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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por araujo.red » 14/5/2009 10:05

desinteressante este título? :?: ou anda tudo a stressar com a SON...
 
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por araujo.red » 14/5/2009 10:05

desinteressante este título? :?: ou anda tudo a stressar com a SON...
 
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por araujo.red » 12/5/2009 15:41

para qd uma análise a esta menina?
 
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por sem2006 » 5/5/2009 16:39

thluis Escreveu:Gostaria que alguem do me pudesse explicar como é que tendo stop 5% abaixo do preço com ordens de compra sempre superiores acabo com a ordem executada

Obrigado desde já pelas vossas explicações


Possivelmente no fecho da sessão, para satisfazer pedidos ?
 
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por thluis » 5/5/2009 16:32

Gostaria que alguem do me pudesse explicar como é que tendo stop 5% abaixo do preço com ordens de compra sempre superiores acabo com a ordem executada

Obrigado desde já pelas vossas explicações
 
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por sem2006 » 5/5/2009 14:43

Que raio se passou com esta menina, hoje por volta das 13h30m? Ouve ali uma queda a pique....Alguém se enganou ou quê? :?
 
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por andre.p » 4/5/2009 17:33

Sai hoje a 3.45 a pensar que já era fruta a mais.
Devia ter pensado melhor na estratégia.
Agora estou tentado a entrar amanha se continuar a esclada, com um stop perto dos 3.45.

Alguem dá uma opinião sff.
Obrigado
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por Nyk » 4/5/2009 17:31

Mota-Engil e grupo Barraqueiro juntas em consórcio no Metro do Porto
Dírcia Lopes
04/05/09 13:10


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A Mota-Engil integra o consórcio liderado pelo grupo Barraqueiro candidato à exploração do Metro do Porto.

Este consórcio surge depois da Barraqueiro ter apresentado uma proposta para o projecto. Para responder aos critérios do caderno de encargos apresentado pelo Metro do Porto, o grupo Barraqueiro estabeleceu uma parceria com empresas líderes no sector.

Além da Mota-Engil fazem parte deste agrupamento a Keolis, empresa francesa especialista em serviços de transporte de passageiros, e a Arriva, operadora britânica accionista da Barraqueiro presente em Portugal na área do transporte rodoviário de passageiros.

Para desenvolver o projecto foi criado um escritório no Porto.
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por daniely » 4/5/2009 15:06

Está com força hoje, depois de uns dias de descanso prepara-se para a proxima resistencia de 3.80.

bons negocios!
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Re: gráfico actualizado...

por rsacramento » 2/5/2009 14:08

PT_StockMarket Escreveu:Alguém coloca gráfico actualizado...

obrigado
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por sem2006 » 2/5/2009 13:58

Estou a pensar em entrar na Mota-Engil, aproveitando as subidas que deverá ter com a corrida aos dividendos. O pessoal experiente, o que diz?
 
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gráfico actualizado...

por PT_StockMarket » 28/4/2009 11:56

Alguém coloca gráfico actualizado...

obrigado
 
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por Nyk » 26/4/2009 15:59

Aeroportos
Mota-Engil pré-qualificada para construção de dois terminais de passageiros na Polónia
26.04.2009 - 14h10
Por Lusa
A Mota-Engil está pré-qualificada para a construção de dois novos terminais de passageiros nos aeroportos polacos de Wroclaw e Gdansk, disse à agência Lusa fonte oficial do grupo de construção português.

A mesma fonte, que se escusou a adiantar os investimentos em causa nos dois concursos, explicou que as candidaturas aos projectos foram apresentadas pela Mota-Engil Engenharia e Construção em parceria com a filial do grupo na Polónia, a Mota-Engil Polska.

No caso do terminal de passageiros do aeroporto de Wroclaw, o concurso para a adjudicação da empreitada terá lugar no início de Maio.

Fonte oficial do grupo liderado por Jorge Coelho disse que "dos dez consórcios que apresentaram propostas, cinco foram seleccionados, estando a Mota-Engil classificada em primeiro lugar".

