Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 21/6/2017 7:13

A única vantagem que vejo este ano é ter vendido as autoestradas que detinha em conjunto com novo banco, embora sejam negócios que deixem de gerar receitas futuras operacionais correntes . Vendem-se os aneis e abdica-se de receitas futuras .

Sem publicarem as contas desconheço se fizeram mais valias neste negocio e qual o valor das mesmas .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 21/6/2017 1:16

Aconselhava-te a ler um artigo que saiu há cerca de 3 meses onde indiscutívelmente a Mota Engil estava como a construtora mais barata ada Europa, à frente de 2 britânicas!

Se achas que apresenta tão maus resultados não entras. Mas se quiseres fazeres um esforço sério aconselho-te a ler calmamente o artigo (acho que até foi dado conta aqui no Negócios) e discutes esse relatório, onde a Mota está de acordo com múltiplos itens considerada a construtora mais barata da Europa!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 21/6/2017 0:27

SERRA LAPA Escreveu:A nível individual 45.000€, não são desprezáveis para ninguém.
Trata-se de um bom indicador sem dúvida. Os que dizem que não significa nada pergunto: qual seria a sua posição se ele vendesse esta quantidade?
Significa no mínimo que acha que a Mota esá a desconto, o que não é novidade dado tratar-se da construtora mais barata da Europa


Fico abismado sempre com o argumento do mais barato em todas as acções .

Construtora mais barata da europa porquê ?

Confundem especulação com fundamentais .

Tem os melhores resultados líquidos da europa ? Tem os melhores resultados operacionais ( Sofríveis e mínimos , mas enfim )
Tem o menor rácio de divida ? Tem o menor PER ?

Quais os resultados de 2017 para dizerem que está barata ? Quais resultados 1º TRI ou 1ºSEM ?

Se estão a guiar-se pelos resultados de 2016, foram extraordinários pela venda de negócios e os operacionais foram mínimos e sofríveis , e 2016 já passou há muito tempo.

Melhor DY ? Qual ? Em 2017 vai gerar resultados para pagar o mesmo de 2016 ( sem extraordinários , os operacionais nem de perto lá chegavam )

E o rácio da divida gigante também é o melhor da europa .

E as outras construtoras da Europa , também estão maioritariamente expostas aos elevados riscos do continente africano e America do Sul ?

Gostava era que mostrassem que era a mais barata das construtoras da Europa em 2017 com resultados de 2017.

E gostava de ver esses resultados operacionais fabulosos em 2017.

O problema é que quando empresa mostrar 1ºs resultados de 2017 , o ano vai já para reta final , só em 30 de Agosto de 2017, e vai vivendo do passado.

E continua tudo a viver na ilusão dos resultados extraordinários e DY de 2016 e a dizer que é uma coisa fabulosa e a mais barata da Europa.

As outras construtoras da Europa também têm aqueles resultados operacionais tão baixos ?

Então se calhar é melhor investir-se noutro setor .

Especulem á vontade o preço e as subidas da acção, agora virem dizer tem ótimos resultados operacionais e é a mais barata da europa , mostrem os resultados operacionais de 2017, para já em 2017 não existem vendas de negócios adicionais penso eu , e quais os indicadores em que é tão mais barata, só para se perceber do que estamos a falar ?

Carteira de encomendas : 39% AFRICA / 43% AMERICA LATINA / 18% EUROPA , não consideram que a geografia maioritariamente incorpora um elevado risco ?
Quero ver resultados operacionais de 2017

2015 :

DIVIDA : 1.455 Milhões

VOL NEGOCIOS : 2.434 Milhões

RL : 19 Milhões



2016 :

DIVIDA : 1.159 Milhões

VOL NEGOCIOS : 2.200 Milhões

RL : 50 Milhões

EXTRAORDINARIOS VENDA INDAQUA E LOGISTICA : 77 MILHÕES de EUROS

Sem a venda de Negocios o Resultado Liquido seria aproximado de ZERO , Isso torna-a a construtora mais barata da Europa com resultados operacionais quase a ZERO ??

Com uma divida de mais de mil milhões e vol negócios de mais de 2.200 Milhões , acham resultados de 19 Milhões em 2015 e quase zero em 2016 ( sem extraordinários ) muito Bons ?

