Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Martifer - Tópico Geral

por ogal » 27/8/2021 15:00

Sim, exatamente. Ana´lise de Fundamentais, Paciência e serenidade.... É o que é preciso para estar na bolsa, na minha optica de investir. A Bolsa para mim é uma maratona e não centenes de corridade de 100 metros. As corridas de 100 metros trás cabelos brancos, ansiedade e, sobretudo, muitas comissões para as corretoras. Até pode descer 10%, 20%, 30% no próximo mês... mas acredito que daqui a um ano estará seguramente acima de 1.20€. e se tudo correr como previsto, daqui a dois anos, estará por volta dos 2€. Aguardar serenamente....
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Martifer - Tópico Geral

por Optimiza » 27/8/2021 14:49

ogal Escreveu: Que contas são essas do PER? O PER da MARTIFER é dos mais baixos da bolsa português. Tens que anualisar os resultados, o que perfaz um resultados acima de 11 milhões, sendo que historicamente os resultados do segundo semestre são melhores. O PER estará por volta dos 3. É dos mais baixos da bolsa portuguêsa. Para além disso tem uma margem enorme de crescimento nos próximos anos. Ainda tem muito para subir a cotação.


Ogal, Vim agora a este tópico por causa dos resultados Martifer (M Bons) e concordo com a enorme margem de progressão Martifer. Com os 3.5T$ para infraestruturas USA e 2.5mM€ do somatório de países da UE, muita construção metálica vai ser precisa.

Fiquei surpreendido pelo facto de esta ação ter-me passado por baixo do radar. São 350% de valorização desde mínimos pandémicos de há 17 meses (Março de 2020 » de 0,215€ aos 0,76€ atuais), corporizando a 2ª melhor valorização do PSI nesse período (a seguir à EDPR).

Como the "Trend is Your Friend" , e como o forward PE full 2022 ronda os...7 (11M€ RL para 75M€ CB), está de facto ainda muito barata. O PER mediano para 2 sectores industriais (construções metálicas e shipyards) » utilizo um benchmark de outro sector industrial, via Saint Gobain, PER 20 seria uma das 3 componentes para fair value.

Por sabermos que a ação tem um free float pequeno, tem fundamentais que se alteraram radicalmente, e sobretudo tem vindo a ser "bem direcionada" no sentido ascendente, se mantiver este último pressuposto pode e deve continuar a magnífica ascensão até aos 1,10€, mais de 100M€ de capitalização e igualmente importante, reentrada direta no PSI20 na 1ª avaliação 2022 por parte da Euronext Lisboa.

Quem diria que tinhamos uma performance americana no PSI que passou discretamente debaixo do radar (ao contrário da EDPR onde muitos estivemos investidos), que ainda tem ganhos interessantes pela frente » desde que os "core investors" atuais continuem a bombar (conditio sine qua non), e que poucos comentavam? Surpreendeu-me e Parabéns aos que acreditaram, desde o 2º quartel 2020 nesta ação!
Anexos
Martifer 3 bagger de mínimos pandémicos e não ficará por aqui   Voltará ao PSI20 em 2022 com mais de 100M€ capitalização e 1.10€ cotação.gif
Martifer 3 bagger de mínimos pandémicos e não ficará por aqui Voltará ao PSI20 em 2022 com mais de 100M€ capitalização e 1.10€ cotação.gif (27.3 KiB) Visualizado 8102 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Martifer - Tópico Geral

por Spiff69 » 27/8/2021 14:31

Lol sim sim, está bem, já todos percebemos o que realmente o atrai neste fórum.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Martifer - Tópico Geral

por suminvestido » 27/8/2021 14:28

Lusitanus Escreveu:
Spiff69 Escreveu:Se o Lusitanus investisse não teria feito a confusão que fez. Desconfio que o Lusitanus apenas investe em gerar discórdia, em empresas não lhes toca.

O Lusitanus tem dois investimentos em Bolsa, mas não divulga quais. Está bem?


