Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Blackjackpt » 9/11/2016 14:32

Apesar da subida do preço do papel desta cotada nos últimos dias (embora com pouco volume), de que forma poderá ser afetada após passar este período de volatilidade inicial provocado pelas presidenciais nos USA?

A minha pergunta prende-se devido à exposição desta cotada ao méxico, que não sei se poderá ser uma coisa boa ou má visto o Trump querer construir a "Grande Muralha dos USA". Afinal levantar "paredes" está na génese desta empresa.
 
Mensagens: 29
Registado: 3/2/2010 3:01
Localização: 3

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 4/11/2016 19:57

_Noah Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
Porque a empresa é deles e se o retorno desse investimento demorar anos para eles deve ser indiferente .



Ah! Então o argumento é, a empresa é deles, então compram só porque sim...

Quer então dizer que:

- quer a família mota, como a holding que detêm a mota, não se regem como os restantes players do mercado, ou seja, não procuram o lucro?

Ou seja, o retorno para eles, demorar anos, é indiferente, isto, seguindo o seu argumento?

Está bem... então é isso que, os seus 20 anos de experiência académica, e, de trader experiente no mercado, indicam, para si, não é.

Muito bem.

_Noah


Alguns exemplos de compra de grandes lotes de acções pela familia:

10-09-2015 2.01
15-09-2015 2.01
07-09-2015 1.99
17-08-2015 2.15
14-12-2015 1.93
31-12-2015 1.89



Pobre de mim se ao fim de 1 ano em vez de ganhar dinheiro ainda estava a perder dinheiro no investimento. É porque não percebia nada daquilo que ando a fazer. :lol:

E como já disse ao contrario destas compras pela familia este ano já comprei e vendi e ganhei dinheiro com este titulo, não preciso de 5 anos para ganhar dinheiro com um titulo.

Esse é um campeonato muito vagaroso, não faz parte do meu universo.

Este ano provavelmente o titulo terá ainda subidas até ao final do ano e quando o grafico o indicar entro no titulo para comprar por x e vender por x+ o que o mercado me quiser dar. Mas será apenas um bom trade e mais valias na conta bancaria .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 4/11/2016 19:47

EAGLETRADER20 Escreveu:
Porque a empresa é deles e se o retorno desse investimento demorar anos para eles deve ser indiferente .



Ah! Então o argumento é, a empresa é deles, então compram só porque sim...

Quer então dizer que:

- quer a família mota, como a holding que detêm a mota, não se regem como os restantes players do mercado, ou seja, não procuram o lucro?

Ou seja, o retorno para eles, demorar anos, é indiferente, isto, seguindo o seu argumento?

Está bem... então é isso que, os seus 20 anos de experiência académica, e, de trader experiente no mercado, indicam, para si, não é.

Muito bem.

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 4/11/2016 19:44

katz Escreveu:Atenção: Para quem está dentro do assunto: foi feita uma apresentação do plano de negócios. O plano real já vai acima desse plano. Tomara alguma outra empresa no momento ter este resultado.


O plano foi apresentado a 13 de Outubro de 2016 . O plano vai ate 2020, que numeros é que já vão acima do plano se os analistas dizem que o EBITDA projetado para 2015 falhou redondamente , PREVISTO 450 Milhoes REAL 368 MILHOES
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 4/11/2016 19:39

_Noah Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
A familia faz muito bem em comprar, mas para mim isso não é garantia nenhuma ,



A experiência exige que, as incongruências sejam deveras eliminadas, creio....

Então a família faz muito bem em comprar! Porquê?

_Noah


Porque a empresa é deles e se o retorno desse investimento demorar anos para eles deve ser indiferente .

Para mim não, tento rentabilizar ao maximo o capital e vou apostar num titulo que esteja a valorizar este mês e mantenho enquanto estiver a aumentar o valor do investimento , quando já não vir potencial adicional vendo e passo ao proximo.

A compra deles na minha decisão e analise para comprar o titulo vale zero.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 4/11/2016 19:26

katz Escreveu:Atenção: Para quem está dentro do assunto: foi feita uma apresentação do plano de negócios. O plano real já vai acima desse plano. Tomara alguma outra empresa no momento ter este resultado.


Existe um relatorio feito nos estados unidos há uns anos que demonstra bem o potencial atingimento dos planos de negocios.

Pegaram numa serie de empresas e foram analisar os planos de negocios durante uns anos e o real atingimento dos mesmos, e os resultados forma dececionantes, sendo rara a concretização ou aproximação dos mesmos.

Os planos de negocios partem sempre de uma visão otimista da empresa e podem ou não concretizarem-se , ninguem sabe como vai evoluir o preço petroleo e a economia dentro de 1 ano quanto mais em 2020 :mrgreen: .


