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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apramg » 2/6/2025 23:56

Faz de conta que é um touro que investe de baixo para cima estilo bullmarket, só que em vez de levantar a cabeça, levanta a roda da frente!
 
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e: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragon56 » 2/6/2025 22:48

Cavalinhos??,,
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apramg » 2/6/2025 22:40

Está só a arrefecer o rsi...pode ser que faça mais uns cavalinhos!
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 2/6/2025 10:17

A verdade é que esta semana foi extraordinária para a Mota-Engil. Foram os dois concursos significativos vencidos no Brasil e a aquisição dos restantes 50% da construtora brasileira o que lhe vai permitir melhorar a margem líquida, para além da actualização do preço e entrega da proposta para a linha violeta do metro.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 1/6/2025 15:57

Dragon56, não utilizes o título para colocar o novo texto. Utiliza a caixa de edição de texto.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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E para onde vai a ação? Diz me tu.

por Dragon56 » 1/6/2025 15:43

Apramg Escreveu:Desculpem mas a malta que diz fraquinho registou se no fórum há pouquinhos dias. Será a mesma pessoa ou amigos a tentar dizer muitas vezes uma mentira para que se torne verdade. Se acham que a cotação vai cair para entrarem esqueçam. Os grandes compradores não lêem este fórum. Esses sim decidem para onde vai a ação.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apramg » 31/5/2025 22:43

Desculpem mas a malta que diz fraquinho registou se no fórum há pouquinhos dias. Será a mesma pessoa ou amigos a tentar dizer muitas vezes uma mentira para que se torne verdade. Se acham que a cotação vai cair para entrarem esqueçam. Os grandes compradores não lêem este fórum. Esses sim decidem para onde vai a ação.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 31/5/2025 12:16

@nmv! Escreveu:
Mota-Engil entregou proposta para construção da Linha Violeta do Metro de Lisboa


https://eco.sapo.pt/2025/05/30/mota-eng ... de-lisboa/

mais obras,
mais contratos,
mais propostas,
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ca-brasil/



mais do mesmo referindo que a cotação não revela o valor intrínseco da empresa.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... sa-diz-cfo

todavia, o preço continua com as mesmas fragilidades desde a apresentação do fraquinho trading update.

ainda assim, parece haver uma vontade concertada em promover notícias, talvez para pressionar quem está do lado curto :!:


Mas qual fragilidade? Este movimento aconteceu em TODOS os trimestres e recuperou sempre. O trading update é fraco em informação (por isso se chama trading update) , mas é melhor do que fazerem apresentações semestrais como anteriormente, e em relação aos números apresentados continuam em linha com o que foi anunciado no plano estratégico.

Não percebo a urgência de querer repetir sempre a mesma coisa, quando não se tem nada para dizer. E é a primeira vez que vejo uma boa comunicação com o mercado ser vista como um problema de "vontade concertada em promover noticias". Se não se dissesse nada, era porque não defendiam o valor da empresa... :roll:

Bons negócios.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por @nmv! » 31/5/2025 10:37

Mota-Engil entregou proposta para construção da Linha Violeta do Metro de Lisboa


https://eco.sapo.pt/2025/05/30/mota-eng ... de-lisboa/

mais obras,
mais contratos,
mais propostas,
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ca-brasil/



mais do mesmo referindo que a cotação não revela o valor intrínseco da empresa.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... sa-diz-cfo

todavia, o preço continua com as mesmas fragilidades desde a apresentação do fraquinho trading update.

ainda assim, parece haver uma vontade concertada em promover notícias, talvez para pressionar quem está do lado curto :!:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 30/5/2025 23:18

Conheço bem o porto de Sines, e já estive em Roterdão, e a ideia que tenho, é que a diferença tem a ver com taxas e principalmente com a filosofia mercantil de séculos, da Holanda.

Pedro
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por serdom » 30/5/2025 18:35

PMP69 Escreveu:Obrigado pela opinião.

Não olho para a ligação à Europa, do ponto de vista do tráfego de passageiros, mas em termos de mercadorias, não teria interesse estratégico ligar o Porto de Sines à Europa?