Ó Lusitanus mas porquê tanto segredo? em que te vai afetar divulgar os teus investimentos? Podias dizer para que o pessoal também pudesse esgalhar forte e feio :lol: :lol: :lol:
Cá vão os meus, Benfica, Teixeira Duarte, Impresa e Martifer. Debaixo de olho tenho, Mota, Ibersol, C.Amorim, Raize, Nos e Sonae.
Podes esgalhar à vontade que estou nem aí :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Martifer - Tópico Geral

por Lusitanus » 27/8/2021 14:20

Spiff69 Escreveu:Se o Lusitanus investisse não teria feito a confusão que fez. Desconfio que o Lusitanus apenas investe em gerar discórdia, em empresas não lhes toca.

O Lusitanus tem dois investimentos em Bolsa, mas não divulga quais. Está bem?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Martifer - Tópico Geral

por Spiff69 » 27/8/2021 13:26

Se o Lusitanus investisse não teria feito a confusão que fez. Desconfio que o Lusitanus apenas investe em gerar discórdia, em empresas não lhes toca.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Martifer - Tópico Geral

por Lusitanus » 27/8/2021 12:38

Spiff69 Escreveu:Há muito tempo, que a recuperação da Martifer tem vindo na ser a referida no fórum, foram anos e anos a poder comprar esta empresa a níveis incrivelmente baratos, deu tempo para tudo e para todos. Mas só os pacientes conseguem capitalizar estas situações, desde o tempo que a empresa começa a dar os primeiros sinais tímidos de recuperação até ao momento em que efectivamente começa a lucrar de forma recorrente podem passar alguns anos. E muitas vezes a cotação continua estagnada já com a empresa a mostrar bons resultados semestre após semestre, muitos investidores desesperam porque pensam que fizeram um erro, mas não, o mercado é que está errado e pode estar errado durante muito tempo, até que de repente desperta.

Este discurso, instilador de esperança, para os investidos e futuros investidos na Martifer, faz-me lembrar o do PCP que tenta fazer crer que a Verdade, a Razão, salvadoras da Humanidade, estão no ideário do PCP e, por isso, camaradas, não esmoreçam, a vitória final será nossa! :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Martifer - Tópico Geral

por Spiff69 » 27/8/2021 12:03

Há muito tempo, que a recuperação da Martifer tem vindo na ser a referida no fórum, foram anos e anos a poder comprar esta empresa a níveis incrivelmente baratos, deu tempo para tudo e para todos. Mas só os pacientes conseguem capitalizar estas situações, desde o tempo que a empresa começa a dar os primeiros sinais tímidos de recuperação até ao momento em que efectivamente começa a lucrar de forma recorrente podem passar alguns anos. E muitas vezes a cotação continua estagnada já com a empresa a mostrar bons resultados semestre após semestre, muitos investidores desesperam porque pensam que fizeram um erro, mas não, o mercado é que está errado e pode estar errado durante muito tempo, até que de repente desperta.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Martifer - Tópico Geral

por suminvestido » 27/8/2021 9:20

LoneWolf Escreveu:Bom dia!
Nao mexi na minha ordem. Mas também ainda está longe.
ai o mercado, o mercado... sempre psicótico. Pensei mesmo q ia dar um belo salto.
Mas imagino q continuará a caminhada até ao 1€

LW


O mercado é o que é e temos de conviver com isso. Esta empresa tem tudo para dar grandes alegrias ao seus accionistas.Estou dentro há cerca de dois anos e só lamento não ter entrado dois anos antes ali por volta dos 0,20 €, mas enfim ainda fui muito a tempo.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Martifer - Tópico Geral

por LoneWolf » 27/8/2021 8:07

Bom dia!
Nao mexi na minha ordem. Mas também ainda está longe.
ai o mercado, o mercado... sempre psicótico. Pensei mesmo q ia dar um belo salto.
Mas imagino q continuará a caminhada até ao 1€

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Martifer - Tópico Geral

por ogal » 27/8/2021 7:50

ParaCima Escreveu:14 milhoes em provisoes? Ainda tem uma dívida interessanre, mas realmente pelo que vi nao está mau. Agora vejamos. 70m de capitalizaçao mais 70 de divida. Temos aqui um per de 14. Nao gosto muito do per, mas numa industria tao intensivas, nao faz muito sentido olhar para o ebitda.