O novo terminal de passageiros de Wroclaw terá quatro pisos, um dos quais subterrâneo, e lugares de estacionamento para cerca de 1.000 automóveis.

A infra-estrutura, que deverá estar concluída em Setembro de 2011, terá 21 balcões de check-in, sala de conferências, bar, restaurante, farmácia, galerias comerciais e um banco, de acordo com fonte oficial da Mota-Engil.

No caso do terminal de passageiros do aeroporto polaco de Gdansk, a mesma fonte explicou que "a Mota-Engil assegurou a qualificação para a segunda fase do concurso, que vai decorrer durante o início do mês de Maio".

O prazo de execução da obra, que inclui, além da construção do novo terminal de passageiros, o aumento da pista e a construção de mais lugares para estacionamento de aeronaves, são 24 meses.

O novo terminal do aeroporto de Gdansk terá capacidade para 24 milhões de passageiros por ano.

Em Portugal, a Mota-Engil lidera, em conjunto com a Brisa, o consórcio Asterion, que vai concorrer à privatização da ANA - Aeroportos e construção do novo aeroporto de Lisboa na zona do Campo de Tiro de Alcochete.

Em 2008, a Mota-Engil lucrou 30,6 milhões de euros e atingiu uma carteira de encomendas de 2,6 mil milhões de euros
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por Nyk » 24/4/2009 7:49

Mota-Engil em vias de ultrapassar Brisa até ao final da legislatura
A concessão Pinhal Interior, que está ainda a concurso, pode fazer a diferença e permitir à Mota-Engil ultrapassar a Brisa em número de quilómetros de auto-estradas em Portugal.

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Maria João Babo
mbabo@negocios.pt
Alexandra Noronha
anoronha@negocios.pt


A concessão Pinhal Interior, que está ainda a concurso, pode fazer a diferença e permitir à Mota-Engil ultrapassar a Brisa em número de quilómetros de auto-estradas em Portugal.

Até ao novo pacote de concessões rodoviárias lançado pelo Governo no final de 2007, o grupo de Vasco de Mello geria uma rede de 1.494 quilómetros, de 17 auto-estradas integradas em quatro concessões (Brisa, Atlântico, Brisal e Douro Litoral). Já a Aenor, da Mota-Engil, era responsável por 605 quilómetros, dos quais mais de metade fazem parte de três concessões Scut (sem custos para o utilizador).

Com os novos concursos, a dimensão da rede de cada uma das empresas já se aproximou. Bastou para isso que a Brisa tivesse ganho dois concursos - Baixo Tejo e Litoral Oeste -, que somaram apenas 169 quilómetros, e que à Mota-Engil fosse adjudicada a concessões Douro Interior, (uma extensão de 272 quilómetros).

O grupo liderado desde há cerca de um ano por Jorge Coelho prepara-se agora para ganhar a Auto-Estradas do Centro. O consórcio da Mota-Engil foi o melhor classificado neste concurso, que disputou na fase final com o agrupamento da Edifer, podendo acrescentar assim em breve mais 369 quilómetros à sua rede.

Contabilizando já estas novas vias, a Brisa passará a ter uma rede de 1.663 quilómetros, enquanto a Mota-Engil atingirá os 1.246 quilómetros.
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por Nyk » 24/4/2009 7:49

Empresa da Mota-Engil e do BES assina contrato de concessão em São Paulo
O consórcio da Ascendi, a gestora de infra-estruturas de transportes da Mota-Engil e do Banco Espírito Santo (BES), assinou esta madrugada com o governo do estado de São Paulo o contrato da concessão rodoviária Marechal Rondon Leste.

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Maria João Babo
mbabo@negocios.pt


O consórcio da Ascendi, a gestora de infra-estruturas de transportes da Mota-Engil e do Banco Espírito Santo (BES), assinou esta madrugada com o governo do estado de São Paulo o contrato da concessão rodoviária Marechal Rondon Leste.

Esta foi a primeira concessão ganha pela Ascendi no Brasil, mercado considerado estratégico e onde a empresa está já à procura de novas oportunidades. Gonçalo Moura Martins, presidente da Ascendi, manifestou ao Negócios a vontade do grupo participar em novos concursos para concessões de estradas no estado de São Paulo, que ainda este ano vai lançar o terceiro programa de concessões rodoviárias.
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por luiz22 » 23/4/2009 23:41

Construção
Mota-Engil e BES fecham primeiro contrato no Brasil
Dírcia Lopes
23/04/09 22:05


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O consórcio formado pela empresa liderada por Jorge Coelho e pelo Grupo Espírito Santo assinou hoje o primeiro contrato de concessão rodoviária no Brasil, avaliado em 780 milhões de euros.

Em comunicado, a Mota- Engil informa que a Ascendi, onde detém uma participação de 60%, fechou o primeiro contrato de concessão para a auto-estrada Marechal Rondon Leste no Estado de São Paulo, no Brasil. Uma concessão com 410 quilómetros que envolve um investimento de 780 milhões de euros.

O projecto conta com o financiamento do BES, que detém uma participação de 40% na Ascendi, e do Banco do Brasil, num montante de 340 milhões de reais.

Em declarações ao Económico, Gonçalo Moura Martins, presidente da Ascendi, disse que este projecto "permite olhar para outras concessões no mercado brasileiro, uma vez que existe um programa de infra-estruturas muito ambicioso que será colocado no terreno nos próximos tempos".

O responsável disse ainda que o grupo "vai estar atento ao Estado de São Paulo, cujo programa de infra-estruturas está mais avançado".



http://economico.sapo.pt/noticias/motae ... _8870.html
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
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por Nyk » 22/4/2009 17:00

ESR revê em baixo preço-alvo da Mota-Engil em 7,8% para os 4,70 euros
A Espírito Santo Research (ESR) reviu em baixa o preço-alvo para as acções da Mota-Engil em 7,8% para os 4,70 euros. A nova avaliação teve em consideração as estimativas de contracção económica, a queda das acções da Martifer e o aumento da concorrência na área de ambiente e serviços.

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Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt


A Espírito Santo Research (ESR) reviu em baixa o preço-alvo para as acções da Mota-Engil em 7,8% para os 4,70 euros. A nova avaliação teve em consideração as estimativas de contracção económica, a queda das acções da Martifer e o aumento da concorrência na área de ambiente e serviços.

A casa de investimento, citada pela Bloomberg, desceu o “target” para as acções da Mota-Engil de 5,10 euros para os 4,70 euros, mantendo a recomendação de “comprar”.

Este novo preço-alvo confere às acções da Mota-Engil um potencial de valorização superior a 53% face ao valor actual das acções (3,065 euros).

O ESR revela que as alterações consistem essencialmente na avaliação mais baixa da área de portos, principalmente devido às estimativas de evolução do produto interno bruto (PIB), que se estima que contraia ao ritmo mais rápido desde, pelo menos, 1975.

A afectar a avaliação está também a queda das acções da Martifer, empresa detida em 37,5% pela Mota-Engil, que desde o início do ano já está a perder mais de 13%.

A área de serviços e ambiente tem agora uma avaliação mais conservadora, devido à maior concorrência nesta área nos novos contratos.
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por PrincipeValente » 22/4/2009 12:43

Comentários à Mota? O comportamento dos útimos dias poderá levá-la novamente a níveis próximos dos 2.75? (suponho que possa funcionar como suporte...).
Os 3euros poderão funcionar como o "famoso" suporte psicológico?
O que poderão significar aquelas duas "velonas"? É algum sinal técnico?
Agradeço desde já os comentários.

