Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por psousa » 19/7/2007 16:12

Cali Escreveu:... e assim lá voltamos nós a um dos paradigmas de um Bull Market enraivecido: é probido ser negativista, em determinado momento, relativamente a qualquer titulo ou ao mercado em geral, sob pena de se poder ser linchado publicamente pela multidão embevecida pelo toiro. :wink:


Caro Cali,

se permite a correcção e sem querer promover uma guerra que nem é minha, eu acho que uma coisa é proferir comentários destrutivos que em nada contribuem para o valor do fórum, outra coisa é fazer uma análise menos favorável de um determinado título, fundamentada e sem tentar ser incisivo e infligir mais dor aos outros.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 256
Registado: 15/1/2007 11:48
Localização: 1

por psousa » 19/7/2007 16:06

artista Escreveu:
psousa Escreveu:Pois eu entrei na OPV, vendi a tranche de 330 e ganhei dinheiro, entrei a 3.91 e mais tarde reforcei a 3.86. Vendi as de 3.86 e ganhei dinheiro e neste momento tenho as de 3.91 e podia vende-las a ganhar dinheiro. Tive calma suficiente para esperar e ai estou eu a facturar.


Olha que a calma só não chega... ninguém deve comprar ou vender por aquilo que dizem os outros, muito menos se os "outros" são pessoas incógnitas de um forum da net...

Quando dizes "o importante é manter a tranquilidade e a lucidez e parar para pensar até onde se está disposto a perder, em lugar de entrar logo em pânico e a vender tudo" é imprescíndivel que isso esteja estabelecido antes de comprares, quando inicias o trade, porque deixar isso para depois, não há lucidez nem calma que seja boa conselheira, ficas abandonado à sorte e ás tuas emoções, o simples facto de acordares mal ou bem disposto pode ser a diferença entre comprares ou venderes, e não devia ser assim...

Bons negócios


Concordo com a tua correcção à minha posição, artista. É a psicologia humana! É uma boa estratégia pensar em quanto se está disposto a perder antes de comprar. A isso chama-se prevenir em lugar de remediar.

Abraço.
 
Mensagens: 256
Registado: 15/1/2007 11:48
Localização: 1

por artista_ » 19/7/2007 16:01

psousa Escreveu:Pois eu entrei na OPV, vendi a tranche de 330 e ganhei dinheiro, entrei a 3.91 e mais tarde reforcei a 3.86. Vendi as de 3.86 e ganhei dinheiro e neste momento tenho as de 3.91 e podia vende-las a ganhar dinheiro. Tive calma suficiente para esperar e ai estou eu a facturar.


Olha que a calma só não chega... ninguém deve comprar ou vender por aquilo que dizem os outros, muito menos se os "outros" são pessoas incógnitas de um forum da net...

Quando dizes "o importante é manter a tranquilidade e a lucidez e parar para pensar até onde se está disposto a perder, em lugar de entrar logo em pânico e a vender tudo" é imprescíndivel que isso esteja estabelecido antes de comprares, quando inicias o trade, porque deixar isso para depois, não há lucidez nem calma que seja boa conselheira, ficas abandonado à sorte e ás tuas emoções, o simples facto de acordares mal ou bem disposto pode ser a diferença entre comprares ou venderes, e não devia ser assim...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Cali » 19/7/2007 16:01

... e assim lá voltamos nós a um dos paradigmas de um Bull Market enraivecido: é probido ser negativista, em determinado momento, relativamente a qualquer titulo ou ao mercado em geral, sob pena de se poder ser linchado publicamente pela multidão embevecida pelo toiro. :wink:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por ccarvalho » 19/7/2007 15:58

com estes volumes diários, tem de entrar no psi20 rapidamente ;
quem acham que sai do psi20 para entrar a REN?
por mim podem tirar a sonaecom
cc
cc
 
Mensagens: 193
Registado: 14/7/2006 14:44

por psousa » 19/7/2007 15:52

Boa tarde.

Óptimo fecho.
Parece-me que as vozes que tanta crítica destrutiva proferiram a semana passada neste fórum têm mudado de posição. Drasticamente.

Por acaso já era para ter colocado aqui o meu manifesto de desagrado pelo modo como alguns colegas aqui do caldeirão tendem a proferir as suas opiniões de forma destrutiva, principalmente na sequência de alguns desabafos daqueles que foram menos bafejados pela sorte. Não se passou comigo, mas de qualquer forma estou solidário com aqueles que passaram por um mau bocado com a REN. Eu já passei por isso (com outros títulos, no da REN nunca cheguei sequer a ponderar o valor que estava disposto a perder, pois sempre acreditei nela) e o importante é manter a tranquilidade e a lucidez e parar para pensar até onde se está disposto a perder, em lugar de entrar logo em pânico e a vender tudo. Parece até que essas mesmas vozes querem ver cair o "carmo e a trindade" para depois, também eles, entrarem no título (se não tivessem interesse no título não acompanhariam aqui os posts, digo eu).