Pedro

isso está previsto, embora os diferentes governos têm tido estratégias diferentes sobre como avançar com a obra
Sines é importante em termos de contentores, porque é o único porto de águas profundas, o que facilita transhipment de carga vinda do Atlântico. agora, a maioria fica por Espanha, e a questão da competitividade não está na bitola. o resto da carga segue no navio até Antuérpia, Roterdão ou Hamburgo e dai segue por estrada, que é a grande competição da mercadoria por carril.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 30/5/2025 16:56

serdom Escreveu:não será a discussão mais relevante para este tópico, e o tema tem sempre vários pontos de vista que são discutíveis (a diferença entre tráfego de passageiros e mercadorias é um deles) mas deixo resumidamente a minha resposta.
a principal vantagem é não repetir o erro espanhol. haja uma vantagem em demorar muito tempo a decidir e essa será aprender com os erros dos outros. Espanha partilha a rede bitola Ibérica com Portugal mas tem ainda outras bitolas regionais (Galiza, País Basco, etc). quando investiu na AV, fazia sentido apostar na bitola Europeia porque o resto da rede estava nesse formato. Paris - Barcelona ou Lyon > Madrid passam a ser viagens comercialmente viáveis. o problema principal foi a ligação ao tráfego doméstico, com duplicação de estações e transbordos entre tráfego rural e AV.
Portugal já é uma ilha ferroviária, estamos longe de tudo. Lisboa > Barcelona é provavelmente a distância máxima viável de um ponto de vista comercial em AV. ou seja, a península Ibérica é em si mesma o limite temporal que um passageiro aceita viajar de comboio (há vários estudos que olham para a competição entre modos de transporte, nomeadamente aviação vs AV, se não me engano 800km era o número "mágico"). para mercadorias, um dos links do podcast abaixo refere exactamente que mudar o tempo de transbordo dos contentores é irrelevante no tempo total de viagem.
regressando a Portugal, seria absurdo investir numa nova bitola que não tem capacidade de absorver directamente o tráfego da rede nacional existente. se há linha com potencial comercial, é precisamente Porto <>Lisboa, e isso é facilitado pelas redes urbanas metropolitanas que são alimentadas em bitola Ibérica. a partir daí, ligar a norte até vigo é fácil. e para Lisboa <> Madrid, não é mudar com intercambiador na fronteira que acrescenta um atraso significativo na viagem.
já não acompanho os desenvolvimentos do sector de tão perto como há alguns anos, mas estas condições mantém-se cruciais. quando alguém diz que vamos ficar para trás por não apostar em bitola europeia na AV, a minha única dúvida é qual a agenda por trás dessa afirmação. o plano ferroviário nacional está muito atrasado e carece de muito investimento. enterrar dinheiro é a última coisa que precisa.
por fim, a decisão de separar operação da infraestrutura vem da Europa dos anos 90/00, e é uma discussão em si mesma. mas é irrelevante para um operador como a ME, no sentido em que tem pouco a dizer sobre isso. afecta claro o investimento em material rolante. é insignificante face aos custos nacionais na infraestrutura, mas claro que beneficia se houver estabilidade nas decisões.
há material rolante com capacidade de ajustar distância dos eixos facilitando a transição entre bitolas, e isso poderia até ser uma vantagem competitiva com os comboios franceses e alemães. de novo, não me parece um aspecto crítico para os operadores locais, onde o aspecto cultural (língua) é muito mais relevante para a operação.


Obrigado pela opinião.

Não olho para a ligação à Europa, do ponto de vista do tráfego de passageiros, mas em termos de mercadorias, não teria interesse estratégico ligar o Porto de Sines à Europa?

Pedro
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por serdom » 30/5/2025 12:33

MarcoAntonio Escreveu:Update:

bolas, nem tremeu face a uma queda de 10%? de todos os modos, parece um indicador mto bem calibrado. :clap:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 29/5/2025 22:34

Update:

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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 29/5/2025 21:36

Mota-Engil conclui aquisição da Empresa Construtora Brasil

Por Executive Digest Com Lusa 19:18, 29 Mai 2025

O Grupo Mota-Engil concluiu a aquisição dos 50% que não detinha na sua participada brasileira, a Empresa Construtora Brasil (ECB), depois de anunciar que tinha celebrado dois contratos com a Petrobras, por cerca de 490 milhões de euros.
 