"Analistas consideram plano da Mota-Engil “optimista”. Acções sobem mais de 1%Rita Faria | afaria@negocios.pt | 13 Outubro 2016, 10:50
Os títulos da construtora estão a valorizar mais de 1%, depois de a empresa ter revelado o plano estratégico com as suas metas para 2020. Os analistas do Haitong e do BPI consideram-nas "optimistas".
Os analistas consideram que o plano estratégico da Mota-Engil para 2020, revelado esta quinta-feira, 13 de Outubro, é muito "optimista".
Uma meta assumida no plano estratégico Step Up 2020, e que representa uma taxa de crescimento de 11% ao ano.
"No geral, as metas para 2020 estão acima do nosso cenário de base em termos de actividade operacional", lê-se na nota de análise do BPI publicada esta quinta-feira. O EBITDA, por exemplo, fica 51% acima das previsões.

"Recordamos que no anterior plano da Mota-Engil (ambição 2.0) as metas também estavam acima do que efectivamente aconteceu, já que o objectivo era um EBITDA de 450 milhões de euros para 2015, que afinal foi de 368 milhões", refere o Haitong, numa nota divulgada esta manhã.
"Achamos que as metas na indústria da construção devem ser vista com cautela, pois a empresa é dependente de adjudicações que podem não acontecer ou ser adiadas, e essas adjudicações também estão dependentes da saúde financeira dos governos (já que a Mota-Engil está principalmente envolvida em obras públicas)", acrescenta o banco de investimento." :mrgreen:
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 4/11/2016 19:14

Atenção: Para quem está dentro do assunto: foi feita uma apresentação do plano de negócios. O plano real já vai acima desse plano. Tomara alguma outra empresa no momento ter este resultado.
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 4/11/2016 19:10

_Noah Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
A familia faz muito bem em comprar, mas para mim isso não é garantia nenhuma ,



A experiência exige que, as incongruências sejam deveras eliminadas, creio....

Então a família faz muito bem em comprar! Porquê?

_Noah
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/11/2016 18:56

Num dia como hoje fechar sem variação já é bom, quanto mais fechar bem no verde. Claro que é um bom sinal na Mota.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 4/11/2016 18:46

EAGLETRADER20 Escreveu:
A familia faz muito bem em comprar, mas para mim isso não é garantia nenhuma ,



A experiência exige que, as incongruências sejam deveras eliminadas, creio....

Então a família faz muito bem em comprar! Porquê?

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 4/11/2016 18:23

Que quem manda no preço é o mercado é uma verdade indiscutivel para mim. Ai sigo sempre a AT e respeito o que o mercado ditar.

O mercado é o conjunto de todos os intervinientes e o somatorio da visão de todos eles , isso irá ditar o encontro entre a procura e a oferta e a evolução dos titulos.

Na minha analise sigo sempre :
1 . AT e respeito-a ao maximo
2 . analise psicologica do mercado , tentando equacionar como eu atuaria num titulo perante uma noticia se eu estivesse a gerir um grande fundo, pois os intervinientes seguem por vezes uma logica por vezes mais emocional que racional. Embora as maquinas possam desvirtuar um pouco tambem tento equacionar como reage uma programação aos stops e noticias .
3 . Analise fundamental só a periodos espaçados na analise relatorio de contas


Ninguem terá 100% de acerto nos trades, nem eu , mas nos ultimos anos o saldo é sempre bem positivo. Os ganhos deixam-se rolar e quando o mercado vai no sentido contrario á decisão da minha analise , aplico stop loss e nunca tenho grande perda que estrague os bons ganhos.

A familia faz muito bem em comprar, mas para mim isso não é garantia nenhuma , o que me interessa acima de tudo é o que o grafico me diz. E já comprei este ano e já ganhei dinheiro na Mota numa perspectiva de trade.

Para mim não existe nenhum titulo que seja " Sagrado" , sigo o preço e faço mais valias . A AF é só para ter uma noção do negocio da empresa .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 4/11/2016 18:05

EAGLETRADER20 Escreveu:Não estou a puxar mal .

.



Está a puxar mal, porque:

1. Quem manda no preço, é o mercado, e o mercado muitas das vezes, não é só AT.

2. Já agora, sabe definir ao pormenor o que é o mercado, (não estou interessado nas definições académicas, pois dessas, iria citar os seus 20 anos de experiência, que para o imediato são dispensáveis).

3. Se é experiente como refere, sabe que, a experiência, anda de braço dado com a humildade, sendo certo que, nem sempre os acumulados anos de experiência, são garantia de 100% de acerto nos tardes que se operam, mesmo estando a AT 100% presente.

Finalmente, e concentrando o meu enfoque na Mota, como explica que, quer a família Mota, como a holding que controla a empresa, ter vindo a comprar acções de forma continuada, e sustentada?

