Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Lucros da Mota-Engil sobem 33% até Março

por nmprc » 29/5/2014 18:34

A actividade está dentro das expectativas? Alguem sabe?

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... marco.html

O grupo apresentou resultados líquidos de 7,3 milhões de euros no primeiro trimestre. A actividade internacional ultrapassou os 68% do volume de negócios.
A Mota-Engil registou no primeiro trimestre do ano um resultado líquido de 7,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 33% face ao mesmo período de 2013, de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em comunicado, o grupo adianta que o volume de negócios subiu até Março 3,5% para os 488 milhões de euros, sendo que a actividade internacional representa já 68% do total.

Em África a actividade do grupo registou um crescimento de 33,2%, atingindo um volume de negócios de 231 milhões de euros. Já na América Latina o aumento foi de 17,6% para os 101 milhões de euros. Pelo contrário, na Europa o volume de negócios da Mota-Engil recuou 19,8%.

No primeiro trimestre, o EBITDA do grupo cresceu 21,7% para os 75,7 milhões de euros.

A carteira de encomendas era no final de Março de 3,9 mil milhões de euros, dos quais 81% - 3,2 mil milhões de euros - nos mercados internacionais.

"Se acrescermos os contratos anunciados na presente semana no valor total de 520 milhões de euros, angariados na América Latina, e que serão integrados contabilisticamente no valor correspondente à carteira do segundo trimestre, esta supera, pela primeira vez na história do grupo, o valor de 4.000 milhões de euros", sublinha a Mota-Engil em comunicado.

A queda da actividade no mercado europeu foi, segundo o grupo, "fortemente influenciada pela redução em 29% do negócio de Engenharia e Construção", a qual "não foi compensada com a actividade da área de Ambiente e Serviços que se manteve em linha com os níveis do período homólogo".

Em África, o grupo tem actualmente uma carteira de encomendas de 1.666 milhões de euros. Além do volume de negócios ter crescido na região 33% também o EBITDA aumentou 52% para 50,3 milhões de euros até Março.

Para esse desempenho, sublinha a Mota-Engil, "contribuiu decisivamente o projecto em curso do corredor ferroviário de Nacala, um crescimento significativo da actividade em Moçambique e a expansão levada a cabo nos últimos trimestres por novos mercados africanos, do qual o Uganda é o mais recente exemplo com uma recente adjudicação".

Na América Latina o grupo atingiu, pela primeira vez, num primeiro trimestre, um volume de negócios superior a 100 milhões de euros.

No primeiro trimestre de 2014, o nível de endividamento líquido total aumentou cerca de 42 milhões de euros face a 31 de Dezembro de 2013 para 1.014 milhões de euros. "Do total da dívida líquida, incluindo leasing e factoring, tinha vencimento a mais de um ano a 31 de Março de 2014 cerca de 70%, ou seja, aproximadamente 850 milhões de euros", refere o grupo.

Até Março o investimento líquido da Mota-Engil atingiu 24 milhões de euros, com os mercados de África e América Latina a contribuírem com os maiores montantes.
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 21102014 » 29/5/2014 8:59

 
Mensagens: 85
Registado: 29/11/2007 11:46
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Adam hedge » 28/5/2014 22:48

a mota ainda pode ir ate á zona dos 5,17-5,25 se der ppara entrar curto nesta zona melhor,ou então na quebra em baixa dos 5.05 para depois termos a confirmação se estamos no bom sentido na quera dos 4,97 caso isso ocorra temos os tais 4,70

ltd no gráfico diário sem relevância técnica

grafc 4h diario
Anexos
mota17.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por baer » 28/5/2014 10:40

GooPrime Escreveu:a EGL está irrepreensível tecnicamente, até me coço um bocado por me ter desfeito de metado nos 4,96.

Mas fazia parte do plano para minimizar o risco. E depois de o stop ter sobrevivido à conta, dou-me por mais que satisfeito.

Agora retirei o meu segundo take profit e vou deixar correr, stop nos 4,7X, só para dizer que tenho.
Com este gap-up de hoje e de ter sobrevivido o dia ex-dividendo (que foi à borla aqui para o je. :mrgreen:), a tendência está mais que demonstrada.
O trade começou por querer apanhar uma retracção de curto prazo, quando não sabia bem o que iria fazer no médio prazo, mas como havia a possibilidade de ir aos 4€... neste momento, a média prazo estou convicto que os touros retomaram o título e por isso a minha postura para o restante também se vai alterar, vou deixar o preço correr e ver o que faz nos 5,53 se quebrar o mais provável é ver a altura do mar em maré cheia. :twisted:


Ainda faltam cerca de 8% para os 5,50, mas acredito que chegue lá perto. Se tem força para os quebrar .. isso já é outra história. Se os resultados amanhã forem positivos, talvez consiga e se volte a aproximar dos 6€. Vamos ver se com os resultados vêm também noticias da Mota-Engil África.
 
