Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Com tanto atraso nos concursos, o Governo que lance já a 3a fase.
Hispano-lusitano sobre a Mota-Engil: “Desejávamos que não fosse excluída. Apenas queríamos ganhar” - Transportes - Jornal de Negócios
O júri do concurso para o troço da alta velocidade entre Oiã e Soure propõe, no relatório preliminar, a exclusão do consórcio Lusolav e a adjudicação do contrato ao agrupamento da Sacyr, DST e ACA, que já tinha anteriormente manifestado não querer a exclusão do concorrente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
J.f.vieira Escreveu:Os curtos começam a ficar aflitos com este volume e acima dos 4.80€
J.f.vieira
Penso que não.
Saída a 4,82, vamos ver a quanto mais abaixo as apanho, ou se perco o comboio.
Só já faço intenções de entrar para a semana,
BFS a todos.
- Registado: 1/4/2019 10:52
Os curtos começam a ficar aflitos com este volume e acima dos 4.80€
J.f.vieira
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
Partindo os 4,80 hoje, prognósticos só no fim do dia....

Já ultrapassou os 3M de ações negociadas. Muitas compras em grandes lotes.
J.f.vieira Escreveu:Coisa linda!
E agora ?
Agora passar 4,85 em fecho para abrir novo degrau
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Coisa linda!
E agora ?
Talvez os 5.722 para fechar o gap e depois quem sabe?
E agora ?
Talvez os 5.722 para fechar o gap e depois quem sabe?
Editado pela última vez por J.f.vieira em 27/8/2026 10:45, num total de 1 vez.
?????
https://mercado.co.ao/eua-reforcam-pres ... il-na-rdc/
Uma coisa é certa: os resultados, no geral, são bons e mostram uma Mota-Engil a executar. A dívida subiu, é verdade, mas com o volume de obras que a empresa está a ganhar também é natural haver investimento significativo em maquinaria e outros meios. E esse investimento não desaparece: fica na empresa e pode ser utilizado em futuras obras, permitindo gerar receitas e lucros com uma despesa incremental muito menor.
Quanto à empresa de minerais, aí tenho cada vez mais curiosidade. Com a dimensão que está a atingir, a carteira e as margens apresentadas, não me admiraria que começassem a aparecer investidores interessados em atribuir-lhe um valor significativo. E num negócio ligado a recursos minerais estratégicos, não podemos esquecer também a crescente importância geopolítica das matérias-primas.
J.f.vieira
https://mercado.co.ao/eua-reforcam-pres ... il-na-rdc/
Uma coisa é certa: os resultados, no geral, são bons e mostram uma Mota-Engil a executar. A dívida subiu, é verdade, mas com o volume de obras que a empresa está a ganhar também é natural haver investimento significativo em maquinaria e outros meios. E esse investimento não desaparece: fica na empresa e pode ser utilizado em futuras obras, permitindo gerar receitas e lucros com uma despesa incremental muito menor.
Quanto à empresa de minerais, aí tenho cada vez mais curiosidade. Com a dimensão que está a atingir, a carteira e as margens apresentadas, não me admiraria que começassem a aparecer investidores interessados em atribuir-lhe um valor significativo. E num negócio ligado a recursos minerais estratégicos, não podemos esquecer também a crescente importância geopolítica das matérias-primas.
J.f.vieira
São bons resultados, não há como inventar que são maus ou assim assim....
Nem é sobre contas. É mesmo a ausência de visibilidade que dão sobre a Newco constituída, abertura de capital a investidores, Bamin, etc.
Penso que havia alguma expectativa sobre isso dos analistas, etc.
Pelo menos de mim havia. Talvez na call
Penso que havia alguma expectativa sobre isso dos analistas, etc.
Pelo menos de mim havia. Talvez na call
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:Jfvieira, se for um AI agent que te descobre essas notícias todas melhor que ninguém, vê lá se ele no relatório descobre algo sobre o Mining, porque a visibilidade que deram sobre isto foi fraquinho…
De resto resultados com a execução esperada, excelentes!
................... .................. ...............
Trend=friend, pelo que vi, a mineração está mesmo a ganhar um peso muito interessante na Mota-Engil. Agora, confesso que de análise financeira percebo pouco
Ainda assim, os 411 M€ de receitas e 118 M€ de EBITDA no 1S26, com uma margem próxima dos 29%, parecem-me números bastante fortes. Para comparação, em todo o ano de 2025 a mineração gerou 216 M€ de EBITDA. Ou seja, em apenas seis meses já fez 55% do EBITDA de todo o ano passado.