Um abraço e bons negócios
 
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por Nyk » 20/4/2009 7:55

Mota-Engil estuda viabilidade de explorar ouro no Malawi
A Mota-Engil vai estudar, até ao final do ano, a viabilidade de novas explorações mineiras no Malawi, designadamente de cobre, níquel, niobium e ouro, adiantou António Mota, "chairman" do grupo, ao Negócios.

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Maria João Babo
mbabo@negocios.pt


A Mota-Engil vai estudar, até ao final do ano, a viabilidade de novas explorações mineiras no Malawi, designadamente de cobre, níquel, niobium e ouro, adiantou António Mota, 'chairman' do grupo, ao Negócios.

Na passada sexta-feira foi inaugurada naquele país a mina de urânio que o grupo português vai operar nos próximos sete anos.

Contratada pelo grupo australiano Paladin Energy para executar todas as estruturas e infra-estruturas da mina - localizada em Kayelekera, a 650 quilómetros da capital do país -, a Mota-Engil investirá um total de 150 milhões de euros até 2016.

Destes, 30 milhões dizem respeito a trabalhos de construção, destinando-se o restante à operação da mina de urânio. António Mota adiantou que ainda este mês começará a produzir.

O grupo português, que já construiu minas no Peru e em Angola, pretende agora investir nesta indústria através de concessões de exploração de minas em vários pontos do mundo. António Mota adiantou ao Negócios que "África é a prioridade do grupo em termos de indústria mineira e só depois é que olharemos para outros continentes", designadamente para a América Latina. "Temos a ambição de ser operadores de minas reconhecidos internacionalmente", sublinhou o 'chairman' do grupo.

O responsável avançou ainda que a Mota-Engil está já a negociar com a Paladin Energy a possibilidade de avançar para novas parcerias noutros países africanos, escusando-se, no entanto, a avançar quais.

Presente no Malawi há duas décadas, o grupo tem este ano uma carteira de encomendas no país da ordem dos 340 milhões de euros. António Mota, que prevê continuar a crescer a um ritmo de dois dígitos neste mercado, adiantou ainda que além das actividades da construção e da mineração, o grupo está neste momento a fazer estudos de viabilidade para uma mini-hídrica, que servirá para abastecer a mina que vai operar nos próximos sete anos.
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por Nyk » 18/4/2009 11:59

Construção
Negócio eslovaco faz disparar acções da Mota-Engil

Concessão na Eslováquia representa receitas de 500 milhões de euros para a Mota-Engil
A concessão do projecto de auto-estrada D1, na Eslováquia, ao consórcio Slovenské Dial'nice, no qual participa a Mota-Engil, é "positivo" para a empresa portuguesa e poderá representar 500 milhões de euros de receitas nos próximos anos, antecipam os analistas do ESR. Depois desta informação o mercado reagiu e as acções da construtora de Jorge Coelho dispararam cerca de 4%.
"Este projecto deve representar um aumento das receitas da unidade de construção da Mota-Engil. Se considerarmos os 19% que a construtora portuguesa detém no consórcio, prevemos que a Mota-Engil obtenha receitas de 500 milhões de euros nos próximos anos", estima a analista Sónia Baldeira, do Espírito Santo Research (ESR).
Os analistas do ESR, BPI e CaixaBi são unânimes ao considerar que esta concessão é "positiva" para a Mota-Engil.
A equipa de "research" do BPI sublinha que esta concessão "deverá ajudar a empresa a melhorar o desempenho das suas operações na Europa Central". No entanto, o banco de investimento sublinha que "o financiamento do projecto ainda não está encerrado e que dada a actual situação do mercado de crédito não deve ser excluída a possibilidade de existirem atrasos no início dos trabalhos".
Já o CaixaBI sublinha apenas que, "com a assinatura deste contrato, a Mota-Engil reforça a sua presença internacional".
Este contrato de concessão será válido por um período de 30 anos e refere-se à execução, construção, financiamento, operação e manutenção de cinco secções da auto-estrada D1. "Trata-se de uma auto-estrada com cerca de 75 quilómetros de extensão, incluindo 168 pontes e quatro túneis", refere o comunicado da Mota-Engil enviado ontem à CMVM.
As acções da construtora reagiram em alta a esta notícia, tendo já avançado mais de 4%. Os títulos seguem agora a subir 3,89% para os 2,805 euros e já acumulam um ganho de 19,36% desde o início do ano.