Realmente é uma empresa com resultados operacionais fantásticos .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 20/6/2017 23:53

Epah estamos a falar de 2 meses e picos de remuneração média de um órgão social, pela ME individual.

Não estou a desvalorizar a acção de comprar. É sempre bonito ver alguém comprar. Mas é uma gota no oceano. E apanha a acção a subir. Se comprasse com ela num fundo ou a descer é que era de louvar.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 20/6/2017 23:14

A nível individual 45.000€, não são desprezáveis para ninguém.
Trata-se de um bom indicador sem dúvida. Os que dizem que não significa nada pergunto: qual seria a sua posição se ele vendesse esta quantidade?
Significa no mínimo que acha que a Mota esá a desconto, o que não é novidade dado tratar-se da construtora mais barata da Europa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 20/6/2017 21:58

Ramsousa Escreveu:
SFT Escreveu:45 mil euros foi o que ele ganhou com os dividendos :P

Aqueles 3 dias de quedas e o dia da obra de Moçambique é que foram ridículos. Pelo volume da coisa, foram 3 dias de grandes investidores a vender e depois um dia para irem buscar o que venderam :)


Boa noite,

Podes explicar melhor como é que ele ganhou 45 mil euros com os dividendos?
Os dividendos foram pagos a 6 Junho. Ele comprou a 16 Junho...
Desculpa a minha ignorância.

Abraço


Eu desculpo.

Era sarcasmo, mas acho que não compreendeste. Acontece.

45 mil euros são trocos a este nível. (ainda assim, parece.me que o senhor foi buscar cerca de 9.500 euros brutos em dividendos, antes de fazer a compra)

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ramsousa » 20/6/2017 21:33

SFT Escreveu:45 mil euros foi o que ele ganhou com os dividendos :P

Aqueles 3 dias de quedas e o dia da obra de Moçambique é que foram ridículos. Pelo volume da coisa, foram 3 dias de grandes investidores a vender e depois um dia para irem buscar o que venderam :)


Boa noite,

Podes explicar melhor como é que ele ganhou 45 mil euros com os dividendos?
Os dividendos foram pagos a 6 Junho. Ele comprou a 16 Junho...
Desculpa a minha ignorância.

Abraço
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 20/6/2017 21:16

45 mil euros foi o que ele ganhou com os dividendos :P

Aqueles 3 dias de quedas e o dia da obra de Moçambique é que foram ridículos. Pelo volume da coisa, foram 3 dias de grandes investidores a vender e depois um dia para irem buscar o que venderam :)
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Interesses a descoberto relevantes

por ricardmag » 20/6/2017 21:04

mota-shorts.png
mota-shorts.png (32.99 KiB) Visualizado 5903 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 20/6/2017 20:14

katz Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/antonio-mota-reforca-posicao-na-construtora-com-investimento-de-45-mil-euros-?ref=Notícias%20no%20Minuto_Destaque

De certeza que vem qualquer coisa por aí. Para estar a colocar mais capital. Não vai de certeza ser em vão. Se esta foi a altura certa é porque pode vir a subir por aí acima.
Também cá ando.


Não vem nada por ai , ele e a holding da família está a fazer reforços há anos , penso que até mais em períodos de subida provavelmente para tentar incutir confiança e otimismo ao mercado .
Mas nem sequer vou discutir mais este tipo de questões subjetivas e laterais aos títulos .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 20/6/2017 19:59

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... s-?ref=Notícias%20no%20Minuto_Destaque

De certeza que vem qualquer coisa por aí. Para estar a colocar mais capital. Não vai de certeza ser em vão. Se esta foi a altura certa é porque pode vir a subir por aí acima.
Também cá ando.
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 20/6/2017 12:51

Está a consolidar, mas bem que podia consolidar um pouco mais acima! :D
Parece estar a fazer uma pequena bandeirinha desde que iniciou a subida novamente no dia 13, o que era ótimo, a projeção já era jeitosa.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 20/6/2017 12:33

A mota não pega. Vai de empurrão?
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 20/6/2017 0:27

Mas na Galp, tudo o que não tem faltado é animação. Algumas sessões com variações intradiárias de 4% e já parece que não se passa nada ;)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 20/6/2017 0:09

A malta anda impaciente.. :mrgreen:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 20/6/2017 0:00

Katz, este post era para quê?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 19/6/2017 23:54

Do que esperas tu Mota?
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 16/6/2017 19:49

 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 16/6/2017 18:32

Se fores ver o meu histórico verás que, comprei para serem a minha reforma!

