Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 24/9/2021 12:36

A REN tem efetuado investimentos consideráveis na melhoria e conservação da Rede.
Está empresa que era avaliada como sendo limitada por estar dependente de mercado interno passou para a internacionalização bem sucedida.
No mercado interno a sua avaliação tem subido consideravelmente por ser uma das principais beneficiadas pela descarbonização e pelo incentivo da mobilidade elétrica e sustentável.
É uma das apostas dos investidores institucionais.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 23/9/2021 21:00

Se directa e indirectamente tem mais de 50% tem de consolidar tudo.
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 23/9/2021 20:35

Julgo que não. Mas quando sair o Relatório&Contas logo se vê como ficam as coisas.
Mas uma coisa é certa, contabilisticamente falando, a ALTRI detém apenas 43,27% do capital da Greenvolt. E as receitas são receitas próprias da Greenvolt.
A Caima Energia é uma empresa jurídica e contabilisticamente distinta da ALTRI. Que isso fique bem claro.
Quem pense que os investidores, os investidores a sério, andam distraídos, estão enganados. Muito enganados.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 23/9/2021 20:04

NirSup Escreveu:
Pedro2018 Escreveu:Altri junta-se à Nos e REN na lista de preferidas na Europa
Os analistas estão otimistas para a evolução das ações da Altri, argumentando que a companhia pode ser vista como um veículo híbrido, que permite ganhar exposição ao setor da pasta e das renováveis.


A ALTRI vai ficar sem as receitas de eletricidade, contabilisticamente falando, que agora são receitas próprias da Greenvolt.
As contas ainda estão por fazer e julgo que ninguém as quer fazer.
E as receitas da venda de energia elétrica das centrais de biomassa eram receitas garantidas. E além disso a energia elétrica a partir da biomassa beneficia de receitas estratosféricas. Mas contra isso não vejo ninguém berrar.
By Nirvana


Mas não as consolidam?
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 23/9/2021 19:58

:wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Caro rsacramento,
Não estava a pensar nos investidores. Estava a pensar no Bloco de Esquerda e no seráfico Jorge Costa.
Bons negócios.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por rsacramento » 23/9/2021 19:42

NirSup Escreveu:Mas contra isso não vejo ninguém berrar.

no teu ver quem é que está a "berrar"?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 23/9/2021 19:30

Pedro2018 Escreveu:Altri junta-se à Nos e REN na lista de preferidas na Europa
Os analistas estão otimistas para a evolução das ações da Altri, argumentando que a companhia pode ser vista como um veículo híbrido, que permite ganhar exposição ao setor da pasta e das renováveis.


A ALTRI vai ficar sem as receitas de eletricidade, contabilisticamente falando, que agora são receitas próprias da Greenvolt.
As contas ainda estão por fazer e julgo que ninguém as quer fazer.
E as receitas da venda de energia elétrica das centrais de biomassa eram receitas garantidas. E além disso a energia elétrica a partir da biomassa beneficia de receitas estratosféricas. Mas contra isso não vejo ninguém berrar.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por rsacramento » 23/9/2021 17:37

junas Escreveu:Pois. Tudo boas notícias e não há meios de dar o salto.

o que o pedro vai dizendo não passa de marketing

agora tens de ter presente que uma utility não salta como uma biotecnológica :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: REN - Tópico Geral

por junas » 23/9/2021 17:09

Pois. Tudo boas notícias e não há meios de dar o salto.
 
Mensagens: 435
Registado: 11/6/2008 21:46
Localização: 13

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 16/9/2021 12:22

Altri junta-se à Nos e REN na lista de preferidas na Europa
Os analistas estão otimistas para a evolução das ações da Altri, argumentando que a companhia pode ser vista como um veículo híbrido, que permite ganhar exposição ao setor da pasta e das renováveis.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 15/9/2021 10:18

A energia elétrica tem margem e mesmo com alguma regulação aponta para crescimentos muito significativos.
A mobilidade vai receber grandes incentivos dos estados, nomeadamente na europa.
As agências de rating têm melhorado seus outlook's sobre empresas como A REN.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 14/9/2021 14:37

Os fundos ESG estão a ter uma crescente procura porque os investidores já perceberam que lá podem ter de facto um retorno muito interessante.
Os melhores estão com valorizações de dois digitos /anuais.
Estes mesmos fundos estão a aumentar o seu relacionamento de apostas e empresas como a REN ficaram na sua mira.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 14/9/2021 13:03

Perfeitamente. Operadores de energia estão dependentes da REN. Mesmo podendo ser regulado o mercado está sempre dependente do volume.
No meu entender temos excelente perspectivas para a REN no médio prazo.
Acho que está numa boa oportunidade de preço tendo em consideração estes factores a que acresce o dividendo.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 14/9/2021 9:51

Negócios da China

A REN tem em cima da mesa 78 (setenta e oito) projetos, já pré-selecionados, que representam um total de 17 gigawatts (GW) de projetos solares fotovoltaicos, quase 17 vezes a capacidade solar que existe hoje em Portugal.
Para isso é preciso acomodar na rede todo este caudal de energia. Quem faz o investimento é a REN mas quem paga a fatura da ligação das novas centrais fotovoltaicas à rede e a tal acomodação da nova capacidade na rede eléctrica nacional são os candidatos (entrantes).
A REN enviou ou vai enviar a todos eles as faturas respectivas. E ou eles concordam ou desistem da ideia.
Mas quem é que, depois, vai cobrar a taxa de transmissão na rede da energia por eles produzida? A REN.
Negócios da China! - berram os privados. Ah, pois, o sócio principal é chinês. Está tudo explicado.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por Jopaz » 14/9/2021 9:15

Entidades europeias reguladoras prevêm duplicação de transporte de energia elétrica na europa até 2025.
 