E há aqui um pormenor que me parece ainda mais interessante: a operação da Arménia, com 581 M€ de carteira, só começa no 3T26. Portanto, estes 118 M€ de EBITDA foram conseguidos praticamente sem o contributo dessa nova operação.
Com 3,2 mil milhões de euros de carteira na mineração, acho que já estamos perante uma área com escala e rentabilidade muito relevantes e que merecia claramente mais destaque no relatório.
Mas isto é apenas a minha leitura de leigo com a ajuda da IA.
J.f.vieira
Jfvieira, se for um AI agent que te descobre essas notícias todas melhor que ninguém
, vê lá se ele no relatório descobre algo sobre o Mining, porque a visibilidade que deram sobre isto foi fraquinho…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
@nmv! Escreveu:Lucros da Mota-Engil sobem 24%, para 74 milhões no primeiro semestre
Os 180 milhões de resultados líquidos em 2026, como é que se irão obter sem recorrentes?
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -semestre/
os 3% de margem líquida como irão surgir em 2026, é que não estou a ver como?![]()
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... 9249BE8D86
Dito isto, apesar dos bons resultados num contexto global muito exigente, parece-me que as condições estão favoráveis para um Sell the News massivo
Onde é que ficou plasmado no guidance do "Building '26" que o lucro de 180M€ iria ser obtido sem não recorrentes?
Relembro que o guidance pressupõe a rotação de ativos (mais especificamente de concessões) para incorporar no lucro líquido (coisa que tem feito nos últimos anos). Este ano não será diferente. Ou acha que a Mota não planeou muito bem a venda das concessões para atingir os 180M€ em 2026?
Outra coisa relevante, o lucro do segundo semestre é, por norma, sempre superior ao do primeiro. Em 2025 passou de 59M€ para 133M€ (uma subida de 125% no resultado consolidado), em 2024 tinha passado de 49M€ para 123M€ (uma subida de 151% no resultado consolidado).
Se teve agora 74M€ no primeiro semestre, para os 180M€ são 143% de variação, menos até do que foi alcançado em 2024.
Quanto à margem líquida, em 2025 passou de 2,2% no 1º semestre para 2,5% no final do ano, +0.3%. Se ocorrer o mesmo este ano, passa de 2,6% para 2,9% (com a ajuda de um arredondamentozito, dá 3%), não me parece inatingível, bem pelo contrário.
Os resultados foram excelentes considerando que já houve impacto da conjuntura nos mesmos (inflação + custos operacionais).
Para que ocorresse "sell the news" era necessário ter havido um "buy the rumor", como a ação está lateralizada, não houve "buy" nenhum para preceder esse "sell"
Os resultados estão alinhados com o guidance e só prova que a cotação está subavaliada.
Se há selloff amanhã, só o mercado saberá (não é inédito que bons resultados originem sell off, até por estratégia dos curtos de defender as suas posições), mas não tenho dúvidas da direção futura da cotação (pese embora possa vir a ter um "dip" nos próximos dias).
Já há resultados . Comparando o 1° semestre de 2025 com o de 2026, foi tudo a subir. Os lucros aumentaram 24% e a cotação desceu 6% desde há um ano. A que valores vai amanhã?
Editado pela última vez por Kiko_463 em 27/8/2026 2:14, num total de 1 vez.
Lucros da Mota-Engil sobem 24%, para 74 milhões no primeiro semestre
Os 180 milhões de resultados líquidos em 2026, como é que se irão obter sem recorrentes?
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -semestre/
os 3% de margem líquida como irão surgir em 2026, é que não estou a ver como?
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... 9249BE8D86
Dito isto, apesar dos bons resultados num contexto global muito exigente, parece-me que as condições estão favoráveis para um Sell the News massivo
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: To AI or not to AI
J.f.vieira Escreveu:
Rolling_Trader, obrigado pelo comentário e pela forma como colocaste a questão. Percebo o teu ponto de vista, mesmo não concordando com tudo.
Nunca escondi que uso IA para me ajudar. Para mim é uma ferramenta, como são outras ferramentas que todos usamos para procurar informação, fazer contas ou organizar ideias. Também a utilizo para me ajudar a melhorar os textos e a torná-los mais claros e fáceis de ler. O conteúdo que publico resulta da informação que vou acompanhando e da minha própria leitura sobre a Mota-Engil. Naturalmente, posso errar, como qualquer pessoa.