Que contas são essas do PER? O PER da MARTIFER é dos mais baixos da bolsa português. Tens que anualisar os resultados, o que perfaz um resultados acima de 11 milhões, sendo que historicamente os resultados do segundo semestre são melhores. O PER estará por volta dos 3. É dos mais baixos da bolsa portuguêsa. Para além disso tem uma margem enorme de crescimento nos próximos anos. Ainda tem muito para subir a cotação.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Martifer - Tópico Geral

por ParaCima » 27/8/2021 1:03

lobus3101 Escreveu:Parece que isto é pouco claro.

Vejamos como reage o Mercado...

Na duvida para baixo , como é obvio.


Nao tenho acçoes da martifer, mas considerando os resultados anteriores nao ha dúvidas que existe uma melhoria. Agora a semapa está muito mais barata, p.e.

Também nao tenho semapa
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Martifer - Tópico Geral

por lobus3101 » 27/8/2021 0:37

Parece que isto é pouco claro.

Vejamos como reage o Mercado...

Na duvida para baixo , como é obvio.
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Martifer - Tópico Geral

por ParaCima » 26/8/2021 23:27

14 milhoes em provisoes? Ainda tem uma dívida interessanre, mas realmente pelo que vi nao está mau. Agora vejamos. 70m de capitalizaçao mais 70 de divida. Temos aqui um per de 14. Nao gosto muito do per, mas numa industria tao intensivas, nao faz muito sentido olhar para o ebitda.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Martifer - Tópico Geral

por Àlvaro » 26/8/2021 22:15

Lone, cuidado que a Impresa apresentou bons resultados e a seguir malhou de 32 para 23. :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Martifer - Tópico Geral

por Àlvaro » 26/8/2021 22:14

Lone, cuidado que a Impresa apresentou bons resultados e a seguir malhou de 32 para 23. :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Martifer - Tópico Geral

por LoneWolf » 26/8/2021 19:03

Muitos bons, sim senhor!
Acho q vou retirar a minha ordem de venda e ver a abertura amanhã.

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Martifer - Tópico Geral

por ogal » 26/8/2021 17:40

A paciência mais uma vez a ser premiada... Entrei neste empres há 3 anos atrás, precisamente à espera que começassem a apareçer estes resultados... ainda tem potências para duplicar ou triplicar estes resultados nos próximos 3 anos...
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... o-semestre
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Martifer - Tópico Geral

por ogal » 26/8/2021 17:37

Excelentes resultados em toda a linha.... Das empresas em Portugal que tem condições para subir mais BAG´ S... Uma sub-avaliação impressioante. A forma como conseguiram colocar a empresa nos "trilhos é impressionante" Mante´m uma carteira de encomendas muitos grande para além nos Navios de Mário Ferreira... Não falam ainda nos projetos do Hidrogénio, nem tão pouco, nas Fragatas, Categoria "Viana do Castelo" que poderão vir a ser contratualizadas. Muito boa empresa!!! Muitos parabéns à Gestão pelo trabalho que tem desenvolvido!!!
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Martifer - Tópico Geral

por ogal » 26/8/2021 12:33

Continua com força do lado das compras. Está a portar-se bem. Logo vamos lá ver como serão os resultados!
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Martifer - Tópico Geral

por lobus3101 » 25/8/2021 16:11

Com as devidas cautelas "bolsistas" parece que as coisas irão no sentido "Esperado" .

A ver vamos com a sa´ída dos resultados.
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Martifer - Tópico Geral

por ogal » 25/8/2021 11:29

Estou um pouco impaciente com os resultados que vão chegar amanhã. Espero resultados semestrais entre os 5 e 7 milhões. Se forem superiores, se o mercado funcionasse, teria de dar um salto bem grande.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Martifer - Tópico Geral

por LoneWolf » 25/8/2021 9:38

0.70 à vista! \:D/
Em breve entro de férias e vou deixar uma ordem de venda aberta a rondar o 1€.

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Martifer - Tópico Geral

por ogal » 24/8/2021 14:03

Sim, é verdade. Aguém que queira entrar em força, exerce uma enorme pressão no preço.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Martifer - Tópico Geral

por AAA_ » 24/8/2021 13:32

Devagarinho, lá vai ela por aí acima.
O problema é ser uma acção pouco líquida e alguém que queira comprar umas centenas de milhar tem que penar muito ou então rapar os cof's e ir buscá-la bastante mais cara...
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crissssx, Google [Bot], jcovas77, Shimazaki_2 e 358 visitantes