Pois eu entrei na OPV, vendi a tranche de 330 e ganhei dinheiro, entrei a 3.91 e mais tarde reforcei a 3.86. Vendi as de 3.86 e ganhei dinheiro e neste momento tenho as de 3.91 e podia vende-las a ganhar dinheiro. Tive calma suficiente para esperar e ai estou eu a facturar.

Reitero aqui esta mesma opinião e apelo aos moderadores que tenham atenção a este tipo de comentários. Não me parece que eles abonem a favor do fórum.

Boa sorte!
 
Mensagens: 256
Registado: 15/1/2007 11:48
Localização: 1

por Enslaved » 19/7/2007 15:37

Excelente fecho (no máximo do dia) e sem se dar conta dela já está perto novamente dos 4.00 euros :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por nunofaustino » 19/7/2007 15:07

scpnuno Escreveu:Esperando ter contribuido para a felicidade de V. Exa e avisando desde já que os puristas escusam de me vir dar nas orelhas, que estou com o capacete, subscrevo-me com um enorme beijo



Felicidade era se fizesses com que a REN fechasse nos 4.XX€ (ou se na sexta a Marisa acertasse nos meus cinco números e 2 estrelas) :).

Bjos
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por Vodka7 » 19/7/2007 15:07

nunofaustino Escreveu:De facto a revisão é anual e ocorre no início de Março, mas (há sempre um mas), caso haja uma empresa que pelo seu volume e valor elevado possa ser incluída de um modo antecipado... isso ocorrerá pouco após a introdução da empresa no mercado ou na primeira sessão de Setembro. No entanto terá de ser anunciada com 2 semanas de antecedência...

Fica o texto do guia oficial (em inglês).

Um abraço
Nuno

Extraordinarily, the compiler may decide to include in the index a newly listed company earlier than the annual review on grounds of its market capitalisation and predictable liquidity.
The compiler may decide to include the new listing either
• shortly after the introduction; or
• on the first business day of September, depending on the relative size in and (expected) liquidity in comparison with the current composition of the index. The inclusion will be announced at least 2 weeks before effectuation.
If a new company is included, the compiler will remove the lowest ranking current constituent in terms of turnover if this is necessary to observe the maximum of 20 constituents.


Pronto Artista, ai tens, já não preciso de procurar, era exactamente o que me referia. :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

por nunofaustino » 19/7/2007 15:03

De facto a revisão é anual e ocorre no início de Março, mas (há sempre um mas), caso haja uma empresa que pelo seu volume e valor elevado possa ser incluída de um modo antecipado... isso ocorrerá pouco após a introdução da empresa no mercado ou na primeira sessão de Setembro. No entanto terá de ser anunciada com 2 semanas de antecedência...

Fica o texto do guia oficial (em inglês).

Um abraço
Nuno

Extraordinarily, the compiler may decide to include in the index a newly listed company earlier than the annual review on grounds of its market capitalisation and predictable liquidity.
The compiler may decide to include the new listing either
• shortly after the introduction; or
• on the first business day of September, depending on the relative size in and (expected) liquidity in comparison with the current composition of the index. The inclusion will be announced at least 2 weeks before effectuation.
If a new company is included, the compiler will remove the lowest ranking current constituent in terms of turnover if this is necessary to observe the maximum of 20 constituents.
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por scpnuno » 19/7/2007 15:01

nunofaustino Escreveu:Gostava de aproveitar este espaço para pedir ao senhor(a) que tem o camião carregado com 900K REN na venda a 4€ para o retirar do local de modo a facilitar o tráfego... pela quantidade de acções acredito que será o Mecânico ou a Scpnuno, mas poderá ser outro micro-investidor que está a provocar um engarrafamento naquela zona da CMVM...

Obrigado pela atenção
Nuno Faustino


Carissimo Sr
Acuso a recepção da sua missiva e a gentileza de lembrar a existencia da minha humilde pessoa.

No entanto, lamento informar que o camião em causa não é propriedade minha. Apenas tenho carta de ligeiros (e mesmo essa, Deus sabe...)

Vou no entanto envidar todos os esforços no sentido de repor a normalidade do transito no sector em causa, ainda não sei muito bem é como.

Esperando ter contribuido para a felicidade de V. Exa e avisando desde já que os puristas escusam de me vir dar nas orelhas, que estou com o capacete, subscrevo-me com um enorme beijo

P.S. Eng. Artista, a coisa passou mesmo a ser anual, quando descobrir onde é que isso tá explicadinho, eu digo-te
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por artista_ » 19/7/2007 14:53

Vodka7 Escreveu:
artista Escreveu:Penso que as revisões são semestrais e não anuais...


