b) As despesas necessárias e efectivamente praticadas, inerentes à alienação, nas situações previstas nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 10.º
Admito que a lei não seja muito clara, mas até pela existência depois do acréscimo referido no artº 51º, acho que qd no artº 46º se refere a custo documentalmente provado é apenas o valor de aquisição.
Mas, repito, não é claro.
A verdade é que os bancos interpretam desta maneira e qd nos enviam as declarações anuais não entram em conta com os custos da aquisição.
Abraço
- Registado: 27/5/2007 23:05
Re: Re
JAS Escreveu:De qualquer forma acho que isto só valerá a pena se estivermos a poicos dias de atingirmos "um ano".
Para meses acho que não vale a pena pois ficamos com o dinheiro das acções e dos W's empatado a não render nada...JAS
Se shortares com CFD's sempre recebes alguns juros (não muito significativos, mas que podem compensar as comissões). Mas para quem não tem, ou não quer abrir uma conta numa corretora com cfds, os W funcionam na mesmíssima maneira...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Re
nunofaustino Escreveu:se acham que um activo onde têm uma % elevada de lucro vai cair mas n querem vender as acções por questões fiscais, então podem shortar utilizando CFDs.
Podem-se usar Warrants put que é mais simples.
Basta comprar uma quantidade de W's identica ao número de acções para neutralizar a posição.
De qualquer forma acho que isto só valerá a pena se estivermos a poicos dias de atingirmos "um ano".
Para meses acho que não vale a pena pois ficamos com o dinheiro das acções e dos W's empatado a não render nada...
E pagar mais-valias nem é mau de todo.
Significa que elas existem!
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Já agora deixo uma sugestão... se acham que um activo onde têm uma % elevada de lucro vai cair mas n querem vender as acções por questões fiscais, então podem shortar utilizando CFDs.
Imaginem que compraram 1000 acções de JMT a 13E (a preços de hoje seriam 5000 a 2.6E) no dia 10 de Agosto do ano passado. Neste momento acham que a acção vai cair, mas n querem vender pois vão ter de pagar 10% de impostos sobre o lucro (seriam 5000*(4.2-2.6)*0.1=800E). Podem vender 5000 acções da JMT a 4.2X e no dia 11 de Agosto fechar as duas posições simultaneamente. No total devem ficado com saldo bastante perto de 0 (têm de contar com a diferença entre a compra e a venda dos cfds e os juros recebidos por terem uma posição curta) e evitaram pagar os 800E de impostos.
Como é óbvio, o saldo não fica disponível para retirarem do banco, e têm de colocar algum $$ extra (dependendo das acções pode variar entre 10% e 100%) numa conta onde seja possível transaccionar CFDs, mas é uma ideia que pode ser fiscalmente interessante (em particular para situações de curto prazo).
Um abr
Nuno
Imaginem que compraram 1000 acções de JMT a 13E (a preços de hoje seriam 5000 a 2.6E) no dia 10 de Agosto do ano passado. Neste momento acham que a acção vai cair, mas n querem vender pois vão ter de pagar 10% de impostos sobre o lucro (seriam 5000*(4.2-2.6)*0.1=800E). Podem vender 5000 acções da JMT a 4.2X e no dia 11 de Agosto fechar as duas posições simultaneamente. No total devem ficado com saldo bastante perto de 0 (têm de contar com a diferença entre a compra e a venda dos cfds e os juros recebidos por terem uma posição curta) e evitaram pagar os 800E de impostos.
Como é óbvio, o saldo não fica disponível para retirarem do banco, e têm de colocar algum $$ extra (dependendo das acções pode variar entre 10% e 100%) numa conta onde seja possível transaccionar CFDs, mas é uma ideia que pode ser fiscalmente interessante (em particular para situações de curto prazo).
