Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/3/2023 16:51

Ora bem, isso mesmo: o insulto é uma opção que resulta do efeito coração, embora as palavras saiam da cabeça. Se o insulto for pensado, isso aí é mais grave, a premeditação agrava sempre o expediente. O que é que isto tem a ver com a Mota? Tudo. Para rebater argumentos deverão ser usados contra argumentos. Isto se a ideia é usar a cabeça. :wink: :wink:
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por iniciado1 » 17/3/2023 16:11

há quem utilize o insulto e a fuga prá frente quando não tem outra opcão..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 214
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/3/2023 15:59

A ignorância sempre foi alarve. Isso é uma coisa que se nota tão bem nos comentários do Facebook :lol: :lol:
Usar o coração para pensar dá sempre (e só) sangue.
Já usar a cabeça é um método mais conveniente. Tem um problema: é preciso tê-la disponível para o efeito. :?
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por sempreamesma » 17/3/2023 15:55

Eu somente entrarei na ME a 1.35, porem se lá chegar...ou até pode ser hoje!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 4/5/2007 10:06

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/3/2023 14:15

Àlvaro Escreveu:Diria ter tudo para ser suporte. A saber:

1-...
2-sobrevenda
3-dividendo
4-...
5-acionistas estáveis, podendo um deles comer o outro a bom preço para os pequenos investidores
6-tecnicamente faz sentido partir em alta.

Se vale(m) ou se não valem é perguntar ao Vale :mrgreen:


Neste momento valem: 1,466.
Se valem mais, creio que sim, não seria de admirar numa próxima arrancada passar os valores a que os Chinos compraram, é disso que estou à espera.

Está num bom nível de compra, para reforçar, é o meu caso espero a confirmação, nomeadamente nos volumes de compra.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 17Março.png
MOTA 17Março.png (113.86 KiB) Visualizado 3692 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ze nabo » 17/3/2023 13:51

Artista Romeno escreveu "quando eu penso em entidades assim criadoras de valor é 1- CCCC, só depois diria nomes como costco, msft, LVMH, moncler ou berkshire. CCCC ou cicicici, um reputado investidor que criou valor e abstem-se de fazer geopolitca, tal coisa nao consta das suas consideraçoes. 6 HKD em 2006, volvidos 17 anos dá 4.89 :mrgreen:"

Pois é, diz isso a quem entrou na Mota Engil na casa dos 1.2€ /1.30€ no final de 2022, início de 2023 e vendeu por volta dos 2€.... é uma chatice para quem ficou a chuhar no dedo.....lololo
 
Mensagens: 260
Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ze nabo » 17/3/2023 13:08

Álvaro, o preço que os chineses pagaram foi de 3.08€ por acção, os 1.50€ foi o valor do aumento de capital! BN
 
Mensagens: 260
Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por iniciado1 » 17/3/2023 12:59

Tudo argumentos da treta.....(como é habito no Alvaro)
O que é que tem a ver o presidente da china ir á russia com a cotação da mota engil ....se puderes explica. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 214
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/3/2023 12:54

Diria ter tudo para ser suporte. A saber:

1-Ida de XI à Rússia (a China a chegar-se à frente no tabuleiro da política mundial);
2-sobrevenda
3-dividendo
4-preço a que comprou principal acionista
5-acionistas estáveis, podendo um deles comer o outro a bom preço para os pequenos investidores
6-tecnicamente faz sentido partir em alta.

Se vale(m) ou se não valem é perguntar ao Vale :mrgreen:
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 17/3/2023 12:30

Pode ser suporte, até porque foi forte resistência :-k
Mas o GAP nos 1,23€ também pode ser fechado :?: ou ir ainda mais abaixo :?:
Anexos
Mota.png
Mota.png (76.82 KiB) Visualizado 3871 vezes
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/3/2023 11:36

Vale, não desanimes. esta zona pode bem ser de suporte. :wink:
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 16/3/2023 21:58

Ze nabo Escreveu:Acho a Mota Engil com um potencial imenso ( Carteira de cerca de 14000 Milhões)e não tenho dúvidas que voltará a cotar acima dos 2€, ou mesmo 3€, não foi á toa que os chineses pagaram 3.08€ por acção. A questão é que estamos a olhar para a cotação actual e face à conjuntura mundial, são normais as quedas face à valorização recente, contudo não esperava vê-la quebrar os 1.50€, mas uma coisa é certa, ultrapassando os 1.50€ com força, ganha uma nova vida, fica muito mais forte! Bons negócios!

quando eu penso em entidades assim criadoras de valor é 1- CCCC, só depois diria nomes como costco, msft, LVMH, moncler ou berkshire. CCCC ou cicicici, um reputado investidor que criou valor e abstem-se de fazer geopolitca, tal coisa nao consta das suas consideraçoes. 6 HKD em 2006, volvidos 17 anos dá 4.89 :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 16/3/2023 21:15