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 4/11/2016 17:53

Não estou a puxar mal .

Só estava a responder superficialmente a quem demonstra não ter grandes conhecimentos fundamentais das empresas e tem uma resposta descabida .

Eu sei perfeitamente o que contém os relatorios de contas e gestão , tenho formação suficiente para os analisar e sei que so refletem a informação contabilistica passada e tambem sei analisar todas as perspetivas futuras do negocio dentro da informação publicamente conhecida.

Assim como para transaccionar utilizo mais a AT do que a AF. A AF diz-me o que comprar com segurança dentro dos dados conhecidos. A AT diz-me quando comprar e vender e em que condições .

Mas como é obvio não vou despejar aqui 20 anos de conhecimento academico e de negociação nos mercados .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 4/11/2016 17:45

EAGLETRADER20 Escreveu:
Mas umas faturas em situações estaveis como a JMT cujos lucros não param de crescer num ambiente estável.
Outras faturam em ambientes adversos e com enormes riscos .

A minha especialidade é analisar relatorios e ver detalhadamente relatorios contas . Posso analisar ao pormenor e por depois aqui todas as conclusões .

Depois podemos discutir o relatorio de contas ponto a ponto se existem conhecimentos contabilisticos para isso.

Estou a puxar bem pela cabeça ?????


Estás a puxar mal...

1. Menciona a JMT, quando se esquece da descida aos € 8 , durante 2015, sem existirem quaisquer razões aparentes para tal, quando a empresa divulgava crescimentos de 2 dígitos nos rendimentos recorrentes.

2. Porque não falar na Galp, que foi aos 7, em pouco menos de 3 meses no final de 2014, e início de 2015.

3. Riscos na mota, onde? Obviamente que, como empresa virada para o sector da construção de obras públicas na maior parte das zonas onde opera, está dependente dos lobbies, e lobbystas... Talvez por isso, de tempos a tempos, nas suas fileiras encaixe, Jorge Coelho; e agora o "irrevogável Paulinho".

4. E se aparecer um novo Pablo Escobar na Colombia. Ou se, o putin se lembrar de anexar a Polónia, o que acontecerá à JMT?

4. Os resultados da Mota, são "bafejados" pelos negócios feitos a nível de operações não recorrentes, é certo, contudo, se esquece de falar nos novos modelos de negócio onde a Mota está paulatinamente a entrar.

a) Uma coisa é certa, nos relatórios de gestão, e relatórios de contas, muito pouco do futuro se evidencia, poucas são as passagens onde se poderão ler nas entrelinhas.

b) Nos relatórios de contas da Mota, como, em tantas outras empresas, a nível de contas, muitas vezes, nem as empresas responsáveis pela revisão de contas, conseguem ilidir a veracidade das contas apresentadas no momento.

Assim, apenas uma nota, o preço, as cotações, vive de resultados, e capacidade para a geração de resultados, neste aspecto os relatórios de contas, e de gestão, mostram muito pouco, a nível de resultados futuros.

Finalmente, uma coisa é certa, como refere o Ulisses, muitas são as vezes que, do ponto de vista técnico a alteração das condições técnicas do papel, induzirá a prazo à alteração dos fundamentais na empresa.

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 4/11/2016 17:03

katz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
katz Escreveu:Até que enfim a subir. Das poucas empresas que tem mais facturação nes
te momento em caixa.


E vai ser promovida a 1 das 5 melhores do PSi por causa disso ?

E isso quer dizer o quê ? facturação ou obras adjudicadas ? Facturação não significa crescimento lucros . Facturação tem muitos riscos pelo meio.

E neste momento do mercado em risk-off mode até quarta feira não quer dizer nada .
Se trump vencer, na quarta feira, a probabilidade de se comprar o titulo a um valor muito inferior é muito elevada , como aliás todos os outros.

Oscila como qualquer um dos outros titulos . É muito bom para trade , disso não tenho duvida .


Ò meu. faturação é o mesmo que as outras empresas. Mas factura! Tem uma equipa que ganha. Virada para a exportação. Sabes o que é? Pensa.
Puxa pela cabeça.


Faturar todas faturam , até as que mais tarde vão a falencia .

Mas umas faturas em situações estaveis como a JMT cujos lucros não param de crescer num ambiente estável.
Outras faturam em ambientes adversos e com enormes riscos .

No 1 SEM semestre faturou tanto que caiu a faturação em 6% de 1074 para 1036 e no 2º TRI caiu 11%

O Resultado liquido no 2 TRI caiu 43%

NO 1 Sem beneficiou da venda de 2 negocios , resultado não recorrente e que deixou de gerar receitas futuras.