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Caro Garfield,
Em 2006 fiz meia dúzia de operações no BCP e no final do ano na listagem que me enviaram com as mais valias obtidas (penso que idêntica à que enviaam para o fisco) calcularam as referidas mais valias tendo como custo de aquisição o custo sem as comissões. Vou ver se descubro alguma circular do fisco onde este assunto esteja tratado.
abraço
Em 2006 fiz meia dúzia de operações no BCP e no final do ano na listagem que me enviaram com as mais valias obtidas (penso que idêntica à que enviaam para o fisco) calcularam as referidas mais valias tendo como custo de aquisição o custo sem as comissões. Vou ver se descubro alguma circular do fisco onde este assunto esteja tratado.
abraço
Re: Re
JAS Escreveu:Nesta não estou muito de acordo.
O critério FIFO aplica-se a "uma molhada" onde está tudo misturado.
Se eu tiver comprado 1000 acções no Banco A e depois comprar 1000 acções iguais no Banco B quando eu der a ordem de venda no Banco B é fisicamente impossível eu estar a vender as que estão no Banco A.
Portanto não há razão para aplicar o FIFO.
Os bancos resolveram o problema enviando-nos listagens das mais-valias.
Nós somamos e já está.
é um ponto de vista válido. antigamente a declaração de mais valias era por titulo o que forçosamente obrigava a tal fusao de contas onde esse titulo existisse.
agora é apenas por mes de compra e por mes de venda, talvez assim haja mais espaço de manobra.
mas só mesmo pedindo um parecer escrito às finanças.
quanto aos bancos terem resolvido o problema digo vos que na minha experiencia a mim nao me resolveram nada pois as listagens que me enviam sao apenas um resumo corrido de todas as operações realizadas naquele ano.
nao me dizem se foram vendas de há mais ou menos de 1 ano, nao me dizem se houve mais valia ou menos valia, nao me dizem nada.
felizmente tenho registos informaticos de todas as operações para poder cruzar e analisar todos os custos e proveitos por titulo com o proprio controle do FIFO.
BN
Re
Garfield Escreveu:no CIRS é referido como custo de aquisição o valor de compra e todos os custos devidamente documentados no qual se incluem as comissoes de compra.
ou seja no valor de aquisição digita-se o valor de compra com comissoes incluidas.
Obrigadinho, já me ensinaste qualquer coisa hoje!!!
Sempre pensei que não eram deduzíveis.
Espero que os Bancos as incluam nas listagens que nos mandam...
Garfield Escreveu:a questão das varias contas retorna para o problema de o titular ser o mesmo logo o FIFO aplica-se por contribuinte e nao por conta possuida.
Nesta não estou muito de acordo.
O critério FIFO aplica-se a "uma molhada" onde está tudo misturado.
Se eu tiver comprado 1000 acções no Banco A e depois comprar 1000 acções iguais no Banco B quando eu der a ordem de venda no Banco B é fisicamente impossível eu estar a vender as que estão no Banco A.
Portanto não há razão para aplicar o FIFO.
Além disso, para quem transacciona muito, é bastante difícil fazer a listagem para determinação das mais-valias, e a situação piora se houver acções "há menos de 1 ano" e acções "há mais de 1 ano".
Os bancos resolveram o problema enviando-nos listagens das mais-valias.
Nós somamos e já está.
É quase impossível, ou pelo menos é muito trabalhoso, fundir todas as listagens de um contribuinte para depois aplicar o critério FIFO sem separação de contas.
Esse trabalho ocuparia qualquer mortal durante pelo menos 1 semana, fosse o próprio contribuinte ou fosse um funcionário das Finanças, e os resultados praticos em termos de eventual aumento de impostos poderiam ser nulos ou quase nulos.
Portanto o Estado só pode fiscalizar as transacções de um contribuinte através das listagens dos Bancos.
Se o Estado pretende que se aplique o critério "fundindo as diversas contas" terá que obrigar a Euronext a fornecer uma listagem por contribuinte.
E duvido que a Euronext, entidade trasnacional, alguma vez o faça.
