Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

DAX - Volkswagen

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 30/10/2008 1:12

Como a especulação tramou os "hedge funds" na VW
A valorização histórica da Volkswagen, que chegou a quadruplicar de valor em duas sessões, traduziu-se em ganhos avultados para alguns investidores. Mas a verdade é que gerou perdas volumosas aos "hedge funds", que foram vítimas da especulação financeira que pauta as suas políticas de investimento.
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A valorização histórica da Volkswagen, que chegou a quadruplicar de valor em duas sessões, traduziu-se em ganhos avultados para alguns investidores. Mas a verdade é que gerou perdas volumosas aos "hedge funds", que foram vítimas da especulação financeira que pauta as suas políticas de investimento.

Estes grandes investidores erraram nas previsões. A aposta na queda fracassou e a factura prevê-se elevada, ameaçando mesmo a viabilidade de alguns "hegde funds". As perdas podem ascender a mais de 30 mil milhões de euros, tudo porque o "short selling" mostrou o seu lado mais "negro". Se na queda ganham a diferença... com a subida recorda da VW, muitos "hegde funds" foram apanhados em contra-ciclo.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 30/10/2008 0:44

Grande Porsche...
Assim é que é ganhar dinheiro...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por trial » 29/10/2008 23:19

Quem brinca com o fogo ...azar dos " hedge funds"

"LE MONDE

La flambée ridicule de Volkswagen en Bourse

Volkswagen est en ce moment la risée des marchés.

Porsche a déclenché une panique chez les fonds spéculatifs (hedge funds), qui avaient vendu le titre à découvert.

Pour couvrir ces positions, ils ont cherché à se procurer des actions à tout prix, provoquant ainsi une flambée du cours : l'action a valu jusqu'à 1 000 euros, soit 20 fois la valeur cible fixée par la plupart des analystes."
 
Mensagens: 331
Registado: 18/1/2008 16:20

por atomez » 29/10/2008 15:51

Na Porsche é que está o ganho... uns 10 biliões!


Porsche Gains, Volkswagen Drops on VW Stock Supply

Oct. 29 (Bloomberg) -- Porsche SE climbed the most in at least 12 years on speculation the sports-car maker will profit from Volkswagen AG's fourfold increase as it takes steps to ease a so-called short squeeze. Volkswagen tumbled.

Porsche, which is Volkswagen's largest shareholder, jumped as much as 43 percent to 65.98 euros in Frankfurt, the steepest gain since at least January 1996. Volkswagen slumped as much as 48 percent to 491 euros.

The maker of the 911 sports car has options equivalent to 31.5 percent of Volkswagen's common stock, and said today that it may settle as much as 5 percent of the contracts to increase the supply of shares. The 5 percent stake increased in value by 10.8 billion euros ($13.8 billion) in this week's first two days of trading, data compiled by Bloomberg show.

``It's a huge gain for them,'' said Albrecht Denninghoff, a Frankfurt-based analyst at BHF-Bank AG. ``For Volkswagen, it will get easier for short-sellers than in the last two days. But getting to normal levels, that is something else.''

Volkswagen is the most shorted stock in Germany's benchmark DAX Index. Porsche's announcement Oct. 26 that it plans to raise its stake in the German carmaker to 75 percent forced short- sellers to cover their positions and triggered a short squeeze that at one point yesterday made Volkswagen the largest company in the world by market value, surpassing Exxon Mobil Corp.

...

Porsche ``denies all responsibility for these market distortions and for the resulting risks to which the short sellers have exposed themselves,'' the company said. ``Allegations of price manipulation by Porsche'' are ``without any foundation whatsoever,'' the company said.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por Panizzi » 29/10/2008 15:49

Pois , as minhas suspeitas verificaram-se.

Nem sei que diga , "não sei por onde vou , não sei por onde vou.... sei que não vou por ai !".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 26/2/2008 22:11

por R_Martins » 29/10/2008 15:24

Gráficos para a Historia...
Rmartins
Anexos
Volkswagem  3 meses.png
Volkswagem 3 meses.png (2.5 KiB) Visualizado 11727 vezes
Volkswagem AG.png
Volkswagem AG.png (2.75 KiB) Visualizado 11726 vezes
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
 
Mensagens: 1611
Registado: 5/11/2002 9:23

por Martins_Braz » 29/10/2008 14:54

redhot Escreveu:Até prova em contrário neste caso aqui quem a "sabe toda" é a Porche...


Concordo... mas adiciono mais meia dúzia de tipos que apostaram no momento certo...

Eu já não fui a tempo :cry: :cry:
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

por redhot » 29/10/2008 14:49

scpnuno Escreveu:Oh redhot, eu fico "cega" quando alguém desata a chamar "patos" (ou coisa pior aos outros. Porque só faz isso quem se acha tâooooo superiormente inteligente que nunca, jamais, algum dia, vai ser apanhado numa ratoeira, num movimento inesperado, etc e que em situação alguma perderá no mercado.

Como sabemos isso é IMPOSSIVÈL. Nem o próprio WB him self consegue isso. E é muito desagradavél ler estas coisas.

Desculpa, mas como sabem eu tenho o coração ao pé da boca (neste caso, na ponta dos dedos) e tenho que dizer o que penso.

NOTA: a minha unica e exclusiva relação com a VW foi um Polo que tive uns anos atrás. Nunca tive nem sequer por perto de uma acção. E com a Porsche nem sequer tive um alguma vez na vida (acho que um dos filhotes tem um com 3 cms, se isso conta). Só para que não começe alguém a presumir que o "pato" me atingiu pessoalmente. Não é o caso, mas podia ser


Para falar assim é porque já cai em várias ratoeiras desde que me meti nisto. Como é evidente...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por redhot » 29/10/2008 14:47

Resina Escreveu:
redhot Escreveu:Ora aqui está a Porche a dizer que "afinal vai vender 5% e tal para aumentara liquidez e tal".

Hehehehe. Patos!!!!!!! Aqueles que vão atrás das notícias.

A Porche se as comprar compra com as opções que têm a um preço muito cá em baixo.

Agora é altura da Porche as ter vendido lá em cima ontem e anteontem sugando o dinheirinho dos patos!!!!

Até pode haver "patos", mas há muitos "patos" que duplicaram e triplicaram em dois dias... Não te esqueças disso...
Abraço


Sim mas esses ou sabem o que fazem, ou deram um tiro para tentar a sorte.

Quando falo desta maneira é para o pessoal mais inexperiente (eu me incluo) não ir na onda para depois ser atropelado por trás...Por um VW Tuareg...

Prudência, meus amigos, prudência (como diz Maria José Morgado)...

Até prova em contrário neste caso aqui quem a "sabe toda" é a Porche...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por Resina » 29/10/2008 13:33

redhot Escreveu:Ora aqui está a Porche a dizer que "afinal vai vender 5% e tal para aumentara liquidez e tal".

Hehehehe. Patos!!!!!!! Aqueles que vão atrás das notícias.

A Porche se as comprar compra com as opções que têm a um preço muito cá em baixo.

Agora é altura da Porche as ter vendido lá em cima ontem e anteontem sugando o dinheirinho dos patos!!!!

Até pode haver "patos", mas há muitos "patos" que duplicaram e triplicaram em dois dias... Não te esqueças disso...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por scpnuno » 29/10/2008 13:22

Oh redhot, eu fico "cega" quando alguém desata a chamar "patos" (ou coisa pior aos outros. Porque só faz isso quem se acha tâooooo superiormente inteligente que nunca, jamais, algum dia, vai ser apanhado numa ratoeira, num movimento inesperado, etc e que em situação alguma perderá no mercado.

Como sabemos isso é IMPOSSIVÈL. Nem o próprio WB him self consegue isso. E é muito desagradavél ler estas coisas.

Desculpa, mas como sabem eu tenho o coração ao pé da boca (neste caso, na ponta dos dedos) e tenho que dizer o que penso.