A minha especialidade é analisar relatorios e ver detalhadamente relatorios contas . Posso analisar ao pormenor e por depois aqui todas as conclusões .

Depois podemos discutir o relatorio de contas ponto a ponto se existem conhecimentos contabilisticos para isso.

Estou a puxar bem pela cabeça ?????

Alem disso a variação na cotação do titulo tem tido uma elevada corelação com a variação do preço do petroleo devido á configuração geografica em que opera, enquanto o petroleo estiver a cair da maneira que está , não vejo elevada possibilidade de variação muito positiva no titulo.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 4/11/2016 16:51

EAGLETRADER20 Escreveu:
katz Escreveu:Até que enfim a subir. Das poucas empresas que tem mais facturação nes
te momento em caixa.


E vai ser promovida a 1 das 5 melhores do PSi por causa disso ?

E isso quer dizer o quê ? facturação ou obras adjudicadas ? Facturação não significa crescimento lucros . Facturação tem muitos riscos pelo meio.

E neste momento do mercado em risk-off mode até quarta feira não quer dizer nada .
Se trump vencer, na quarta feira, a probabilidade de se comprar o titulo a um valor muito inferior é muito elevada , como aliás todos os outros.

Oscila como qualquer um dos outros titulos . É muito bom para trade , disso não tenho duvida .


Ò meu. faturação é o mesmo que as outras empresas. Mas factura! Tem uma equipa que ganha. Virada para a exportação. Sabes o que é? Pensa.
Puxa pela cabeça.
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 4/11/2016 16:47

katz Escreveu:Até que enfim a subir. Das poucas empresas que tem mais facturação nes
te momento em caixa.


E vai ser promovida a 1 das 5 melhores do PSi por causa disso ?

E isso quer dizer o quê ? facturação ou obras adjudicadas ? Facturação não significa crescimento lucros . Facturação tem muitos riscos pelo meio.



E neste momento do mercado em risk-off mode até quarta feira não quer dizer nada .
Se trump vencer, na quarta feira, a probabilidade de se comprar o titulo a um valor muito inferior é muito elevada , como aliás todos os outros.

Oscila como qualquer um dos outros titulos . É muito bom para trade , disso não tenho duvida .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 4/11/2016 16:37

Até que enfim a subir. Das poucas empresas que tem mais facturação nes
te momento em caixa.
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 3/11/2016 18:20

A Mota até poderá ir de mota, com mais umas sessões no verde e a coisa pega.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por foxnights » 3/11/2016 17:40

Boas,
como era de prever a semana ainda não terminou e já bateu as casas 1.699. :clap: :roll:
 
Mensagens: 19
Registado: 30/8/2016 11:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 3/11/2016 12:35

Aqui ficam os gráficos actualizados da Mota-Engil que precisa de quebrar a zona de resistência entre os 1,8 e os 2 euros para os touros assumirem o controlo da acção no curto e médio prazo.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.png
mota2.png
mota3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 28/10/2016 16:58

Entendo a frustração de quem tem sido fustigado por um violento "Bear Market" mas se a Mota-Engil conseguir romper consistentemente a resistência entre os 1,8 e os 2 euros, o sinal está dado e o espaço para subir é muito. Mas enquanto esse sinal não chega mantenho-me do lado dos ursos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por foxnights » 28/10/2016 16:54

Amigo Rango,
estou totalmente de acordo consigo, estou no mesmo balde que você, foi a cotada que também já mais perdi dinheiro.
Tanto faz apresentar lucros, etc, etc. :shock:
Sempre do mesmo :oops: :-k
no meu ver ainda vem tocar novamente na casa 1,60 a semana que vem
melhores cotadas viram
 
Mensagens: 19
Registado: 30/8/2016 11:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rango » 28/10/2016 15:56

A Mota-Engil continua atravessada no meu ego... foi até hoje, a acção em que perdi mais dinheiro, cerca de 17% do meu investimento, Vendi-a há mais de um ano, a 1,90 e, neste tempo todo, só uma vez, se não me engano, conseguiu ultrapassar esse valor, para, pouco depois, voltar a valores abaixo. Vou olhando para ela e ver se vejo alguma força mais consistente e prolongada, mas continua na mesma... sobe uns dias, desce nos seguintes e assim sucessivamente. É boa para quem conseguir fazer day trading com ela... eu não tenho tempo nem paciência para fazer isso, mas, ainda não perdi as esperanças de recuperar parte do dinheiro que perdi nela. :wall: :oops:

Analistas: Contratos da Mota-Engil na Amércia Latina já superam estimativas
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... conomistas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 28/10/2016 13:58

 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, Cem pt, Ferreiratrade, iniciado1, latbal, Lisboa_Casino, malakas, Mmmartins, Opcard, PAULOJOAO, Phil2014 e 146 visitantes