Aquelas só as vendo acima de €4,50, talvez em 2018, quem sabe.

Este ano poderão subir até aos €3,50, esta semana, no próximo mês, até ao final do ano, quem sabe?

Se virão ao valor que desejo, para poder reforçar, não sei!

Contudo, não estou muito preocupado, pois o mercado não é só a ME, há outras oportunidades...

E, de €30, em €30, por dia, se conseguisse tanto, já me dava por satisfeito, pois o valor que arrisco, não é nada, comparado àquele que estive a perder nos últimos 2 anos na ME.

Cumprimentos

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cardoso25 » 16/6/2017 17:00

_Noah Escreveu:Cardoso estou longo na mota desde meados de 2015.

_Noah


Isso é que foi aguentar bem esta desvalorização. Conheço quem tenha ME a 5 eur...estás bem melhor, e ainda recebeste dividendos.

Eu também estou longo desde Março deste ano.

Se os mercados corrigirem, é bem provável que ainda possa vir aos 2 eur, vais manter a posição na mesma? Qual é o teu target? 3.5 eur parece me viável.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 16/6/2017 15:52

katz Escreveu:Qualquer notícia faz disparar a cotação. E para poder aproveitar as oportunidades o melhor é estar dentro do que fora. Pois correcções grandes não vão haver. Basta por exemplo Fitch melhorar a perspectiva do país que se deve pronunciar após fecho da bolsa. Imaginem só como seria a segunda feira!



"O analista do Haitong Nuno Estácio considera, numa nota emitida, que o contrato com a Guiné é uma notícia "positiva para o sentimento, mas está dentro das expectativas". Quanto a Moçambique, os valores em causa são elevados e, se se confirmar será o maior contrato de sempre para a Mota-Engil em África e representará 63% das encomendas daquela região em 2016"

Contundo, uma vez que ainda não é certo que o contrato em Moçambique se concretize, o Haitong decidiu ainda não reflectir na sua avaliação.

https://eco.pt/2017/03/13/mota-engil-ga ... celeram-3/

Basta também sair a concretização deste contrato e a haitong subir o price target para 3.50€, que pode sair a qualquer altura que faz saltar logo a cotação. Se calhar nem deve demorar muito pois oficialmente foi anunciado a obra à CMVM.
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 16/6/2017 15:02

Cardoso estou longo na mota desde meados de 2015.

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 16/6/2017 14:53

Qualquer notícia faz disparar a cotação. E para poder aproveitar as oportunidades o melhor é estar dentro do que fora. Pois correcções grandes não vão haver. Basta por exemplo Fitch melhorar a perspectiva do país que se deve pronunciar após fecho da bolsa. Imaginem só como seria a segunda feira!
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cardoso25 » 16/6/2017 14:40

_Noah Escreveu::mrgreen: cardoso se em trades fores como és a analisar data, estás tramado.
22 minutos :D

Cá para mim és um alias do guru, é que ele também é pouco voltado para a arte de fazer contas.

Ou antes, é um verdadeiro artista.

Finalmente, então a ME não era sempre a subir :wink:

_Noah


Está visto que para guru falta-te só um bocadinho...xD
Estava a ser irónico quando disse 22 minutos. Até parece que estamos aqui a discutir milhares :D

Depois daquela subida de quase 11%, estranho era se a ME não estivesse aliviar indicadores.

Queres entrar longo na ME? :mrgreen:
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 16/6/2017 14:29

:mrgreen: cardoso se em trades fores como és a analisar data, estás tramado.
22 minutos :D

Cá para mim és um alias do guru, é que ele também é pouco voltado para a arte de fazer contas.

Ou antes, é um verdadeiro artista.

Finalmente, então a ME não era sempre a subir :wink:

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Alfa Trader, Aqui_Vale, Bing [Bot], cali010201, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Goya777, JoeP, m-m, macau5m, malakas, MPCER, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, pattern, PAULOJOAO, PXYC, yggy e 190 visitantes