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REDUÇÃO CAPITAL SOCIAL

por Dragon56 » 29/5/2025 21:18

[Caros acionistas.. temos que pressionar o CEO e o conselho de administração a reduzir o capital social da Mota Engil...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por serdom » 29/5/2025 19:15

PMP69 Escreveu:Serdom, qual é a vantagem em apostar na bitola Ibérica, quando a própia Espanha está a adoptar a bitola Europeia?

Já agora, empresas como a Mota-Engil Railway e a Somafel, não teriam custos em adaptar os seus equipamentos para a bitola Europeia, partindo do príncipio que é possível adaptá-los?

Pedro

não será a discussão mais relevante para este tópico, e o tema tem sempre vários pontos de vista que são discutíveis (a diferença entre tráfego de passageiros e mercadorias é um deles) mas deixo resumidamente a minha resposta.
a principal vantagem é não repetir o erro espanhol. haja uma vantagem em demorar muito tempo a decidir e essa será aprender com os erros dos outros. Espanha partilha a rede bitola Ibérica com Portugal mas tem ainda outras bitolas regionais (Galiza, País Basco, etc). quando investiu na AV, fazia sentido apostar na bitola Europeia porque o resto da rede estava nesse formato. Paris - Barcelona ou Lyon > Madrid passam a ser viagens comercialmente viáveis. o problema principal foi a ligação ao tráfego doméstico, com duplicação de estações e transbordos entre tráfego rural e AV.
Portugal já é uma ilha ferroviária, estamos longe de tudo. Lisboa > Barcelona é provavelmente a distância máxima viável de um ponto de vista comercial em AV. ou seja, a península Ibérica é em si mesma o limite temporal que um passageiro aceita viajar de comboio (há vários estudos que olham para a competição entre modos de transporte, nomeadamente aviação vs AV, se não me engano 800km era o número "mágico"). para mercadorias, um dos links do podcast abaixo refere exactamente que mudar o tempo de transbordo dos contentores é irrelevante no tempo total de viagem.
regressando a Portugal, seria absurdo investir numa nova bitola que não tem capacidade de absorver directamente o tráfego da rede nacional existente. se há linha com potencial comercial, é precisamente Porto <>Lisboa, e isso é facilitado pelas redes urbanas metropolitanas que são alimentadas em bitola Ibérica. a partir daí, ligar a norte até vigo é fácil. e para Lisboa <> Madrid, não é mudar com intercambiador na fronteira que acrescenta um atraso significativo na viagem.
já não acompanho os desenvolvimentos do sector de tão perto como há alguns anos, mas estas condições mantém-se cruciais. quando alguém diz que vamos ficar para trás por não apostar em bitola europeia na AV, a minha única dúvida é qual a agenda por trás dessa afirmação. o plano ferroviário nacional está muito atrasado e carece de muito investimento. enterrar dinheiro é a última coisa que precisa.
por fim, a decisão de separar operação da infraestrutura vem da Europa dos anos 90/00, e é uma discussão em si mesma. mas é irrelevante para um operador como a ME, no sentido em que tem pouco a dizer sobre isso. afecta claro o investimento em material rolante. é insignificante face aos custos nacionais na infraestrutura, mas claro que beneficia se houver estabilidade nas decisões.
há material rolante com capacidade de ajustar distância dos eixos facilitando a transição entre bitolas, e isso poderia até ser uma vantagem competitiva com os comboios franceses e alemães. de novo, não me parece um aspecto crítico para os operadores locais, onde o aspecto cultural (língua) é muito mais relevante para a operação.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 29/5/2025 14:11

Serdom, qual é a vantagem em apostar na bitola Ibérica, quando a própia Espanha está a adoptar a bitola Europeia?

Já agora, empresas como a Mota-Engil Railway e a Somafel, não teriam custos em adaptar os seus equipamentos para a bitola Europeia, partindo do príncipio que é possível adaptá-los?

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PARA QUANDO UMA REDUÇÃO DO CAPITAL SO: Mota Engil - Tópico G

por Dragon56 » 29/5/2025 13:42

:shame: para quando uma redução do capital social ?
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por serdom » 29/5/2025 8:24

eu sou engenheiro civil de formação, especialização em infraestruturas de transportes, com uma queda por comboios.
a bitola enche muitas páginas de jornais, mas é uma não questão para a cotação da mota Engil.
não faltam soluções que garantam a ligação à rede europeia de AV. pessoalmente, fico muito contente que a AD não tenha desfeito o trabalho feito pelo executivo socialista, e que a rede avance em bitola Ibérica. quando tiver tempo, hei de editar este post com alguns links para o tema.
entretanto, bons negócios.