Isso deixaria de fora os contribuintes que andassem em mercados fora da Euronext mesmo que utizassem bancos de cá... A emenda podia ser pior que o soneto.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
no CIRS é referido como custo de aquisição o valor de compra e todos os custos devidamente documentados no qual se incluem as comissoes de compra.
ou seja no valor de aquisição digita-se o valor de compra com comissoes incluidas.
na venda digita-se apenas o valor de venda pois as comissoes da venda sao digitadas em campo proprio.
a questão das varias contas retorna para o problema de o titular ser o mesmo logo o FIFO aplica-se por contribuinte e nao por conta possuida.
de qualquer forma cada um sabe de si mas aconselhava-vos a informarem-se devidamente junto das proprias finanças de preferencia por forma escrita para que tenham o parecer nas vossas mãos.
BN
na venda digita-se apenas o valor de venda pois as comissoes da venda sao digitadas em campo proprio.
a questão das varias contas retorna para o problema de o titular ser o mesmo logo o FIFO aplica-se por contribuinte e nao por conta possuida.
de qualquer forma cada um sabe de si mas aconselhava-vos a informarem-se devidamente junto das proprias finanças de preferencia por forma escrita para que tenham o parecer nas vossas mãos.
BN
Caro Garfield
Boas,
Penso que em IRS apenas podes deduzir os custos com a venda. No impresso das mais valias apenas existem campos para o valor da aquisição (sem comissões, etc.), valor da venda e custos com a venda.
Quanto a ter mais de uma conta para transacionar, como o resina, também utilizo esse esquema e penso que resolve o problema.
Abraços
Boas,
Penso que em IRS apenas podes deduzir os custos com a venda. No impresso das mais valias apenas existem campos para o valor da aquisição (sem comissões, etc.), valor da venda e custos com a venda.
Quanto a ter mais de uma conta para transacionar, como o resina, também utilizo esse esquema e penso que resolve o problema.
Abraços
Re: Por acaso tenho uma dúvida também relativa a mais valias
Gilfonseca Escreveu:Se teve em carteira as acções por período inferior a um ano, concorre para formação da mais-valia as acções vendidas (claro), pelo método FIFO. Quant.*preço+ custos aquisição - (quant.*preço+ custos Venda). bn
Penso que os custos de aquisição de compra não entram.
- Registado: 14/9/2006 19:54
sempre
apenas 1 acção. pode é ser com a massa toda ou não e nesse caso deixo a outra parte disponível para reforçar se for caso disso, mas normalmente é 100% de uma tacada (depende, é claro da acção, se for uma que mexe menos tenho mais cuidado, se for a sco a quem não faltam compradores nem vendedores é 100%)
neste momento estou 100% na SCO e preparado para a ver dar-me mais uma alegria (que acredito vai ter um grande impacto na carteira)
neste momento estou 100% na SCO e preparado para a ver dar-me mais uma alegria (que acredito vai ter um grande impacto na carteira)
- Registado: 7/3/2007 19:42
Re: Em comissões
MOHAMED Escreveu:Neste último mês gastei assim por baixo mais de 1000 eur em comissões. E não fiz nenhum negócio em que ganhasse isso. E mesmo assim consegui ganahr mais de 5000 eur (e a minha carteira é muito pequena, esse Valor é mais de 50% do que tinha na altura à disposição). Mas vou ter que mudar para a carregosa.
podiam ter sido mais mil euros + 20% isto sim é um roubo e só alinho nisto porque sei que posso contar com o bpinet, raramente falha. Mas tenho que me desmarcar deste tipo de comissão. É elevadíssima.
Como a minha carteira agora aumentou um bocado já começa a ser um valor razoável mas não posso dividir a massa em 3 frentes, senão ainda mais caro fica e a dificuldade de o retorno compensar aumenta.
Isto torna-me um investidor ''carne toda no assador'' com os riscos inerentes. E com pouca propensão para grandes paragens (que por vezes eram aconseláveis.