NOTA: a minha unica e exclusiva relação com a VW foi um Polo que tive uns anos atrás. Nunca tive nem sequer por perto de uma acção. E com a Porsche nem sequer tive um alguma vez na vida (acho que um dos filhotes tem um com 3 cms, se isso conta). Só para que não começe alguém a presumir que o "pato" me atingiu pessoalmente. Não é o caso, mas podia ser
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por redhot » 29/10/2008 12:46

Ora aqui está a Porche a dizer que "afinal vai vender 5% e tal para aumentara liquidez e tal".

Hehehehe. Patos!!!!!!! Aqueles que vão atrás das notícias.

A Porche se as comprar compra com as opções que têm a um preço muito cá em baixo.

Agora é altura da Porche as ter vendido lá em cima ontem e anteontem sugando o dinheirinho dos patos!!!!
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por Jorge158 » 29/10/2008 12:31

á pois é... o que muito sobe, também muito desce!

De certeza que nestes 3 dias de rally, a VW já prococou muitos atropelamentos e fuga a alguns peões que meteram o bedelho numa prova de competição imprópria a cardíacos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 214
Registado: 29/11/2007 4:36
Localização: Viseu

por Resina » 29/10/2008 11:51

Automóvel 2008-10-29 00:05
Volkswagen é a empresa mais valiosa do mundo
O interesse da Porsche em controlar 75% do capital da também alemã Volkswagen fez a empresa valorizar para os 277,3 mil milhões de euros.

Cristina Krippahl, na Alemanha

O pânico gerou-se entre os investidores que apostavam na queda das acções (shortsellers) da Volkswagen, quando a Porsche anunciou a aquisição de 75% do capital do maior construtor automóvel europeu. Ao contrário das especulações que apostavam numa queda, a acção da VW resistiu à crise nos mercados financeiros, desencadeando agora uma corrida aos poucos títulos da construtora ainda disponíveis no mercado (5,9%). O restante encontra-se já na posse da Porsche – parte em forma de opções (31,5%) – e do estado federado da Baixa Saxónia, o outro grande accionista, que detém 20%.

Ontem, a escassez fez a acção superar temporariamente os 1.000 euros, uma escalada de 93% em dois dias, inédita na história do índice alemão, Dax.

A Porsche iniciou a aquisição de uma maioria da VW em 2005, e detém hoje 42,6%. Este passo, há muito planeado pela Porsche, encontrava-se em risco por causa da disputa entre o presidente do conselho fiscal da VW, Ferdinand Piëch, e o director-executivo da Porsche, Wendelin Wiedeking. Na semana passada, Piëch, cedeu, manifestando o seu apoio público a Wiedeking, o homem de confiança do seu primo direito e presidente da construtora de carros desportivos, Wolfgang Porsche.
Mas a resistência à Porsche cresce junto dos trabalhadores da VW. Graças ao sistema de co-determinação, levado ao extremo no caso da empresa semi-pública, os trabalhadores da VW habituaram-se a deter uma posição de poder inédita mesmo na Alemanha. Wiedeking não esconde o objectivo de reduzir o poder dos representantes dos trabalhadores uma vez completada a fusão.

O dirigente da Comissão dos Trabalhadores, Bernd Osterloh, anunciou a “resistência dos 360.000 colaboradores” da VW. Osterloh conta com o apoio do estado federado da Baixa Saxónia e do seu ministro-presidente, o democrata-cristão, Christian Wulff. Une-os a insistência na manutenção da Lei Volkswagen renovada, que confere ao estado federado o direito de veto, apesar de deter apenas 20,1% das acções. Wulff receia decisões da Porsche que possam afectar negativamente o mercado de trabalho, uma vez que a VW é o maior empregador da região. A lei actual confere ao estado federado e aos representantes dos trabalhadores uma voz em todas as decisões de relocalização de unidades fabris. Entretanto, Bruxelas já anunciou a intenção de levantar um processo também contra esta versão da lei junto do Tribunal Europeu. Mas o Governo de Hanôver respondeu pedindo a intervenção de um tribunal federal, por alegar que as cláusulas da lei em questão são compatíveis com a Lei das Bolsas nacional, salientando não haver uma lei europeia harmonizada. A Porsche, por seu lado, vê nestas cláusulas uma violação da liberdade dos mercados de capital.