Mensagens: 284
Registado: 5/3/2021 12:31

Re: REN - Tópico Geral

por rsacramento » 6/9/2021 21:10

rg7803 Escreveu:Rafa vamos para máximos!!!
Abraço!
PS esse bridge?

hmm, não sei, de todo

segundo o S Nison (o pai da análise das velas) trata-se de um sinal de potencial inversão, embora necessite de confirmação pelo menos da vela seguinte, ainda segundo o Nison

o bridge, graças à pandemia, tem sido apenas online, e não apenas por cá

e esses trades, de vento em popa?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: REN - Tópico Geral

por rg7803 » 6/9/2021 20:53

Rafa vamos para máximos!!!
Abraço!
PS esse bridge?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4193
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: REN - Tópico Geral

por rsacramento » 6/9/2021 19:15

para os interessados em AT:

a ren hoje fez um hanging man de manual (com um doji perfeito)
Anexos
REN.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: REN - Tópico Geral

por ParaCima » 30/8/2021 22:15

Cuidado com a ren, eu sou um apreciador da acçao mas nao tenho. A transuçao energetuca é um grande desafio e uma grande fonte de invwstimenti. As redes actuais nao tém uma capacida ilimitada e segundo temos de ter em conta que se antes tinhamos uma rede em arvore, onde a lroduçao era bastante centralizada, hoje em dia a produçao e tanto ou quase tanto dispersa como a distribuiçao, isso acarreta novas linhas. Muito cuidado, realmente a tendencia sera o consumo eletricidade crescer, mas nao é menos verdade que o panorama de produçao está a mudar
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 933
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 30/8/2021 12:38

Os dados de transporte de energia continuam a crescer. A retoma económica, nomeadamente, do setor do turismo são bem visíveis.
A REN terá aumento dos lucros face a 2020.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 24/8/2021 14:33

J_Investidor Escreveu:Eu também tive REN durante algum tempo. Mas penso que a REN não cria valor apreciável para os acionistas.
Alfa tens as ações desde 2008, se em vez de teres feito esse investimento, tivesses comprar um ETF que replique o SP500 ou o IWDA, quanto terias'
Não estou a criticar atenção, mas acho que a REN para investimentos de LP penso não ser uma boa ação.

Talvez seja boa para quem já tem uma certa idade, e não quer grandes riscos.

Se eu tivesse um grande património, talvez tivesse alguma coisa da REN, mas estando eu na casa dos 30, penso não ser uma boa ação.

É a minha opinião. Cumprimentos


Teria mais. Mas desde 2008 já teria apanhado bastantes emoçoes. É a vantagem da REN. Mesmo que lá tenhas muito dinheiro metido nao te tira o sono.
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por AlfaTrader » 24/8/2021 14:26

J_Investidor Escreveu:Eu também tive REN durante algum tempo. Mas penso que a REN não cria valor apreciável para os acionistas.
Alfa tens as ações desde 2008, se em vez de teres feito esse investimento, tivesses comprar um ETF que replique o SP500 ou o IWDA, quanto terias'
Não estou a criticar atenção, mas acho que a REN para investimentos de LP penso não ser uma boa ação.

Talvez seja boa para quem já tem uma certa idade, e não quer grandes riscos.

Se eu tivesse um grande património, talvez tivesse alguma coisa da REN, mas estando eu na casa dos 30, penso não ser uma boa ação.

É a minha opinião. Cumprimentos


J_Investidor,

Eu sou um bom bocado mais velho que tu, e entrei na REN, penso que em 2007 na primeira fase da privatização, mas só consegui meia duzia de ações, pois nessa altura havia muita procura.
Depois fui adquirindo, uma vezes no picos mais altos e com a crise de 2011 com a queda dos mercados escolhi a REN como investimento de refugio e vou colocando lá os valor dos dividendos e algumas vezes aquele valor disponivem e que não me faz falta.
Por isso neste momente a REN representa cerca de 40% dos meus investimentos em bolsa e 40% desse valor tem sido pago com o "pelo do cão".

Se há mehores investimentos, ou se podia ter ganho mais dinheiro, acredito que sim, mas com esta durmo descansado e sempre ganho algum.

Mas a tua observação é correta, mas na altura não sei se teria acesso a esse tipo de instrumentos, se já havia eu desconhecia, tambem porque não procurei alternativa ao que estava disponivel na banca tradicional.

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: REN - Tópico Geral

por PXYC » 24/8/2021 14:11

Oxalá passe os 2.50€, e volte aos valores pre-covid (em 2.7€ - 2.8€ estarei vendedor de 1/3 da posição).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 552
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: REN - Tópico Geral

por J_Investidor » 24/8/2021 13:31

Eu também tive REN durante algum tempo. Mas penso que a REN não cria valor apreciável para os acionistas.
Alfa tens as ações desde 2008, se em vez de teres feito esse investimento, tivesses comprar um ETF que replique o SP500 ou o IWDA, quanto terias'
Não estou a criticar atenção, mas acho que a REN para investimentos de LP penso não ser uma boa ação.

Talvez seja boa para quem já tem uma certa idade, e não quer grandes riscos.

Se eu tivesse um grande património, talvez tivesse alguma coisa da REN, mas estando eu na casa dos 30, penso não ser uma boa ação.

É a minha opinião. Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 24/8/2021 11:37

Alfa trader.

Bom testemunho. Empresa para um perfil de investidor particular.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

AnteriorPróximo

Quem está ligado: