Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por Perdido1 » 25/3/2021 18:53

Odevir Escreveu:Alguem sabe do que se trata?!

É apenas uma assembleia geral - podes encontrar mais detalhes em: https://www.ren.pt/pt-PT/investidores/g ... ias_gerais
 
Mensagens: 32
Registado: 9/2/2021 20:12

Re: REN - Tópico Geral

por Odevir » 25/3/2021 18:22

Recebi este e-mail da CGD:

"Anúncio da REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. sobre Assembleia Geral

A REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. informa sobre a publicação de novo evento sobre o título PTREL0AM0008, que poderá ter impacto na sua carteira de investimento.

Para poder vir a exercer os seus direitos, consulte o site da CGD, em Particulares > Poupança e Investimento > Informação ao Investidor, e aceda à informação completa e relevante sobre este evento.

A data limite para exercer os seus direitos é 15-04-2021 12:00H."

Alguem sabe do que se trata?!

Na secção de "Informação ao Investidor" não aparece nada... lá terei de ligar para a linha da caixa directa.
 
Mensagens: 4
Registado: 23/6/2020 22:10

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 25/3/2021 17:26

junas Escreveu:A REN ainda anteontem chegou aos 2,445 e hoje já nos 2,35....o que se passa?


O que se passa com a REN?
A REN, em 26.03.2020, fechou a cotar a €2,335. E hoje está a cotar a €2,355.
O que se passa com a REN é exatamente isso: não se passa nada.
E esse é o grande problema da REN.
Mas é um excelente depósito a prazo nas atuais circunstâncias.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por junas » 25/3/2021 16:37

A REN ainda anteontem chegou aos 2,445 e hoje já nos 2,35....o que se passa?
 
Mensagens: 435
Registado: 11/6/2008 21:46
Localização: 13

Re: REN - Tópico Geral

por RFPB » 24/3/2021 17:12

Flav Escreveu:RFPB por falar em comédia eheh, é que é já a seguir os 2,20 Oiros, eheh. Mas como eu disse um tempito atr´ás, deixa pelo menos a REN (aqui para nós, uma boa cultura da quinta do ilustre Laribau), pagar-me o meu IMI.


Fico contente de teres mudado do lol para o eheh.
Para vocês só não, eu também quero.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: REN - Tópico Geral

por Flav » 24/3/2021 17:09

RFPB por falar em comédia eheh, é que é já a seguir os 2,20 Oiros, eheh. Mas como eu disse um tempito atr´ás, deixa pelo menos a REN (aqui para nós, uma boa cultura da quinta do ilustre Laribau), pagar-me o meu IMI.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: REN - Tópico Geral

por RFPB » 24/3/2021 17:01

ParaCima Escreveu:
E realmente não houve grandes alterações, com excepção do património liquido.
Acho que vai haver muita gente a querer comprar no intervalo 2,10€/2,20€.


se reduzirem os dividendos?[/quote]

Não é preciso, basta ver que a acção andou a cotar a 2,20€/2,30€, durante muito tempo.
Como o valor do património liquido baixou uns 0,10€, antes ou depois dos dividendos, deve ir para lá.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: REN - Tópico Geral

por RFPB » 24/3/2021 16:57

Jopaz Escreveu:Sim. Estranho esta correção tão cedo. Já pedi esclarecimentos aos gestores. Ninguém tem razão. Aliás só dizem para esquecer e olhar só daqui a um mês.
Lá sabem.
No sentido mercados tudo é possível, mas...


Epah, muito bom.
Um pouco de comédia faz falta por aqui.
Acho que vou abrir um tópico só para cenas cómicas.
Fiquei rendido ...
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: REN - Tópico Geral

por Jopaz » 24/3/2021 16:36

É verdade. Disseram-me também para vir ao caldeirão de bolsa ver os day-traders divertirem-se até depois de perderem, mudarem de nick ou simplesmente desaparecerem.
Talvez 5% dos day-traders tenham alguma chance.
 
Mensagens: 284
Registado: 5/3/2021 12:31

Re: REN - Tópico Geral

por Esquinas3 » 24/3/2021 15:31

Jopaz Escreveu:Sim. Estranho esta correção tão cedo. Já pedi esclarecimentos aos gestores. Ninguém tem razão. Aliás só dizem para esquecer e olhar só daqui a um mês.
Lá sabem.
No sentido mercados tudo é possível, mas...



Pediu esclarecimentos aos gestores e eles nada sabem? òh cum raio :lol:
Nem estou a acreditar no que estou a ler...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 312
Registado: 18/8/2011 1:57

Re: REN - Tópico Geral

por Jopaz » 24/3/2021 15:19

Sim. Estranho esta correção tão cedo. Já pedi esclarecimentos aos gestores. Ninguém tem razão. Aliás só dizem para esquecer e olhar só daqui a um mês.
Lá sabem.
No sentido mercados tudo é possível, mas...
 
