Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por aa » 11/6/2007 21:47

AA Escreveu:
Vodka7 Escreveu:Boas, tivemos a Galp e Portucel que "entraram" em periodos bons, agora temos a Martifer e a Ren num periodo normalmente de correcção.
A minha questão é se a Martifer terá possibilidades para o mesmo desenvolvimento de cotação que a Galp e Portucel a curto prazo?!


É a diferença entre uma Start Up e duas Cows, por isso até pode ter um comportamento muito melhor ou , antes pelo contrário, aproximar-se mais do que sucedeu com a SNC e com a IPR aquando dos respectivos IPO´s quando, na altura, ninguém acreditava que tal fosse possível.

cps,

AA


Já agora, considero bem mais provável que a REN tenha um comportamento semelhante ao da Galp do que a Martifer.

cps,

AA
 
Mensagens: 1434
Registado: 6/11/2002 0:37
Localização: 14

por Economista555 » 11/6/2007 21:42

A CGD empresta entre 90 e 95%.

Abr
 
Mensagens: 69
Registado: 3/1/2007 0:43

por aa » 11/6/2007 21:42

Vodka7 Escreveu:Boas, tivemos a Galp e Portucel que "entraram" em periodos bons, agora temos a Martifer e a Ren num periodo normalmente de correcção.
A minha questão é se a Martifer terá possibilidades para o mesmo desenvolvimento de cotação que a Galp e Portucel a curto prazo?!


É a diferença entre uma Start Up e duas Cows, por isso até pode ter um comportamento muito melhor ou , antes pelo contrário, aproximar-se mais do que sucedeu com a SNC e com a IPR aquando dos respectivos IPO´s quando, na altura, ninguém acreditava que tal fosse possível.

cps,

AA
 
Mensagens: 1434
Registado: 6/11/2002 0:37
Localização: 14

por ricardotugas » 11/6/2007 21:39

Depois de analisar esta opv, decidi não entrar por dois motivos:

1 - A variação de preço é muito grande para ser conhecido somente no proprio dia.

2 - O momento não é famoso para OPV, principalmente lá para dia 25 de Junho.

BN
passo a passo se constroi o futuro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 779
Registado: 26/5/2006 14:26

por Carlosmgm » 11/6/2007 21:33

Boa noite,
Sou cliente do BEST. Como faço para subscrever o IPO nos 3 titulares da minha conta ? Posso-o fazer "informaticamente" ou tenho que telefonar para la e preeencher uns papeis ?

Agradecia a vossa ajuda.

Abraço
 
Mensagens: 152
Registado: 15/2/2006 22:41
Localização: Vermoim

Re: credito

por ptmasters » 11/6/2007 21:26

nicknolte Escreveu:Boa noite!
alguem tem conhecimento se existe alguma linha de
credito especifica para esta OPV à semelhança das que existiram para as privatizações da galp e outras?

Bons negocios!


O BES tem. Mal entrei na conta saíu-me um email disparado com isso.

No BIGONLINE deve ser à imagem das anteriores: conta margem

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

conta no bes?

por GGT » 11/6/2007 21:25

Tenho de ter uma conta no bes para puder subscrever as acçães da MTF ?
A vida é um carrocel e a Bolsa a Feira Popular
 
Mensagens: 82
Registado: 25/10/2006 23:18

Re: credito

por pcsilva » 11/6/2007 21:18

nicknolte Escreveu:Boa noite!
alguem tem conhecimento se existe alguma linha de
credito especifica para esta OPV à semelhança das que existiram para as privatizações da galp e outras?

Bons negocios!


Tens que ver com o teu Banco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 370
Registado: 9/9/2004 19:36
Localização: 16

credito

por nicknolte » 11/6/2007 21:15

Boa noite!
alguem tem conhecimento se existe alguma linha de
credito especifica para esta OPV à semelhança das que existiram para as privatizações da galp e outras?

Bons negocios!
 