Mensagens: 107
Registado: 25/10/2013 22:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 28/5/2014 10:24

a EGL está irrepreensível tecnicamente, até me coço um bocado por me ter desfeito de metado nos 4,96.

Mas fazia parte do plano para minimizar o risco. E depois de o stop ter sobrevivido à conta, dou-me por mais que satisfeito.

Agora retirei o meu segundo take profit e vou deixar correr, stop nos 4,7X, só para dizer que tenho.
Com este gap-up de hoje e de ter sobrevivido o dia ex-dividendo (que foi à borla aqui para o je. :mrgreen:), a tendência está mais que demonstrada.
O trade começou por querer apanhar uma retracção de curto prazo, quando não sabia bem o que iria fazer no médio prazo, mas como havia a possibilidade de ir aos 4€... neste momento, a média prazo estou convicto que os touros retomaram o título e por isso a minha postura para o restante também se vai alterar, vou deixar o preço correr e ver o que faz nos 5,53 se quebrar o mais provável é ver a altura do mar em maré cheia. :twisted:
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JR62 » 27/5/2014 23:08

baer Escreveu:Ai estão as novas obras de que falaram (520M € no total).

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR50531.pdf

O que esperar dos próximos tempos ?

Olha para já um erro básico de quem fez esse documento e o enviou para a cmvm a soma dá 620M€ :) :) (se me enganei corrijam-me sff).
 
Mensagens: 111
Registado: 21/1/2014 1:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por baer » 27/5/2014 22:17

Ai estão as novas obras de que falaram (520M € no total).

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR50531.pdf

O que esperar dos próximos tempos ?
 
Mensagens: 107
Registado: 25/10/2013 22:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por baer » 27/5/2014 17:09

nmprc Escreveu:
dbass Escreveu:


Estas noticias não tem barbas :lol: , e parece que ainda não estão refletidas no preço da ação.

Vamos ver como acaba hoje!

Bons trades


Estas noticias são novas, e amanhã temos resultados...


Depois de amanhã apenas :)
 
Mensagens: 107
Registado: 25/10/2013 22:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 27/5/2014 16:16

dbass Escreveu:


Estas noticias não tem barbas :lol: , e parece que ainda não estão refletidas no preço da ação.

Vamos ver como acaba hoje!

Bons trades


Estas noticias são novas, e amanhã temos resultados...
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 27/5/2014 15:56



É por estas e por outras que este fórum é tão popular. Há sempre alguém muito mais atento que outros.

Obrigado, goten!
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por dbass » 27/5/2014 14:50



Estas noticias não tem barbas :lol: , e parece que ainda não estão refletidas no preço da ação.

Vamos ver como acaba hoje!

Bons trades
 
Mensagens: 90
Registado: 16/1/2014 19:56


Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 27/5/2014 9:52

Sim, essa notícia tem barbas, e além disso para a mota representa apenas 35 milhões de facturação... peaners! :)
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 27/5/2014 9:46

Essa notícia é de dia 22...
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 27/5/2014 9:26

Jornal de Negócios Escreveu:Mota-Engil ganha primeira PPP na Colômbia
26 Maio 2014, 17:29 por Maria João Babo | mbabo@negocios.pt

14Enviar por emailReportar erro
42

inShare



A concessão rodoviária com um investimento estimado na ordem dos 350 milhões de euros foi adjudicada ao consórcio que a construtora portuguesa formou com a colombiana Odinsa.
A agência nacional de infra-estrutura (ANI) da Colômbia adjudicou ao consórcio da Mota-Engil o primeiro projecto da quarta geração de concessões rodoviárias, com um valor de investimento de cerca de 350 milhões de euros.

De acordo com o site da ANI, a concessão "Conexión Pacífico 2" inclui intervenções em 44 quilómetros, assim como 54 quilómetros de operação e manutenção.

A Mota-Engil detém 10% do consórcio, que é liderado pela colombiana Odinsa, com 25%, integrando ainda outras quatro empresas locais.

Segundo as previsões das autoridades colombianas, a obra deverá gerar 2.800 postos de trabalho directos na fase de construção, que se vai estender por cinco anos.