Também reconheço que os primeiros textos eram demasiado longos e demasiado “certinhos”. Com o tempo fui ajustando isso porque percebi que num fórum de bolsa interessa muito mais a ideia e o debate do que parecer que estamos a escrever um relatório.
Quanto à questão de saber quanto é mérito meu e quanto é da IA, sinceramente não vejo grande utilidade em fazer essa contabilidade. O que interessa para mim é se aquilo que publico tem informação útil, se faz sentido e se pode gerar uma boa discussão.
E também não pretendo que ninguém tome as minhas análises como verdade absoluta. Aliás, muitas vezes digo precisamente o contrário: posso estar errado e estou perfeitamente disponível para ser corrigido.
No fundo, estou aqui para acompanhar uma empresa em que acredito, partilhar o que encontro e ouvir opiniões diferentes. Enquanto houver essa troca de ideias, para mim o fórum faz sentido.
E já agora, também simpatizo com o Rolling_Trader e gosto bastante do que vai escrevendo por aqui. Acho que podia participar mais, porque quando intervém normalmente acrescenta valor à discussão.
Abraço e bons negócios.
J.f.vieira
Sem tema, andamos aqui todos para o mesmo.
Só não publico tanto como dantes por falta de tempo.
Abraço e bons negócios.
À Mota-Engil
À Mota Engil (que sei que nos lêem
)
Publiquem o relatório do 1ª semestre de 2026 já e enviem-no à CMVM
Graças a uma falha de segurança do vosso site já o tenho na minha mão.
Não, não fiz qualquer espécie de hacking, limitei-me a tentar uma coisa simples e básica que me permitiu fazer download do relatório diretamente do vosso site.
A falha é vossa e representa negligência grosseira de segurança:
1. Disponibilizaram um link público para download antes da publicação oficial
2. Não anonimizaram o link
Caso tenham dúvidas que tenho o relatório, na página 2 encontrarão o seguinte índice remessivo.
Não publico aqui os resultados porque, isso sim, seria crime.
Publiquem o relatório do 1ª semestre de 2026 já e enviem-no à CMVM
Graças a uma falha de segurança do vosso site já o tenho na minha mão.
Não, não fiz qualquer espécie de hacking, limitei-me a tentar uma coisa simples e básica que me permitiu fazer download do relatório diretamente do vosso site.
A falha é vossa e representa negligência grosseira de segurança:
1. Disponibilizaram um link público para download antes da publicação oficial
2. Não anonimizaram o link
Caso tenham dúvidas que tenho o relatório, na página 2 encontrarão o seguinte índice remessivo.
Não publico aqui os resultados porque, isso sim, seria crime.
- Anexos
-
- indice_remessivo.jpg (111.62 KiB) Visualizado 3843 vezes
Re: To AI or not to AI
Rolling_Trader Escreveu:j.f.vieira e tami,
Desculpem a intromissão na vossa conversa e vou tentar ser o mais polido possível (um contranatura meu, eu sei). Vou ser polido porque simpatizo consigo j.f.vieira mas simpatizo igualmente com o tami.
j.f.vieira, convenhamos que os seus posts sempre foram redigidos por IA e nessa medida sou parcial ao "desabafo" do tami. Estão bem melhores do que estavam no início porque o caro j.f.vieira começou a humanizá-los (o que hoje em dia não é difícil, há plugins para isso no próprio chatGPT e outros chatbots até têm a opção de humanizar o texto no final de gerarem uma resposta standard).
Note que também entendo a sua defesa, não ponho em causa que esteja a usar a IA partindo de uma ideia sua para escrever os seus posts, mas sem saber as prompts que usou ficamos todos sem saber que parte efetiva do seu texto é mérito seu e quanto é mérito da IA.
Antes de começar a humanizar os textos, cheguei a ponderar fazer um post para lhe chamar a atenção disso. E vou ser brutalmente honesto consigo, confessando-lhe que achava os seus posts iniciais intragáveis. Eram demasiado grandes, copy/paste diretos da resposta de uma IA a uma prompt que você não partilhava. Mais lhe digo que, se este fosse um fórum com possibilidade de block teria bloqueado o seu user instantaneamente.
Porém a sua escrita melhorou, parabenizo-o por ter melhorado os seus posts, em tamanho, em conteúdo (não só na humanização). Já não os considero aborrecidos e intragáveis e até os costumo ler até ao fim, porque agora algumas das "suas" análises tocam em prespetivas que não me tinha lembrado, embora careçam de profundidade e demonstração financeira.
