Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 4/4/2017 0:30

Hoje a TD deu um grande sinal de força, parece ter iniciado o Bull oficialmente (aparentemente). A Mota também, mas na MMO falta-lhe apenas quebrar os 2€ com consistência para também se poder declarar início de Bull (ou pelo menos final de Bear, para os mais conservadores).
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por toccesar » 3/4/2017 20:21

BFerraz Escreveu:Os indicadores parecem já um bocado esticados.


Esta frase vai ser repetida n vezes... :wink:
p.s- Como não faço trading em Bolsa não entram vontades pessoais nas minhas opiniões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 66
Registado: 22/8/2015 1:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 3/4/2017 18:08

A tentar quebrar os 2 euros. Já lá foi uma vez e recuou, veremos se consegue desta vez.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/4/2017 14:51

manuelfaf Escreveu:De facto está com uma força tremenda. Está com uma grande subida em pouquíssimo tempo, e os indicadores estão muito esticados.
O barco já zarpou, não sei é qual o ponto de inversão. Quanto mais sobe mais próximo fica esse ponto.
O grande problema é a dívida e o facto de o alto volume de facturação traduzir-se em pouco lucro operacional.


EM subidas de forte sentimento positivo do mercado os fundamentais não interessam para nada.

Compra-se hoje para tentar vender amanhã ainda mais caro, esse é o sentimento no momento atual. Fundamentais neste período ninguém olha para eles.

Há que aproveitar.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 3/4/2017 14:23

De facto está com uma força tremenda. Está com uma grande subida em pouquíssimo tempo, e os indicadores estão muito esticados.
O barco já zarpou, não sei é qual o ponto de inversão. Quanto mais sobe mais próximo fica esse ponto.
O grande problema é a dívida e o facto de o alto volume de facturação traduzir-se em pouco lucro operacional.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 3/4/2017 14:05

Está com uma força impressionante. Será que vai retrair um pouco? Os indicadores parecem já um bocado esticados.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 3/4/2017 13:58

Alguém duvida que com o Paulo Portas a promover a empresa a entrar em novos mercados, daqui a 2/3 anos esta empresa não está com o dobro do volume de negócios actual?
Eu não duvido. Isso é o que ele sabe fazer melhor.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 3/4/2017 10:58

EAGLETRADER20 Escreveu:
Greed & Fear Escreveu:Algumas questoes para os bulls na Mota:
. e a situacao em Mocambique que fez default na divida soberana?
. e a situacao em Angola que pediu ajuda ao FMI?
. e a situacao no Mexico com o Trump?
. e a situacao no Brasil cuja recuperacao da crise tarda em chegar?
Ja nao falo de Portugal. E verdade que o setor imobiliario recuperou. Mas convem nao esquecer que o cliente da Mota e sobretudo o setor publico (que esta a cortar no investimento para poder cumprir com o defice) e nao o setor privado...
Estes sao os 5 maiores mercados da Mota e todos estao a passar por dificuldades.
A empresa tem uma divida (financeira e a fornecedores) assustadora, sobretudo tendo em conta o setor em que opera (ciclico) e passou os ultimos anos a vender ativos para se aguentar (nunca e bom sinal...). E os ativos que tem vendido sao aqueles que geram rendas (sao a parte mais estavel do negocio).
Finalmente, tal como a banca na construcao e possivel empurrar com a barriga o problema. Na banca basta nao provisionar incobraveis. Na construcao basta antecipar o estado das obras em curso.
Ficam alguns pontos para reflexao.


Nesta fase isso não interessa nada . Festa é festa . Enquanto durar, siga .....


