Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por e-finance » 26/2/2014 23:45

A Mota vendeu as ações que comprou em 2011 e 2012 no mercado, o preço médio deve ser por volta de 1.2€, como podem ver no link são páginas e páginas com informação sobre compra de ações próprias.
http://www.mota-engil.pt/InvestorBoard.aspx?contentId=133&doc=628&Page=8&Language=1
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 26/2/2014 22:33

trend=friend

Sabes o que revela tendência ascendente em "pás de moinho"?

Cumprimentos.

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 26/2/2014 21:53

Noah, atenção que o Tiago notou - e a meu ver bem - que a Mota África pode ser a mina de ouro, creio que a expressão foi essa, pelo que não fará tanto sentido estar exposto à casa-mãe.
Mas creio que não falou em nenhum momento em sobrevalorização.
Aproveito para perguntar quem dos presentes se recorda da violência do bear, que levou a cotação de 8 euros a menos de 1... E esses 8 euros eram atribuídos a uma empresa bem diferente daquilo que é hoje...
Continuo a achar que é das empresas mais bem geridas em PT. Percebo o ponto da falta de informação aos pequenos accionistas mas normalmente o segredo é a alma do negócio. Quando for o IPO da Mota África logo tiraremos conclusões...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 26/2/2014 20:43

Eh, Noah! Nem tudo ao mar, nem tudo à terra.
Se o Tiago tiver razão, que grande barrete que enfiaram os tipos que empocharam os 16%!
Francamente, não acredito que a Mota não suba pelos menos até à resistência já velhinha dos 6€. Por outro lado, não abdicou de África na totalidade, vai até ao Brasil...
Não temos outro remédio: esperar.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 26/2/2014 20:24



Meus caros!!!!

Para meio entendedor, meia palavra basta....

A Mota estava bem acima do valor real, talvez nos últimos meses tenha subido, de igual forma que a Jerónimo Martins, o fez, durante o tempo em que o psi20 esteve em bear market!!!!

Quanto a mim, que concordo com a análise do tiagopt, a Mota, continua, ainda, sobreavaliada!

Cumprimentos.

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 26/2/2014 19:57

Wofg Escreveu:Em tantos posts que li do Raposo Tavares e que gosto bastante de ler, pelo múltiplo sentido que podemos encontrar e que fazem muito sentido, nunca o vi preocupado.

O que posso dizer é que me parece uma correção demasiado óbvia para o negocio que foi anunciado, e que o mais normal é que retome o seu caminho já amanhã.

Por azar parece que a JM ajudou à tempestade perfeita levando também a sonae sgps a corrigir...


'Preocupado' não é bem o termo. Diria antes 'agastado'. Não gosto de me sentir refém do que quer que seja, nem ludibriado. E a subida prévia da cotação para bater tudo certinho em termos de At... Como diria o outro:
'Coincidências parvas que a mim me chateiam, pá!'

Enfim. Amanhã é outro dia e outro galo cantará.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 26/2/2014 19:48

trend=friend Escreveu:Penso que ainda não se sabe, mas o meu palpite vai para o William... :mrgreen: Na FCC também eram acções próprias que estavam esquecidas por lá... E foi numa percentagem aproximada... Além disso, a Mota tem uma grande exposição a África, muito mas muito mais interessante!
Agora a sério, dia 3 é a liquidação financeira da oferta, no máximo segunda-feira sabe-se...


Pois é... também não encontrei essa informação em lado nenhum.
Como diz o Scarface, aí em cima, o respeitinho não é o maior pelos pequenos acionistas.

Obrigado.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 26/2/2014 19:47

zguibz Escreveu:
katolo Escreveu:Eu só vos digo que a Bolsa tira-me anos de vida! :x

Porque raio me meti nisto! Raios para a ganância :evil:


Katolo, se pensas dessa forma deves pensar bem se vale a pena continuares...


Quem é que não pensa isso de vez em quando? :wink:

Foi simplesmente um desabafo! Nada a ver com a Mota que tem sido a minha maior alegria no último ano :D

(e ainda vou receber à pala títulos da Mota África)
Editado pela última vez por katolo em 26/2/2014 19:49, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por WofG » 26/2/2014 19:44

Em tantos posts que li do Raposo Tavares e que gosto bastante de ler, pelo múltiplo sentido que podemos encontrar e que fazem muito sentido, nunca o vi preocupado.