Mensagens: 284
Registado: 5/3/2021 12:31

Re: REN - Tópico Geral

por Punitor » 24/3/2021 0:05

Não me admira que esteja a suscitar grande interesse.
Está francamente barata ainda, atendendo à estabilidade que demonstrou nos resultados e nas suas contas e ativos bem geridos. Li a apresentação de resultados na íntegra e gostei.
Depois, creio que no futuro a sua estratégia será promissora no acompanhamento dos investimentos que se prevêem nas energias limpas e que a REN com quase total certeza não ficará de fora, e pronunciar-se-á já no próximo plano estratégico :wink:
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 23/3/2021 13:10

Anda pro aqui peixe gordo interessado hoje. Há que começar a pensar seriamente em reforçar até ao dividendo
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por Jopaz » 23/3/2021 12:01

Não reduzem dividendos. A dívida está controlada e os lucros nem sofreram muito com a pandemia. A empresa embora fustigada por impostos atrás de impostos tem um monopólio difícil de alterar. Tem rentabilidade importante e fixa e com os projetos do hidrogénio pode dar um grande impulso. No curto/médio prazo é de aproveitar a sua cotação estar com valore médios muito abaixo do seu histórico.
 
Mensagens: 284
Registado: 5/3/2021 12:31

Re: REN - Tópico Geral

por ParaCima » 21/3/2021 17:51

RFPB Escreveu:
RFPB Escreveu:
Jopaz Escreveu:Não acham que está aqui uma verdadeira oportunidade?


Eu pessoalmente acho que sim.
Tem activos que valem quase o quadruplo, está cotar ao valor do património liquido, cota abaixo do per habitual, a receita, lucro bruto, custo operacional não irá sofrer grandes alterações e dividendo gordinho.

Eu estou dentro a 2,285€ e de olho nos 2,73€.


E realmente não houve grandes alterações, com excepção do património liquido.
Acho que vai haver muita gente a querer comprar no intervalo 2,10€/2,20€.


se reduzirem os dividendos?
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: REN - Tópico Geral

por VALHALLA » 21/3/2021 17:13

SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 585
Registado: 19/2/2006 23:45
Localização: Portugal

Re: REN - Tópico Geral

por Jopaz » 21/3/2021 17:06

2,10/2,20. Isso é ironia?
 
Mensagens: 284
Registado: 5/3/2021 12:31

Re: REN - Tópico Geral

por RFPB » 21/3/2021 16:39

RFPB Escreveu:
Jopaz Escreveu:Não acham que está aqui uma verdadeira oportunidade?


Eu pessoalmente acho que sim.
Tem activos que valem quase o quadruplo, está cotar ao valor do património liquido, cota abaixo do per habitual, a receita, lucro bruto, custo operacional não irá sofrer grandes alterações e dividendo gordinho.

Eu estou dentro a 2,285€ e de olho nos 2,73€.


E realmente não houve grandes alterações, com excepção do património liquido.
Acho que vai haver muita gente a querer comprar no intervalo 2,10€/2,20€.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: REN - Tópico Geral

por Jopaz » 20/3/2021 23:34

Essas posições e estratégias são pontuais. O rumo das cotações fazem-se com consistência.
 
Mensagens: 284
Registado: 5/3/2021 12:31

Re: REN - Tópico Geral

por PMP69 » 19/3/2021 21:17

O fecho de hoje pode "assustar" os curtos, ou não?

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2155
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: REN - Tópico Geral

por ParaCima » 19/3/2021 18:00

Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:

compadre larinho, não quer dizer que a empresa não tenha tinha um cash superior ao RL, assim sendo não precisa de existir endividamento basta termos variações nos clientes, fornecedores ou inventários, bem como o investimento ser inferior as depreciações e não termosamortização de dívida

eu antes do fim da vida da empresa tenho um inventário brutal (50), sem dividas de clientes e dividas a fornecedores , nao invisto porque vou fechar as portas, tenho depreciações e não tenho dívidas.

ora vamos lá, tenho uma receita de 100 (despachei o inventário) um custo das mercadorias de 100 (esquece os custos administrativos e outros) uma depreciação de 20
o rl é de menos 20 unidades, mas na realidade o cash produzido pela actividade sao 50 positivos


Homessa, como é que eu não me tinha lembrado disso... Pois é claro, quando a empresa tem dinheiro na Caixa Agrícola, pode distribuir o mesmo aos donos da Herdade, como é que eu me fui esquecer dessa possibilidade..

