data problems solved
como prometido, começo pelo DAX
Iniciamos com o grafico mensal
É impossivel não fazermos este exercicio. Um movimento perfeito de 5 ondas, estando este a 770 pts ou a 10.5% dos maximos historicos feitos em 2000.
Onda 1 feita em 10 meses, onda 3 feita no dobro do tempo, em 21 meses tendo o 21º mes o mes de inversão e esta 5ª onda está neste momento no 9º mês. Espera-se novo máximo em Maio e depois.........
Ora olhando em termos historicos, espera-se um ano de 2007 negativo para os mercados e ao mesmo tempo espera-se para o final deste mesmo ano ou inicio de 2008 o inicio de mais um movimento de alta que deverá ir até finais desse mesmo ano ou inicio de 2009 eu pergunto, teremos um retracement no DAX possivelmente em ABC até perto dos 5425 ou mesmo 5312 pts até ao final do ano e depois novos maximos historicos em 2008?
Passando agora para o grafico diario vamos pegar no meu ultimo report onde o indice estava com um rallie de 14 dias. Como temos vindo a dizer, o 2º nivel de um movimento counter trend situa-se entre os 7 e os 13 dias, podendo-se considerar 14 dias se este for um dia de inversão o que acabou por se confirmar com uma outside bar.
Tinhamos então o indice fechado num range com um rallie que deixava este numa posição de inversão e vir testar a base do range novamente. Tinhamos também ali um possivel higher low e a unica coisa que se podia fazer nesta situação era aguardar para ver o que o indice iria fazer nos dias imediatamente a seguir aos 14 dias de rallie. Cai 3 dias e ao 2º dia de rallie está com um novo high o que indicava momemtum no sentido ascendente. Qual o 1º nivel para um movimento counter trend? Entre 1 a 3 dias, o que com este novo high deixava fortes probabilidades de vermos um teste aos anteriores máximo, neste caso, o topo do range.
Naturalmente que nestas situações de range a 1ª coisa a desenhar são as extenções deste e os 25% voltaram a fazer estragos. 1 dia de queda para que no dia seguinte novo máximo fosse feito. Optimo sinal bullish pois indicava que o anterior momentum mantinha-se intacto.
O indice quebra os 37.5% de extenção o que indicava que o possivel falso breakout do range estava assim fora de questão e que o rallie seria para continuar tendo os 50% de extenção como proxima resistencia.
Esta ultima semana o indice tem consolidado posições
tendo existido uma clara perda de momentum no movimento que já vem desde Março.
A aparente dificuldade em quebrar em alta os 7418/35 pts pode indicar que este movimento terminou e o caminho a seguir será um retest aos 7155 pts. Atenção a este facto pois a existir este teste ele pode ser rapido, entre 1 a 2 dias.
Para uma inversão estejam atentos a um falso break, o que está a ser indicado neste momento ou a um lower high estando este incluido naquele padrão de 3 thrusts que já falei recentemente (podemos ver ali 2 thrusts já feitos).
Proximos pontos de resistencia nos 7417, 7492, 7567 e os 100% do range nos 7643 pts.
um abraço
arnie
Um abraço
arnie