Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Bem que os fundos ...

por olgamar » 16/7/2007 15:56

Querem que isto baixe e muito mas não há meio de baixar ... a liquidez continua muito baixa pois ninguem vende a estes preços e fazem muito bem, está para breve passar dos 4€ novamente e ainda esta semana e está num bom preço para reforçar. BN
 
Mensagens: 296
Registado: 14/9/2006 8:24
Localização: Santo Tirso/Porto

por joao bravo » 16/7/2007 15:55

Não acho que tenha dado sinal de compra. Aguardar pessoal no entanto é possível que esta seja a semana de inversão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 20/1/2007 2:00
Localização: Lisboa

REN sustentada indicios para SUBIR

por olgamar » 16/7/2007 15:52

Empresa detentora do "Monopólio" do transporte da energia eléctrica em portugal, que futuramente tb irá servir o transporte das novas energias renováveis (Martifer,etc..)tudo passará pela REN !! 3,78€ bom para comprar !!Não se esqueça que já rodou + de 95% do capital privatizado disponível a valores não muito longe dos actuais. Sustentada, só pode subir !! BN
 
Mensagens: 296
Registado: 14/9/2006 8:24
Localização: Santo Tirso/Porto

por artista_ » 16/7/2007 15:51

sharpyn Escreveu:Parece-me manobras para assustar a carneirada para alguém reforçar nas ren a uma preço medio mais atractivo, num investimento com outlook para longo prazo.


Lá estão vocês... então uma acção sobe mais de 40% acima do preço de colocação e agora não pode corrigir um bocado que são logo "manobras"??!! Queriam que subisse todos os dias 7%??!

Mesmo que subisse todos os dias 7% até chegar aos 20 euros havia de haver aqui quem comprasse no último dia de subidas e viesse aqui escrever algo do género do que escreveste...

Já agora, não acham que foram umas grandes manobras aquelas subidas dos primeiros dias?? apanharam uma carrada de patos que as compraram lá em cima agora o caminho está traçado, não tarda muito está nos 2 euros... e que tal esta versão? :) :)

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por sharpyn » 16/7/2007 15:44

N me acredito que sejas carneririnho.As pessoas neste fórum quando fazem alguma acção é porque têm uma justificação sólida para o fazer.
God save the Money!
 
Mensagens: 578
Registado: 7/5/2007 1:50
Localização: Porto

por Noel » 16/7/2007 15:40

Pois...pois...é o meu caso :mrgreen:
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

por sharpyn » 16/7/2007 15:31

Parece-me manobras para assustar a carneirada para alguém reforçar nas ren a uma preço medio mais atractivo, num investimento com outlook para longo prazo.
God save the Money!
 
Mensagens: 578
Registado: 7/5/2007 1:50
Localização: Porto

por Art69 » 16/7/2007 11:39

Isto não é novidade. De propósito ou não, houve uma grande descarga que fez com que ultrapassasse o suporte de cerca de 200 mil a 2.80. Na realidade se olharmos para os COFs vemos que não há nada impeditivo até aos 2.80. Para sacudir mais alguns? Realização de mais valias? Apenas se poderá analisar factos e estes levam-nos a um 2º dia de correcção, após 3 de forte subida (3-2). Vendi, tornei depois a entrar a 3.75. Reforcei cedo demais . Há sempre uma dificuldade em saber quando sair e qdo entrar. Estas que tenho vou manter, porque acreito no seu valor.
 
Mensagens: 47
Registado: 7/11/2006 14:51
Localização: Moscavide

por Noel » 16/7/2007 11:34

Entro? Não, reentro :mrgreen:
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

por Noel » 16/7/2007 11:33

Pois, pois...
Bem... tou de olho nelas a vêr se entro hoje. Mas parece-me ainda vai caír um pouco mais.
BN a todos.
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

por retlav » 16/7/2007 11:30

Com tão pouca pressão vendedora como é possivel descer tanto :? :?
 