Meio acabrunhado por tanta falta de lembrança, comentei o sucedido com o meu Guarda Livros, homem sempre avisado (fez a Escola Comercial toda sem nunca reprovar...!). E não é que ele me disse: "não se preocupe Sr. Laribau, esse tal ParaCima, não leu as "Demonstrações Financeiras" da Quinta REN".. Ao que eu lhe respondi: eh lá, esse livro eu nunca li, quem é o autor? Onde se pode comprar? "Nada disso", respondeu ele, [i]"as Demonstrações Financeiras são uns papeis que as Herdades têm que entregar nas finanças para depois pagarem os impostos (ou não...!)[i]E olhe que, a quinta do vizinho REN, em 31/12 não tinha dinheiro que chegue para distribuir, mesmo que o distribuísse todo e ficasse sem vintém para fazer face à sementeira da próxima época, ainda assim tinha que fazer uma livrança na Caixa.[/i][/i]

Compadre ParaCima: quando eu era muito jovem, frequentava a escola primária (1ª classe) de uma Vila algures bem no interior de Portugal, tive a sorte de por lá passar, regularmente, uma velha carripana Citroen, propriedade da Fundação Gulbenkien, carregada de livros, que a mim me deliciavam pelas aventuras que ia descobrindo (ainda mal sabia ler mas havia quem lesse para mim), de tal forma que nunca mais larguei esse maldito vício da Leitura. Há livros fantásticos, pessoalmente, aprecio muito o Eça, o Ramalho e o Camilo. Na literatura clássica ( no sentido de antiguidade - já os mercadores de Veneza eram assiduos leitores), gosto muito das "Demonstrações Financeiras", editadas em folhetins regulares, saem todos os anos e proporcionam uma leitura agradável, bem disposta, quase ao nível das "Farpas" de dois dos nossos amigos acima referidos. Constituem literatura Ficcional ( :mrgreen: ) mas em alguns aspetos aproximam-se bem da realidade...!

Leia, compadre, leia, que "ler é o melhor remédio" (onde é que eu já ouvi este dito...?)

8-)


Querido amigo e compadre larinho... infelizmente nao sou nenhum dos notaveis genios que referiu e assim nao tenho direito ao seu tempo e as suas leituras... como conseguimos demonstrar no tópico da sonae com... fugiu muito bem ao ponto em que quis demonstrar que as dr sao diferente de ďfc.

Agora a serio, adorei o texto mesmo descontextualizado a realidade. Nao diria que és o eça porque essa rapaziada normalmente trm sempre um pouco de louco, mas fizeste-me rir.

Bom fim-de-semana
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: REN - Tópico Geral

por Jopaz » 19/3/2021 17:36

Sim mas não só.
A empresa apresentou resultados de 2020 bem sustentados. Num ano atípico e muito fustigado pela falta de mobilidade a empresa apresentou-se resilente.
O futuro afigura-se um desafio pela transição energética mas também pelo acrescento de produtividade e turismo.
Acho que tem aqui um potencial de valorização interessante também de forma ir de encontro aos seu histórico e sua congeneres europeias.
 
Mensagens: 284
Registado: 5/3/2021 12:31

Re: REN - Tópico Geral

por PMP69 » 19/3/2021 17:19

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2155
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: REN - Tópico Geral

por AlfaTrader » 19/3/2021 11:42

Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:

compadre larinho, não quer dizer que a empresa não tenha tinha um cash superior ao RL, assim sendo não precisa de existir endividamento basta termos variações nos clientes, fornecedores ou inventários, bem como o investimento ser inferior as depreciações e não termosamortização de dívida

eu antes do fim da vida da empresa tenho um inventário brutal (50), sem dividas de clientes e dividas a fornecedores , nao invisto porque vou fechar as portas, tenho depreciações e não tenho dívidas.

ora vamos lá, tenho uma receita de 100 (despachei o inventário) um custo das mercadorias de 100 (esquece os custos administrativos e outros) uma depreciação de 20
o rl é de menos 20 unidades, mas na realidade o cash produzido pela actividade sao 50 positivos


Homessa, como é que eu não me tinha lembrado disso... Pois é claro, quando a empresa tem dinheiro na Caixa Agrícola, pode distribuir o mesmo aos donos da Herdade, como é que eu me fui esquecer dessa possibilidade..