Mensagens: 75
Registado: 23/11/2006 13:22
Localização: Ovar

por SMarq » 11/6/2007 18:07

Alguém me sabe dizer o total do Capital depois do aumento deste.

cmps,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 5/2/2005 13:36
Localização: Gaia

por Nyk » 11/6/2007 17:19

MERCADOS Publicado 11 Junho 2007 18:14
Será o mercado a determinar
Preço final da OPS da Martifer conhecido a 25 de Junho
A Martifer já anunciou o intervalo de preços para a venda dasa acções, mas o valor final sõ será conhecido a 25 de Junho, data prevista para a realização da sessão especial de bolsa, onde serão apurados os resultados da oferta pública de subscrição (OPS) e da venda directa.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



A fixação do preço final será efectuada pelo Conselho de Administração da Martifer, com base na recomendação dos Joint Bookrunners (BESI e CaixaBI), no final do período da OPS. Segundo a Martifer, "o preço fixado para a OPS deverá ter em conta as condições dos mercados nacional e internacional, e situar-se-á obrigatoriamente dentro do intervalo de preços desta OPS", ou seja, entre 6,50 e 8,00 euros.

Na prática, será o interesse dos investidores institucionais a determinar o preço de venda dos títulos,através do método do "bookbuilding".

"O método de bookbuilding é um método de fixação de preço com base na consulta alargada efectuada a determinados investidores institucionais, nacionais e estrangeiros, com vista a apurar o interesse na aquisição/subscrição de acções permitindo, desta forma, que o preço de venda de tais acções reflicta o resultado dessa consulta alargada. Com este processo visa-se adaptar as condições da oferta à correspondente procura, permitindo que seja o mercado a ditar o preço final das acções", explica a Martifer.

Os potenciais investidores institucionais poderão apresentar intenções de investimento para diferentes quantidades de acções a diferentes preços, sendo este equilíbrio de ordens que determinará o preço final que os bancos vão recomendar ao Conselho de Administração da Martifer para fixar.


Já ao público em geral e trabalhadores, na OPS, será solicitado aos investidores a apresentação de ordens de subscrição para uma determinada quantidade de acções para o valor máximo do intervalo de preços.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Vodka7 » 11/6/2007 13:49

OPS da Martifer
Ordens de compra esta semana benefeciam de rateio 100% superior
A oferta pública de subscrição de acções da Martir arranca hoje e as ordens dadas esta semana beneficiam de um rateio 100% superior ao das próxima semana, quando termina o período de subscrição.

--------------------------------------------------------------------------------


Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



A oferta pública de subscrição de acções da Martir arranca hoje e as ordens dadas esta semana beneficiam de um rateio 100% superior ao das próxima semana, quando termina o período de subscrição.

De acordo com as informações prestadas pela empresa no prospecto de admissão em bolsa, na oferta pública de subscrição (OPS) destinada a trabalhadores da empresa e ao público em geral, o coeficiente de alocação é superior em 100% para os investidores que transmitirem as ordens de subscrição no primeiro período de subscrição (de 11 de Junho a 15 de Junho), relativamente aos investidores que manifestarem as ordens de subscrição no segundo período da OPS.

O segundo período decorre na próxima semana (de 18 de Junho a 22 de Junho), não havendo lugar a coeficiente de alocação preferencial. Ou seja, a uma ordem com o mesmo número de acções pedidas, no caso de haver rateio, serão atribuídas o dobro das acções se a ordem for dado esta semana, face às que forem transmitidas na semana que vem.

O rateio far-se-á proporcionalmente ao número de acções pedido e ainda não satisfeito, em lotes de 10 acções, com arredondamento por defeito. As acções que venham a remanescer em resultado do processo de arredondamento serão atribuídas, em lotes de 10 acçõessequencialmente às ordens que, após aplicação do coeficiente de rateio, mais próximas ficarem da atribuição de mais um lote. Em caso de necessidade, por igualdade entre as últimas ordens a satisfazer, proceder-se-á à atribuição do último ou últimos lotes por sorteio.