Sob escrutínio
O salto do curso da acção da VW beneficiou sobretudo a Porsche. Na segunda-feira à noite, a capitalização da VW atingira 153 mil milhões de euros, mais do que todas as construtoras europeias e americanas juntas do sector. Alguns analistas especulam que a revelação da Porsche de que detém mais de 40% da acções e mais de 30% de opções – justificada com um número inesperadamente elevado de posições em aberto – teve como objectivo justamente aumentar a liquidez da construtora de Estugarda. Em todo o caso, a BaFin, entidade que controla os mercados financeiros, já anunciou o escrutínio da subida repentina “para estabelecer possíveis tentativas de ‘insider trading’ ou manipulações de mercado”, segundo uma porta-voz. Mas a decisão sobre um inquérito formal só será tomada nas próximas semanas.


Uma ligação histórica
A ligação entre a Volkswagen e a Porsche é antiga. O primeiro presidente executivo da VW a partir da sua fundação, em 1938, foi Ferdinand Porsche, fundador da construtora do mesmo nome, em Estugarda. Porsche é considerado o «pai» do Carocha. O seu neto, Ferdinand Piëch, administrou a empresa de Wolfsburgo, entre 1993 e 2002, antes de passar à presidência do conselho de supervisão. Juntamente com a sua família e a família Porsche, Piëch controla também a empresa de Estugarda, da qual é accionista e membro do conselho de supervisão.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 29/10/2008 11:50

Após o título ter escalado quase 350% em duas sessões 2008-10-29 07:23
Deutsche Böerse reduz peso da VW no índice DAX
A Deutsche Böerse anunciou hoje que reduziu o peso da Volkswagen (VW) no índice alemão DAX, para 10%, depois de as acções da fabricante automóvel terem disparado quase 350% em apenas duas sessões, com o interesse da também alemã Porsche em controlar 75% do capital da empresa.

Mafalda Aguilar

A VW representava 27% do DAX depois do 'rally' dos últimos dois dias, um aumento de 20,2 pontos percentuais face aos 6,8% verificados no dia 24 de Outubro, segundo os dados compilados pela Bloomberg. O peso da VW é mais do triplo do que o da segunda maior empresa no índice de referência alemão, a E.ON.

"Este ajustamento é uma medida extraordinária", afirma a Deutsche Böerse, em comunicado, citado pela agência noticiosa. A decisão terá efeitos a partir do próximo dia 3 de Novembro, implicando ainda o ajustamento de outras cotadas do DAX nessa altura, acrescenta o documento.

As acções da VW encerraram ontem nos 945 euros, uma escalada de 348% face aos 210 euros registados no passado dia 24 de Outubro, inédita na história do índice alemão. O aumento da capitalização bolsista para 353 mil milhões de dólares tornou a VW na empresa mais valiosa do mundo, à frente da ExxonMobil

O pânico gerou-se entre os investidores que apostavam na queda das acções (shortsellers) da VW, quando a Porsche anunciou a aquisição de 75% do capital do maior construtora automóvel europeia. Ao contrário das especulações que apostavam numa queda, a acção da VW resistiu à crise nos mercados financeiros, desencadeando agora uma corrida aos poucos títulos da construtora ainda disponíveis no mercado (5,9%)

A Deutsche Böerse e o regulador do mercado financeiro alemão afirmaram que estão a monitorizar a negociação das acções da VW.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 29/10/2008 11:48

Porsche pode vender até 5% das acções da Volkswagen 2008-10-29 09:10
Volkswagen afunda mais de 45% com anuncio venda de acções detidas pela Porsche
Os títulos da Volkswagen desvalorizaram na Bolsa de Frankfurt, depois de o seu maior accionista, a Porsche, ter hoje anunciado que planeia aumentar a oferta de acções da Volkswagen, face à sua forte valorização nos últimos dois dias.

Eudora Ribeiro

A Volkswagen caiu 46% para os 510 euros na bolsa alemã, após a Porsche ter hoje dito que para se “proteger contra os riscos do preço”, pode pôr à venda até 5% do total de 31,5% de acções comuns que detém na maior fabricante de carros da Europa.