EDIT1: https://www.publico.pt/2020/09/15/econo ... la-1931512
esta conversa tem anos, e este podcast já estava cansado de explicar o falso problema em 2020. outros links seguirão.

EDIT2: https://www.publico.pt/2022/09/22/econo ... al-2021522
voltam ao tema em 2022.
https://www.publico.pt/2024/02/22/econo ... te-2081256
e em 2024 do ponto de vista do transporte privado de mercadorias.

EDIT3: volumes interessantes a começar o dia e um duplo toque na LTA (duplo fundo?) de curto prazo entretanto reajustada. abri posição aos 4,5eur com objectivo de atingir último máximo relativo. a ver se nao me queimo :pray:
Anexos
EGL_2025-05-29_10-43-38_1b67d.png
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 29/5/2025 8:14

JN: Mota-Engil anuncia segundo contrato com a Petrobras em quatro dias. São 240 milhões de euros
A construtora portuguesa indica que a sua carteira de encomendas no Brasil já ronda os 900 milhões de euros.
 
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por Dragon56 » 29/5/2025 0:01

E dizia o CFO na véspera da apresentação de resultados que a ação nao refletia o valor da empresa..... após 2 dias já perdeu 6,50% .... mentiroso ...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/5/2025 22:50

@nmv! Escreveu:o preço hoje revela, que o trading update foi fraquinho.

Nem devia comentar, mas... você põe-se a jeito (como sempre fez com os seus outros heterónimos) e a tentação de lhe responder é mais forte que eu.

Os trading updates (bem como os relatórios de contas) avaliam-se primariamente com base em comparação com os períodos homólogos e, complementarmente, contra as expetativas/projeções dos analistas financeiros para esses mesmos resultados.

Ou seja, os resultados avaliam-se segundo métricas, rácios e critérios financeiros objetivos e não por observação da cotação no dia seguinte.

O facto da cotação subir ou descer a seguir à apresentação de resultados é circunstancial. Correlação não é causalidade. (um exemplo concreto: a cotação de uma ação pode cair violentamente a seguir uma excelente apresentação de resultados, simplesmente por já estar a cotar a um valor demasiado elevado. Foi o que aconteceu com a Mota após a apresentação de resultados de 2023... excelentes... mas não justificavam (nessa altura) uma cotação de 5.90€).

@nmv! Escreveu:foi fraquinho porque era esperado pelos analistas EBITDA superior ao registado.
foi fraquinho porque era esperado pelos analistas mais receitas, que as que se registaram.

Se você assinasse o Jornal de Negócios, teria lido esta notícia e teria ficado a saber que:
    :arrow: o EBITDA foi 3% acima da projeção do CaixaBank, mas 5% abaixo da projeção da JBCapital.
    :arrow: a JBCapital justificou esse desfasamento devido a "um desempenho mais fraco do que o esperado na América Latina, no seguimento do final do projeto do comboio Maya, cujo impacto era difícil de antecipar."
Como vê muad'dib o próprio analista financeiro reconheceu que teve dificuldade em estimar o impacto do final do projeto do Trem Maya no México, não foi a Mota que falhou, foi o analista :lol:

Esquecendo agora as projeções (que valem o que valem), o critério mais objetivo para determinar se os resultados foram ou não "fraquinhos", é compará-los com os do primeiro trimestre do ano passado. Vou-me repetir, mas... houve crescimento... o que "você" chama de receita (que na prática é o volume de negócios) foi 1% superior ao mesmo período do ano passado, já o EBITDA foi 9.7% superior e o resultado líquido cresceu dois dígitos, mais concretamente 35%.

Isto é fraquinho?... caramba! Escrever isso é querer atirar areia para os olhos dos outros... mas acredite lá no que quiser (como de costume).

@nmv! Escreveu:ademais, se o guidance do corpo de gestão aponta para resultado líquido de 180 milhões em 2026, sem resultados não recorrentes não sei como chegarão lá :mrgreen:

Errado. (já estava com saudades de lhe responder assim)

Mostre-me lá, no PDF oficial do plano estratégico da Mota-Engil para 2026 onde está escrito que o resultado líquido de 180 milhões será conseguido sem recurso a resultados não recorrentes.