As ordens de subscrição das acções serão irrevogáveis a partir do dia 20 de Junho de 2007 (inclusive), ou seja, podem ser anuladas só até ao dia 19 de Junho.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

por sol » 11/6/2007 8:52

JM e Martifer chegam a acordo de cooperação na área dos combustíveis


11/06/2007


A Jerónimo Martins e a Martifer, participada da Mota-Engil que inicia hoje o seu OPS, chegaram a um acordo de cooperação na área de combustíveis, que prevê a abertura de 70 postos de combustíveis nos próximos três anos, informou a retalhista em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a mesma fonte, a JM chegou a "chegou a um acordo de princípio para colaborar com o Grupo Martifer na prestação de serviços de gestão e fornecimento dos postos de abastecimento de combustível actualmente operados pela sua subsidiária Feira Nova, bem como na instalação de novas unidades de abastecimento em diversas lojas daquela subsidiária e ainda do Pingo Doce".

Prevê-se, ao abrigo deste acordo, a abertura de 70 postos de combustível nos próximos três anos, sendo que os primeiros novos postos, serão instalados ainda este ano, esclarece o comunicado.

As acções da Jerónimo Martins [jmar] apreciavam 2,35% para os 4,35 euros.

fonte: www.bpionline.pt
 
Mensagens: 869
Registado: 17/12/2002 10:41

por Nyk » 11/6/2007 6:50

Martifer: A empresa mais versátil do universo Mota-Engil
Metalomecânica, imobiliário, energia. A Martifer é, do universo Mota-Engil, a empresa que mais diversificou a sua actividade. Com o suporte da estrutura gigante da construtora de António Mota, que detém 50% do capital, a Martifer já tem negócios no imobiliário e energia, além do 'core-business' da metalomecânica, onde a empresa é líder ibérica.

--------------------------------------------------------------------------------

Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt



Carlos Martins
Metalomecânica, imobiliário, energia. A Martifer é, do universo Mota-Engil, a empresa que mais diversificou a sua actividade. Com o suporte da estrutura gigante da construtora de António Mota, que detém 50% do capital, a Martifer já tem negócios no imobiliário e energia, além do 'core-business' da metalomecânica, onde a empresa é líder ibérica.

A empresa de Carlos e Jorge Martins é ainda promotora e gestora de centros comerciais e 'retail parks', tanto em Portugal como no Leste Europeu, além de negócios em parques empresariais, plataformas logísticas e de armazenagem.

A entrada da Martifer no sector da energia começou no fabrico de equipamentos para energia, tendo adquirido 25,4% da REpower, sexta maior fabricante mundial de aerogeradores. A empresa aliou-se no início deste ano ais indianos da Suzlon para lançar uma OPA sobre a REpower que foi bem-sucedida. As empresa controlam agora mais de 87% da alemã, depois de um acordo com a francesa Areva, que tinha lançado uma oferta concorrente.Mas não é este o único investimento no sector da energia que a Martifer tem actualmente. A empresa de Oliveira de Frades quer investir no biocombustíveis e em parque eólicos, tendo ainda ganho a concessão de uma mini-hídrica na Roménia.

A empresa está ainda a estudar a internacionalização do negócio das energias renováveis para os Estados Unidos, Índia e Emirados Árabes Unidos. O nuclear é também uma oportunidade para a empresa, bem como a energia gerada pelo aproveitamento das ondas.

No negócio dos biocombustíveis, o investimento global ronda os 250 milhões de euros, tendo a empresa interesses também na comercialização e instalação de painéis fotovoltaicos. A Martifer emprega hoje mais de 1500 pessoas e obteve um volume de negócios de 250 milhões de euros em 2006.

Com o IPO, a empresa torna-se na primeira do universo Mota-Engil a estar cotada em bolsa, além da casa-mãe.

Os irmão Martins conseguem assim transformar em oito anos um pequena empresa de metalomecânica, numa cotada com interesses diversificados, além de ser accionistas maioritária da REpower. Recorde-se que a própria Mota-Engil aumentou sua dispersão em bolsa e entrou no PSI 20 muito recentemente. Em 2005, a construtora de António Mota preparou-se para voos mais elevados, dispersando 45 milhões de acções e aumentando o 'free float' para 38% do capital e encaixando 110,5 milhões.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por etcetras » 10/6/2007 14:49

Obrigado Vodka, vou ver se consigo dar uma vista de olhos nisso tudo :oops: :?: :mrgreen:

Está lá a informação toda, pelos vistos, depois é comparar com os resultados da empresa nos outros anos, e uma análissezinha fundamental!
 