Eu diria antes que o preço antecipa as notícias. E cada um está nos mercados como quer, mas eu é a isso que ligo. Se os gráficos demonstrarem força (Na TD parece-me que já demonstraram alguma), é porque alguma coisa estará a mudar.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/4/2017 10:56

Greed & Fear Escreveu:Algumas questoes para os bulls na Mota:
. e a situacao em Mocambique que fez default na divida soberana?
. e a situacao em Angola que pediu ajuda ao FMI?
. e a situacao no Mexico com o Trump?
. e a situacao no Brasil cuja recuperacao da crise tarda em chegar?
Ja nao falo de Portugal. E verdade que o setor imobiliario recuperou. Mas convem nao esquecer que o cliente da Mota e sobretudo o setor publico (que esta a cortar no investimento para poder cumprir com o defice) e nao o setor privado...
Estes sao os 5 maiores mercados da Mota e todos estao a passar por dificuldades.
A empresa tem uma divida (financeira e a fornecedores) assustadora, sobretudo tendo em conta o setor em que opera (ciclico) e passou os ultimos anos a vender ativos para se aguentar (nunca e bom sinal...). E os ativos que tem vendido sao aqueles que geram rendas (sao a parte mais estavel do negocio).
Finalmente, tal como a banca na construcao e possivel empurrar com a barriga o problema. Na banca basta nao provisionar incobraveis. Na construcao basta antecipar o estado das obras em curso.
Ficam alguns pontos para reflexao.


Nesta fase isso não interessa nada . Festa é festa . Enquanto durar, siga .....
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Greed & Fear » 3/4/2017 10:49

Algumas questoes para os bulls na Mota:
. e a situacao em Mocambique que fez default na divida soberana?
. e a situacao em Angola que pediu ajuda ao FMI?
. e a situacao no Mexico com o Trump?
. e a situacao no Brasil cuja recuperacao da crise tarda em chegar?
Ja nao falo de Portugal. E verdade que o setor imobiliario recuperou. Mas convem nao esquecer que o cliente da Mota e sobretudo o setor publico (que esta a cortar no investimento para poder cumprir com o defice) e nao o setor privado...
Estes sao os 5 maiores mercados da Mota e todos estao a passar por dificuldades.
A empresa tem uma divida (financeira e a fornecedores) assustadora, sobretudo tendo em conta o setor em que opera (ciclico) e passou os ultimos anos a vender ativos para se aguentar (nunca e bom sinal...). E os ativos que tem vendido sao aqueles que geram rendas (sao a parte mais estavel do negocio).
Finalmente, tal como a banca na construcao e possivel empurrar com a barriga o problema. Na banca basta nao provisionar incobraveis. Na construcao basta antecipar o estado das obras em curso.
Ficam alguns pontos para reflexao.
 
Mensagens: 27
Registado: 1/8/2016 16:51

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 1/4/2017 11:51

Serra então para ti a mota e a empresa de construcao com maior potencial , eu não estou tao certo disso apesar de na sexta ter dado sinal de inversão de tendência , para mim foi a confirmação de outros sinais que já tinham sido dados antes. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 1/4/2017 3:08

Independentemente dos indicadores técnicos que são fortíssimos e quase perfeitos, há mais razões pelas quais eu aposto forte na Mota-Engil:

a) – Foi uma das empresas mais penalizadas do PSI, com uma perda de cerca de 80%

b) O sector imobiliário obteve a subida mais vertiginosa dos últimos 50 anos, logo as empresas do imobiliário ganham com isso… e a Mota não é excepção


c) No Continente Americano as empresas da construção são as que mais têm subido

d) Tem uma carteira fabulosa para os próximos 4 anos.


e) O maior problema desta empresa sempre foi a dívida, sendo que esta foi substancialmente reduzida nos últimos anos; e ainda não está contabilizada nas contas apresentadas a parte da venda da Ascendi , que será para redução de divida.

f) Com a falência da Soares da Costa, a reputação do grupo Lena (que todos querem estar longe), o quase desmantelamento da Teixeira Duarte, qual é a empresa portuguesa de construção que resta, sem concorrência directa?...A Mota!

g) Os fundos comunitários começarão a chegar em força e as obras terão que arrancar, …com empresas de construção…mas a única de dimensão é a Mota!