Ora bem, eu acho a estratégia do Zé Nabo uma boa estratégia já que ele diz que antes era uma estafa e ainda por cima perdia o dinheiro, mas mudou de estratégia e está ganhador.
Ora se a estratégia se mostrou ganhadora desde os tempos da Pararede então não há dúvida que é uma boa estratégia.
Também disse que se contenta com ganhos que não serão para ficar milionário mas que são um bom complemento para a sua vida pelo que depreendi.
A prova penso eu de que tem tido ganhos consistentes está no facto de me parecer um investidor acima da média de muitos de nós, ora se vendeu 305 mil ações da MOTA pode-se ver que não é para um qualquer.
Negoceia no imobiliário, não é para qualquer um este tipo de negócios.
Por curiosidade uma vez que fazes de vez em quando negócios de imobiliário o que achas que será a evolução dos preços dado que me parece estrem um disparate, mas será que vão descer? eu tenho dúvidas.
Ando para tentar comprar um apartamento mas não me consigo decidir porque por um lado não descem e por outro tenho receio que até possam ainda subir mais passada esta fase, muito possivelmente terá que ser este ano senão para o ano se calhar ainda se compra mais caro.
Obrigado
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ze nabo » 16/3/2023 18:55

Eu não funciono com bear nem bull, olho para o mercado as condições e decido em função das mesmas! Não é por hoje ter uma visão bear da coisa, que amanhã um movimento constistente com volume em subida e ultrapassando determinada resistência, não possa ficar bull.... Por exemplo acredito na Mota Engil, nunca pensei que partisse os 1.50€, contudo acho que ainda pode voltar á casa de partida, mas se tiver uma subida acentuada com volume, invalido logo o cenário anterior. Acho que o que tem segurado a Navigator é o dividendo já anunciado e até se tem aguentado bem, mas na minha opinião ainda faltam as tais sessões onde demonstra a sua força com volume a acompanhar o movimento de subida. Uma acção para a qual nunca tive explicação foi a Jerónimo Martins, covid, guerra, nada a afecta, nunca teve grandes variaçãoes de cotação comparada com as outras!
 
Mensagens: 260
Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 654235 » 16/3/2023 17:39

Ze nabo Escreveu:Acho a Mota Engil com um potencial imenso ( Carteira de cerca de 14000 Milhões)e não tenho dúvidas que voltará a cotar acima dos 2€, ou mesmo 3€, não foi á toa que os chineses pagaram 3.08€ por acção. A questão é que estamos a olhar para a cotação actual e face à conjuntura mundial, são normais as quedas face à valorização recente, contudo não esperava vê-la quebrar os 1.50€, mas uma coisa é certa, ultrapassando os 1.50€ com força, ganha uma nova vida, fica muito mais forte! Bons negócios!


Tu não és o "bear" da navigator ? :shock:
e estás bull na Mota ??? :shock:
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4378
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silva_39 » 16/3/2023 17:38

Na minha opinião o suporte dos 1.47/1.50 ainda não foi quebrado.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1242
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ze nabo » 16/3/2023 16:46

Acho a Mota Engil com um potencial imenso ( Carteira de cerca de 14000 Milhões)e não tenho dúvidas que voltará a cotar acima dos 2€, ou mesmo 3€, não foi á toa que os chineses pagaram 3.08€ por acção. A questão é que estamos a olhar para a cotação actual e face à conjuntura mundial, são normais as quedas face à valorização recente, contudo não esperava vê-la quebrar os 1.50€, mas uma coisa é certa, ultrapassando os 1.50€ com força, ganha uma nova vida, fica muito mais forte! Bons negócios!
 
Mensagens: 260
Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 16/3/2023 14:04

Então?
Nada de desanimar, eu mantenho um lote a 1,80€ e nem estou nada preocupado.

P.S. - Vai ficar tudo tudo bem... :mrgreen:
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 16/3/2023 13:29

Artista Romeno Escreveu:
Ze nabo Escreveu:Pois paga, mas compras a 17, vendes a 21/22€ e é mau....Bom, bom é o BCP com quedas de 10%, isso é que é de estalo ...lolol

Portanto no mundo inteiro so ha edpr bcp e engil loool


Só por curiosidade: tenho SONAEcom, de antes e depois do anúncio da OPA, e, TEIXEIRA DUARTE. Aguardo por BCP, GALP e SEMAPA. =;