O que posso dizer é que me parece uma correção demasiado óbvia para o negocio que foi anunciado, e que o mais normal é que retome o seu caminho já amanhã.

Por azar parece que a JM ajudou à tempestade perfeita levando também a sonae sgps a corrigir...
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 335
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por scarface » 26/2/2014 19:39

Boas,
Realmente a Mota hoje deu que falar.
Podemos perspetivar bons e maus motivos desta venda.

Eu prefiro me centrar na falta de respeito demosntrada pela administração da Mota em todo este processo pelos pequenos acionistas.
Estava a decorrer um processo de negociação que poderia ter um impacto significativo na ação e teve e em nehum momento houve um aviso prévio por parte da organização à CMVM sobre este negócio.
Sabia-se que iria ocorrer uma venda mas pouco mais se sabia. Aliás pelo negócio penso que estas negociações já haviam a decorrer a bastante tempo.

Penso que nem o próprio mercado antecip+ou este desconto, analisando a performance da ação ontem.
No meio desta conversa toda, os pequenos investidores foram os principais prejudicados com este negócio uma vez que na última compra de ações prórpias por parte da empresa, estas forma adquiridas, se não me engano a 2,90€. Uma mais valia interessante diria eu!
Abraço e bosn negócios
 
Mensagens: 73
Registado: 6/9/2011 23:18
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 26/2/2014 19:37

Penso que ainda não se sabe, mas o meu palpite vai para o William... :mrgreen: Na FCC também eram acções próprias que estavam esquecidas por lá... E foi numa percentagem aproximada... Além disso, a Mota tem uma grande exposição a África, muito mas muito mais interessante!
Agora a sério, dia 3 é a liquidação financeira da oferta, no máximo segunda-feira sabe-se...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 26/2/2014 19:31

No meio de toda esta argumentação e contra argumentação esqueci-me de uma resposta que gostaria de ter. Alguém sabe quem comprou os badalados 16%?
Obrigado.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por zguibz » 26/2/2014 19:18

katolo Escreveu:Eu só vos digo que a Bolsa tira-me anos de vida! :x

Porque raio me meti nisto! Raios para a ganância :evil:


Katolo, se pensas dessa forma deves pensar bem se vale a pena continuares...
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 489
Registado: 30/8/2006 19:09
Localização: No meio da selva...

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 26/2/2014 19:08

katolo Escreveu:Eu só vos digo que a Bolsa tira-me anos de vida! :x

Porque raio me meti nisto! Raios para a ganância :evil:


Um conselho de Warren Buffett que me fez bem ontem lê-lo na sua carta anual aos investidores: não te foques no resultado que está no placard, o foco deve estar no relvado que é onde decorre o jogo. É aí que as coisas acontecem.

Ora a Mota Engil está a constituir-se como uma grande empresa internacional, com facturação e adjudicações crescentes. Esse é o foco. O que se passou hoje é poeira.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por baer » 26/2/2014 19:03

trend=friend Escreveu:Exacatamente. Aliás, não sei se notaram o pormenor que o comunicado de ontem singelamente deixa transparecer na sua última linha.

"O Conselho de Administração da MOTA-ENGIL, reitera a sua confiança no desempenho, performance e perspetivas para o GRUPO, nomeadamente quanto ao desempenho económico, já traduzido nos resultados do terceiro trimestre de 2013 - aliás os melhores de sempre do GRUPO - que se espera vir a confirmar nos resultados anuais a apresentar em devido tempo."

Este "se espera", em finais de Fevereiro, é engraçado :wink:


Também reparei nessa frase quando li! Sinceramente acho que essa frase não deveria fazer parte do comunicado.. Por um lado parecem estar a antecipar que os resultados serão bons, por outro, podem estar a tentar segurar o preço da acção com esta frase, para tentar aliviar um bocado o efeito da operação de hoje, e os resultados depois não serem tão bons como esperados.

Cumps,
 
Mensagens: 107
Registado: 25/10/2013 22:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 26/2/2014 18:43

Raposo Tavares Escreveu:Aceito perfeitamente o teu argumento e, racionalmente, até concordo com ele. Parece-me, no entanto, violenta a quebra que aceitaram face à cotação actual e queixo-me, obviamente, da bolada que me calhou.

