Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por tomateverde » 10/4/2024 20:17

A meu ver a queda de hoje depois de saírem os dados de inflação americana, que comprovam que vai haver um atraso no início do corte das taxas de juro, prova que quem está já REN é pelo dividendo elevado.

Quando as taxas de juro começarem a cair recupera. Até lá é acumular
 
Mensagens: 2
Registado: 13/3/2024 13:16

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 3/4/2024 16:37

Partilho gráfico comparativo desempenho da REN com os seus pares REE e National Grid.

Dá para perceber que a REN se desviou do desempenho dos seus pares e deverá estar prestes a fechar esse desvio na minha opinião.
Anexos
IMG_2721.png
 
Mensagens: 22
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por richardj » 30/3/2024 20:31

Parece-me que o mercado viu os últimos resultados como apenas um ano em que houve bom desempenho operacional e não algo mais estrutural. Que o sentimento e de que no curto médio prazo o crescimento não vai existir e que os custos operacionais vão aumentar.

De igual modo pode haver algum receio por causa da autogeração local com fotovoltaicos e que não passa na rede, o que contribuiria para menos receitas.

E quanto ao necessário investimento para aumentar a capacidade da rede, quem e que o vai pagar?

Obrigado

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: REN - Tópico Geral

por RPM1 » 23/3/2024 0:01

Preços da eletricidade no mercado grossista para amanhã, sábado.
Anexos
1.jpeg
2.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11
Registado: 31/3/2022 22:58

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 20/3/2024 16:51

Olá Minsk,

Não deve ser fácil enfrentar o tipo de problemas que mencionou.
Acredito que não estejamos perante problemas desse tipo. O meu último comentário também foi uma tentativa de encontrar uma justificação para uma descida de preço a um nível tão baixo.

Todos sabemos que os mercados não são perfeitos e por vezes oferecem oportunidades únicas de investimento.

Deveremos contudo tentar adoptar estratégias de diversificação e controlo do risco.

Esta e a próxima semana serão semanas importantes. Estar atento.
Hoje já mostra sinais positivos.
 
Mensagens: 22
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por Minsk » 20/3/2024 15:24

ASimoes Escreveu:lol ! Gráfico de, 5 anos !!! Não haviam Guerras, nem juros :roll:
Claro, estou dentro ! 8-)
Bons negócios :!: :wink:


Desconfio que muitos investidores "amadores" como eu, incluindo malta do caldeirao estarao desconfiados com estas descidas, sem aparente correlacao com os fundamentais/resultados e a achar que its too good to be true.
E o que da ser gato escaldado e ter ficado sem pele no passado por nao ter acesso a insider trading e ver um barco que ate parecia bonito e afinal estava a meter agua completamente fora da vista de (quase) todos.
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: REN - Tópico Geral

por ASimoes » 19/3/2024 21:30

lol ! Gráfico de, 5 anos !!! Não haviam Guerras, nem juros :roll:
Claro, estou dentro ! 8-)
Bons negócios :!: :wink:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 645
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 19/3/2024 19:15

Deixo aqui o meu boneco da REN onde tracei uma linha diagonal tangente à linha tendência de descida de longo prazo.
Pode ver-se que ela virá tocar nessa linha traçada em torno dos 2,25€-2,30€ e por força do calendário em que historicamente sobe a partir desta data, conjectura-se a quebrar essa tendência.
Até Maio teremos três eventos, resultados 1T, AGA, Dividendos, a partir de Maio espera-se algum aliviar das taxas de juro com efeito positivo nas contas da empresa e diminuição de produtos alternativos de dívida com yields altas.
Por força desta linha de longo prazo que tem favorecido os short-sellers a inversão não tem sido possível. Julgo que pode vir tocar nos 2,10 antes da inversão. Posteriormente a força dos dados fundamentais do título, dividend yield para quem compre neste ponto a tocar os 7,70%, lucros crescentes e taxas de juro decrescente farão o resto.
Anexos
IMG_2585.jpeg
 
Mensagens: 22
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por trend=friend » 18/3/2024 12:25

BenjaminMartins Escreveu:Será esta a semana da inversão? O ano passado foi precisamente nesta semana que disparou subindo cerca de 15 cêntimos em 10 dias.

Aproveitei para reforçar a 2,155€ com dividend yield de 7,15%.

As acções devem ser compradas como quando vamos ao mercado e escolhemos os legumes e fruta. Procurar a melhor qualidade ao mais baixo preço. E a REN é sem dúvida uma excelente empresa a um excelente preço.


Essas “sazonalidades” tendem a repetir-se, em especial quando se aproxima o dividendo, ren, edp, navigator são clássicos. Não me surpreenderia estar perto de 2,30 aquando do pagamento (ainda que agora seja só uma tranche).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: REN - Tópico Geral

por tomateverde » 18/3/2024 12:04

Também não resisti e reforçei mais. A oportunidade parece boa demais e vejo a REN a voltar aos seus níveis anteriores assim que as taxas de juro baixarem.
 
Mensagens: 2
Registado: 13/3/2024 13:16

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 18/3/2024 11:48

Será esta a semana da inversão? O ano passado foi precisamente nesta semana que disparou subindo cerca de 15 cêntimos em 10 dias.

Aproveitei para reforçar a 2,155€ com dividend yield de 7,15%.