Mensagens: 272
Registado: 9/11/2006 12:54

por artista_ » 16/7/2007 11:24

Houve quem vendesse a 3.40 porque estavam caras, agora cai até os 3.76 e parece que é uma coisa do outro mundo, os mercados são assim, mesmo que venha um pouco mais abaixo não será nada de grave...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por sharpyn » 16/7/2007 9:49

Pois é, eu cá n vendo as minhas.
God save the Money!
 
Mensagens: 578
Registado: 7/5/2007 1:50
Localização: Porto

por retlav » 16/7/2007 9:31

O que se está a passa??? :? :? :shock: :shock:
Parece a montanha russa :x :x
 
Mensagens: 272
Registado: 9/11/2006 12:54

por olgamar » 16/7/2007 9:27

Bom dia ao forum

hoje ainda recupera para valores acima do fecho de sexta-feira, acredito,bn
 
Mensagens: 296
Registado: 14/9/2006 8:24
Localização: Santo Tirso/Porto

por ifoliveira » 16/7/2007 9:23

Não para de descer :oops:
 
Mensagens: 112
Registado: 30/6/2007 12:56
Localização: Lisboa

Impostos e comissões tiram 19% às mais-valias na REN

por tek » 16/7/2007 7:56

negocios.pt
A forte valorização das acções da REN nas primeiras sessões levou muitos pequenos investidores a venderem os títulos e encaixarem mais-valias. Mas os aforradores não são os únicos a ganhar. A "pressa" em vender também beneficia os cofres públicos, já que obriga ao pagamento do imposto sobre os ganhos obtidos.

Para apurar um valor aproximado de quanto o fisco já recebeu, o Jornal de Negócios recolheu as ordens de venda inferiores a mil acções, para isolar os pequenos investidores, uma vez que os institucionais têm uma fiscalidade específica. Recorde-se que a ordem máxima na tranche do público em geral permitiu adquirir um máximo de 330 acções, sendo que alguns investidores deram ordens através de vários titulares, duplicando e triplicando o número de títulos obtido.

Ao longo das primeiras quatro sessões em bolsa da empresa de redes energéticas foram dadas mais de 38.400 ordens envolvendo menos de mil acções, para um total de 13,9 milhões de títulos. O preço médio destas transacções foi de 3,679 euros. Face ao preço de 2,75 euros da OPV, os negócios envolvendo estes títulos deram origem a uma mais-valia de 12,92 milhões de euros. Para o erário público vai 10% deste valor, isto é, 1,29 milhões de euros, em apenas quatro dias. E que se juntam ao encaixe de 275 milhões com a venda de 19% da empresa de Redes Energéticas na OPV.

Diz a Lei que o saldo anual positivo entre as mais-valias e as menos-valias realizadas com a alienação de acções detidas por período igual ou inferior a 12 meses é tributado à taxa de IRS de 10%, caso o contribuinte não opte pelo englobamento, caso em que será aplicada a taxa progressiva em função dos rendimentos. Estão excluídas de tributação as mais-valias realizadas com a alienação de acções detidas durante mais de 12 meses.

Um investidor que tenha pedido o máximo na tranche do público em geral na OPV da REN ficou com 330 acções. Ao preço de fecho de sexta-feira, a mais-valia bruta é de 356 euros. Aplicado o imposto, são deduzidos 35,6 euros, o que dá uma mais-valia líquida de 320,4 euros. Para achar o ganho real, o investidor tem ainda de descontar a comissão de subscrição cobrada pelo intermediário financeiro, que ronda os 20 euros, e a comissão de corretagem pela venda dos títulos, de cerca de 12 euros. O que dá 288,4 euros. Menos 19% que a mais-valia bruta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

