Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 25/8/2021 18:41

Para mim o gráfico já manda entrar, desde a última ida à MM50.

O problema aqui, é o movimento descendente do petróleo.

Mas como o LPA vai manter-se ou descer, poderá ser o mote para o inicio da subida.

Em termos de património liquido, fica a zero, mesmo com o aumento de capital.
Anexos
Brent.png
ME.png
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 25/8/2021 18:29

Cem pt Escreveu:Boas,

Esta ação faz parte do grupo potencial para ter em carteira, só que desde o início do ano ainda não teve nenhum sinal fiável que desse garantias duma compra ser uma boa aposta.

De facto, como bem assinalaram traders muito experientes neste espaço, particularmente o "R" Sacramento, não há ainda figuras tradicionais que permitam nesta altura entrar no papel.

Só que grande parte dos sistemas de trading não seguem as figuras-padrão e cada um está artilhado da forma mais ajustada aos testes do comportamento do papel no passado ajustado ao presente.

E aí, bem, e aí ontem surgiu finalmente o primeiro sinal do ano de compra na Mota-Engil, preferencialmente a um preço limite muito similar ao fecho de hoje.

Na verdade o sistema na escala diária aponta inequivocamente para um direcionamento ascendente. No timing semanal é que está o busílis, é um facto que nesta escala a tendência ainda se encontra ligeiramente descendente mas em compensação o ciclo na mesma escala aponta para o quadrante positivo. Portanto, temos em resumo: panorama positivo na escala diária e um empate de posições tendência / fase de ciclo na escala semanal. No seu conjunto diria que o sinal de compra de facto pode ser acionado nestas condições mas sem exageros de correr a comprar ao mercado.

Diria portanto que esta zona de 1,32 a 1,35 será um range favorável a comprar este papel. Se associarmos a isto uma boa liquidez que está claramente a entrar no PSI e que esta construtora será sempre uma das apostas favoritas para especulação pura, estão criados os ingredientes essenciais para entrar...

Se a aposta será certeira ou não, o futuro o dirá!

Deixo abaixo o gráfico do sistema de trading na escala diária.

BN


Cem, dá gosto ler os teus posts bem fundamentados.

Só por curiosidade, tens algum backtesting que permita uma comparação deste período actual com Outubro de 2016 e Setembro de 2012 (sei que estou a misturar com AT e com os teus sinais determinados temas “noticiosos/fundamentais”, mas que tiveram grande impacto ascendente, como foram os planos estratégicos anteriores…)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cem pt » 25/8/2021 17:47

Boas,

Esta ação faz parte do grupo potencial para ter em carteira, só que desde o início do ano ainda não teve nenhum sinal fiável que desse garantias duma compra ser uma boa aposta.

De facto, como bem assinalaram traders muito experientes neste espaço, particularmente o "R" Sacramento, não há ainda figuras tradicionais que permitam nesta altura entrar no papel.

Só que grande parte dos sistemas de trading não seguem as figuras-padrão e cada um está artilhado da forma mais ajustada aos testes do comportamento do papel no passado ajustado ao presente.

E aí, bem, e aí ontem surgiu finalmente o primeiro sinal do ano de compra na Mota-Engil, preferencialmente a um preço limite muito similar ao fecho de hoje.

Na verdade o sistema na escala diária aponta inequivocamente para um direcionamento ascendente. No timing semanal é que está o busílis, é um facto que nesta escala a tendência ainda se encontra ligeiramente descendente mas em compensação o ciclo na mesma escala aponta para o quadrante positivo. Portanto, temos em resumo: panorama positivo na escala diária e um empate de posições tendência / fase de ciclo na escala semanal. No seu conjunto diria que o sinal de compra de facto pode ser acionado nestas condições mas sem exageros de correr a comprar ao mercado.

Diria portanto que esta zona de 1,32 a 1,35 será um range favorável a comprar este papel. Se associarmos a isto uma boa liquidez que está claramente a entrar no PSI e que esta construtora será sempre uma das apostas favoritas para especulação pura, estão criados os ingredientes essenciais para entrar...

Se a aposta será certeira ou não, o futuro o dirá!

Deixo abaixo o gráfico do sistema de trading na escala diária.