Porém fico com a certeza que foi redigido por IA e fico na dúvida de quanto do que está lá escrito é mérito seu, sendo esse o meu ponto de concordância como o tami.
Note que eu consigo detetar posts redigidos ou melhorados por IA naturalmente (trabalhar na área "treinou-me" nisso), mas há quem não o consiga fazer e acaba por lê-lo, j.f.vieira, achando que os seus posts são 100% da sua autoria, no conteúdo e na redação (e já recebeu elogios por parte de outros foristas, alheios a esse facto).
A minha intenção não é que deixe de publicar (já foi um desejo meu no passado quando os seus posts eram testamentos de IA sem curadoria, o que já não se aplica agora) mas não podia deixar de lhe dar este feedback, a si e a todos porque, no dia que a maioria dos foristas começarem a delegar a redação dos posts à IA é o dia que abandono estes fóruns.
Abraço j.f.vieira e tami.
................. ..................... .................
Rolling_Trader, obrigado pelo comentário e pela forma como colocaste a questão. Percebo o teu ponto de vista, mesmo não concordando com tudo.
Nunca escondi que uso IA para me ajudar. Para mim é uma ferramenta, como são outras ferramentas que todos usamos para procurar informação, fazer contas ou organizar ideias. Também a utilizo para me ajudar a melhorar os textos e a torná-los mais claros e fáceis de ler. O conteúdo que publico resulta da informação que vou acompanhando e da minha própria leitura sobre a Mota-Engil. Naturalmente, posso errar, como qualquer pessoa.
Também reconheço que os primeiros textos eram demasiado longos e demasiado “certinhos”. Com o tempo fui ajustando isso porque percebi que num fórum de bolsa interessa muito mais a ideia e o debate do que parecer que estamos a escrever um relatório.
Quanto à questão de saber quanto é mérito meu e quanto é da IA, sinceramente não vejo grande utilidade em fazer essa contabilidade. O que interessa para mim é se aquilo que publico tem informação útil, se faz sentido e se pode gerar uma boa discussão.
E também não pretendo que ninguém tome as minhas análises como verdade absoluta. Aliás, muitas vezes digo precisamente o contrário: posso estar errado e estou perfeitamente disponível para ser corrigido.
No fundo, estou aqui para acompanhar uma empresa em que acredito, partilhar o que encontro e ouvir opiniões diferentes. Enquanto houver essa troca de ideias, para mim o fórum faz sentido.
E já agora, também simpatizo com o Rolling_Trader e gosto bastante do que vai escrevendo por aqui. Acho que podia participar mais, porque quando intervém normalmente acrescenta valor à discussão.
Abraço e bons negócios.
J.f.vieira
To AI or not to AI
j.f.vieira e tami,
Desculpem a intromissão na vossa conversa e vou tentar ser o mais polido possível (um contranatura meu, eu sei
). Vou ser polido porque simpatizo consigo j.f.vieira mas simpatizo igualmente com o tami.
j.f.vieira, convenhamos que os seus posts sempre foram redigidos por IA e nessa medida sou parcial ao "desabafo" do tami. Estão bem melhores do que estavam no início porque o caro j.f.vieira começou a humanizá-los (o que hoje em dia não é difícil, há plugins para isso no próprio chatGPT e outros chatbots até têm a opção de humanizar o texto no final de gerarem uma resposta standard).
Note que também entendo a sua defesa, não ponho em causa que esteja a usar a IA partindo de uma ideia sua para escrever os seus posts, mas sem saber as prompts que usou ficamos todos sem saber que parte efetiva do seu texto é mérito seu e quanto é mérito da IA.
Antes de começar a humanizar os textos, cheguei a ponderar fazer um post para lhe chamar a atenção disso. E vou ser brutalmente honesto consigo, confessando-lhe que achava os seus posts iniciais intragáveis. Eram demasiado grandes, copy/paste diretos da resposta de uma IA a uma prompt que você não partilhava. Mais lhe digo que, se este fosse um fórum com possibilidade de block teria bloqueado o seu user instantaneamente.
Porém a sua escrita melhorou, parabenizo-o por ter melhorado os seus posts, em tamanho, em conteúdo (não só na humanização). Já não os considero aborrecidos e intragáveis e até os costumo ler até ao fim, porque agora algumas das "suas" análises tocam em prespetivas que não me tinha lembrado, embora careçam de profundidade e demonstração financeira.
Porém fico com a certeza que foi redigido por IA e fico na dúvida de quanto do que está lá escrito é mérito seu, sendo esse o meu ponto de concordância como o tami.