A realidade é precisamente contrária ao que você afirma e o forista Apramg e o minibull já referiram (e bem) os porquês.

Se ainda tem dúvidas, recomendo-lhe a leitura atenta do guidance da Mota-Engil que referi, especialmente as seguintes passagens:

    :arrow: Na página 7 do PDF uma das estratégias é "Captar o valor potencial do portfolio de Concessões de infraestruturas e otimizar a alocação de capital"
    :arrow: Já na página 9, consta e cito "O&M e rotação de ativos (concessões mais maduras) para reforçar a geração de cash e capacidade de financiamento para novas oportunidades greenfield"
    :arrow: Também na página 9 consta a premissa que existiam (à data) 300M€ de "Hidden Value" nas concessões a integrar na "rotação de ativos", ou seja, concessões que podem (potencialmente) ser vendidas por 300M€ acima do seu valor contabilístico.
E já agora aproveite também para ler atentamente o relatório de contas de 2024, na página 268, que lista as prespetivas para 2025. Leia a frase que diz , e cito: "Manutenção da política em curso de rotação de ativos, de modo a extrair consistentemente valor das concessões e a impactar positivamente o resultado líquido".

A Mota nunca escondeu o facto destas projeções de lucro líquido serem feitas também na base de "resultados não recorrentes". Mas descontando esses resultados, o facto é que o guidance também diz que as receitas (brutas, operacionais e líquidas) são para aumentar consistentemente, com foco na otimização da eficiência operacional, redução de custos e aumento das margens.

Relembro que na apresentação deste trading update do 1T2025, foi referido que o foco na rendibilidade irá ter uma materialização significativanos resultados do 2º semestre de 2025 (bem como em 2026).
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silva_39 » 28/5/2025 17:28

Nyk Escreveu:Portugal escolheu ficar fora da rede europeia de alta velocidade": espanhóis constroem linha Madrid-Lisboa em bitola diferente

https://cnnportugal.iol.pt/tgv-portugal ... 2ee446844c

Espanhóis constroem Madrid-Lisboa em bitola europeia
Espanha vai construir os troços em falta da linha Madrid-Lisboa em bitola europeia, ou seja, com a mesma largura de carris dos comboios franceses, de toda a Europa Central e, em breve, da Ucrânia e dos países bálticos.

O Governo da AD decidiu seguir as políticas dos governos de António Costa: adjudicou já os primeiros troços da linha Porto-Lisboa em bitola ibérica e mantém a intenção de fazer o mesmo nas linhas Lisboa-Madrid e Porto-Vigo.

O ministro das infraestruturas garante que “a opção pela construção em bitola ibérica não inviabiliza a futura migração para bitola europeia de toda a linha, assim que ocorra uma migração das linhas espanholas na fronteira”. Os peritos em ferrovia contestam esta política, que implicará interromper o tráfego durante vários meses.

A solução “provisória” será instalar “intercambiadores”, aparelhos que permitem aos comboios de passageiros mudar de bitola em pleno andamento. No caso da linha Lisboa-Madrid, esse aparelho ficará colocado em Plasencia.

O problema é que as linhas com duas bitolas não podem ser percorridas pelos comboios “standard”, usados na Europa, em bitola europeia, que revolucionaram o mercado espanhol com alta velocidade ferroviária a preços baixos.

“Não faz sentido construirmos linhas de alta velocidade com uma tecnologia que vai ser descartada a seguir, quando Espanha já está a construir todas as novas linhas com a tecnologia definitiva, que permite a ligação à Europa. Na prática, isto isola Portugal do centro da Europa o que tem consequências nefastas para as empresas e a economia”, critica Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico, que tem sido um dos porta-vozes das múltiplas associações empresariais e engenheiros que protestam contra esta política. “Portugal escolheu ficar de fora da rede europeia de alta velocidade, com a exceção da Galiza, que é temporária”, conclui.


Não me parece que vai ficar assim. Bruxelas está a fazer pressão para Portugal mudar para bitola europeia que é o que faz sentido! Muito provavelmente vai ter que haver mudança de planos.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 28/5/2025 17:23

Isso é bom ou é mau para a Mota-Engil?
 
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