Mensagens: 291
Registado: 3/4/2007 14:21
Localização: PORTUGAL

por Vodka7 » 10/6/2007 14:42

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

por afonsinho » 10/6/2007 14:23

Estou a pensar entrar... mas não muito forte. Estou dentro mas menos que esperava inicialmente. Esta IPO é arriscada. Concordo que a REN seja um negócio mais sólido.
 
Mensagens: 357
Registado: 3/9/2006 1:50

Bom negócio...

por portucel » 10/6/2007 11:57

... contra as opiniões que têm vindo a ser expressas considero o IPO da Martifer um bom negócio, pois:

- 2/3 da oferta vai para os institucionais que vão definir o preço;

- 5 milhões de acções para o Público vai originar um rateio fortíssimo;

- A empresa tem uma progressão de lucros fabulosa e tem coragem para assumir riscos e vencer.
 
Mensagens: 384
Registado: 10/11/2006 16:05

Re: Gato por lebre?

por aa » 10/6/2007 9:22

engenheiro Escreveu:Se olharem para o relatório e contas 2006...verão que o capital próprio da empresa é cerca de 71 milhões€.
Voçês não acham que um preço entre 650 a 800 milho~es é muito puxado?

O PBV fica no mínimo a 9,15.

Será que a empresa vale 9,15* mais do que se encontra na contabilidade????

Tenham cuidado! A mim parece-me que até poderá haver uma euforia inicial...mas o mercado tem sempre razão! :?

BN a todos


Também não encontro justificação para uma diferença tão grande pelo que o prémio deve estar a incorporar expectativas muito elevadas.

Ainda tenho bem presente o que sucedeu nos IPO´s da Impresa e da SNC...há que ter muito cuidado!

cps,

AA
 
Mensagens: 1434
Registado: 6/11/2002 0:37
Localização: 14

por etcetras » 10/6/2007 9:06

Bom dia,

Sou accionista da Mota-Engil.

Como accionista da Mota-Engil vamos ter direito a acções (ou direitos) respeitantes ao spin-off da Martifer?

Abraço e bons negócios,
Vanparys

Pois, isso também queria eu saber. Tenho uma boa quantidade de acções da Mota e de ela distribuir esses direitos, nem vale a pena entrar na OPV :?: :idea: :roll:
 
Mensagens: 291
Registado: 3/4/2007 14:21
Localização: PORTUGAL

Accionista da Mota-Engil

por vanparys » 10/6/2007 8:49

Bom dia,

Sou accionista da Mota-Engil.

Como accionista da Mota-Engil vamos ter direito a acções (ou direitos) respeitantes ao spin-off da Martifer?

Abraço e bons negócios,
Vanparys
"Go for a business that any idiot can run - because sooner or later, any idiot probably is going to run it." - Peter Lynch
 
Mensagens: 96
Registado: 27/7/2005 17:17
Localização: Vilnius (Lituânia)

por sharpyn » 10/6/2007 3:01

Junto a minha opinião a muitas outras pessoas deste post.Acho que está sobreavaliada.
Vou ficar fora do papel da Martifer e ver o que vai acontecer.
Acho a REN um investimento mais seguro por várias razões:
Aspectos positivos da REN:
1- Valor estratégico nacional por ter o monopólio da distribuição energética;
2- Muitas empresas energéticas (nomeadamente espanholas) interessadas em entrar no capital;
3- Garantia de rendimentos/lucros anuais por ter o monopólio;
4- Dividendos prometedores no futuro;
5- As primeiras privatizações normalmente trazem sempre mais valias que as segunda, terceiras, etc logo está será pela lógica a privatização da REN mais interessante;

Aspectos menos positivos da Ren:
1- Saber a que preço do papel na opv,preço justo? preço elevado?
2- A tarifas não serem fixadas pela empresa mas antes pela entidade reguladora.Apesar de ter o monopólio do serviço as suas receitas ficam dependentes de uma entidade externa;
3- Podia ter uma dívida mais reduzida;

Em relação à Martifer:
Aspectos positivos da Martifer:
1- Sucesso da opa sobre a REpower;
2- Internacionalização da sua actividade;
3- Liderança europeia no sector de negócio;
4- Possibilidade de fusões/aquisições na área da construção com ganhos de economias de escala;
5- Accionista de referência Mota Engil que se encontra implantada no leste e concorrendo a vários consursos de construção de obras públicas pelo mundo fora.A nível nacional a Mota-Engil é um dos maiores participantes no consórcio nacional que vai construir o Aeroporto Internacional de Lisboa (não escrevi Aeroporto da OTA de propósito) e por isso alavancará boas encomendas.

Aspectos menos positivos da Martifer:
1- Preço por acção elevado - risco de descer a curto prazo após a entrada em negociação.Contudo convém aguardar pelo preço final;
2- Possibilidade de especulação do papel sem fundamentais válidos à semelhança do que tem acontecido com a soares da costa;

Em suma ponderando os prós e contras e o que já analisei dos relatórios de contas de ambas as empresas (ainda não analisei tudo o que queria) considero a aposta na REN uma aposta sem dúvida mais segura e rentável a médio prazo do que a Martifer.

A Martifer não sei se vai ter uma evolução ascendente.
A REN tenho a certeza de que vai subir dado o interesse de tanta gente.

PS:Ainda não analisei tudo porque vou tirar umas férias curtas :mrgreen: Tb mereço :idea:
God save the Money!
 
Mensagens: 578
Registado: 7/5/2007 1:50
Localização: Porto

Gato por lebre?

por engenheiro » 9/6/2007 23:29

Se olharem para o relatório e contas 2006...verão que o capital próprio da empresa é cerca de 71 milhões€.
Voçês não acham que um preço entre 650 a 800 milho~es é muito puxado?

O PBV fica no mínimo a 9,15.

Será que a empresa vale 9,15* mais do que se encontra na contabilidade????

Tenham cuidado! A mim parece-me que até poderá haver uma euforia inicial...mas o mercado tem sempre razão! :?

BN a todos
 
Mensagens: 184
Registado: 28/2/2007 11:58

por sol » 9/6/2007 21:43

Para quem tiver possibilidade de consultar, num dos semanários deste fim de semana vem um artigo sobre um dos mais recentes nichos de mercado da Martifer, li por alto porque foi num espaço público e estava na hora do fecho, trata-se de plantação de girasol para produção de energia!!!

Mas no saite da empresa, deve constar lá mais promenores, sobre este assunto. Não li nada que fala-se do preço de colocação em bolsa!

Vem igualmente e ai mais desenvolvido, uma excelente apresentação sobre o historial da REN e prespectivas futuras desta Empresa.

Não menciono o semanário por uma questão de publicidade, e para ser sincero também não me recordo porque li vários e não me recordo em qual deles li a referida notícia.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estou de fim de semana no Algarve mais concretamente em Portimão e não queria deixar de manifestar o meu espanto, pelo horário da biblioteca Pública da Cidade onde consultei estes semanários, ao sábado só abre na parte da tarde e às 18h 30 min horas, encerra portas, ao Domingo esta encerrada e segunda feira também, mas em contrapartida as grandes superfícies encerram as 24 horas, no Mês de Agosto está encerrada,mas que rico horário para cativar novos leitores, e prestar um verdadeiro serviço a cidade ao público em geral, é caso para dizer queres ler vai para o Continente que o Belmiro está aberto até as 24 horas!!! A consideração de quem de direito.


sol
 
Mensagens: 869
Registado: 17/12/2002 10:41

por grep » 9/6/2007 20:11

gugu Escreveu:
carlosmgm Escreveu:A MArtifer não foi avaliada pelo BPI por 600 M€. Ao preço de 8 €, teremos um valor de 800 M€. Não estaremos em face de um "bem" já algo sobreavaliado ? O que houve para um reforço da valia do Grupo em 1/3 ? :roll: :!: :idea:



Segundo esta formula e estas contas está sobreavaliada e de que maneira :shock: :shock:

http://ideiasdebolsa.blogspot.com/


Realmente aqueles rácios poupam um trabalhão lol
 
Mensagens: 75
Registado: 20/1/2007 0:15
Localização: Oeiras

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaladas, iniciado1 e 454 visitantes