Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por TheMolle » 8/8/2014 13:04

Peço desculpa em estar a intrometer-me, mas pareceu-me que o Mário não percebeu bem o que o rsacramento quis dizer.

Basta ler com atenção o seu último post onde o Mário diz: "fi-lo ACREDITANDO que a Mota-Engil está subvalorizada..." Mas acredita ou está mesmo subvalorizada? O que o leva a chegar a essa conclusão?

São as respostas a este tipo de questões que nos levam a esclarecer a tomada de posição e ajudam a delinear uma estratégia. Entre muitas outras coisas...

Pessoalmente parece-me que seria um exercício interessante responder às questões que o rsacramento lhe colocou!!

:idea:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por marioestevescoelho » 8/8/2014 12:56

Fi-lo, acreditando que a Mota-Engil está subvalorizada, e acreditando na subida das acções que actualmente descontam um IPO no futuro próximo.

Dou mais crédito à análise fundamental do que técnica, daí que tomei esta decisão. Por hoje, está a correr bem, e olhando mesmo para os gráficos a Mota-Engil começou uma inversão da tendência, comparando às últimas duas semanas.
 
Mensagens: 6
Registado: 5/7/2014 17:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 8/8/2014 12:08

marioestevescoelho Escreveu:Olá bom dia,

Sou relativamente novo no fórum, sempre gostei de ler, agora estou numa de participar também .

Entrei hoje na Mota-Engil, a € 3,791, numa posição longa. Sei que não deveria ter apostado numa acção em queda, mas acredito que depois da tempestade que o PSI-20, a Mota-Engil pode chegar aos € 5-5,5. Acho que apesar da acção estar má, a empresa vale mais do que cota agora e estou com esperanças no relançamento do IPO Mota-Engil África.

Acham que fiz bem?

Cumprimentos a todos!

como me guio exclusivamente pela análise técnica, de momento não encontro qualquer pretexto para uma entrada longa; dito isto, reparo que não tens argumentos para a tua entrada: começas pelo fim, ou seja, reconheces que não deverias ter entrado; depois, falas em acreditar, em ter esperança, tudo isso revela falta de um plano concreto de negócio
p. ex.:
entrar porquê?
entrar com quanto?
ter um stop, onde?
comprar quantas acções, porquê?
sair, quando?
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jfrm » 8/8/2014 11:51

marioestevescoelho Escreveu:Olá bom dia,

Sou relativamente novo no fórum, sempre gostei de ler, agora estou numa de participar também .

Entrei hoje na Mota-Engil, a € 3,791, numa posição longa. Sei que não deveria ter apostado numa acção em queda, mas acredito que depois da tempestade que o PSI-20, a Mota-Engil pode chegar aos € 5-5,5. Acho que apesar da acção estar má, a empresa vale mais do que cota agora e estou com esperanças no relançamento do IPO Mota-Engil África.

Acham que fiz bem?

Cumprimentos a todos!

Viva
Poderá haver um ressalto no suporte 3,81. No entanto, uma vez que ainda não temos sinais de inversão de médio prazo, recomendava um stop perto dos 3,7 (mínimo de hoje) e ia atualizando (tipo trailing stop) se o ressalto se verificasse.
 
Mensagens: 10
Registado: 13/5/2008 10:46

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por marioestevescoelho » 8/8/2014 11:25

Olá bom dia,

Sou relativamente novo no fórum, sempre gostei de ler, agora estou numa de participar também .

Entrei hoje na Mota-Engil, a € 3,791, numa posição longa. Sei que não deveria ter apostado numa acção em queda, mas acredito que depois da tempestade que o PSI-20, a Mota-Engil pode chegar aos € 5-5,5. Acho que apesar da acção estar má, a empresa vale mais do que cota agora e estou com esperanças no relançamento do IPO Mota-Engil África.

Acham que fiz bem?

Cumprimentos a todos!
 