Meio acabrunhado por tanta falta de lembrança, comentei o sucedido com o meu Guarda Livros, homem sempre avisado (fez a Escola Comercial toda sem nunca reprovar...!). E não é que ele me disse: "não se preocupe Sr. Laribau, esse tal ParaCima, não leu as "Demonstrações Financeiras" da Quinta REN".. Ao que eu lhe respondi: eh lá, esse livro eu nunca li, quem é o autor? Onde se pode comprar? "Nada disso", respondeu ele, [i]"as Demonstrações Financeiras são uns papeis que as Herdades têm que entregar nas finanças para depois pagarem os impostos (ou não...!)[i]E olhe que, a quinta do vizinho REN, em 31/12 não tinha dinheiro que chegue para distribuir, mesmo que o distribuísse todo e ficasse sem vintém para fazer face à sementeira da próxima época, ainda assim tinha que fazer uma livrança na Caixa.[/i][/i]

Compadre ParaCima: quando eu era muito jovem, frequentava a escola primária (1ª classe) de uma Vila algures bem no interior de Portugal, tive a sorte de por lá passar, regularmente, uma velha carripana Citroen, propriedade da Fundação Gulbenkien, carregada de livros, que a mim me deliciavam pelas aventuras que ia descobrindo (ainda mal sabia ler mas havia quem lesse para mim), de tal forma que nunca mais larguei esse maldito vício da Leitura. Há livros fantásticos, pessoalmente, aprecio muito o Eça, o Ramalho e o Camilo. Na literatura clássica ( no sentido de antiguidade - já os mercadores de Veneza eram assiduos leitores), gosto muito das "Demonstrações Financeiras", editadas em folhetins regulares, saem todos os anos e proporcionam uma leitura agradável, bem disposta, quase ao nível das "Farpas" de dois dos nossos amigos acima referidos. Constituem literatura Ficcional ( :mrgreen: ) mas em alguns aspetos aproximam-se bem da realidade...!

Leia, compadre, leia, que "ler é o melhor remédio" (onde é que eu já ouvi este dito...?)

8-)




Laribau 5 estrelas.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: REN - Tópico Geral

por Laribau » 19/3/2021 10:07

ParaCima Escreveu:

compadre larinho, não quer dizer que a empresa não tenha tinha um cash superior ao RL, assim sendo não precisa de existir endividamento basta termos variações nos clientes, fornecedores ou inventários, bem como o investimento ser inferior as depreciações e não termosamortização de dívida

eu antes do fim da vida da empresa tenho um inventário brutal (50), sem dividas de clientes e dividas a fornecedores , nao invisto porque vou fechar as portas, tenho depreciações e não tenho dívidas.

ora vamos lá, tenho uma receita de 100 (despachei o inventário) um custo das mercadorias de 100 (esquece os custos administrativos e outros) uma depreciação de 20
o rl é de menos 20 unidades, mas na realidade o cash produzido pela actividade sao 50 positivos


Homessa, como é que eu não me tinha lembrado disso... Pois é claro, quando a empresa tem dinheiro na Caixa Agrícola, pode distribuir o mesmo aos donos da Herdade, como é que eu me fui esquecer dessa possibilidade..

Meio acabrunhado por tanta falta de lembrança, comentei o sucedido com o meu Guarda Livros, homem sempre avisado (fez a Escola Comercial toda sem nunca reprovar...!). E não é que ele me disse: "não se preocupe Sr. Laribau, esse tal ParaCima, não leu as "Demonstrações Financeiras" da Quinta REN".. Ao que eu lhe respondi: eh lá, esse livro eu nunca li, quem é o autor? Onde se pode comprar? "Nada disso", respondeu ele, [i]"as Demonstrações Financeiras são uns papeis que as Herdades têm que entregar nas finanças para depois pagarem os impostos (ou não...!)[i]E olhe que, a quinta do vizinho REN, em 31/12 não tinha dinheiro que chegue para distribuir, mesmo que o distribuísse todo e ficasse sem vintém para fazer face à sementeira da próxima época, ainda assim tinha que fazer uma livrança na Caixa.[/i][/i]

Compadre ParaCima: quando eu era muito jovem, frequentava a escola primária (1ª classe) de uma Vila algures bem no interior de Portugal, tive a sorte de por lá passar, regularmente, uma velha carripana Citroen, propriedade da Fundação Gulbenkien, carregada de livros, que a mim me deliciavam pelas aventuras que ia descobrindo (ainda mal sabia ler mas havia quem lesse para mim), de tal forma que nunca mais larguei esse maldito vício da Leitura. Há livros fantásticos, pessoalmente, aprecio muito o Eça, o Ramalho e o Camilo. Na literatura clássica ( no sentido de antiguidade - já os mercadores de Veneza eram assiduos leitores), gosto muito das "Demonstrações Financeiras", editadas em folhetins regulares, saem todos os anos e proporcionam uma leitura agradável, bem disposta, quase ao nível das "Farpas" de dois dos nossos amigos acima referidos. Constituem literatura Ficcional ( :mrgreen: ) mas em alguns aspetos aproximam-se bem da realidade...!

Leia, compadre, leia, que "ler é o melhor remédio" (onde é que eu já ouvi este dito...?)

8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], jcovas77, Shimazaki_2 e 404 visitantes