Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 23/4/2008 13:55

Eu não altero as resistências e suportes em função dos dividendos. Repara que todo o processo de formação dos preços ao longo do ano também vai incorporando as expectativas do dividendo. Além disso, um dos aspectos mais fortes em termos da AT (o factor psicológico e de "memória") faz muito maior sentido sem esse ajuste.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Caro Ulisses.

por msoares36 » 23/4/2008 13:24

No seguimento da questão do ajuste das cotações após a distribuição de dividendos, e sei que o Ulisses por norma não efectua esse ajustamento, daí presumo que considere no respeitante á A.T. os mesmos suportes e resistências.
Imaginando que o indice psi20 distribuía 100 € de dividendos hoje, continuaria a fazer sentido estabelecer a fronteira dos 11400 como a divisória Bull/Bear, ou deveriamos ter um olho no burro e outro no cigano, e dar uma atenção <<extraordinária>> á zona dos 11300, e ainda mais agora atendendo á proximidade temporal dos dois acontecimentos...< distribuição do dividendo coincidente com a chegada do activo a uma zona determinante da sua estória.

Cumprimentos.

FSoares

Registado: 3/12/2002 19:50

por Resina » 23/4/2008 13:23

mnfv Escreveu:Boas,

tenho acções Mota-Engil e sou cliente BEST.

Um dia destes aparecem-me os dividendos (menos impostos na conta), é assim que se processa?

Já agora, históricamente, como costuma ser o periodo pos-dividendos? Eu vi que na SEMAPA a cotação recuperou o mesmo nivel bem rápido.

Obrigado

A Semapa foi um fenómeno... Subiu e ainda deu lucro a quem lá ficou, mas não tires disso um exemplo...
Normalmente as acções recuperam acima dos valores pre-
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Ulisses Pereira » 23/4/2008 12:31

mnv, é assim que se processa. Não precisas de fazer nada.

O período pós-dividendo? É igual aos outros. O mercado - depois da abertura a corrigir o valor do dividendo - segue o seu rumo normal. A questão dos dividendos é sobrevalorizada por parte dos investidores.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MNFV » 23/4/2008 9:45

Boas,

tenho acções Mota-Engil e sou cliente BEST.

Um dia destes aparecem-me os dividendos (menos impostos na conta), é assim que se processa?

Já agora, históricamente, como costuma ser o periodo pos-dividendos? Eu vi que na SEMAPA a cotação recuperou o mesmo nivel bem rápido.

Obrigado

Registado: 28/12/2007 17:02

É isso e vai dar tudo ao mesmo...

por msoares36 » 23/4/2008 0:19

...pescadinha de rabo na boca...
:evil:
A ver se o panorama aqui continua, e se estica mais um pouquito a carteira, mas ... ao que dizem alguns entendidos já estamos com as r.p.m próximas das 7000 que o melhor será ir para a revisão com uns troquitos... :?

Re: Nem mais, nem menos...

por bolo » 22/4/2008 23:41

msoares36 Escreveu:
Quem muito trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro... :wall:

Cumprimentos.
Soares

Ou é isso, ou é: quem trabalha, fá-lo porque não sabe fazer outra coisa! "Ambas as duas" funcionam!

Acrescento o seguinte ao meu post anterior:

por isso é que se criam as normas de conduta na sociedade, códigos, etc, aliás, por isso, é que Moisés escreveu os 10 mandamentos, por sermos uns potenciais assassinos.
A partir daí, todos teremos que andar cá com um olho no burro e outro no cigano! 8-)

Vai daí, e resumindo as últimas notícias, já cá cantam, na minha carteira, 25% de mota-engil! :twisted:

Como diz o anúncio: eu é que não sou parvo! :mrgreen:

embora, amanhã não dê muito jeito, o ex-dividendo, mas pronto, conto contigo pró futuro, coelhone!