BN
Anexos
EGL Osc MI5 20210825.png
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3141
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/8/2021 16:14

trend, percebo o que dizes, faz sentido, mas é como no baile, estou a ver outra com quem me apetece dançar. Por agora estou no bar a tomar uma caipirinha para ganhar coragem. Não tarde perguntou-lhe se quer experimentar uns passos de dança.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 25/8/2021 15:58

Àlvaro Escreveu:trend, a coisa nem correu mal com a venda de hoje, mas creio ser perfeitamente possível ir perto de 1.40 no curto. Acontece que optei por liquidez. Gun, tens razão, mas às vezes o melhor mesmo é fazer de conta que não percebemos.


Ok, tu é que sabes obviamente.

PS Hoje tem sido giro ver a cotação parada e o volume de venda a ser absorvido
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/8/2021 14:26

trend, a coisa nem correu mal com a venda de hoje, mas creio ser perfeitamente possível ir perto de 1.40 no curto. Acontece que optei por liquidez. Gun, tens razão, mas às vezes o melhor mesmo é fazer de conta que não percebemos.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 25/8/2021 14:12

Sacramento, textbook tens toda a razão, mas já vi muitas vezes um rounded bottom seguido da “asa” funcionarem bem. Chamemos-lhe o que quisermos.

Álvaro, andas nesta há meses e meses e a cerca de uma semana dos resultados (e eventual plano estratégico, com a performance que gerou nos anteriores!), arriscas-te a estar um minuto que seja fora?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 25/8/2021 14:11

XxxTOP GUNxxX Escreveu:Álvaro, o sacramento tem razão na medida em que a formação técnica cup&handle tem mais relevância se for numa tendência crescente, o que não é o caso na ME.

todavia, isso não quer dizer que a cup&handle não ocorra, a probabilidade de acontecer é que pode ser menor.

por outro lado, a ME pode cair abaixo dos €1 que tem sido suporte praticamente de mais duma década, poder pode.

noutra vertente , afirmar que a cup&handle apenas surge em subidas, e esquecer aquilo que tem vindo a ocorrer desde a segunda semana de julho, até hoje, é ter pouca aderência à realidade, a nível de desiderato :lol:

ou então o objectivo é outro :mrgreen:



sacramento fico bem sim
és um bot erudito, que apenas vês o que te interessa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 25/8/2021 14:05

XxxTOP GUNxxX Escreveu:
rsacramento Escreveu:sim, essa formação surge em subidas, não em fundos


sacramento,

tens razão, desde meados de julho de 2021, a ME tal como mostra no gráfico, tem estado a descer :lol:

ainda bem que ilustraste a tua intervenção com um gráfico: assim é possível ver distintamente o teu erro

de acordo com o link, o padrão ocorre no seguimento da ocorrência de uma tendência de alta: To qualify as a continuation pattern, a prior trend should exist

agora das duas uma: ou a Mota-Engil vem a subir há cerca de dois meses e então cabe a pergunta: Onde está o padrão?
ou então aquilo que assinalas como subida é justamente o padrão propriamente dito, não existindo então subida prévia e lá voltamos ao mesmo: a figura aparece num fundo

fica bem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/8/2021 10:58

Kidd, tens razão, bem cansativa esta Mota, mas nem foi mau de todo. A venda pode até ser precipitada, mas há uma resistência entre 1.39 e 1.40. Ora, como preciso de liquidez e a margem de subida é reduzida optei por "até amanhã camaradas". Mas sim, é cansativa, embora a probabilidade de se aproximar de 1.40 seja muito elevada, por agora optei para ver se OPTO a bom preço :wink:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kidd » 25/8/2021 10:07

Àlvaro Escreveu:Negócio fechado! Penso que poderá ir mais além, mas palpita-me correção no mercado e quero reentrar na outra, na tal!



Sempre a mesma coisa!