h) 4 mil milhões para reabilitação já aprovados!

i) Durante este período de tempo de crise com a falência e desmantelamento das concorrentes, a Mota ao que se sabe no meio, aproveitou e reforçou-se significativamente sob o ponto de vista técnico; recrutando os mais competentes e experientes técnicos que por força da falência, ou estrangulamento das concorrentes, estavam disponíveis no mercado

j) Os analistas acharam demasiado ambicioso a previsão da Mota até ao ano 2020. Posso estar errado, mas não apenas me parece totalmente exequível, como pode ainda ser demasiado prudente, com os últimos sinais que tem tido a economia.

Um Bom fim de semana
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 1/4/2017 1:20

Se aliviar um pouco os indicadores seria o ideal, mas nem sempre e como nos queremos. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 1/4/2017 0:37

Sempre que isto aconteceu depois de uma longa descida , com excepção de 2010 que "apenas" ganhou 50%, nas restantes vezes a subida foi superior a 500%!
Anexos
mota2.jpg
mota2.jpg (63.98 KiB) Visualizado 9723 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 1/4/2017 0:34

E finalmente a GOLDEN CROSS :D
Anexos
mota1.jpg
mota1.jpg (56.63 KiB) Visualizado 9728 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 31/3/2017 20:11

maceirafernandesjose Escreveu:Para mim a resistência so vai a vida se amanha fechar em alta e com o volume a aumentar. :-k



Ela hoje fez-te a vontade :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 31/3/2017 1:10

Para mim a resistência so vai a vida se amanha fechar em alta e com o volume a aumentar. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 31/3/2017 1:09

Caro Serra Lapa, a zona de resistência, a meu ver, não se limita aos 1,80€ nem está ultrapassada, visto que é uma zona entre os 1,80 e 1,90€.

E, na minha óptica, isto apenas dá sinal de possível final de bear market, pois penso que apenas acima dos 2€ se confirma o Bull.

Cumpts.
Anexos
mota.jpg
mota.jpg (80.92 KiB) Visualizado 4861 vezes
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 31/3/2017 0:31

Noah:

Para mim a resitência estava nos 1,80 e essa foi-se 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 31/3/2017 0:28

..."Everything can Change"...

Tantas vezes visita a resisêntcia, algum dia há-de ser...

Não creio que, seja ainda desta todavia....

_Noah
Anexos
diário.png
diário.png (131.44 KiB) Visualizado 4892 vezes
semanal.png
semanal.png (124.13 KiB) Visualizado 4892 vezes
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 30/3/2017 15:20

Bferraz :

Pelo volume e indicadores, hoje já venceu mais uma importante barreira: 1,80 e agora é deixá-la voar...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 30/3/2017 11:26

Serra Lapa, quais são os motivos que te levam a dizer isso? Eu pergunto porque também penso o mesmo, olhando para o longo prazo, gráfico mensal, a coisa parece ter bom aspecto e normalmente quando o preço cruza a MM20 mensal e a ação já está bem cá em baixo, isso significa que é altura dela começar a subir. O que me assusta mais é mesmo o facto de agora apresentarem tão poucas vezes resultados.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 30/3/2017 1:03

Mais um dia com acumulação significativa. Esta quando disparar vai ser um foguete. Estou a apostar forte nesta menina para longo prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 29/3/2017 2:36

Mais um ou dois dias a este nível e temos a golden cross
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 27/3/2017 22:31

Estes jornalistas deviam aprender a ler.

Não sendo espectaculares os resultados são ligeiramente melhores que os analistas previam . A diferença está na redução de dívida que a Mota efectuou (e direi eu muito bem!)

A Caixa BI previu um EBITDA de 330 m€ e a Mota apresentou 336 m€.


Fica a análise completa do Caixa BI
Anexos
mota.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], hugob0ss, jprgodinho, jvrs, latbal, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, rg7803, RP_Stocks e 166 visitantes