Afinal, sou accionista, desta bodega! Quero resultado man! Vamos lá mostrar o que vales, pá! Não quero cá sensibilidades retrogadas! Keynes já previa!
Bá bere!

EDITADO: epá desculpem lá a gralha e por vos ter enganado por momentos! E ia-me enganando também a mim:

não é 25% da mota-engil que cá canta na minha carteira! É: 25% da minha carteira é que canta mota-engil!

Pode parecer o mesmo mas se lerem outra vez vão ver que é complertamente diferente! Basicamente ao nível do meu poder de influência e de dividendos!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

Nem mais, nem menos...

por msoares36 » 22/4/2008 23:30

bolo Escreveu:
msoares36 Escreveu:NB: não dêem demasiada importância ao tom irónico do post, mas um gajo estoira o cabedal durante anos e anos, e se chegar á direcção de produção já se pode considerar um sortudo, quando o segredo está em ser um ,Boy For the Job,... :evil: :evil:

Ora aí está a realidade nua e crua!

Como se pode ver para crer, ou melhor, malhar o cabedal para viver, não são as horas de bancada ou de sol-a-sol que determinam o nível de conforto de uma pessoa. Antes pelo contrário, se tens muitas horas de bancada já é, por si só, muito mau sinal!
Significa que a sorte considerou que tu te viravas bem sozinho no lado árduo da vida!

Esta não é uma daquelas críticas dirigidas à 3ª pessoa do plural, como se houvem muitas vezes, infelizmente significando desabafos verdadeiros, mas sim o reforçar de uma consciência que, com mais ou menos tempo, havemos de ter da realidade!

É assim a lei da vida e das influências!

Para se saber mais desta humana forma de interacção é só darmos uma espreitadela à profunda tradição sul italiana, onde se leva este tema ao superlativo absoluto analítico, ou sintético, caso alguma bala acabe por trespassar furtuitamente alguma mente bravia!

Quem muito trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro... :wall:

Cumprimentos.
Soares

Re: [b]A noticia é pequenina, mas...[/b]

por bolo » 22/4/2008 23:26

msoares36 Escreveu:NB: não dêem demasiada importância ao tom irónico do post, mas um gajo estoira o cabedal durante anos e anos, e se chegar á direcção de produção já se pode considerar um sortudo, quando o segredo está em ser um ,Boy For the Job,... :evil: :evil:

Ora aí está a realidade nua e crua!

Como se pode ver para crer, ou melhor, malhar o cabedal para viver, não são as horas de bancada ou de sol-a-sol que determinam o nível de conforto de uma pessoa. Antes pelo contrário, se tens muitas horas de bancada já é, por si só, muito mau sinal!
Significa que a sorte considerou que tu te viravas bem sozinho no lado árduo da vida!

Esta não é uma daquelas críticas dirigidas à 3ª pessoa do plural, como se houvem muitas vezes, infelizmente significando desabafos verdadeiros, mas sim o reforçar de uma consciência que, com mais ou menos tempo, havemos de ter da realidade!

É assim a lei da vida e das influências!

Para se saber mais desta humana forma de interacção é só darmos uma espreitadela à profunda tradição sul italiana, onde se leva este tema ao superlativo absoluto analítico, ou sintético, caso alguma bala acabe por trespassar furtuitamente alguma mente mais bravia!
Editado pela última vez por bolo em 22/4/2008 23:31, num total de 1 vez.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

Gráfico.

por msoares36 » 22/4/2008 23:26

ardinario Escreveu:Boa noite!
É o meu primeiro post. Antes de colocar a pata na poça, deixem-me dizer que a minha experiência nestas andanças é o livro do Fernando Braga e este fórum, que ando a espiar há uns tempos. Com esta bagagem toda, permitam-me então opinar sobre a Mota Engil, utilizando os meus parcos conhecimentos em Análise Psico Técnica.