Agora estou a investir de uma forma muito diferente do que fiz no passado. Tento ser certeiro nos tiros e ganhar 2% num negócio é ara mim perfeitamente aceitável. Perder 2% já implica reflexão e análise do porquê do erro.
Também não uso stops mas aplico-os se necessário
Mohamed, quantos títulos costumas ter em carteira simultaneamente??
Um abraço
JN
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
- Registado: 24/8/2006 20:09
Em comissões
Neste último mês gastei assim por baixo mais de 1000 eur em comissões. E não fiz nenhum negócio em que ganhasse isso. E mesmo assim consegui ganahr mais de 5000 eur (e a minha carteira é muito pequena, esse Valor é mais de 50% do que tinha na altura à disposição). Mas vou ter que mudar para a carregosa.
podiam ter sido mais mil euros + 20% isto sim é um roubo e só alinho nisto porque sei que posso contar com o bpinet, raramente falha. Mas tenho que me desmarcar deste tipo de comissão. É elevadíssima.
Como a minha carteira agora aumentou um bocado já começa a ser um valor razoável mas não posso dividir a massa em 3 frentes, senão ainda mais caro fica e a dificuldade de o retorno compensar aumenta.
Isto torna-me um investidor ''carne toda no assador'' com os riscos inerentes. E com pouca propensão para grandes paragens (que por vezes eram aconseláveis.
Agora estou a investir de uma forma muito diferente do que fiz no passado. Tento ser certeiro nos tiros e ganhar 2% num negócio é ara mim perfeitamente aceitável. Perder 2% já implica reflexão e análise do porquê do erro.
Re: Dividendos
MOHAMED Escreveu:Imagina o seguinte. Compras sonae a 1 Eur e vendes a 1,20. em seguida compras a 1,20 passado uns tempos e tens azar e vendes a 1 eur. Ganhaste zero.
Tens que pagar alguma coisa no final do ano???
Eu não ganhei zero, perdi foi uns euros das comissões que levei na compra e na venda...
Para mim é uma menos valia, só é valia zero se cobrar as comissões, mas até nisso as finanças roubam porque só consideram as comissões de venda... Mas nem estou para me chatear com isso...
Eles devem se esquecer que nós estamos constantemente a comprar e a vender, e gastamos milhares em comissões...
Enfim é a roubar...
Mas fora isso não sei até que ponto é tão facil hoje em dia passar despecebido nisso...
Mas se te safas tens "sorte"
Abraço
Dividendos
Só da ALTRI uma vez. Nomalmente não estou para me agarrar muito tempo às acções e sinceramente o dividendo é como o stock split. Tem efeito zero. Se funciona ou não só depois de receberes (ficando à espera é que sabes).
Mas o dividendo é cobrado logo à cabeça e sinceramente, com tantos e tantos milhões a rodar constantemente como é que as Fin. poderiam ir chekar tudo. Impossível e nem eles se davam ao trabalho e acredito que os fundos fzem o mesmo.
Imagina o seguinte. Compras sonae a 1 Eur e vendes a 1,20. em seguida compras a 1,20 passado uns tempos e tens azar e vendes a 1 eur. Ganhaste zero.
Mas o dividendo é cobrado logo à cabeça e sinceramente, com tantos e tantos milhões a rodar constantemente como é que as Fin. poderiam ir chekar tudo. Impossível e nem eles se davam ao trabalho e acredito que os fundos fzem o mesmo.
Imagina o seguinte. Compras sonae a 1 Eur e vendes a 1,20. em seguida compras a 1,20 passado uns tempos e tens azar e vendes a 1 eur. Ganhaste zero.
MOHAMED compreendo o que dizes, mas acho preferivel dizer que não o fazes e sempre passas por despercebido...
Até te dou os "parabéns" por nunca te terem chamado...
Já agora costumas receber muito dividendos?
Abraço
Até te dou os "parabéns" por nunca te terem chamado...