As acções devem ser compradas como quando vamos ao mercado e escolhemos os legumes e fruta. Procurar a melhor qualidade ao mais baixo preço. E a REN é sem dúvida uma excelente empresa a um excelente preço.
 
Mensagens: 22
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por ASimoes » 14/3/2024 17:30

:mrgreen: eu já comprei e muitas | Aguardo, estilo deposito a prazo ! Essa dos dividendos :) :!: :idea: :?: vender em vespera dos EX e reentrar nos EX dividendos \:D/
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 645
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 13/3/2024 23:16

Sim, está baratíssima, empresa com:

- Dividend yield de 7%;
- Com um PER aproximado de 10 - 11;
- Resultados positivos com perspectivas de crescimento futuro, face às necessidades de investimento nas infraestruturas da rede de eletricidade e crescimento do consumo de eletricidade decorrente do crescimento do parque automóvel de viaturas eléctricas;
- Monopólio natural de redes de transporte de eletricidade nacional que se traduz num perfil de risco muito baixo;
Acredito que irá captar a atenção de fundos de investimento internacionais e nacionais e não se encontrará a estes preços durante muito tempo.
 
Mensagens: 22
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por IX Hispana » 13/3/2024 16:44

A ren esta baratissima, nos ultimos 10 anos (!!) so esteve a este preco por duas vezes, e de forma fugaz.. Se tivesse dinheiro disponível agora reforçaria certamente
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 209
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: REN - Tópico Geral

por RFPB » 13/3/2024 15:03

No gráfico o que me parece é que estamos na fase da engorda (acumulação).
E a estes valores, para quem não tem pressa, vale bem a pena o investimento.
Anexos
Rene.png
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 13/3/2024 13:36

afcapitao Escreveu:A minha dúvida quanto à teoria dos chineses é se não devia ter havido já uma divulgação ao mercado? Uma vez que as quedas duram há semanas


Sem certezas, mas creio que só têm que divulgar quando a participação sobe de certos níveis e não quando desce desses níveis.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por tomateverde » 13/3/2024 13:16

A minha teoria é que quem comprou também pelos dividendos está a vender para ir para outras fontes de rendimento agora com juros altos. Acredito que quando inevitavelmente os juros baixarem e a REN volte a pagar o dividendo antigo, volta tudo ao normal. Comprei aqui
 
Mensagens: 2
Registado: 13/3/2024 13:16

Re: REN - Tópico Geral

por afcapitao » 13/3/2024 12:51

A minha dúvida quanto à teoria dos chineses é se não devia ter havido já uma divulgação ao mercado? Uma vez que as quedas duram há semanas
 
Mensagens: 246
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: REN - Tópico Geral

por peterteam2 » 13/3/2024 12:29

Chineses.

A coisa está bera por lá. É a minha teoria.[/quote]


Não se desfaz uma posição de 25% a vender no mercado com muita facilidade. A liquidez do mercado português não é compatível. Pode é haver quem venda, com receio de que os chineses venham a acordar alguma transacção a um preço baixo.

Os interesses espanhóis na REN podem sempre estar interessados numa aquisição em saldos. Está proximo de valores historicamente baixos.
 
Mensagens: 334
Registado: 4/3/2019 20:39

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 13/3/2024 10:35

BenjaminMartins Escreveu:Quem é que andará a despejalas a estes preços e a 60 dias do dividendo?

Esta administração deveria ter alguns instrumentos para comprar títulos quando chegasse a estes valores.

Poderiam oferecer aos acionistas a opção de subscrição de novas acções em detrimento dos dividendos para minimizar a carga fiscal.
Desta forma não seria retido na fonte os 28% e a administração poderia utilizar esses fundos para recomprar títulos no mercado quando atingissem estes valores.



Chineses.

A coisa está bera por lá. É a minha teoria.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 13/3/2024 9:06

Os accionistas maioritários hão de preferir cash
 
Mensagens: 2785
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por smog63 » 13/3/2024 0:19

BenjaminMartins Escreveu:
Poderiam oferecer aos acionistas a opção de subscrição de novas acções em detrimento dos dividendos para minimizar a carga fiscal.
Desta forma não seria retido na fonte os 28% e a administração poderia utilizar esses fundos para recomprar títulos no mercado quando atingissem estes valores.


Subscrevo
 
Mensagens: 46
Registado: 30/10/2012 18:30
Localização: 14

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 12/3/2024 21:45

Quem é que andará a despejalas a estes preços e a 60 dias do dividendo?

Esta administração deveria ter alguns instrumentos para comprar títulos quando chegasse a estes valores.

Poderiam oferecer aos acionistas a opção de subscrição de novas acções em detrimento dos dividendos para minimizar a carga fiscal.
Desta forma não seria retido na fonte os 28% e a administração poderia utilizar esses fundos para recomprar títulos no mercado quando atingissem estes valores.
 
Mensagens: 22
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 8/3/2024 10:56

Só percebi agora que recebi dividendos desta coisa em Dezembro. :|
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 7/3/2024 21:16

REN vai propor segunda tranche de dividendo de 0,09 euros

A empresa liderada por Rodrigo Costa já tinha pago em dezembro um dividendo por ação de 0,064 euros por adiantamento de lucros de 2023. Assim, a remuneração total aos acionistas será de 0,154 euros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38157
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot], HFCA, JoeP, jorgemvm, jvrs, m-m, malakas, MR32, Musus, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, Phil2014, vasco007, zulu404 e 121 visitantes