(Não sei colocar gráficos, mas dá para guiar pelos de cima)

Parece-me evidente (a mim e a todos) que havia uma resistência nos 5,0 (que noutros tempos foi suporte) que foi quebrada. :mrgreen:
Depois disso vejo uma resistência também forte nos 5,50 igualmente esmagada. Seguindo em frente vejo uma resistência nos 5,80 (ufff) baseada em Novembro passado (dúvida: é de considerar esta resitência com 6 meses de idade??).
Para cima disto só vejo resistências nos 6,14-6,18. (Resistência em 6,00 só se for psicológica).
Suporte actual: 5,50.

Mais coisas...
O preço já ultrapassou as MM50 e MM200 (e a MM150) e a MM50 está agora claramente ascendente.
Resumindo, o dia 9 de Abril teria sido decisivo para a entrada. Resistência a 5,00 quebrada, MM150 ultrapassada, e com um grande volume. Pois, agora é fácil dizer isto... :lol:

Por cima de tudo isto há uma tendência descendente de médio prazo cuja quebra está em fase de testes.

Errei muito?

Boas Entradas.
Soares
Anexos
mota.jpg
mota.jpg (159.66 KiB) Visualizado 12005 vezes

Re: Mota

por jeso » 22/4/2008 23:02

ptcompaq Escreveu:Boas. Hoje foi dia de pagamento de dividendos. Amanhã é de esperar um ajuste da cotação ao pagamento do dividendo!? Depois veremos se o papel continua o percurso notável da ultima semana. Estou fora, mas atento ao que vai acontecer...

Hoje não foi dia de pagamento de dividendos.
Foi o último dia de negociação com direito a dividendo.
Amanhã é dia de ex-dividendo.(sem direito a ele) %))
(dia de pagamento 28 Abril) :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

por ardinario » 22/4/2008 22:38

Boa noite!
É o meu primeiro post. Antes de colocar a pata na poça, deixem-me dizer que a minha experiência nestas andanças é o livro do Fernando Braga e este fórum, que ando a espiar há uns tempos. Com esta bagagem toda, permitam-me então opinar sobre a Mota Engil, utilizando os meus parcos conhecimentos em Análise Psico Técnica.

(Não sei colocar gráficos, mas dá para guiar pelos de cima)

Parece-me evidente (a mim e a todos) que havia uma resistência nos 5,0 (que noutros tempos foi suporte) que foi quebrada. :mrgreen:
Depois disso vejo uma resistência também forte nos 5,50 igualmente esmagada. Seguindo em frente vejo uma resistência nos 5,80 (ufff) baseada em Novembro passado (dúvida: é de considerar esta resitência com 6 meses de idade??).
Para cima disto só vejo resistências nos 6,14-6,18. (Resistência em 6,00 só se for psicológica).
Suporte actual: 5,50.

Mais coisas...
O preço já ultrapassou as MM50 e MM200 (e a MM150) e a MM50 está agora claramente ascendente.
Resumindo, o dia 9 de Abril teria sido decisivo para a entrada. Resistência a 5,00 quebrada, MM150 ultrapassada, e com um grande volume. Pois, agora é fácil dizer isto... :lol:

Por cima de tudo isto há uma tendência descendente de médio prazo cuja quebra está em fase de testes.

Errei muito?

Registado: 22/4/2008 21:54

Mota

por ptcompaq » 22/4/2008 20:44

Boas. Hoje foi dia de pagamento de dividendos. Amanhã é de esperar um ajuste da cotação ao pagamento do dividendo!? Depois veremos se o papel continua o percurso notável da ultima semana. Estou fora, mas atento ao que vai acontecer...

Registado: 3/12/2007 13:40

[b]A noticia é pequenina, mas...[/b]

por msoares36 » 18/4/2008 1:28

lutav Escreveu:
Resina Escreveu:Mas afinal o que é que se passa com a Mota Engil, ontem 3%, hoje 5%, será que alguem sabe algo que nos sabemos!??
Alcochete, Tgv???