REN. Amanhã novamente nos 4 Euros:

por olgamar » 15/7/2007 22:51

Amigos: Creio que devo referir que, na REN, entrei na IPO e foram-me atribuidas 660+320 e hoje de manhã já reforcei com outras tantas. Não vendi e até reforcei porquê? No meu modesto entender e analisando o que já vi ao longo destes últimos 10 anos, o que se está a passar hoje é muito saudável para a cotação próxima futura do título. Três dias a subir e bem, após uma estreia bem em alta, têm que levar necessáriamente a correcções. Acho que é o que está a acontecer hoje. Não é nada de mais. Mesmo assim, não está sequer a perder o que ganhou ontem, isto é, anteontem fechou a 3,75 e agora está a cotar na ordem dos 3,83/3,85. Importa também apreciar o volume. 1º dia: 42 milhões de títulos transacionados. 2º dia: 26 milhões. 3º dia: 24 milhões e, hoje até ao momento cerca de 11 milhões, ou seja, aposto que hoje vai transacionar metade do que transacionou ontem. Será que só alguns estão com vontade de vender ou será que muitos não estão disponíveis para vender, pelo menos à cotação de hoje? Depois há outra questão que reputo de importante: Todos os analistas são unânimes em afirmar que a REN, pelo facto de vender de um serviço que é regulado, deverá ser um título razoávelmente defensivo, logo não sujeito a grandes e inesperadas oscilações, daí que deva ser considerado um título de prazo. Penso que quando estabilizar ( onde é que irá estabilizar: 4, 5 euros? ) tornar-se-á esse título defensivo. Até lá vai procurar o seu valor e para o encontro desse valor, na minha fraca opinião, é bom o que se está a passar hoje, era bom que estivesse durante poucos dias a lateralizar entre os 3,85/4,05, porque se tal acontecer a muito curto prazo daria um pulo para perto dos 5 euros. E claro que isto não pode subir todos os dias, senão não seria a bolsa, seria uma mina de ouro.bn
 
Mensagens: 296
Registado: 14/9/2006 8:24
Localização: Santo Tirso/Porto

por DrWarrants » 15/7/2007 21:35

Pois, mas quer se queira admitir ou não, a REN é claramente das empresas de refugio mais consensuais da nossa bolsa. Tal como a GALP o foi devido ao negócio em que está. Basicamente, só variava com o preço do petróleo e não há alternativa....temos de comprar gasolina e (da REN) electricidade e gás. São bens "essenciais" nos dias de hoje. Vejam os graficos e podem verificar que em alturas de correcção, todos fugiam para a GALP.

Agora vão para a REN, pois a segurança é similar e a GALP está a custar o dobro. Vai ser um titulo de refugio. Há duvidas? Não vai subir todos os dias, mas nos dias maus, o mercado estará todo a comprar ainda mais REN.

E com o preço que tem, esta muito apetecível para os investidores internacionais (e nacionais), por isso daqui a uns meses, quando já não virmos vendas de OPV de 300 unidades, podes ter a certeza que as vamos ter acima de 5€.

Até lá reforço nas quedas! Quando vierem os Warrants vou estar ainda mais atento.

É uma empresa sólida que já está a dar muito dinheiro. Não é uma Martifer, que vai dar daqui a uns anos.

Quem me dera que viessem mais destas para a nossa bolsa. Uma já pagou o meu carro. A próxima há-de pagar-me a casa! LOL

Imagem
 
Mensagens: 17
Registado: 27/6/2007 22:38

por afonsinho » 15/7/2007 18:32

Acho que a maioria vê a REN como um investimento a longo prazo, sem muito risco... também não vejo nada de errado com isso. A não ser que os mercados internacionais dêm um valente dum tombo, a REN deve ser um "sure thing".
 
Mensagens: 357
Registado: 3/9/2006 1:50

por artista_ » 15/7/2007 12:10

amac Escreveu:Sair de um titulo não deve ser encarado como um problema, muito pelo contrário, é em saber sair que está o ganho, tanto quando está em alta como em baixa.