Negócio de 3,3 mil milhões

Recorde-se que, logo na terça-feira, a Mota-Engil anunciou que o consórcio detido em 19% pela sua participada Ascendi tinha assinado um contrato com o Estado eslovaco, para a construção e exploração de uma auto-estrada no País, num projecto de 3,3 mil milhões de euros.
O consórcio Slovenské Dial'nice, onde a Ascendi detém actualmente uma posição de 19%, assinou com o Estado eslovaco, um contrato de concessão, que será válido por um período de 30 anos, para a execução do projecto, construção, financiamento, operação e manutenção de cinco secções da Auto-Estrada D1.
Segundo um comunicado da Mota-Engil, o valor global do projecto é de aproximadamente 3,3 mil milhões de euros, o qual inclui um investimento para o período de construção de cerca de 2,5 mil milhões de euros.
Além da empresa portuguesa, participam ainda neste consórcio empresas do grupo francês Bouygues (19%), as eslovacas Doprastav e Vahostav, cada uma com 19%, a gestora de fundos luxemburguesa Meridiam (19%) e a sul-africana Intertoll com 5%.
Segundo anunciou a Mota-Engil, foi acordado entre os sócios da concessionária que, logo após o fecho dos acordos de financiamento e início efectivo do período de concessão, se procederá a um reforço da posição dos investidores exclusivamente financeiros (Meridiam), que passarão a deter 49% da concessionária. Os parceiros industriais, que, em conjunto, deterão 51% do capital, reduzirão a sua participação proporcionalmente, pelo que a Ascendi passará a deter 12% da concessão.

Assembleia geral da Mota Engil aprova todos os pontos por unanimidade

Entretanto, a assembleia geral da Mota-Engil, que decorreu esta semana no Porto, aprovou todos os dez pontos que foram a discussão por unanimidade, disse António Mota, chairman da empresa, à saída da reunião.
Foi aprovada a entrada de dois novos administradores na empresa, Luis Cartela Rangel de Lima e António Vila Cova.
António Mota disse que "a Mota-Engil vai continuar a crescer em 2009" depois de um ano de 2008 de muito crescimento.
Os mercados de África, Brasil, México e Polónia serão os principais impulsionadores, mas o presidente do conselho de administração diz que a empresa "provavelmente também vai crescer em Portugal na área da construção".
A Mota-Engil tem duas novas concessões no México e no Brasil e tem "outras hipóteses de negócios" nestes dois mercados, disse António Mota.
As operações da construtora portuguesa na Argélia já terminaram, avançou ainda o responsável, acrescentando que na Hungria estão em vias de terminar. A Mota-Engil está também a estudar sair dos Estados Unidos, um mercado onde "não tem havido hipóteses de crescer".

Resultados
Passivo das quatro maiores construtoras aumentou 20%

O passivo acumulado das quatro maiores construtoras portuguesas era mais do que suficiente para concretizar a totalidade da rede da Alta Velocidade em Portugal. No final de 2008, Mota-Engil, Teixeira Duarte (TD), Soares da Costa e Somague somavam 8,1 mil milhões de euros de passivo, mais de 20% acima do que registaram, em conjunto, no ano anterior.
A construtora controlada por Manuel Fino foi a que registou o maior aumento, da ordem dos 84%, em resultado da incorporação de novas empresas, mas os cerca de 1,2 mil milhões que registou ficam ainda muito aquém dos 2,8 mil milhões da Teixeira Duarte e dos 3,3 mil milhões da Mota-Engil.
Para este aumento do passivo em 2008 contribuiu a subida do endividamento bancário destas construtoras. A dívida líquida da Mota-Engil, TD e Soares da Costa somava no final de 2008 os 4,4 mil milhões de euros, mais 15% do que em 2007. Excluindo a Somague (que consolida na espanhola Sacyr), a maior fatia, de mais de 1,9 mil milhões, diz respeito à TD (mais 9,3% do que em 2007).
Já a Mota-Engil registou um aumento de 6,3% do seu endividamento total, para os 1,8 mil milhões, enquanto a Soares da Costa apresentou uma dívida líquida de 606 milhões, montante que quase duplica o valor contabilizado no final de 2007.
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por rsacramento » 17/4/2009 19:52