Nos últimos dois dias o preço das acções da Volkswagen mais do que quadruplicou.

“A Porsche pretende – dependendo do estado do mercado – liquidar até 5% das acções comuns da Volkswagen”, diz a fabricante de carros desportivos em comunicado, citado pela Bloomberg, onde acrescenta que esta situação “pode resultar num aumento da liquidez das acções comuns da Volkswagen.”

No entanto, a Porsche disse que “se mantém empenhada” em aumentar a sua participação no maior fabricante de carros da Europa, para os 75%, e planeia continuar a comprar acções comuns da Volkswagen “dentro e fora” da bolsa, a preços que sejam “economicamente justificáveis.”
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 29/10/2008 11:23

Como nem tudo o que sobe se mantem em altas, a correcção era mais que esperada na Vow.
Qual será o preço certo para o titulo.
Os 400 euros que era o anterior máximo?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

isto vai tornar menos perigoso o DAX......mas pouco....

por afosag » 29/10/2008 10:34

FRANKFURT, Oct 29 (Reuters) - Deutsche Boerse will cut the weighting of Volkswagen shares in the blue-chip German DAX index after a surge in the carmaker's shares that briefly made it the world's most valuable company.

Volkswagen shares nearly doubled on Tuesday, rising above 1,000 euros at one point.

That gave Volkswagen a market value of 296 billion euros ($376 billion), surpassing U.S. oil firm Exxon Mobil Corp and increased its weighting in the 30 member-DAX index to a hefty 27 percent.

In a statement late on Tuesday, Deutsche Boerse -- the operator of the Frankfurt stock exchange -- said it would cap Volkswagen's weighting in the DAX index to 10 percent, starting next Monday.

"By capping Volkswagen AG the weightings of all other DAX constituents will be changed as well," it said, adding that it would use closing prices on the electronic Xetra trading system on Friday as a basis for its recalculation.

The stock exchange operator's decision "should give some relief to short sellers in Volkswagen and is mainly positive for the DAX index," said a Frankfurt-based trader.

Volkswagen's share surge had been prompted by news that Porsche Automobil Holding SE had raised its stake in the German maker of Passat family cars and other mass-market models, triggering a massive squeeze on short-sellers.

Shares of Morgan Stanley , Goldman Sachs Group Inc and France's Societe Generale tumbled on Tuesday on speculation they were caught in the squeeze.

The U.S. banks later recovered all their losses and closed higher, amid a broad U.S. stock market rally.


BIG SQUEEZE

Porsche on Sunday said it had accumulated indirect control of 74.1 percent of Volkswagen, and planned to raise its stake in the world's third-largest automaker to 75 percent in 2009.

The increased stake would leave less than 6 percent of Volkswagen's shares still floating in the market.

Dealers said traders who had sold borrowed Volkswagen shares, hoping to buy them back at lower prices, had panicked at Porsche's announcement and raced to close their positions.

Tuesday's surge in Volkswagen's shares had helped the DAX index to close 11.3 percent higher. Without the "Volkswagen effect", the index would have closed down around 3.7 percent.

Volkswagen shares were indicated down more than 40 percent early on Wednesday ahead of the market opening at 0800 GMT. The DAX index was indicated to open largely unchanged.

Index provider Stoxx Ltd. also said it would cut the weighting of Volkswagen shares in its main indices and cut Volkswagen's free float factor to 0.3732 from 0.4963.

"This decision reflects the changes in the shareholder structure of Volkswagen and results in a lower weighting of Volkswagen in the respective indexes," Stoxx said.

(Reporting by Knut Engelmann and Christoph Steitz; Editing by Jason Neely) ((knut.engelmann@thomsonreuters.com; +49 69 7565 1270; Reuters Messaging: knut.engelmann.reuters.com@reuters.net))
 
Mensagens: 68
Registado: 19/11/2007 10:42

por tiagopt2 » 28/10/2008 23:38

Olhem que eu era tolo para meter umas coroas num short... Pena não se poder. Há-de ser a minha sorte, provavelmente :mrgreen:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por Quico » 28/10/2008 23:35

Que este "short squeeze" sirva de lição aqueles que, há uns dias, defendiam veementemente aquela palermice da proibição dos "shorts" quando os mercados estavam a cair.

:roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por Resina » 28/10/2008 21:51

E amanha quanto vai subir esta!?
Será que chega aos 2000euros!?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por atomez » 28/10/2008 21:26

Um panic buy!

Isto é raro...

Só não percebo é como uma empresa com menos de 6% de free float continua a ser cotada em bolsa.

VW shares surge as funds buy in panic

By Richard Milne and Kate Burgess in London
Published: October 28 2008 09:34 | Last updated: October 28 2008 19:55

Volkswagen briefly became the world’s largest company by market capitalisation on Tuesday after an extraordinary surge in its share price driven by a near-panic by hedge funds and other traders to stem losses on positions betting on a fall in the stock.

The extent of the surge, which has led to sharp criticism of German capital markets, triggered intense market speculation that it could force the collapse of hedge funds and heavy losses for investment banks.

VW’s share price rose 82 per cent to €945 following Monday’s 147 per cent jump, leaving it with a market capitalisation of about €287bn ($360bn).

At the stock’s intra-day peak of €1005, its market capitalisation exceeded Exxon before the US oil company started trading yesterday.

A manager at a large hedge fund said: “The losses will be extreme. I don’t think it is going to bring down a big fund but it will probably bring down some small ones.”

One London-based auto analyst said: “I have hedge fund managers literally in tears on the phone.”

The head of Germany’s largest fund manager accused Porsche – the largest investor in VW that sparked the quadrupling of its share price within two days – of acting against the interest of other shareholders.

Klaus Kaldemorgen, the head of DWS, which is a shareholder in VW and owned by Deutsche Bank, said: “I criticise heavily that a company like Porsche is manipulating VW shares in an irresponsible manner.”

The surge in VW’s share price started after Porsche disclosed on Sunday that it had increased its stake from 35 per cent to 42.6 per cent. In addition it has options over further 31.5 per cent, making a total of 74.1 per cent. Added to Lower Saxony’s 20.1 per cent stake, this effectively left a free float of only 5.8 per cent instead of the 45 per cent many expected.

Porsche did not respond to calls asking for comment on Mr Kaldemorgen’s statement but it told Reuters news agency on Tuesday: “We vehemently reject the accusation of share price manipulation.” Under German law, companies do not have to disclose option positions if they are settled through the receipt or payment of cash rather than being converted into shares. Porsche insists it has “cash-settled options”.

There was widespread expectation in the markets that the huge rise would push some fragile hedge funds – who bet on VW’s shares falling – to collapse with losses estimated at potentially €20bn-€30bn.

Several hedge funds and banks denied they had any large exposure to VW. Citadel, a large hedge fund, said: “We have suffered no losses of substance on Volkswagen whatsoever.

Morgan Stanley, whose shares fell 16 per cent, said it had “virtually no exposure” while people close to Goldman Sachs, whose stock also dropped, took a similar line.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por Panizzi » 28/10/2008 21:09

Contado ninguém acreditava.

Está ai um bonito serviço :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 26/2/2008 22:11

por José_P. » 28/10/2008 20:59

xiça-penico!!!

:oh: :oh: :oh:
Anexos
sshot-87.png
sshot-87.png (34.62 KiB) Visualizado 12538 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 25/5/2008 17:50
Localização: 14

por José_P. » 28/10/2008 20:54

Resina Escreveu:Então o que será de esperar para os próximos dias!? Umas subida aos 2000euros ou um ajustar para os 200-400euros!? lol


A grande questão agora é: após esta grande bebedeira, qual será o tamanho da ressaca?

e para quem não participou na bebedeira, tem tomates para apostar na ressaca? D

eu cá a € não aposto! lol .. mas creio que a vw vai descer a avenida a turbo-diesel até ao fim da proxima semana! :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 25/5/2008 17:50
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], jprgodinho, KAWA e 259 visitantes