Em saber sair e em saber entrar :)

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por aguiarc » 15/7/2007 11:34

Acho que nos últimos tempos a maior parte dos posts tem denotado pouca lucidez. Dizer que só pode subir, que está barata, que orgulhosamente se fica dentro, não é a meu ver uma posição sensata.
É importante estar atento ao sentimento do mercado, aos interesses dos grandes,para que se possa contribuir positivamentte com opiniões.
Sair de um titulo não deve ser encarado como um problrma, muito pelo contrário, é em saber sair que está o ganho, tanto quando está em alta como em baixa.
smartengineering.blogspot.com
 
Mensagens: 182
Registado: 20/2/2007 9:33
Localização: lisboa

por artista_ » 15/7/2007 10:51

PIKAS Escreveu:Artista, vamos lá ver:
Investidor de longo prazo ainda vá que não vá. Agora, especulador como é que nós nos podemos encaixar aí com 5, 10, 20 ou 30 mil euros que, segundo creio, poderão ser as massas que a grande maioria do pessoal do forum têm para investir? O Berardo e outros mais discretos têm-no e especulam. Nós só podemos ir a reboque e entrar numa refeição de tubarões sem ter lugar à mesa e geralmente isso dá direito a ser comido, a não ser que se esteja com sorte.


Estás a interpretar mal a noção de "especulador", refiro-me a todos os é que compram e vendem com intuito de ganhar dinheiro no curto prazo...

PIKAS Escreveu:
pode perfeitamente analizar-se o valor de um título independentemente da sua cotação. Para o valor duma acção teremos que ter em conta os fundamentais da empresa e não a evolução das suas cotações...


Os fundamentais são importantes, na minha opinião, para se perceber a empresa. Concordará comigo se lhe disser que há cotadas com excelentes cash-flows, endividamento baixo, resultados operacionais excepcionais, sem muletas de resultados extraordinários, mercados em expansão, gráficos de vendas a subir dois digitos e muito mais e, contudo, o que acontece: na bolsa, estão mortas, nem para cima, nem para baixo. Há outras que mais parecem SAD's desportivas e é aí que nós vamos fazendo umas mais valias.
Logo, são as cotações que nos fazem as pequenas alegrias.


Independentemente da estratégia de cada um, o valor de uma acção analisa-se pelos seus fundamentais... é verdade que o mercado nem sempre é justo com alguns títulos e é bom de mais para outros, mas quem investe a longo prazo tem de olhar para os fundamentais das empresas e não para se estão a subir ou a descer, porque no longo prazo o mercado acaba por lhes dar razão... o exemplo que falas pode realmente existir mas se a empresa for realmente boa o mercado acabará por corrigir essa situação, é nisso que os investidores a longo prazo acreditam, além disso mesmo que não seja através das cotações se a empresa estiver muito barata provavelmente remunerará os accionistas muito acima da média através dos dividendos...

Bom fim de semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Rui Costa10 » 15/7/2007 10:41

As minhas tambem são para guardar, espero até poder reforçar se amanhã a cotação baixar ligeiramente.
Como foi afirmado em anteriores post's nestes primeiros dias os "investidores" que não andam na bolsa estão a vender tudo, o que leva a desvios na cotação que podemos chamar "anormais". Mais uma semana e poderemos perceber minimamente a tendencia desta menina.
 
Mensagens: 2
Registado: 9/7/2007 20:34

por jabreu » 15/7/2007 10:25

Se são para guardar quem comprar as minhas tem que as pagar caro...

A minha ideia é que elas no final do ano estarão a cotar na pior das hipoteses nos 5-5,5.

Quanto ao Penedos para dizer o que disse pouco mais deve ser que um penedo. Não lhe prevejo grande futuro na REN... Diz que a REN não é especulativa.. Não é mas o o que está a ser especulado é o preço justo delas. Por isso devia estar era contente e caladinho .

A GALP em menos de um ano dobrou... e todos diziam que era caro a 5 e tal euros...
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, dragom, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, JoséAF, MG2, PAULOJOAO, Phil2014, TheKuby, vasco007, zulu404 e 97 visitantes