Note que eu consigo detetar posts redigidos ou melhorados por IA naturalmente (trabalhar na área "treinou-me" nisso), mas há quem não o consiga fazer e acaba por lê-lo, j.f.vieira, achando que os seus posts são 100% da sua autoria, no conteúdo e na redação (e já recebeu elogios por parte de outros foristas, alheios a esse facto).
A minha intenção não é que deixe de publicar (já foi um desejo meu no passado quando os seus posts eram testamentos de IA sem curadoria, o que já não se aplica agora) mas não podia deixar de lhe dar este feedback, a si e a todos porque, no dia que a maioria dos foristas começarem a delegar a redação dos posts à IA é o dia que abandono estes fóruns.
Desculpem a intromissão na vossa conversa e vou tentar ser o mais polido possível (um contranatura meu, eu sei
tami Escreveu:Não tenho nada contra a utilização de IA em todas as áreas, inclusive na análise de empresas - e sem duvida que ajuda a poupar muito tempo a encontrar numeros. Mas tal como me faz confusão alunos entregarem trabalhos todos feitos pelo chatgpt, mudando só a assinatura, isso aqui também me faz muita confusão. A informação não deixa de ser útil, mas parece-me sempre desonesto quando se têm opiniões sobre determinadas coisas baseadas em copy/paste.
Bons negócios, e que a ME logo não desiluda.
............... ..................... ..................
Tami, percebo o que dizes.
Mas no meu caso não se trata de fazer copy/paste nem de deixar a IA pensar por mim. Os números e os factos estão disponíveis para qualquer um confirmar; o que fiz foi pegar nessa informação, cruzá-la com o contexto atual e apresentar a minha leitura.
Aliás, no final do meu post deixei precisamente a porta aberta para quem tenha mais conhecimento me corrigir. Isso, para mim, é a essência de um fórum: partilhar ideias, argumentos e diferentes pontos de vista, e não apresentar verdades absolutas.
A IA é uma ferramenta, tal como são os relatórios das empresas, as notícias ou outras fontes de informação. A opinião e a decisão sobre o investimento continuam a ser minhas.
E não tenho necessidade de me justificar a ninguém sobre a forma como procuro ou organizo a informação que partilho. Se a informação for útil e contribuir para a discussão, já cumpre o seu propósito.
Quanto à comparação com os alunos, talvez seja melhor preocupares-te com os trabalhos deles do que com a forma como eu faço as minhas análises. Aqui somos todos adultos e cada um sabe como procura e utiliza a informação.
No fim, cada um tira as suas conclusões e toma as suas decisões de investimento.
Agora é esperar pelos resultados e perceber se a minha leitura estava certa ou errada.
J.f.vieira
pmlcastanho Escreveu:Apramg Escreveu:Será um caso de escolha de margens . Aqui na Europa margem é escassa embora sem outros riscos de câmbio e geo político. Vamos pensar assim
Vou colocar aqui uma aposta virtual, em que o valor total da obra da Sacyr, no final, vai ser igual ou superior á da Lusolav, e sujeita a atrasos.
Se for ao mesmo preço, mesmo assim é melhor do que a da LUSOLAV, que não queria fazer nada do que é preciso nesse troço e que estava estipulado no caderno de encargos.
Depois do que andaram a tentar fazer no Porto e em Gaia, de ter sido repetido o 1º concurso de Coimbra, e agora de serem excluídos do 2º concurso de Coimbra, pode ser que a LUSOLAV aprenda alguma coisa para os próximos concursos até Lisboa.
A Mota a passar de construtora para concessionária a 30 anos em projeto de 1800M$
Mota-Engil garante megaprojeto no Congo com investimento previsto de 1,8 mil milhões de dólares | Jornal Económico https://share.google/XKL37WQBPsHzlyfrx
Mota-Engil garante megaprojeto no Congo com investimento previsto de 1,8 mil milhões de dólares | Jornal Económico https://share.google/XKL37WQBPsHzlyfrx
Editado pela última vez por Kiko_463 em 26/8/2026 20:46, num total de 4 vezes.
Apramg Escreveu:Será um caso de escolha de margens . Aqui na Europa margem é escassa embora sem outros riscos de câmbio e geo político. Vamos pensar assim
Vou colocar aqui uma aposta virtual, em que o valor total da obra da Sacyr, no final, vai ser igual ou superior á da Lusolav, e sujeita a atrasos.
- Registado: 9/12/2025 16:04