Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 17/5/2024 17:08

Boa tarde, a queda foi um pouco maior do que eu contava! Para quem gostar de gráficos, que olhe para o do BCP... em inicio de Fevereiro e Março, a cotação estava abaixo da linha móvel dos 200 dias. Agora está em máximos de vários anos... o azar de uns é a sorte de outros.
Eu aproveitei para reforçar a minha carteira que não é pequena...e só penso em vender em inicio de 2026... mas cada um que faça o que entender.

Cumprimentos
Jorge Vieira
 
Mensagens: 167
Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 17/5/2024 14:26

xxx JJ xxx Escreveu::lol:

sinceramente não compreendo como aqueles que andam nisto há muitos anos, ainda se preocupam com o mesmo modo operandis de sempre, da empresa top trafulha, com o trato de liquidez top volatina, agora com as afirmações do novo ceo de que o preço está aquêm de top, mas, já está topzinho :mrgreen:

dito isto

se é de aproveitar ou não, cada um é que sabe…

eu não percebo nada disto, mas para mim, tal como o minibull a empresa top trafulha deveria estar a negociar com 2 casas decimais.


É verdade o que dizes, não é nada de novo. Se estiver enganado, não terei problema em admiti-lo. Mas por agora, aguardo os resultados.
Como disse anteriormente, isto serve sobretudo para quem acredita na empresa. E para mim, que já estive investido entre 2012 e 2014 (e vendi longe de máximos), vejo agora outros sinais mais positivos, por ex o VN e as expetativas do plano de 2026. Mas como digo, posso estar engando, mas estou a pagar para ver.
 
Mensagens: 259
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx JJ xxx » 17/5/2024 14:18

:lol:

sinceramente não compreendo como aqueles que andam nisto há muitos anos, ainda se preocupam com o mesmo modo operandis de sempre, da empresa top trafulha, com o trato de liquidez top volatina, agora com as afirmações do novo ceo de que o preço está aquêm de top, mas, já está topzinho :mrgreen:

dito isto

se é de aproveitar ou não, cada um é que sabe…

eu não percebo nada disto, mas para mim, tal como o minibull a empresa top trafulha deveria estar a negociar com 2 casas decimais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3
Registado: 17/5/2024 5:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 17/5/2024 14:09

trend=friend Escreveu:De dia 5 de Março:

https://eco.sapo.pt/2024/03/05/ceo-da-m ... 6-num-ano/

No dia em que saiu a entrevista - andava perto de 6 euros - tínhamos cerca de 70% do primeiro trimestre incorporado nas declarações, consciente ou inconscientemente. Admito que o trimestre não esteja a ser mau...


O CEO tem vindo a "comunicar" isso recentemente, com pequenas compras. Penso que o único significado dessas pequenas compras é o de comunicar ao mercado que acha que as ações estão baratas
 
Mensagens: 259
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por minibull » 17/5/2024 14:06

afcapitao,
totalmente de acordo, aquilo que estou a fazer, não é no sentido de vender, antes pelo contrário.
Abraço.
 
Mensagens: 58
Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 17/5/2024 14:03

De dia 5 de Março:

https://eco.sapo.pt/2024/03/05/ceo-da-m ... 6-num-ano/

No dia em que saiu a entrevista - andava perto de 6 euros - tínhamos cerca de 70% do primeiro trimestre incorporado nas declarações, consciente ou inconscientemente. Admito que o trimestre não esteja a ser mau... Se estava barata ou subvalorizada a 6...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4010
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 17/5/2024 13:56

Na minha opinião, para quem acredita na empresa, vender neste movimento em vésperas de apresentação de resultados é morrer na praia.
Não sabemos os resultados que vão ser apresentados, mas dada a correção, há uma boa probabilidade de o movimento na próxima semana ser positivo, mesmo que os resultados sejam medíocres.
Isto porque a par dos resultados (que já podem estar descontados na cotação atual), o outro aspeto importante no trading update será a perspetiva futura.
 
Mensagens: 259
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por minibull » 17/5/2024 13:38

Carissimos,
tenho a seguinte opinião:
como o triend disse, e muito bem, 1 500 000 acções, não é nada para esta atitude, para mim execrável, de vender o que não têm, para comprar mais abaixo, e entalar os "coitadinhos segundo eles" que entram em pânico e vendem ao desbarato - vulgo curtos/shorts.
Por outro lado, provavelmente, instituições ganham comissões, emprestando-lhes acções para estas manobras, acções essas emprestadas que provavelmente pertencem àqueles que estão a ser "lixados" por essas posições curtas.
Cada um fará como bem entender; quanto a mim, vou por à venda a totalidade da carteira a 8 euros e depois vou subindo, pois tentei ontem por a 12,12 e a ordem foi hoje anulada antes da abertura, então desci para 8, e depois vou subindo até aos 12/13. Já o fiz hoje, e farei durante mais uma série de dias, pois como tenho algumas, a plataforma impede-me de de ultrapassar x limite diário.
É mesmo só uma opinião, mas se todos fizermos o mesmo, os curtos podem sair queimados, ou vulgo, "com as calças na mão". Com isso poderia ocorrer um short squeeze, e as acções atingirem o valor justo e que merecem, relativamente a esta fabulosa multinacional, que é nossa, portuguesa, e uma potencial e excepcional multibagger.
É apenas a minha opinião e o que já comecei a fazer.
Abraços.
 
Mensagens: 58
Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 17/5/2024 12:40

HSJC Escreveu:Desde os 4.10, que tem havido ordem de quantidades importantes , na compra , sempre levadas.

Por um lado mostra que comeca a haver , quem acha que comeca a cotar num valor interresante, por o outro mostra que continuam a " querer " leva la mais a baixo.

Na minha opinião, as quedas , ja nao se devem á muito , a mais valias realizadas, mas a posicoes curtas.

Alguem, pode confirmar o valor das posições curtas de momento?

Vamos ver que acontece ate terca feira!!


Há uns dias creio que algo acima de 0,5% (declaradas). Não é muito mas com um free float pouco acima de 20%... Têm algures de comprar 1,5 milhões de ações. Com pouco mais de 10 mil de cada lado, compras e vendas....
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4010
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por HSJC » 17/5/2024 12:36

Desde os 4.10, que tem havido ordem de quantidades importantes , na compra , sempre levadas.

Por um lado mostra que comeca a haver , quem acha que comeca a cotar num valor interresante, por o outro mostra que continuam a " querer " leva la mais a baixo.

Na minha opinião, as quedas , ja nao se devem á muito , a mais valias realizadas, mas a posicoes curtas.

Alguem, pode confirmar o valor das posições curtas de momento?

Vamos ver que acontece ate terca feira!!
 
Mensagens: 33
Registado: 20/6/2022 9:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 17/5/2024 12:22

trend=friend Escreveu:Por aqui pagou o dividendo e até ver já está a zeros face a ontem.

Parece ser um trade “fácil”: abaixo de 4 fugir sem olhar para trás; se aguentar, 4,30 e passando este nível retoma o bull (não quebrou a LTA milimetricamente!) e pode atacar os 5/5,20

Mas os 4,30 devem ser de ferro



Não esperava há uns dias ter sido tão certeiro com a perda dos 4 e o que aconteceu...

Mas tenho uma teoria:

- resultados apresentados algures entre o final da noite de segunda e a manhã de terça feira (trading update segundo eles)

- Há posições curtas na ação desde Março com excelente mais-valia

- Quererão arriscar ficar muito mais tempo quando estão a ganhar quase 40%?

- Perante a possibilidade de short squeeze na terça feira de manhã, agressivamente baixar mais o preço, recomprar as posições algures entre esta tarde e todo o dia de segunda-feira e estarem limpinhos para terça.

- Para esta teoria ter validade terá de começar a subir - agressivamente - algures neste dia e meio
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4010
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 17/5/2024 12:09

A Mota quando cai é de fugir. Já se sabe isto desde sempre. Pode perfeitamente ir aos 3 euros.
 
Mensagens: 235
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jorgemvm » 17/5/2024 12:01

estando dentro e com PM de 2,26 fico hesitante. há 2 meses atrás diria que 5,50€ era o meu preço de venda, neste momento equaciono uma saída na estação dos 4€ como positiva. Em todo o caso, parece que já me distraí... a Mota está com um ar cansadíssimo!

Numa visão de longo prazo, concordo, não é surpreendente que exista uma correção e possível aterragem em valores nos suportes anteriores..
 
Mensagens: 94
Registado: 26/8/2016 16:16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por previsor » 17/5/2024 10:48

Neste momento, a Mota Engil só está a descer cerca de 2% em relação ao início do ano.
A descida que está a ter é normal.
A Mota Engil desceu em 10 anos e subiu em 6 desde 2008.
Trata-se de uma ação que subiu mais de 200% num ano. Isso faz com que os indicadores técnicos fiquem demasiado comprados em time frames maiores e também faz com que os investidores fiquem eufóricos, e é nessas alturas que costuma descer mais.
Não sei quando vai parar, mas não achava surpreendente se a Mota Engil acabasse o ano negativa, apesar do PSI20 estar num ciclo de subida e provavelmente irá subir mais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1210
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx JJ xxx » 17/5/2024 5:11

€ 2 qual o motivo desse preço?
há suportes bem anteriores a esse valor.
estou curioso para ver qual será a abertura amanhã.
um movimento de exaustão indo há zona dos € 3,70, poderá ser uma realidade até terça-feira.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3
Registado: 17/5/2024 5:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por previsor » 16/5/2024 22:00

J.f.vieira Escreveu:Boa noite, desde que ando nisto da bolsa e já são muitos anos...nunca vi a Mota Engil descer mais de 33% desde um topo!
Penso que amanhã poderá chegar aos 3.96 e retomar a subida... a ver vamos.

Cumprimentos
J.f.vieira


A experiência em investir na bolsa pode ser valiosa, mas depende do que a pessoa aprendeu ao longo do tempo. A Mota-Engil já desceu cerca de 80% por duas vezes.

Nao estou a dizer que vai repetir-se agora. Nao faço ideia quando vai parar..

Eu vou olhar esporadicamente para ver quando ultrapassa a linha preta de novo. Enquanto não voltar acima da linha pode cair mais. É como penso


Gráfico de 6 meses

IMG_1863.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1210
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Tx9262 » 16/5/2024 21:22

J.f.vieira Escreveu:Boa noite, desde que ando nisto da bolsa e já são muitos anos...nunca vi a Mota Engil descer mais de 33% desde um topo!
Penso que amanhã poderá chegar aos 3.96 e retomar a subida... a ver vamos.

Cumprimentos
J.f.vieira


Estamos em sintonia!
Terá de retomar a subida no curto prazo, contudo não me supreenderia se antes disso tivesse um movimento brusco intradiario (descida/subida) para apimentar a coisa.
De qualquer forma este ciclo de descida recente da mota, traz-nos um comportamento novo e uma reação consideravelmente mais controlada nas descidas.
Poderá ser a resposta do mercado, ao bom desempenho que a empresa começa a querer demonstrar nos ultimos 2 anos (em termos gerais de gestão, balanço, carteira de encomendas, resultados, etc)
Abc
 
Mensagens: 15
Registado: 13/4/2024 0:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 16/5/2024 21:15

Boa noite, desde que ando nisto da bolsa e já são muitos anos...nunca vi a Mota Engil descer mais de 33% desde um topo!
Penso que amanhã poderá chegar aos 3.96 e retomar a subida... a ver vamos.

Cumprimentos
J.f.vieira
 
Mensagens: 167
Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 16/5/2024 19:29

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38527
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por peterteam2 » 16/5/2024 18:21

trend=friend Escreveu:
Silvaz77 Escreveu:5 meses depois,, a Mota abaixo dos 4€,,,


Grande ups....

(e do que vi na cmvm temos shorts dentro desde Março...)




Com o resultado record de sempre de 2023 de 133 milhões de EUR dá um resultado por acção de 0,38. Com estes resultados esteve a cotar a mais de 6 por acção. Estava-se mesmo a ver que alguém ia ficar com elas nas mãos.

A 3,5 € - 3,6 € pode ser que volte a haver procura com alguma força.

Se exagerar na descida como exagerou na subida se calhar ainda vai aos 3€.

Voltar a 6 Euros só acredito se os resultados de 2024 forem quase o dobro dos de 2023.
 
Mensagens: 359
Registado: 4/3/2019 20:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 16/5/2024 17:57

Silvaz77 Escreveu:5 meses depois,, a Mota abaixo dos 4€,,,


Grande ups....

(e do que vi na cmvm temos shorts dentro desde Março...)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4010
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por previsor » 16/5/2024 17:49

HSJC Escreveu:a Subida foi rápida, a descida, igual!!

nos últimos tempos , tem estado muito " controlada" , baixando hoje os 4 euros.

Nao ha novos contractos, nao ha revisoes de target, diria que tudo muito concertado :lol: 8-)

os indicadores que outrora davam importantes sinais, neste momento, acabam por ser indiferentes.

Alguem com experiencia na AT podem colocar um , ou uns graficos?

obrigado


No tópico que criei coloquei um gráfico da Mota-Engil, que continua valido, e que penso que se percebe, porque pode descer, e por acaso ontem voltei a dizer que estava menos otimista em relação à Mota-Engil e acrescentei a Galp, que também desceu hoje.

Alguns indicadores da Mota-Engil estão demasiado comprados em time frames mais longas devido à subida rápida e longa no ano passado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1210
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por HSJC » 16/5/2024 17:14

a Subida foi rápida, a descida, igual!!

nos últimos tempos , tem estado muito " controlada" , baixando hoje os 4 euros.

Nao ha novos contractos, nao ha revisoes de target, diria que tudo muito concertado :lol: 8-)

os indicadores que outrora davam importantes sinais, neste momento, acabam por ser indiferentes.

Alguem com experiencia na AT podem colocar um , ou uns graficos?

obrigado
 
Mensagens: 33
Registado: 20/6/2022 9:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Silvaz77 » 16/5/2024 16:50

5 meses depois,, a Mota abaixo dos 4€,,,
o caminho da correção certamente continuará...
A incerteza das eleições americanas para Novembro, as taxas de juro do FED e BCE, que nso descerao tão cedo, a inflação, as guerras na Ucrânia e médio oriente, a instabilidade do governo português, bem como o aproximar da época de Verão...
Portanto apesar dos resultados da Mota, que supomos que continuarão bons, a correção continuará ate as eleições americanas... é bem possível que os 2€ possam ser atingidos....
 
Mensagens: 9
Registado: 15/9/2015 21:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 16/5/2024 15:37

FCC desistiu do concurso do TGV.

"Certo é que o número de consórcios interessados encolheu, primeiro devido a fusões entre concorrentes, e agora com a saída da FCC. Chegaram a ser noticiados cinco, agora serão dois ou três, um deles liderado pela Mota-Engil, que integra outras cinco empresas: Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril."

https://eco.sapo.pt/2024/05/16/prazo-do ... mantem-se/
 
Mensagens: 259
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, iniciado1, m-m, Majestic-12 [Bot], malakas, nfaz, OCTAMA, Shimazaki_2, vasco007 e 89 visitantes