O consórcio que integra o grupo português foi o único dos 10 agrupamentos seleccionados a apresentar proposta a esta parceria público-privada.

No total, o agrupamento da Mota-Engil foi seleccionado para 11 dos 20 projectos em concurso que envolvem um investimento global de mais de 47 mil milhões de dólares (cerca de 34 mil milhões de euros) e a intervenção em 9.000 quilómetros de estradas.


Aqui está a justificação para a subida dos ultimos dias...
Editado pela última vez por Resina em 27/5/2014 10:19, num total de 1 vez.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Adam hedge » 26/5/2014 19:17

... levei com o stop nos 4,78,até fico contente pois foi ate aos 5.(se tivesse levado com o stop e a cotação voltasse para baixo estava aqui %#$&74 :-k ) exelente recuperação da mota nestes dois últimos dias,para os longos era bom não quebrar os 4,88 e ir para cima dos 5 e manter se por lá.

o meu grande erro neste trade foi não ter fechado 50% do trade quando da quebra em alta dos 4,477,e hoje fazia as coisas diferentes... mas prontUs já está

gráfico 1h diario
Anexos
mota13.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Luka! » 26/5/2014 16:25

Resina Escreveu:
nmprc Escreveu:
TheMolle Escreveu:Independentemente de tudo o resto, parece-me que o Morning Star de hoje pode levar a Mota até perto dos 5,5€. Poderia estar mais otimista se o dia de hoje tivesse tido um volume mais significativo, e se o volume durante a recente descida não fosse crescente, mas mesmo assim penso que os 5,5€ (ou lá perto) pode ser uma realidade nos próximos tempos.

Porque não?


Os resultados do 1º trimestre que serão apresentados na próxima semana vão ser decisivos para perceber o potencial de subida. Se tivermos uma semana "normal" ao nível do PSI20b e se os resultados forem acima do esperado, acredito que passe os 5,5 €. Com uma má semana e maus resultados, então vai voltar a cair...

Boas,

Os resultados são apresentados em que dia?
Será que a subida de hoje se deve a esse facto, ou terá a ver com o pagamento de dividendos?

Abc


Resultados na próxima 5ª feira, sei que são mais 10%, mas não me admiro que até lá continue a subir até 5,5 €. Na minha análise, vejo uma resistência nos +/- 5,10 €, que a ser quebrada, num instante está nos 5,5 € onde tem outra resistência.

Quanto à subida de hoje, pode haver alguma coisa - novas obras? bons resultados? finalização do processo do IPO da EGL-África? mas há falta de informação eu diria que é o mercado a funcionar :)[/quote]




Também acredito em subidas na Mota Engil...
:arrow: As quedas recentes levaram-na a um estado de sobrevenda (obvio) e està com um momentum de subida interessante.
Por outro lado os resultados a apresentar que vao ser em crescimento (devido à internacionalizaçao com exito da Mota) >> podem levar a acçao bem mais acima...
(1° target nos 5,20 e depois 5,50)

abraço
luka
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 26/5/2014 14:05

Resina Escreveu:
nmprc Escreveu:
TheMolle Escreveu:Independentemente de tudo o resto, parece-me que o Morning Star de hoje pode levar a Mota até perto dos 5,5€. Poderia estar mais otimista se o dia de hoje tivesse tido um volume mais significativo, e se o volume durante a recente descida não fosse crescente, mas mesmo assim penso que os 5,5€ (ou lá perto) pode ser uma realidade nos próximos tempos.

Porque não?


Os resultados do 1º trimestre que serão apresentados na próxima semana vão ser decisivos para perceber o potencial de subida. Se tivermos uma semana "normal" ao nível do PSI20b e se os resultados forem acima do esperado, acredito que passe os 5,5 €. Com uma má semana e maus resultados, então vai voltar a cair...

Boas,

Os resultados são apresentados em que dia?
Será que a subida de hoje se deve a esse facto, ou terá a ver com o pagamento de dividendos?

Abc


Resultados na próxima 5ª feira, sei que são mais 10%, mas não me admiro que até lá continue a subir até 5,5 €. Na minha análise, vejo uma resistência nos +/- 5,10 €, que a ser quebrada, num instante está nos 5,5 € onde tem outra resistência.