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 16/3/2023 13:02

Ze nabo Escreveu:A mim não me interessa o mundo todo, interessam-me aquelas que eu conheço bem os movimentos ( e mesmo assim surpreendem) e o histórico de forma a tentar rentabilizar. Para mim é suficiente em vez de andar a correr a apanhar as canas dos foguetes! Já fui assim, mas à muitos anos mudei de estratégia, até porque não vivo da bolsa, não sou nenhum guru da bolsa, sou um simples funcionário público com licenciatura que nem sequer é em economia, gestão ou parecido.... Paralelamente e ocasionalmente faço um ou outro negócio imobiliário, por isso se entender que uma destas acções está dentro dos parâmetros da estabilidade de mercado, valor à data e pagamento de dividendos, compro, independentemente de ficar com elas um, dois anos em carteira, desde que paguem dividendos. Mas também tenho uma regra essencial, se fizer uma má entrada, e também já fiz bastantes, corto logo as perdas a partir de determinada percentagem de perca, definida neste caso pelo suporte perdido. Só para concluir, a primeira cacetada que apanhei a sério, foi na pararede (actual glint), nos dias em que era daytrader e ia a todas e não cortava perdas, foi quase 40% do capital que tinha na altura.... A outra foi a Soares da Costa, apanhei facas a caír e também doeu, cortei perdas, mas já foi muito tarde... A partir daí acabou, mudei de estratégia e só me tenho dado bem, claro que apostar numa sonae ou numa Navigator e olhar para uma impresa ou Teixeira Duarte que podem duplicar dá a sensação que estás no cavalo errado, mas pelo menos durmo mais descansado e olho para os dividendos como um depósito e se for bem comprada com margem de valorização. Bons negócios!


:clap: uma estória, parecida comigo 8-) !
Apostar, nos dividendos, bem superiores que DP e fazer uns shorts \:D/
Bons negócios ! :-"
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 654
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ze nabo » 16/3/2023 11:33

A mim não me interessa o mundo todo, interessam-me aquelas que eu conheço bem os movimentos ( e mesmo assim surpreendem) e o histórico de forma a tentar rentabilizar. Para mim é suficiente em vez de andar a correr a apanhar as canas dos foguetes! Já fui assim, mas à muitos anos mudei de estratégia, até porque não vivo da bolsa, não sou nenhum guru da bolsa, sou um simples funcionário público com licenciatura que nem sequer é em economia, gestão ou parecido.... Paralelamente e ocasionalmente faço um ou outro negócio imobiliário, por isso se entender que uma destas acções está dentro dos parâmetros da estabilidade de mercado, valor à data e pagamento de dividendos, compro, independentemente de ficar com elas um, dois anos em carteira, desde que paguem dividendos. Mas também tenho uma regra essencial, se fizer uma má entrada, e também já fiz bastantes, corto logo as perdas a partir de determinada percentagem de perca, definida neste caso pelo suporte perdido. Só para concluir, a primeira cacetada que apanhei a sério, foi na pararede (actual glint), nos dias em que era daytrader e ia a todas e não cortava perdas, foi quase 40% do capital que tinha na altura.... A outra foi a Soares da Costa, apanhei facas a caír e também doeu, cortei perdas, mas já foi muito tarde... A partir daí acabou, mudei de estratégia e só me tenho dado bem, claro que apostar numa sonae ou numa Navigator e olhar para uma impresa ou Teixeira Duarte que podem duplicar dá a sensação que estás no cavalo errado, mas pelo menos durmo mais descansado e olho para os dividendos como um depósito e se for bem comprada com margem de valorização. Bons negócios!
 
Mensagens: 260
Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 16/3/2023 11:06

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... fmc_term=##utm##&subsnewsl=1

Mais uma .

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 16/3/2023 8:25

Ze nabo Escreveu:Pois paga, mas compras a 17, vendes a 21/22€ e é mau....Bom, bom é o BCP com quedas de 10%, isso é que é de estalo ...lolol

Portanto no mundo inteiro so ha edpr bcp e engil loool
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ze nabo » 15/3/2023 23:46

Pois paga, mas compras a 17, vendes a 21/22€ e é mau....Bom, bom é o BCP com quedas de 10%, isso é que é de estalo ...lolol
 
Mensagens: 260
Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/3/2023 23:06

Ze nabo Escreveu:Boas! Geralmente só aposto em acções que paguem dividendos porque não sei se cai se sobe, se se mantém a lateralizar. Acções: Sonae SGPS (abaixo dos valores actuais, começa a entrar nos 0.92/0.93€), Navigator (claramente abaixo dos valores actuais, com 3.12€, já era capaz de começar a entrar), mota engil ( apesar da queda acho que tem um potencial extraordinário (ente os 1.20€/1.30€) e EDP Renováveis ou Jerónimo Martins (quando vem aos 17€). Tudo isto depende da situação do mercado, mas atingindo por volta destas cotações e estando estabilizadas, são nestas que 95% invisto. O mercado até pode demorar a recuperar, mas geralmente os dividendos atenuam a situação... Bons negócios

A edpr paga um dividendo de estalo lol
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Google [Bot], lito, LMMV, malakas, MR32, Nuno V, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, VALHALLA, vasco007, yggy, zulu404 e 388 visitantes