Então terás de informar-te melhor porque foi tudo alterado com a nova revisão de 1 de Julho. :wink:


Ok... agora fiquei com dúvidas, olha se queres que te diga isso também não me interessa muito mas deves ter razão, ou pelo menos eu não faço a mínima idéia se tens ou não... mas acredito em ti! :)

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Vodka7 » 19/7/2007 14:47

artista Escreveu:Penso que as revisões são semestrais e não anuais...


Então terás de informar-te melhor porque foi tudo alterado com a nova revisão de 1 de Julho. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

por artista_ » 19/7/2007 14:45

Penso que as revisões são semestrais e não anuais...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por nunofaustino » 19/7/2007 14:44

Gostava de aproveitar este espaço para pedir ao senhor(a) que tem o camião carregado com 900K REN na venda a 4€ para o retirar do local de modo a facilitar o tráfego... pela quantidade de acções acredito que será o Mecânico ou a Scpnuno, mas poderá ser outro micro-investidor que está a provocar um engarrafamento naquela zona da CMVM...

Obrigado pela atenção
Nuno Faustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por Vodka7 » 19/7/2007 13:22

No final do ano não pode, pode sim em Março de 2008(sendo anual).
Mas lembro-me de ler que com as novas regras do PSI-20, há mais possibilidades de revisões extraordinárias caso se justifique.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

por artista_ » 19/7/2007 13:16

Vodka7 Escreveu:Não pode ser, a próxima é só em Março de 2008...
Lembro-me qua a Galp entrou semanas depois numa revisão extrordinária, o que penso que vá também acontecer á REN possivelmente em Agosto, Setembro.


Não me parece que esteja prevista nenhuma revisõ extraordinária por isso a Ren só deverá entrar no final do ano... mas não tenho a certeza disto!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Vodka7 » 19/7/2007 12:37

Não pode ser, a próxima é só em Março de 2008...
Lembro-me qua a Galp entrou semanas depois numa revisão extrordinária, o que penso que vá também acontecer á REN possivelmente em Agosto, Setembro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

por vitor79 » 19/7/2007 12:34

Na proxima revisão é ela que entra decerteza.
É para não ganharmos tudo de uma só vez.
A Tendência é Nossa Amiga.
 
Mensagens: 709
Registado: 9/12/2006 20:01

Ulisses sobre incorporação no PSI20

por AS » 19/7/2007 12:15

Alguém me pode esclarecer o motivo pelo qual a REN não teve admissão directa ao PSI20?

1. A GALP teve entrada directa na altura da sua privatização.

2. Em termos de capitalização bolsista a REN está acima de empresas como a Soares da Costa ou Cofina e tem um peso superior no PsiGeral.

Dados da Euronext:
Ren - Capit. (€): 904,595,968; Peso PsiGeral 1%
SCosta - Capit. (€): 357,770,016; Peso PsiG 0,36%
Cofina - Capit. (€): 190,772,464; Peso PsiG 0,19%


Cumprimentos,
AS
 
Mensagens: 14
Registado: 25/9/2006 9:51
Localização: 16

por Noel » 19/7/2007 11:49

Reentrei agora a 3,93. Fiz um erro grave tê-las despachado ontem a 3,82, tendo agora comprado a mais 0,11€ e só por ontem não ter tempo de as acompanhar. É um erro de palmatória. Agora vou deixa-las andar, pois acredito nelas a preços mais altos.
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

por artista_ » 19/7/2007 9:32

UltraSSur Escreveu:Até apetece dizer q até sexta-feira vamos quebrar os 4,05. Mas claro como todas as previsões é falível.......


E porque é que achas isso? é uma previsão baseada em alguma coisa ou é mais um palpite? :wink:

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por UltraSSur » 19/7/2007 1:49

Até apetece dizer q até sexta-feira vamos quebrar os 4,05. Mas claro como todas as previsões é falível.......
 
Mensagens: 148
Registado: 2/4/2003 23:44

Re: Estou a preparar-me para reforçar Ren...

por pedrom » 18/7/2007 22:53

Joao_imo Escreveu:Todos os indicadores estao em posição de entrada!!!


Grande entrada!!!!

Para 1º Post estraste mesmo a matar!!!

Já agora quais são esses indicadores?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2317
Registado: 29/7/2004 19:55
Localização: Ourém

Estou a preparar-me para reforçar Ren...

por joao_imo » 18/7/2007 22:47

Todos os indicadores estao em posição de entrada!!!
 
Mensagens: 11
Registado: 14/6/2006 16:05
Localização: Covilhã

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, jsousa71, latbal, malakas, MR32, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trend=friend, WofG, ze couves e 195 visitantes