Mota Engil - Tópico Geral
A pedido no tópico "Um titulo a SEGUIR"
Aqui está

Editado pela última vez por Zroof em 15/3/2008 2:01, num total de 1 vez.
O luka saiu
djpirra Escreveu:O que se passou hoje no fecho???
O luka bazou

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O que se passou hoje no fecho??? 

"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"
Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com
Luis Simões
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Luis Simões
Longo
filipe1970 Escreveu:luka, pensei que estivesses curto
Indices
SHORTEI o DAX quando sairam as estatisticas US, mas vendi metade dos PUTs pouco depois (não gosto de passar o fim de semana com warrants)...
Acções
com as quedas de final do dia aproveitei os saldos na MOTA ENGIL... (pela razão acima)...

- Anexos
-
- MOTA ENGIL.PNG (1.87 KiB) Visualizado 13544 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
JORGE COELHO
Recomenda "comprar"
Caixa BI retoma cobertura da Mota-Engil com "target" de 7,25 euros
O Caixa BI reiniciou a cobertura da Mota-Engil, recomendando aos seus clientes a compra das acções da empresa liderada por António Mota. O banco de investimento atribui um preço-alvo de 7,25 euros aos títulos da construtora, um "target" que confere um potencial de subida de 54,9%.
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Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
O Caixa BI reiniciou a cobertura da Mota-Engil, recomendando aos seus clientes a compra das acções da empresa liderada por António Mota. O banco de investimento atribui um preço-alvo de 7,25 euros aos títulos da construtora, um "target" que confere um potencial de subida de 54,9%.
"As áreas chave continuam a ser a construção e a engenharia, apesar das concessões se posicionarem para virem a ser um factor de crescimento determinante para os próximos anos", salienta a analista Teresa Caldeira, na nota de investimento emitida hoje, em que o Caixa BI actualizou as suas estimativas para a Mota-Engil.
Nas concessões, "o traçado definido pelo grupo ainda está em construção e a Mota-Engil irá continuar a participar em concursos para concessões em Portugal e noutros países, como a Europa de Leste, onde as oportunidades são significativas", salienta o banco, acrescentando que "maior dinamismo para garantir contratos de concessão são determinantes".
No que respeita à construção, o Caixa BI salienta que "Portugal é um dos mercados estratégicos definidos pela empresa e, apesar dos sector da construção estar a atravessar uma fase menos favorável, os elevados investimentos realizados em várias infra-estruturas poderão vir a ser bastante positivos para a Mota-Engil".
No geral, a analista Teresa Caldeira afirma que mantém uma perspectiva positiva sobre a empresa "apesar de haver um certo grau de risco incorporado, dadas as dificuldades no sector da construção e a exposição ao mercado internacional, que apesar de positivo para a empresa, tem um conjunto de riscos implícitos".
As acções da Mota-Engil [Cot] seguiam a ganhar 0,65%, a negociar nos 4,68 euros, sendo que o "target" de 7,25 euros, para o final de 2008, confere aos títulos da empresa liderada por António Mota um potencial de valorização de 54,9%, o que levou o banco de investimento a atribuir à construtora uma recomendação de "comprar".
Mota-Engil contrata Jorge Coelho
O socialista Jorge Coelho foi contratado pela Mota-Engil "para estudar e rever o plano estratégico do grupo para os próximos cinco anos", noticiou o semanário "Sol" este sábado.
Com o novo recrutamento do antigo ministro JORGE COELHO ... para o plano estratégico ... "certas obras" vão ser mais faceis de ganhar ...
Vamos esperar pelo NEWS FLOW ;;; EH EH
APENAS PARA DIZER QUE ESTOU A ACUMULAR E FIZ HOJE MAIS UMA PEQUENA ENTRADA... na ENGIL depois da euforia inicial


- Anexos
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- JORGE COELHO ... um plano estratégicamente desenhado ...
- JORGE COELHO.png (1.77 KiB) Visualizado 13785 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Obrigado rsacramento pela tentativa, mas para mim é um pouco difícil compreender a tua explicação
Não leves a mal.
Em todo o caso fiquei com a ideia de que tu olhas para elas como resistências.
Nota que a Mota-engil passou pela linha que mem manteiga. Ela reagiu sim foi quando chegou aos 5 euros, precisamente o preço a partir do qual a velocidade (derivada) da queda foi forte. É natural (penso eu) que quem ficou com elas na queda esteja à espera para as vender nos 5 euros.
um abraço
jjoliveira

Não leves a mal.
Em todo o caso fiquei com a ideia de que tu olhas para elas como resistências.
Nota que a Mota-engil passou pela linha que mem manteiga. Ela reagiu sim foi quando chegou aos 5 euros, precisamente o preço a partir do qual a velocidade (derivada) da queda foi forte. É natural (penso eu) que quem ficou com elas na queda esteja à espera para as vender nos 5 euros.
um abraço
jjoliveira
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woooww que perspectiva
A cada explicação... vai lá vai! 


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Luis Simões
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Luis Simões
jjoliveiramath Escreveu:Obrigado The Mechanic,
mas gostaria de compreender se a recta descendente no gráfico da mota-engil indica apenas que os preços se encontram numa tendência de queda ou significa algo mais importante, como uma resistência para o preço (e porque)
desde já o meu obrigado pelo esclarecimento
imagina que tens roupa pendurada numa corda
normalmente, ao ver de longe, presumes que a corda está direita
se baixares um dos apoios, a roupa aparenta estar a cair
tendencialmente, encontrarás peças de roupa acima da corda, por efeito do vento, por exemplo, mas duma maneira geral a corda marca a direcção em que vês a roupa
assim as LTDs e o facto de se comportarem como resistência
Que se passou hoje? La ia ela tao bem encaminhada de manha para dar um trambulhao a tarde... Nao percebi a razao deste movimento. Alguem tem uma explicacao? 

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Obrigado The Mechanic,
mas gostaria de compreender se a recta descendente no gráfico da mota-engil indica apenas que os preços se encontram numa tendência de queda ou significa algo mais importante, como uma resistência para o preço (e porque)
desde já o meu obrigado pelo esclarecimento
mas gostaria de compreender se a recta descendente no gráfico da mota-engil indica apenas que os preços se encontram numa tendência de queda ou significa algo mais importante, como uma resistência para o preço (e porque)
desde já o meu obrigado pelo esclarecimento
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jjoliveiramath ,
Gostei muito da tua primeira intervenção , pois trás uma observação muito importante .
Muitos falam de Resistências e Suportes e , alem de verem que são linhas imaginárias que tocam uma e outra vez , certos pontos , não vão mais alé disso. Às vezes , durante anos traçam linhas em Metastocks e afins e a unica razão é " atão ! as cotações tocam ali pelo menos 3 vezes , né !? " .
A AT é muito importante . Mas porquê ?! Para mim, pelo simples facto de possibilitarem uma tentativa de análise de "memórias colectivas" . Os Mercados são feitos por intervenientes como nós, que tem expectativas como nós e , às vezes, essas expectativas isoladas, coincidem num todo . E ISSO! , é muito importante , num Trade .Por uma série de razões como Pontos de entrada e Perspectivas de todo o trade . É uma das alturas em que eu acho a Bolsa tão parecida com o Xadrez ou o Poker .
Continua as boas intervenções .
Um abraço ,
The Mechanic
Gostei muito da tua primeira intervenção , pois trás uma observação muito importante .
Muitos falam de Resistências e Suportes e , alem de verem que são linhas imaginárias que tocam uma e outra vez , certos pontos , não vão mais alé disso. Às vezes , durante anos traçam linhas em Metastocks e afins e a unica razão é " atão ! as cotações tocam ali pelo menos 3 vezes , né !? " .
A AT é muito importante . Mas porquê ?! Para mim, pelo simples facto de possibilitarem uma tentativa de análise de "memórias colectivas" . Os Mercados são feitos por intervenientes como nós, que tem expectativas como nós e , às vezes, essas expectativas isoladas, coincidem num todo . E ISSO! , é muito importante , num Trade .Por uma série de razões como Pontos de entrada e Perspectivas de todo o trade . É uma das alturas em que eu acho a Bolsa tão parecida com o Xadrez ou o Poker .
Continua as boas intervenções .
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Esta é a minha primeira intervenção
.
Não sou analista técnico, nem tão pouco investidor, mas ao observar o gráfico acima, não resisto a fazer uma pergunta aos experientes ou conhecedores deste assunto.
Percebi as noções de suporte e resistência, pois existe uma memória no preço.
Corrijam-se se estou errado.
Se alguém comprou acções a 1 euro e elas descem para 0,5 é natural que conclua que foi mau negócio e, caso elas subam, tentem vender a 1 euro para não ter prejuízo. (cria-se uma resistência ao valor de 1)
Ao inverso, se alguém vendeu acções a 1 euro e elas sobem, então pode concluir que não fez um óptimo negócio e crie uma apetência para as voltar a adquirir se elas voltarem a valerem 1 euro.
Conclusão. O factor memória é que cria estes suportes e resistências.
Aqui vai a pergunta.
Será que a linha de tendência decrescente que aparece no gráfico é uma resistência? Porquê, dado que não há aquele factor de memória que referi?
Desde já obrigado a quem tiver a paciência para responder.

Não sou analista técnico, nem tão pouco investidor, mas ao observar o gráfico acima, não resisto a fazer uma pergunta aos experientes ou conhecedores deste assunto.
Percebi as noções de suporte e resistência, pois existe uma memória no preço.
Corrijam-se se estou errado.
Se alguém comprou acções a 1 euro e elas descem para 0,5 é natural que conclua que foi mau negócio e, caso elas subam, tentem vender a 1 euro para não ter prejuízo. (cria-se uma resistência ao valor de 1)
Ao inverso, se alguém vendeu acções a 1 euro e elas sobem, então pode concluir que não fez um óptimo negócio e crie uma apetência para as voltar a adquirir se elas voltarem a valerem 1 euro.
Conclusão. O factor memória é que cria estes suportes e resistências.
Aqui vai a pergunta.
Será que a linha de tendência decrescente que aparece no gráfico é uma resistência? Porquê, dado que não há aquele factor de memória que referi?
Desde já obrigado a quem tiver a paciência para responder.
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Boas,
Alguem ouviu a noticia de a Galp ter adquirido a participação da Mota numa empresa de produtos betominosos? Possiveis Impactos?
Alguem ouviu a noticia de a Galp ter adquirido a participação da Mota numa empresa de produtos betominosos? Possiveis Impactos?
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"
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Luis Simões
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Luis Simões
Caro RCF,
A Mota parece hoje estar a querer quebrar a sua Linha de tendência descendente de médio prazo que vinha marcando o ritmo de queda da acção nos últimos meses.
Se a acção conseguir quebrar a zona de resistência entre os 4,97 e os 5,12 euros, será um duplo sinal de que os touros conseguiram voltar ao comando da acção. Veremos se esse decisivo sinal será dado ou se os ursos defenderão essa resistência com unhas e dentes.
Um abraço,
Ulisses
A Mota parece hoje estar a querer quebrar a sua Linha de tendência descendente de médio prazo que vinha marcando o ritmo de queda da acção nos últimos meses.
Se a acção conseguir quebrar a zona de resistência entre os 4,97 e os 5,12 euros, será um duplo sinal de que os touros conseguiram voltar ao comando da acção. Veremos se esse decisivo sinal será dado ou se os ursos defenderão essa resistência com unhas e dentes.
Um abraço,
Ulisses
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MOTA-ENGIL
Caro Ulisses,
tendo em conta a evolução da cotação da Mota nas ultimas semanas há alguma modificação na visão que tens do comportamento deste titulo em relação à avaliação que publicaste no topico "o meu olhar sobre o PSI 20 E AS SUAS 20 EMPRESAS"?
Cumprimentos.
tendo em conta a evolução da cotação da Mota nas ultimas semanas há alguma modificação na visão que tens do comportamento deste titulo em relação à avaliação que publicaste no topico "o meu olhar sobre o PSI 20 E AS SUAS 20 EMPRESAS"?
Cumprimentos.
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Construção e concessão
Mota-Engil pré-qualificada para autoestrada na Hungria
A Mota-Engil informou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o seu consórcio lidera o concurso para a construção e concessão de uma autoestrada na Hungria.
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
A Mota-Engil informou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o seu consórcio lidera o concurso para a construção e concessão de uma autoestrada na Hungria.
No concurso para a construção e concessão da autoestrada M6-Dunujvaros-Szekszard, na Hungria, o consórcio que a Mota-Engil lidera (com 45%) e que integra ainda a MacQuerie (45%) e a Betonút (10%), "encontra-se pré-qualificado para a fase final de apresentação de proposta financeira", salienta o documento da construtora.
A concessão compreende a construção de 65 quilómetros de autoestrada e um prazo de concessão de 30 anos com receitas no regime de disponibilidade.
Na edição de hoje, o jornal "Napi Gazdasag" - que não avançou onde obteve a informação - referia que a Mota-Engil tinha apresentado a oferta preliminar mais elevada deste concurso.
A Mota-Engil [Cot] encerrou a sessão de hoje a ganhar 0,21%, fixando-se nos 4,73 euros.
Mota-Engil pré-qualificada para autoestrada na Hungria
A Mota-Engil informou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o seu consórcio lidera o concurso para a construção e concessão de uma autoestrada na Hungria.
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Jornal de Negócios Online
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A Mota-Engil informou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o seu consórcio lidera o concurso para a construção e concessão de uma autoestrada na Hungria.
No concurso para a construção e concessão da autoestrada M6-Dunujvaros-Szekszard, na Hungria, o consórcio que a Mota-Engil lidera (com 45%) e que integra ainda a MacQuerie (45%) e a Betonút (10%), "encontra-se pré-qualificado para a fase final de apresentação de proposta financeira", salienta o documento da construtora.
A concessão compreende a construção de 65 quilómetros de autoestrada e um prazo de concessão de 30 anos com receitas no regime de disponibilidade.
Na edição de hoje, o jornal "Napi Gazdasag" - que não avançou onde obteve a informação - referia que a Mota-Engil tinha apresentado a oferta preliminar mais elevada deste concurso.
A Mota-Engil [Cot] encerrou a sessão de hoje a ganhar 0,21%, fixando-se nos 4,73 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
in Diario Notícias
Reavaliação do aeroporto chega à travessia e ao TGV
Primeiro foi o aeroporto. Agora é a terceira travessia do Tejo (TTT) em Lisboa e mais tarde pode ser a rede de alta velocidade ferroviária (TGV). A contestação e o reequacionar dos grandes investimentos públicos terá como consequência o adiamento da execução dos três projectos emblemáticos, orçados em mais de 11 mil milhões de euros, para a próxima legislatura, ainda que existam concursos lançados e decididos até 2009.
Em Julho de 2005, o aeroporto e o TGV eram os grandes projectos públicos do PIIP (Plano de Investimentos em Infra-Estruturas Prioritárias), apresentado pelo primeiro- -ministro, José Sócrates, num pacote que procurava contrariar medidas mais duras decididas para controlar o défice público, como a subida de impostos.
Os investimentos públicos e privados, de 25 mil milhões de euros, eram para ser realizados até 2009. O aeroporto, então na Ota, e o TGV foram desde logo os polémicos, levando mesmo à saída do ministro das Finanças, Campos e Cunha. Apesar de a sua conclusão ultrapassar o horizonte da legislatura, previa-se que até 2009 fossem investidos 650 milhões de euros no aeroporto e 1500 milhões de euros na rede de TGV. Mas, para já e até ao final do ano, o investimento limita-se a estudos e projectos.
A derrapagem para depois das eleições legislativas do início da construção do novo aeroporto de Lisboa, agora no Campo de Tiro de Alcochete, é já uma certeza para o presidente da Associação das Empresas de Construção e Obras Públicas (Aecops). Sobretudo se se mantiver o modelo de negócio que associava um concurso internacional para a privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, sublinha Ricardo Pedrosa Gomes. O calendário também já está apertado na travessia do Tejo. Mesmo que a escolha seja Chelas/Barreiro, a opção mais avançada, a renegociação com a Lusoponte, concessionária das pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, pode arrastar este dossier.
A alta velocidade deveria estar no terreno este ano. O primeiro concurso está previsto para Julho. O presidente da Aecops diz que ainda é possível iniciar obra na actual legislatura no TGV e na ponte, se não houver mudança do corredor da travessia, o que atrasaria em três a quatro anos a ligação Lisboa/Madrid, inviabilizando a data de 2013. Apesar de já ter impacto ambiental aprovado, a linha Lisboa/Porto também levanta dúvidas. É que a transferência do aeroporto da Ota para sul implica a perda de um tráfego que era muito importante para esta ligação. "Tenho dúvidas de que haja um grande interesse dos privados nesta linha. É que o investimento é muito alto e o retorno será uma incógnita."
Mota Engil assina contrato de concessão de auto-estrada no México
A Mota Engil veio informar relativamente à formalização do contrato de concessão da auto-estrada 'Perote-Banderilla y Libramiento de Xalapa', no México, que implica um investimento total de cerca de 400 milhões de euros.
Susana Teodoro
De acordo com o comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o respectivo acordo foi ontem assinado entre o estado mexicano e a sociedade Concessionária Autopista Perote-Xalapa, detida em partes iguais pelo Grupo Isolux Corsán e pelo Consórcio Mota Engil Concessões de Trnsportes/EsConcessões.
O contrato tem como objectivo a concessão de construção, financiamento, operação e manutenção por 30 anos da auto-estrada 'Perote-Banderilla y Libramiento de Xalapa', no México.
O comunicado informa que a construção terá de ser efectuada no prazo de dois anos, sendo iniciada a 1 de Abril de 2008, "59 km de auto-estrada em regime de portagem real, com custo de construção de 179 milhões de euros".
O documento avança ainda que "a construção será realizada pelos Grupos Mota Engil e Isolux Corsán através de um veículo próprio detido a 50% por cada uma delas".
A Mota Engil veio informar relativamente à formalização do contrato de concessão da auto-estrada 'Perote-Banderilla y Libramiento de Xalapa', no México, que implica um investimento total de cerca de 400 milhões de euros.
Susana Teodoro
De acordo com o comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o respectivo acordo foi ontem assinado entre o estado mexicano e a sociedade Concessionária Autopista Perote-Xalapa, detida em partes iguais pelo Grupo Isolux Corsán e pelo Consórcio Mota Engil Concessões de Trnsportes/EsConcessões.
O contrato tem como objectivo a concessão de construção, financiamento, operação e manutenção por 30 anos da auto-estrada 'Perote-Banderilla y Libramiento de Xalapa', no México.
O comunicado informa que a construção terá de ser efectuada no prazo de dois anos, sendo iniciada a 1 de Abril de 2008, "59 km de auto-estrada em regime de portagem real, com custo de construção de 179 milhões de euros".
O documento avança ainda que "a construção será realizada pelos Grupos Mota Engil e Isolux Corsán através de um veículo próprio detido a 50% por cada uma delas".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
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