Quanto à subida de hoje, pode haver alguma coisa - novas obras? bons resultados? finalização do processo do IPO da EGL-África? mas há falta de informação eu diria que é o mercado a funcionar :)
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 26/5/2014 13:43

nmprc Escreveu:
TheMolle Escreveu:Independentemente de tudo o resto, parece-me que o Morning Star de hoje pode levar a Mota até perto dos 5,5€. Poderia estar mais otimista se o dia de hoje tivesse tido um volume mais significativo, e se o volume durante a recente descida não fosse crescente, mas mesmo assim penso que os 5,5€ (ou lá perto) pode ser uma realidade nos próximos tempos.

Porque não?


Os resultados do 1º trimestre que serão apresentados na próxima semana vão ser decisivos para perceber o potencial de subida. Se tivermos uma semana "normal" ao nível do PSI20b e se os resultados forem acima do esperado, acredito que passe os 5,5 €. Com uma má semana e maus resultados, então vai voltar a cair...

Boas,

Os resultados são apresentados em que dia?
Será que a subida de hoje se deve a esse facto, ou terá a ver com o pagamento de dividendos?

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 26/5/2014 13:30

wooow... já foi atingido o meu primeiro target, isto acabou por ser um negócio muito mais rápido do que esperava. :clap: :clap:

Take profit de 50% da posição atingido a 4,96.
Tinha o resto a 5,17. Vou reduzir esse take profit de 50% para 25% nesse valor e o resto vou deixar correr não vá isto querer não descansar na subida tal como não descansou na descida.


Stop actualizado para 4,8X.


Hoje tou assim -> :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (Life is beautifull)
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por goten » 23/5/2014 19:48

adjudicaçao de ontem:
http://www.inco.gov.co/article/se-adjudico-estructura-plural-psf-concesion-la-pintada-el-primer-proyecto-de-la-4g-11679

penso que já seria expectável, o consorcio vencedor foi o único a apresentar proposta. grande montante mas a ENGL só tem 10%...
 
Mensagens: 79
Registado: 5/8/2013 13:37

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 23/5/2014 19:34

TheMolle Escreveu:Independentemente de tudo o resto, parece-me que o Morning Star de hoje pode levar a Mota até perto dos 5,5€. Poderia estar mais otimista se o dia de hoje tivesse tido um volume mais significativo, e se o volume durante a recente descida não fosse crescente, mas mesmo assim penso que os 5,5€ (ou lá perto) pode ser uma realidade nos próximos tempos.

Porque não?


Os resultados do 1º trimestre que serão apresentados na próxima semana vão ser decisivos para perceber o potencial de subida. Se tivermos uma semana "normal" ao nível do PSI20b e se os resultados forem acima do esperado, acredito que passe os 5,5 €. Com uma má semana e maus resultados, então vai voltar a cair...
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por TheMolle » 23/5/2014 18:51

Independentemente de tudo o resto, parece-me que o Morning Star de hoje pode levar a Mota até perto dos 5,5€. Poderia estar mais otimista se o dia de hoje tivesse tido um volume mais significativo, e se o volume durante a recente descida não fosse crescente, mas mesmo assim penso que os 5,5€ (ou lá perto) pode ser uma realidade nos próximos tempos.

Porque não?
Anexos
MOTA ENGIL23052014.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MME5 » 23/5/2014 17:38

MME5 Escreveu:Quando eu ler ( fechei o meu curto ) ai vou pensar até lá esta vela não me deixa nervoso nem com o dedo no gatilho, mas deixa-me a fazer contas do tipo ai se ai se :P


Hoje fiquei com a sensação de que me estou a atrasar mas ... :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 23/5/2014 12:27

Luka! Escreveu:
GooPrime Escreveu:Foi uma manhã que arrancou com um rally, que foi simplesmente pequeno, rapidamente inverteu. ..


E parece que a 'historia "(padrao diario) se repete,
>>subida de manha e ...
>> depois começa a pressao vendedora (uma espécie de 'trap')...


Aparentemente a Mota Engil poderia estar com problemas para montar o aumento de capital...
O BES anunciou o aumento de capital e a operação foi aprovada pela CMVM poucos dias depois.
A Mota Engil anda há vários meses a elaborar o prospecto para apresentação na CMVM relativamente ao AC da participada africana e até agora nada. Dificuldade em montar a operação? Porquê?
Não me admiraria nada que as recentes desvalorizações da Mota também tenham a ver com isto.

abraço


Penso que a questão que está a atrasar o processo é a dificuldade em fazer o IPO em Amesterdão. Segundo li algures, se a coisa atrasar muito, é mesmo em Lisboa.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], c, icemetal, iniciado1, nfaz, Shimazaki_2, Ze nabo e 366 visitantes