Subida dos juros na Zona Euro deixa Europa no vermelho pela quinta sessão
As praças europeias negociem em terreno negativo pela quinta sessão consecutiva prejudicadas ainda pela subida da taxa de juro da Zona Euro para os 4%. As perdas estão a ser lideradas pela Allianz, o Barclays e o British Energy Group.
--------------------------------------------------------------------------------
Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt
As praças europeias negociem em terreno negativo pela quinta sessão consecutiva, prejudicadas ainda pela subida da taxa de juro da Zona Euro para os 4%. As perdas estão a ser lideradas pela Allianz, o Barclays e o British Energy Group.
O índice Stoxx 50 cai 0,64% para os 3.829,02 pontos com 38 dos 50 títulos em queda e nove deles a perderem mais de 2%. Esta é a quinta sessão consecutiva de perdas e é explicada pela subida da taxa de juro de referência da Zona Euro para os 4%.
Na passada quarta-feira, o Banco Central Europeu anunciou o oitavo aumento do preço do dinheiro desde Dezembro de 2005 e deixou em aberto a possibilidade de novas subidas ainda este ano. Desde esse dia, as praças europeias já perderam quase 1,5%.
Os índices que mais desvalorizam são o alemão e o italiano. O DAX perde 1,24%, pressionado pelos títulos da Siemens, que recuam quase 3%, e o Mibtel cai 0,89%.
"Após as fortes subidas dos últimos meses não estou surpreendido com estas correcções", diz Jan Leroy da Petercam Asset Management. "A actual subida dos juros não é suficiente para anular os efeitos do forte crescimento económico mundial e das fusões e aquisições", explica Leroy em declarações à agência Bloomberg.
Nick Nelson, estratega da UBS, considera mesmo que as correcções não vão ficar por aqui e podem chegar aos 5 e 10%.
Entre as maiores quedas do dia estão a Allianz, o Barclays e o British Energy Group. A seguradora já caiu mais de 2% e segue agora a perder 1,57% para os 161,87 euros. O banco inglês desvaloriza quase 2% para os 713,5 pence e o British Energy Group cai 2,11% para os 533,5 pence.
A impedir maiores quedas está a BNP Paribas, depois do jornal "Les Echos" ter noticiado que a Société Generale está a ponderar lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a empresa. As acções do BNP Paribas já ganharam mais de 3% e as da Société Generale mais de 1%.