Já agora costumas receber muito dividendos?
Abraço
foi um desabafo
que espero passe despercebido
mas devo dizer-te que conheço muita gente que faz exactamente o mesmo que eu., ou seja, nada.
Este imposto de mais-valias é um ocado ciminoso do meu ponto de vista.
Se compras 1 litro de gasolina, mais de 50% são impostos, um maço de tabaco 75% saõ impostos, bebes 1 wiskie 50% de imposto (agora até no bagaço querem cobrar 5 eur por litro de imposto), em qualquer coisa que se compre, 21 de iva.
E ainda querem mais valias dos desgraçados, quando o berardo ganha 10 M de euros e está isento porque aquilo está numa fundação.
Primeiro há que haver moral da parte do estado e depois o povo pode ser que 1 dia colabore, assim não.
Até porque quando isto caia a pique eles acabaram logo com o imposto e só quando começaram a ver que isto estava a dar é que reintroduziram o imposto. Se daqui a 1 mês aparecer 1 crash. deixam logo de cobrar outra vez...
E estamos a falar de gente (governantes) que tem e teve cargos milionários, reformas de 5.ooo euros para cima, saem dos governos e vão trabalhar para empresas públicas a ganhar 100 salários mínimos (100 ou mais), para bancos, para fundações para institutos, etc...
estão todos muitissimo bem na vida e acredita que não foi com os salários que se criam fortunas de milhões de contos.
Nem vale a pena continuar esta dissertação...
Os ricos que paguem a crise, sempre os cidadãos normais acho demais. De mim não levam 1 cêntimo, e sou funcionário público. Acho que termino por aqui, senão ainda levo 1 processo disciplinar (que se justificava inteiramente-que eu sou um calão de 1ª) pelo delito de opinião.
mas devo dizer-te que conheço muita gente que faz exactamente o mesmo que eu., ou seja, nada.
Este imposto de mais-valias é um ocado ciminoso do meu ponto de vista.
Se compras 1 litro de gasolina, mais de 50% são impostos, um maço de tabaco 75% saõ impostos, bebes 1 wiskie 50% de imposto (agora até no bagaço querem cobrar 5 eur por litro de imposto), em qualquer coisa que se compre, 21 de iva.
E ainda querem mais valias dos desgraçados, quando o berardo ganha 10 M de euros e está isento porque aquilo está numa fundação.
Primeiro há que haver moral da parte do estado e depois o povo pode ser que 1 dia colabore, assim não.
Até porque quando isto caia a pique eles acabaram logo com o imposto e só quando começaram a ver que isto estava a dar é que reintroduziram o imposto. Se daqui a 1 mês aparecer 1 crash. deixam logo de cobrar outra vez...
E estamos a falar de gente (governantes) que tem e teve cargos milionários, reformas de 5.ooo euros para cima, saem dos governos e vão trabalhar para empresas públicas a ganhar 100 salários mínimos (100 ou mais), para bancos, para fundações para institutos, etc...
estão todos muitissimo bem na vida e acredita que não foi com os salários que se criam fortunas de milhões de contos.
Nem vale a pena continuar esta dissertação...
Os ricos que paguem a crise, sempre os cidadãos normais acho demais. De mim não levam 1 cêntimo, e sou funcionário público. Acho que termino por aqui, senão ainda levo 1 processo disciplinar (que se justificava inteiramente-que eu sou um calão de 1ª) pelo delito de opinião.
Re: Só coloquei a questão para ficar ilucidado
MOHAMED Escreveu:Se algum dia descubrirem eu pago a multa em 150 prestações ao abrigo da lei mateus.
Gostei desse ponto da tua frase...
Mas digo.te que é melhor ficares calado do que andares a mandar bocas dessas.... Lol
Breve andam os fiscais das finanças por estas bandas
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, kursk, m-m, Mr.Warrior, Phil2014, PMP69, tami e 76 visitantes