em 4-4:
rsacramento Escreveu:a próxima semana será muito interessate de seguir, já que provavelmente se vai observar a capacidade da mota de romper (ou não) o padrão (rectângulo) em que tem estado a negociar há já largos meses


bom, afinal levou mais uma semana, mas que capacidade :lol:
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por Nyk » 17/4/2009 18:47

Mota-Engil paga dividendos a partir de 15 de Maio
A Mota-Engil vai pagar os dividendos relativos ao exercício de 2008 a partir do próximo dia 15 de Maio, anunciou a construtora em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

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Maria João Soares
mjsoares@negocios.pt


A Mota-Engil vai pagar os dividendos relativos ao exercício de 2008 a partir do próximo dia 15 de Maio, anunciou a construtora em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa liderada por Jorge Coelho vai pagar um dividendo de 11 cêntimos por acção relativo ao exercício do ano passado.

As acções entram em “ex-dividendo”, ou seja, começam a negociar sem direito ao dividendo, no dia 12 de Maio.

As acções da Mota-Engil encerraram a valorizar 11,67% para 3,35 euros.
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por MACACOS » 16/4/2009 21:56

sera que tem o caminho livre ate os 3.40?
 
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por Nyk » 15/4/2009 20:11

Consórcio da Mota ganha projecto de 3,3 mil milhões na Eslováquia
A Mota-Engil anunciou hoje que o consórcio detido em 19% pela sua participada Ascendi assinou o contrato com o Estado Eslovaco, para a construção e exploração de uma auto-estrada no país, num projecto de 3,3 mil milhões de euros.

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Nuno Carregueiro
nc@negocios.pt


A Mota-Engil anunciou hoje que o consórcio detido em 19% pela sua participada Ascendi assinou o contrato com o Estado Eslovaco, para a construção e exploração de uma auto-estrada no país, num projecto de 3,3 mil milhões de euros.

O Consórcio Slovenské Dial’nice, onde a Ascendi detêm actualmente uma posição de 19%, assinou com o estado Eslovaco, um contrato de concessão, que será válido por um período de 30 anos, para a execução do projecto, construção, financiamento, operação e manutenção de 5 secções da Auto-Estrada D1.

Segundo um comunicado da Mota-Engil, o valor global do projecto é de aproximadamente 3,3 mil milhões de euros, o qual inclui um investimento para o período de construção de cerca de 2,5 mil milhões de euros.

Além da empresa portuguesa, participam ainda neste consórcio empresas do grupo francês Bouygues (19%), as eslovacas Doprastav e Vahostav, cada uma com 19%, a gestora de fundos luxemburguesa Meridiam (19%) e a sul-africana Intertoll com 5%.

Segundo anunciou a Mota-Engil, foi acordado entre os sócios da concessionária que, logo após o fecho dos acordos de financiamento e início efectivo do período de concessão, se procederá a um reforço da posição dos investidores exclusivamente financeiros (Meridiam), que passarão a deter 49% da concessionária. Os parceiros industriais, que em conjunto deterão 51% do capital, reduzirão a sua participação proporcionalmente, pelo que a Ascendi passará a deter 12% da concessão.
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por tiopatinhas » 9/4/2009 19:51

Mesmo com esta subida... não foi desta que a ruptura se deu :roll:
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