Mensagens: 6
Registado: 5/7/2014 17:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 8/8/2014 9:26

Resina Escreveu:Boas,
Depende da cotada... Na grande maioria não tem qualquer efeito, em algumas pode ter um efeito positivo/negativo mediante seja o de subida os descida!
Lembro-me de uma cotada que reagia sempre em alta, e basicamente era lançado um Pt quase de 2 em duas semanas.... Isto à coisa de 4 anos atrás!
Abc

não alimentes ilusões junto dos iniciados: PTs, é para ignorar; parafraseando o Raposo Tavares: mainada
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 8/8/2014 9:21

SHARPTRADER Escreveu:Price Targets, a relevancia para a maioria dos investidores experientes penso que deve ser zero, para mim é.

Para mim a relevancia é a mesma de deitar buzios ou cartas de adivinhação , há sempre quem acredite e siga essas doutinas.

O unico efeito é psicologicamente quando saem Ptarget muito negativos naquele dia normalmente existe uma penalização significativa do titulo, e depois o titulo segue o seu caminho habitual no mercado.

O que manda no mercado é a força compradora e vendedora.

Boas,

Depende da cotada... Na grande maioria não tem qualquer efeito, em algumas pode ter um efeito positivo/negativo mediante seja o de subida os descida!
Lembro-me de uma cotada que reagia sempre em alta, e basicamente era lançado um Pt quase de 2 em duas semanas.... Isto à coisa de 4 anos atrás!

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 8/8/2014 7:45

Price Targets, a relevancia para a maioria dos investidores experientes penso que deve ser zero, para mim é.

Para mim a relevancia é a mesma de deitar buzios ou cartas de adivinhação , há sempre quem acredite e siga essas doutinas.

O unico efeito é psicologicamente quando saem Ptarget muito negativos naquele dia normalmente existe uma penalização significativa do titulo, e depois o titulo segue o seu caminho habitual no mercado.

O que manda no mercado é a força compradora e vendedora.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 8/8/2014 2:15

rmdferreira Escreveu:
rsacramento Escreveu:deixem-me dizer-vos que a esmagadora maioria do pessoal mais experiente ignora(para não dizer que despreza) completamente os PTs


Que critérios poderemos usar para ajudar a perceber como vai a vida desta cotada?

ab

o meu é a análise técnica :lol:
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rmdferreira » 8/8/2014 2:02

rsacramento Escreveu:deixem-me dizer-vos que a esmagadora maioria do pessoal mais experiente ignora(para não dizer que despreza) completamente os PTs


Que critérios poderemos usar para ajudar a perceber como vai a vida desta cotada?

ab
 
Mensagens: 16
Registado: 29/11/2007 12:41
Localização: Ermesinde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 8/8/2014 1:52

deixem-me dizer-vos que a esmagadora maioria do pessoal mais experiente ignora(para não dizer que despreza) completamente os PTs
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 7/8/2014 16:22

rsacramento Escreveu:
Resina Escreveu:Neste momento ou se fica quieto (como eu fiz) ou se sai e não se pensa mais nisso.
Abc

também se pode shortá-la :wink:

Olá,

Eu não faço Short-Selling...
Na pior das hipoteses posso reforçar, mas não acredito que seja a melhor altura para o fazer por vários factores.
Como a posição que tenho é muito pequena e o prejuizo tambem, vou ver até onde vai e logo compro algumas...
A sair já o devia ter feito...

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Calius » 7/8/2014 13:27

rmdferreira Escreveu:Qual é o price target que as casas de investimento dão a esta cotada? Alguém sabe?

Obrigado

Melhor cenário: 9€ (???)
Médio: 6,40€
Pior: 3,80€

Pessoalmente, considero apenas o médio, se o IPO avançar e for de encontro às expectativas e o pior, se isso não se verificar.

Fonte:
http://markets.ft.com/research/Markets/Tearsheets/Forecasts?s=EGL:LIS
 
Mensagens: 171
Registado: 23/5/2014 12:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rmdferreira » 7/8/2014 11:57

rsacramento Escreveu:
Resina Escreveu:Neste momento ou se fica quieto (como eu fiz) ou se sai e não se pensa mais nisso.
Abc

também se pode shortá-la :wink:


Qual é o price target que as casas de investimento dão a esta cotada? Alguém sabe?

Obrigado
 
Mensagens: 16
Registado: 29/11/2007 12:41
Localização: Ermesinde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 7/8/2014 10:21

Resina Escreveu:Neste momento ou se fica quieto (como eu fiz) ou se sai e não se pensa mais nisso.
Abc

também se pode shortá-la :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 7/8/2014 9:55

Calius Escreveu:Concordo com quase tudo mas ressalvo uma última oportunidade de se redimir e inverter:
- Hoje tocou em mínimos de Dezembro de 2013 e retraiu. Convém analisar se essa retracção se concretiza ou se é terreno mole.

Olá,

Retraiu e foi para baixo...
Enquanto o mercado tiver aflito não vale a pena esperar subidas da ME.
A ME replica o mercado, se ele está em queda, cai mais que o mercado, se está em subida sobe mais que o mercado...
Neste momento ou se fica quieto (como eu fiz) ou se sai e não se pensa mais nisso.

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Calius » 6/8/2014 23:14

NurseTrader Escreveu:Boas...

Segundo a estratégia 1-2-3 Trend Change, a Mota deu hoje sinal verde a curtos.

Então é assim- Pontos 1-2-3 do Trend Change:
1-Quebrou a LTA de LP- ponto 1 do gráfico
2-Fez dois lower-highs- ponto 2 do gráfico
3-Quebrou o ponto de inversão após a quebra da LTA- Ponto 3 do gráfico

Mais 2 notas importantes:
-Bom volume nas quedas conforme saliento no gráfico;
-Um novo toque na LTD que se está a formar poderá criar um óptimo ponto de abertura de curtos, com uma relação risco/benefício fantástica. É nisso que estou de olho... :wink:


Concordo com quase tudo mas ressalvo uma última oportunidade de se redimir e inverter:
- Hoje tocou em mínimos de Dezembro de 2013 e retraiu. Convém analisar se essa retracção se concretiza ou se é terreno mole.
 
Mensagens: 171
Registado: 23/5/2014 12:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NurseTrader » 6/8/2014 22:40

Boas...

Segundo a estratégia 1-2-3 Trend Change, a Mota deu hoje sinal verde a curtos.

Então é assim- Pontos 1-2-3 do Trend Change:
1-Quebrou a LTA de LP- ponto 1 do gráfico
2-Fez dois lower-highs- ponto 2 do gráfico
3-Quebrou o ponto de inversão após a quebra da LTA- Ponto 3 do gráfico

Mais 2 notas importantes:
-Bom volume nas quedas conforme saliento no gráfico;
-Um novo toque na LTD que se está a formar poderá criar um óptimo ponto de abertura de curtos, com uma relação risco/benefício fantástica. É nisso que estou de olho... :wink:

Ficam os gráficos:
Anexos
EGL.LP.06082014.PNG
EGL.LP.06082014.PNG (41.99 KiB) Visualizado 4874 vezes
EGL.CP.06082014.PNG
EGL.CP.06082014.PNG (60.02 KiB) Visualizado 4874 vezes
"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele." Gustave Flaubert
http://nursetrader.blogspot.pt/ - Alguns bitaites de um pequeno investidor AMADOR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 548
Registado: 29/11/2007 14:13
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 6/8/2014 15:17

É verdade, mais uma...

Só apetece dizer: viva os fundamentais, servem de muito! 8-)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por vaskom1973 » 6/8/2014 15:08

mais uma obra ganha...

http://budownictwo.wnp.pl/mota-engil-z- ... 1_0_0.html

Noticia de hoje.
 
Mensagens: 17
Registado: 14/5/2014 18:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Adam hedge » 6/8/2014 13:19

...
Anexos
mota49.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 6/8/2014 13:15

Luka! Escreveu:
trend=friend Escreveu:A propósito do eventual relançamento do processo de IPO, parece-me que nada poderá acontecer antes de Setembro. Não acredito que possam fazer ainda em Agosto (ainda que Portugal pare neste mês - até é com algum desconforto que o PM comenta um caso como o BES a caminho da praia, com a condição de o não voltarem a incomodar - nos outros países também se abranda um pouco...).


Efectivamente se a justificaçao para nao lançar o IPO eraas "mas condiçoes dos mercados" agora estamos bem pior
por outro lado como dizes nada se devera resolver antes de Setembro ... temos assim um Agosto pela frente que parece cheio de incertezas e critico para a cotaçao (o mercado, as usual, não gosta de duvidas)...


Agora todos percebemos o que era a "janela de oportunidade" para fazer o IPO...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Luka! » 6/8/2014 13:00

trend=friend Escreveu:A propósito do eventual relançamento do processo de IPO, parece-me que nada poderá acontecer antes de Setembro. Não acredito que possam fazer ainda em Agosto (ainda que Portugal pare neste mês - até é com algum desconforto que o PM comenta um caso como o BES a caminho da praia, com a condição de o não voltarem a incomodar - nos outros países também se abranda um pouco...).


Efectivamente se a justificaçao para nao lançar o IPO era "mas condiçoes dos mercados" agora estamos bem pior
por outro lado como dizes nada se devera resolver antes de Setembro ... temos assim um Agosto pela frente que parece cheio de incertezas e critico para a cotaçao (o mercado, as usual, não gosta de duvidas)...
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JDoe » 6/8/2014 9:44

saí com um STOP a 4.4
 
Mensagens: 244
Registado: 17/9/2012 9:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 6/8/2014 7:57

A propósito do eventual relançamento do processo de IPO, parece-me que nada poderá acontecer antes de Setembro. Não acredito que possam fazer ainda em Agosto (ainda que Portugal pare neste mês - até é com algum desconforto que o PM comenta um caso como o BES a caminho da praia, com a condição de o não voltarem a incomodar - nos outros países também se abranda um pouco...).

Não obstante, convém não esquecer a rapidez com que o processo foi anunciado e quase concretizado em Junho/Julho. Salvo erro, anunciou-se numa segunda-feira que só as acções compradas até quarta-feira dariam direito a ir ao AC/IPO e assistiu-se a uma subida de cerca de 30%. Depois foi mais cerca de 15 dias. Perdão, 14...!

Neste momento o mercado não vê o IPO, o IPO não existe, e por isso a cotação ajustou, retirou-lhe o prémio, como já aqui escrevi. Mas não acredito que deitem para o lixo todo o trabalho feito, já que está tudo pronto para ser retomado, agora de forma ainda mais rápida se necessário... E não acredito não só pelos custos com o processo que iriam para o lixo nem pelo bom encaixe que será proporcionado, mas principalmente porque, mesmo que um verdadeiro bear market (extra-BES) se tenha iniciado em Portugal (coisa que ainda é muito cedo para cogitar enquanto os EUA não derem provas de um downtrend significativo), trata-se de uma empresa que opera em "frontier markets", muito mais imune às oscilações dos desenvolvidos e ... nos próprios bear markets há rebounds significativos de dois ou três meses que podem ser facilmente aproveitados para retomar o objectivo inicial.

Mas Agosto? Creio que não. Além disso, as ondas de choque do BES ainda se fazem sentir, o PSI ainda nem sequer descolou dos 5800/5900... O ambiente tem de desanuviar um pouco.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Alfa Trader, Bing [Bot], brunoktm, fincas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, JFDIL, JoeP, karaya75, m-m, Mmmartins, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, smog63, xeidafome, yggy e 449 visitantes