Um abraço,
Raposo Tavares


Caro Raposo, eu acharia violenta a queda se esta fosse abaixo dos 10% correspondentes ao desconto na venda do lote... o facto de a cotação ter aterrado em cima da MM50 e da LTA M/L prazo, coloca alguma tensão sobre os nossos ombros, mas até ver a tendência permanece intocada. Por estes motivos entrei hoje perto do mínimo da sessão e estou relativamente confiante... a ver vamos...

PS. Se me fosse apontada uma pistola para escolher qual ação a entrar hoje, JM ou Mota, escolheria sem pensar 2 vezes a Mota.
PS2. Explicação... uma questão de tendência.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 26/2/2014 18:40

Eu só vos digo que a Bolsa tira-me anos de vida! :x

Porque raio me meti nisto! Raios para a ganância :evil:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 26/2/2014 18:32

Exacatamente. Aliás, não sei se notaram o pormenor que o comunicado de ontem singelamente deixa transparecer na sua última linha.

"O Conselho de Administração da MOTA-ENGIL, reitera a sua confiança no desempenho, performance e perspetivas para o GRUPO, nomeadamente quanto ao desempenho económico, já traduzido nos resultados do terceiro trimestre de 2013 - aliás os melhores de sempre do GRUPO - que se espera vir a confirmar nos resultados anuais a apresentar em devido tempo."

Este "se espera", em finais de Fevereiro, é engraçado :wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 26/2/2014 18:24

trend=friend Escreveu:Para descontrair, não foi o Bill Gates que comprou 6% da FCC espanhola (igualmente construtora)?
Essa teria graça, a Mota ia já aos 6 euros :P


Se os resultados não forem mauzitos, chega lá antes do fim do ano.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 26/2/2014 18:21

Para descontrair, não foi o Bill Gates que comprou 6% da FCC espanhola (igualmente construtora)?
Essa teria graça, a Mota ia já aos 6 euros :P
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 26/2/2014 18:18

Pronto. Também não gosto de chorar sobre leite derramado. Agora há de vir a boa notícia (espero): os resultados anuais.

Um abraço para vocês - ao Ulisses, ao Trend, ao Baer (gosto quando se consegue falar e argumentar neste fórum)
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 26/2/2014 18:15

Há que ter paciência e pensar que "aos bochechos" seria bem pior. A tendência é clara, por isso keep the focus.
Os 10% são o preço da colocação de um bloco tão significativo, ainda que por vários interessados.
Baer, de certeza que levavas os 34 milhões de acções por aquele preço? :wink:
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por baer » 26/2/2014 18:00

Exacto, esta operação foi aprovada na última AG (em Dezembro). Também me pareceu exagerado o desconto (porquê 10% ? ). Nestes moldes também eu estaria interessado em comprar.
Basicamente fomos apanhados de "calças nas mãos". Isto foi anunciado ontem depois do fecho, e hoje quando abriu estava feito. Sem qualquer hipótese de reacção.
 
Mensagens: 107
Registado: 25/10/2013 22:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 26/2/2014 17:52

Aceito perfeitamente o teu argumento e, racionalmente, até concordo com ele. Parece-me, no entanto, violenta a quebra que aceitaram face à cotação actual e queixo-me, obviamente, da bolada que me calhou.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 26/2/2014 17:43

Uma pequena nota: a venda de acções próprias no decurso deste ano já era conhecida do mercado, salvo erro desde a última AG que a Administração estava autorizada a fazê-lo. Só não se sabia quando e em que termos. O método utilizado, apesar de mais "chocante", faz a coisa de uma só vez. Como o Ulisses notou há pouco, ir vendendo (ou melhor, despejando) aqueles vários milhões de acções no mercado não seria a opção mais adequada do ponto de vista da companhia. E a meu ver, aí sim, menos transparente, já que apenas alguns conheceriam os ritmos e momentos exactos dos despejos. Assim a coisa está feita.
Um abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], dmaa, farami, Google [Bot], hugob0ss, Kooc, latbal, m-m, Mmmartins, MP65, MR32, Nietz19, nunorpsilva, Opcard, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, vasco007 e 234 visitantes