Jorge Coelho :wink:

tem muito sumo... 8-)

Vê lá tu que aceitou o <en>cargo :lol: a dia 11 deste mês e no final do mesmo mês, já tem o plano estratégico elaborado e prontinho a colocar nas mãos do Sr. Mota...
Com uma empresa assim a trabalhar de noite e dia, eu até acho que está barata... :-k

Ei pssssss, agora aqui, que ninguém nos ouve... :roll:
1 ou 2 claúsulas bem urdidas, no meio daquela selva de artigos, dos concursos publicos dá para excluir muitas e boas empresas dos mesmos... :twisted:

Nã,nã, nãaaa, isso não é permitido. :shame:

NB: não dêem demasiada importância ao tom irónico do post, mas um gajo estoira o cabedal durante anos e anos, e se chegar á direcção de produção já se pode considerar um sortudo, quando o segredo está em ser um ,Boy For the Job,... :evil: :evil:
Anexos
mota_news.jpg
mota_news.jpg (57.31 KiB) Visualizado 12379 vezes

Re: Pergunta pessoal

por rsacramento » 17/4/2008 17:52

Zroof Escreveu:
Paionense Escreveu: vamos por o stop onde? Talvez por volta dos 5€, o que implica uma perda de pelo menos 0,50, logo 10% da nossa carteira.

Eu sei que isto é uma pergunta demasiado pessoal, e não queria ser indelicado, portanto se não responderes entendo perfeitamente. Qual é o valor que achas razoável? É que eu já coloquei Stops com valores dessa ordem 8% ,9% mas felizmente ainda não apanhei nenhuma "bordoada", provavelmente é uma questão de tempo...

Já agora se mais alguém quiser contribuir com a sua própria experiência agradeço.

este artigo pode interessar-te

Registado: 29/11/2007 12:50

por Zroof » 16/4/2008 23:37

Obrigado pela disponibilidade.Um abraço e bons negócios...
Zroof

Registado: 30/1/2008 1:50

por Paionense » 16/4/2008 20:45

Como dizes, e bem é uma questão muito pessoal. Depende do risco que queres correr. Mas entrar numa posição em cujo o unico suporte está a 8% ou 9% de distância não faz o meu género.

Prefiro comprar mais junto ao suporte, caso ela mostre força e arriscando uns 3 a 4% no máximo

Abraço
JP

Numa carteira pequena como a minha 10%, era um rombo impensavel.

Registado: 28/6/2007 16:26

Pergunta pessoal

por Zroof » 16/4/2008 19:27

Paionense Escreveu: vamos por o stop onde? Talvez por volta dos 5€, o que implica uma perda de pelo menos 0,50, logo 10% da nossa carteira.

Eu sei que isto é uma pergunta demasiado pessoal, e não queria ser indelicado, portanto se não responderes entendo perfeitamente. Qual é o valor que achas razoável? É que eu já coloquei Stops com valores dessa ordem 8% ,9% mas felizmente ainda não apanhei nenhuma "bordoada", provavelmente é uma questão de tempo...

Já agora se mais alguém quiser contribuir com a sua própria experiência agradeço.

Registado: 30/1/2008 1:50

Vamos lá fazer um update ao Betão...

por msoares36 » 16/4/2008 17:36

Aqui fica o gráfico.
Resistência na zona dos 6,0€ - 6,10€ euros, < 50% de Fibonnaci >
Preço > MM20 > MM50 e a MM50 quase a cruzar a MM100
O volume continua acima da média.
Deixar correr os lucros, e subir a stop-loss, e aguardar sem stress 8-)

NB: Provavelmente o titulo do post seria: [size=7]Vamos lá fazer um update ao Betão e á Politiquice, mas...[/size] :mrgreen:
Anexos
mota.jpg
mota.jpg (142.49 KiB) Visualizado 12932 vezes

Olá, faz assim...

por msoares36 » 16/4/2008 17:02

Clicas duas vezes, rápidas, em cima da linha, e aparece-te uma janela, com as cores e espessuras de linhas, em duas janelinhas pequenas, que deves escolher... 8-)

Paionense, desculpa a intromissão... :mrgreen:

por salvadorveiga » 16/4/2008 16:31

Paionense Escreveu:Queria ajudar o tig, mas não encontro o post dele.