Já cansa! :roll:
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/8/2021 9:46

Negócio fechado! Penso que poderá ir mais além, mas palpita-me correção no mercado e quero reentrar na outra, na tal!
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/8/2021 20:43

trend, uma opinião por ser desinteressada pode ser engraçada. Não vejo nenhuma resistência em 1.38. Tem uma pequeníssima às portas de 1.40, isso tem. Veremos como lida com ela. :mrgreen:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 24/8/2021 19:59

Àlvaro Escreveu:Gun, foi uma gracinha do sacramento. Mais sabe ele que os ursos capitularam. e que a Mota os passou a ferro. :mrgreen:


Acho que não foi gracinha nenhuma… o sacramento deu a sua opinião, que como o Top Gun disse, é uma questão probabilística. Ou muito me engano tanto dá ao sacramento que suba ou que desça…

Indo ao que interessa, caminho aberto para subir se passar os 1,38. Tudo como antecipado, mas muito muito mais lento do que o esperado…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 24/8/2021 19:28

Álvaro, o sacramento tem razão na medida em que a formação técnica cup&handle tem mais relevância se for numa tendência crescente, o que não é o caso na ME.

todavia, isso não quer dizer que a cup&handle não ocorra, a probabilidade de acontecer é que pode ser menor.

por outro lado, a ME pode cair abaixo dos €1 que tem sido suporte praticamente de mais duma década, poder pode.

noutra vertente , afirmar que a cup&handle apenas surge em subidas, e esquecer aquilo que tem vindo a ocorrer desde a segunda semana de julho, até hoje, é ter pouca aderência à realidade, a nível de desiderato :lol:

ou então o objectivo é outro :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/8/2021 19:09

Gun, foi uma gracinha do sacramento. Mais sabe ele que os ursos capitularam. e que a Mota os passou a ferro. :mrgreen:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 24/8/2021 17:38

Um fecho interesse em máximo do dia.
Promete para amanhã. Estarão já a posicionar-se para os resultados de dia 2?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 24/8/2021 16:57

rsacramento Escreveu:sim, essa formação surge em subidas, não em fundos


sacramento,

tens razão, desde meados de julho de 2021, a ME tal como mostra no gráfico, tem estado a descer :lol:
Anexos
Screenshot 2021-08-24 at 16.55.56.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/8/2021 16:38

Não é fácil trabalhar nas obras. Nada fácil. Mas com os tijolos assim empilhados amanhã já se trabalha bem pelo fresco da manhã. :mrgreen:
O maior problema foi começarem a dizer que ia cair, foi preciso armar ferro, fazer cimento... mas agora já está compostinha graças ao bom trabalho dos pedreiros. :pray:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 24/8/2021 15:48

Goya777 Escreveu:No diário parece ter formado cup and handle. Mas eu nao percebo nada de figuras técnicas :mrgreen:

sim, essa formação surge em subidas, não em fundos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 24/8/2021 15:45

No diário parece ter formado cup and handle. Mas eu nao percebo nada de figuras técnicas :mrgreen:
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/8/2021 15:35

Faz tempo que não carregava tanto tijolo. Estou quase exausto, mas agora não há volta a dar, enquanto as costas aguentarem :pray:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/8/2021 12:10

Também há um ditado que reza assim: água mole em pedra dura, tanto dá até que fura! :mrgreen:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/8/2021 9:11

Goya, obsessões aqui são perigosas. Nada disso, vejo uma resistênca e sei que se for quebrada fará um disparo, só isso. E isso é suficiente para me fazer reentrar. Já lá estou outra vez. Enquanto der para vender a 1,35 e entrar mais abaixo... escreve porque talvez valha a pena: no dia em que quebrar 1.35 a Mota dispara. :shock:
Mas tenho a noção da dificuldade em passar, como me palpita correção no índice. Mas é mais provável que corrijam mais as que dispararam que a Mota.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 24/8/2021 8:53

:arrow:
Àlvaro Escreveu:E foi assim a viagem, não dá para arriscar mais na Mota. Bate em 1,35 com o índice colado à resistência... Hum... mal deu para uns cafés.


Pareces um pouco obcessionado com a Mota e até a Ren andou a subir mais estes dias...

Não digo com maldade, apenas acho que devias partir para outra e esquecer um pouco Motas e Impresas por uns tempos
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Andre vez, Bing [Bot], iniciado1, J_Investidor, m-m, Nuno V, Phil2014, Shimazaki_2 e 360 visitantes