Quanto ao facto de ser iniciante, todos somos numa ou noutra coisa. E eu continuo a se-los nos mercados e espero sentir-me assim durante muitos anos :)

A Mota foi uma acção que me passou ao lado confesso, mas penso que a oportunidade de entrar já passou.

A LTA de médio prazo foi quebrada, assim como a resistencia (agora suporte) perto dos 5€. Agora, estamos praticamente a meio caminho entre a proxima resistência (6€) e o suporte.

Pode ser que ela continue toda maluca por aí a cima e estacione acima dos 6 euros (o que não acredito, mas pode acontecer), mas esperava por um reteste ao suporte e quando assim acontecer se demonstrar força, entrar novamente. É preciso ter calma e esperar pelo momento certo.

Por vejamos a entrar agora, vamos por o stop onde? Talvez por volta dos 5€, o que implica uma perda de pelo menos 0,50, logo 10% da nossa carteira.

Ficam o meu bonequinho

Abraço
JP

Paionenese pareces usar uma plataforma igual a minha (Saxo Bank) podesme explicar como desenhas as linhas mais grossas ? e com outras cores ? ja tentei modificar "peso da linha" etc e nada ate agora...

Registado: 12/3/2008 22:06

por lutav » 16/4/2008 16:30

Resina Escreveu:Mas afinal o que é que se passa com a Mota Engil, ontem 3%, hoje 5%, será que alguem sabe algo que nos sabemos!??
Alcochete, Tgv???

Jorge Coelho :wink:

Registado: 22/9/2006 22:36

por Resina » 16/4/2008 16:28

Mas afinal o que é que se passa com a Mota Engil, ontem 3%, hoje 5%, será que alguem sabe algo que nos sabemos!??
Alcochete, Tgv???
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Paionense » 16/4/2008 14:04

Queria ajudar o tig, mas não encontro o post dele.

Quanto ao facto de ser iniciante, todos somos numa ou noutra coisa. E eu continuo a se-los nos mercados e espero sentir-me assim durante muitos anos :)

A Mota foi uma acção que me passou ao lado confesso, mas penso que a oportunidade de entrar já passou.

A LTA de médio prazo foi quebrada, assim como a resistencia (agora suporte) perto dos 5€. Agora, estamos praticamente a meio caminho entre a proxima resistência (6€) e o suporte.

Pode ser que ela continue toda maluca por aí a cima e estacione acima dos 6 euros (o que não acredito, mas pode acontecer), mas esperava por um reteste ao suporte e quando assim acontecer se demonstrar força, entrar novamente. É preciso ter calma e esperar pelo momento certo.

Por vejamos a entrar agora, vamos por o stop onde? Talvez por volta dos 5€, o que implica uma perda de pelo menos 0,50, logo 10% da nossa carteira.

Ficam o meu bonequinho

Abraço
JP
Anexos
Imagem1.png
Imagem1.png (67.13 KiB) Visualizado 12971 vezes

Registado: 28/6/2007 16:26

Bom sprint final...

por msoares36 » 15/4/2008 16:46

Na fase final da sessão assistiu-se a forte pressão compradora, com mais volume, que durante toda a sessão, podendo dar indicações de que poderá aguentar acima da MM de longo prazo, embora necessite obviamente de mais algumas sessões, para confirmação.

Uma imagem tb ajuda :) ,

Soares
Anexos
mota_cofres.jpg
mota_cofres.jpg (17.48 KiB) Visualizado 13199 vezes
mota.jpg
mota.jpg (132.63 KiB) Visualizado 13183 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes