Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 26/2/2014 12:23

tncm Escreveu:
luka Escreveu:
katolo Escreveu:Nunca percebi estes panic sell nestas operações. Não vejo mal nenhum em parte do capital mudar de mãos. Pelo contrário, só prova que há mais pessoas/entidades que acreditam na empresa. Além de aumentar o free float na Bolsa desta cotada dado que os volumes têm sido miseráveis :D

Sempre a mesma história! Mãos fracas :roll:


O problema é o q citaram ha pouco ... quais as intençes...

E parte delas estao jà a ser despejadas para captar mais valias a curto prazo ... :?


Nestas questões jurídicas não percebo muito, mas se determinado lote de ações foi comprado fora do mercado e com desconto considerável, por que carga de água é que depois as podem vender logo no mesmo dia!? Assim também eu ficava rico!



Ou então porque não a própria empresa vender as acções em mercado aberto durante um espaço temporal maior que vender em 1 dia e perder 10% sobre elas, mesmo que a cotação caí-se pela pressão vendedora, possivelmente não chegaria a 10%.


Mas também não sei como isto se costuma processar, a notícia diz que é normal haver um desconto.



Pondero uma entrada de CP, mas tou realmente perdido visto que os ultimos gráficos aqui postados, principalmente a possível figura de H&S, tornar o trade arriscado. (Já agora, obrigado ao Douken pelo belo trabalho técnico.)
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 26/2/2014 12:22

Who cares? Se tentasse perceber todas as motivações destes negócios não dormia à noite!

Deixo isso para os jornaleiros que têm de vender jornais com notícias de treta :wink:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Luka! » 26/2/2014 12:22

TECNICAMENTE >>
Temos um suporte intraday nos 4,75€...
talvez um ponto interessante a considerar para uma entrada...
:wink:
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 26/2/2014 12:16

Obviamente que isto é desagradável... Não me parece que quem as comprou hoje já as esteja a vender a ganhar 3% ou 4%, parece-me panisc selling. E tambem acho que era importante saber quem são eles, são estratégicos? Ou são apenas fundos de investimento?

Mas eu questiono-me das razões que possam estar por trás desta estratégia... Será que a família MOTA está à rasca de dinheiro? Não me parece... Porque será que estão a amealhar dinheiro? Vão abrir um depósito a prazo ou fazer com PPR com esta massa? também não acredito... Será para novos investimentos? Será que se prepara uma OPA a qualquer empresa? Eu gostava era de perceber o porquê... Concordo com alguem que disse aí para trás - é bom sinal haver investidores a entrar na empresa.

Mas para que quer a família MOTA todo este dinheiro??? Alguem sabe?
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 26/2/2014 12:10

Continuo tranquilo e longo! Pena não ter liquidez para reforçar... Tomara eu que todas as cotadas nacionais fossem como esta :wink:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 26/2/2014 12:07

luka Escreveu:
katolo Escreveu:Nunca percebi estes panic sell nestas operações. Não vejo mal nenhum em parte do capital mudar de mãos. Pelo contrário, só prova que há mais pessoas/entidades que acreditam na empresa. Além de aumentar o free float na Bolsa desta cotada dado que os volumes têm sido miseráveis :D

Sempre a mesma história! Mãos fracas :roll:


O problema é o q citaram ha pouco ... quais as intençes...

E parte delas estao jà a ser despejadas para captar mais valias a curto prazo ... :?


Nestas questões jurídicas não percebo muito, mas se determinado lote de ações foi comprado fora do mercado e com desconto considerável, por que carga de água é que depois as podem vender logo no mesmo dia!? Assim também eu ficava rico!
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Luka! » 26/2/2014 12:04

katolo Escreveu:Nunca percebi estes panic sell nestas operações. Não vejo mal nenhum em parte do capital mudar de mãos. Pelo contrário, só prova que há mais pessoas/entidades que acreditam na empresa. Além de aumentar o free float na Bolsa desta cotada dado que os volumes têm sido miseráveis :D

Sempre a mesma história! Mãos fracas :roll:


O problema é o q citaram ha pouco ... quais as intençes...

E parte delas estao jà a ser despejadas para captar mais valias a curto prazo ... :?
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 26/2/2014 12:01

Nunca percebi estes panic sell nestas operações. Não vejo mal nenhum em parte do capital mudar de mãos. Pelo contrário, só prova que há mais pessoas/entidades que acreditam na empresa. Além de aumentar o free float na Bolsa desta cotada dado que os volumes têm sido miseráveis :D

Sempre a mesma história! Mãos fracas :roll:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por j0a0 » 26/2/2014 11:52

Penso que é uma "passagem" de ações. Penso eu....
Só muda o titular das ações. :-k
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 512
Registado: 14/11/2013 0:04

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 26/2/2014 11:47

Interrogo-me se é de entrar agora!? :-k
Há alguma informação sobre quem comprou? Se foram fundos, ou fundo, ou alguma sociedade de gestão... talvez a informação fosse relevante para saber as reais intenções da compra.

PS. Estive a dar uma olhada pelo gráfico e a ação está mesmo mesmo em cima da LTA longo prazo
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Luka! » 26/2/2014 11:37


As 34.300.000 acções foram vendidas a institucionais a desconto de 10% .... ou seja 4,65€....


ja estamos a ver o resultado ...
Anexos
crash.bmp
crash.bmp (148.05 KiB) Visualizado 6033 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por mcarvalho » 26/2/2014 10:43

Acções da Mota-Engil vendidas com um desconto de 10%
26 Fevereiro 2014, 09:21 por Sara Antunes | saraantunes@negocios.pt

Enviar por emailReportar erro
0

inShare




A venda de quase 17% do capital da Mota-Engil já foi concretizada. As acções foram vendidas com um desconto de 10%. A negociação dos títulos em Bolsa é retomada às 10h00.
O maior accionista da Mota-Engil e a própria construtora anunciaram na terça-feira, que iam vender quase 16,8% do capital, numa operação que visa alargar a base de investidores e reforçar a liquidez e “free float” dos títulos. A venda já está concluída tendo sido realizada com um desconto de 10% face ao valor de fecho da última sessão.

Foram colocadas no mercado 34,3 milhões de acções da Mota-Engil, através de um processo de "accelerated bookbuilding". O preço da operação foi fixado em 4,65 euros por título, o que corresponde a um desconto de 10,11% face aos 5,173 euros a que fechou na última sessão. Estas operações, por regra, são efectuadas com desconto.

A Mota-Engil revela que “concluído o processo de ‘accelerated bookbuilding’, todas as 34.300.000 acções foram colocadas ao preço de 4,65 euros por acção”, adianta o comunicado.

Segundo fonte oficial da Euoronext Lisbon, as acções da Mota-Engil, que foram suspensas no inicio da sessão, vão regressar à negociação às 10h00.
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por mcarvalho » 26/2/2014 9:03

Acções da Mota-Engil suspensas em bolsa

26/02/2014

(Notícia em actualização)
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por mcarvalho » 25/2/2014 18:53

Família Mota vai vender 11,3% do capital da construtora

25/02/2014

A Mota-Engil anunciou esta terça que, em conjunto com o seu maior accionista, decidiu colocar acções da empresa no mercado através de uma operação de venda a investidores institucionais.

No total serão colocados no mercado 34,3 milhões de acções da Mota-Engil, que equivalem a 16,8% do capital da empresa. A família Mota, que directamente controla 59,5% do capital da construtora, irá alienar 23,2 milhões de acções (11,3% do capital), enquanto a Mota-Engil irá vender 11,1 milhões de acções próprias (5,4% do capital).

Depois desta operação ser concretizada, a Mota Gestão e Participações, que controla 59,5% da construtora, verá a sua posição descer para 48,2%. Permanecerá ainda com o controlo da companhia, já que António Mota (o chairman da empresa) controla 2,59% do capital.

(Notícia em actualização)
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por baer » 25/2/2014 15:24

tncm Escreveu:Boa tarde,

Esta menina está a dar um ar da sua graça, será que, à semelhança da Altri, alguns investidores estão a tomar posição para a apresentação dos resultados, que se prevêem bons? Embora já ache há algum tempo que não é líquido o binómio, bons resultados=subidas fortes...


Para quando está marcada a apresentação de resultados? Ainda não encontrei em lado nenhum e não está actualizado no site do negócios. Também estou com alguma curiosidade de novidades sobre a Mota-Engil África.

Cumps.
 
Mensagens: 107
Registado: 25/10/2013 22:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 25/2/2014 13:45

Boa tarde,

Esta menina está a dar um ar da sua graça, será que, à semelhança da Altri, alguns investidores estão a tomar posição para a apresentação dos resultados, que se prevêem bons? Embora já ache há algum tempo que não é líquido o binómio, bons resultados=subidas fortes...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 22/2/2014 13:03

Manuel António da Mota nasceu em 1913 à beira das serranias do Marão, mas cedo partiu à conquista do mundo, em vários continentes.

Um século depois, esse exemplo é seguido pelos seus sucessores à frente do maior grupo nacional de construção e engenharia civil.

Mota-Engil pode ter surpreendido os mais distraídos quando anunciou no início deste ano que pretendia cotar a participada para o continente africano na bolsa de Londres. Mas para quem conhece minimamente os pergaminhos do fundador do grupo Mota, não há motivo para surpresas. A paixão por África, a aposta em novos desafios e a demanda de fontes alternativas de financiamento foram três marcas distintivas na actuação de Manuel António da Mota, cujo centenário do nascimento se celebra este ano. Poucos saberão que Manuel António da Mota iniciou o seu império empresarial pela área florestal, associado a familiares e outros empreendedores, com a empresa Indústrias Reunidas do Tâmega. Fazendo jus às suas raízes familiares, entre Celorico de Basto e Amarante, na divisória entre o Minho e Trás-os-Montes, entre as impressivas pedras e serranias do Marão. E revelando desde cedo a sua argúcia para os negócios e para a liderança.

II Guerra Mundial e aposta em África
Depois da Indústrias Reunidas do Tâmega, criada em 1943, Manuel António da Mota decidiu alargar o campo de acção e reforçar a autonomia, constituindo, como sócio maioritário, a Mota & Companhia, em 1946. Estamos em plena II Guerra Mundial, mas os conflitos armados nunca travaram os passos deste empresário, como veremos adiante. Com o continente europeu a despedaçar-se, Manuel António da Mota tem a visão de lançar-se à conquista de África, dirigindo-se a Cabinda, enclave da então colónia portuguesa de Angola. O objectivo continuava a ser a exploração florestal e o fundador do Grupo Mota foi viver para uma palhota no meio do mato. "Oh Mota, ou vences ou não sais daqui", confidenciou Manuel António da Mota a um amigo, pode ler-se numa passagem do livro de Carlos Oliveira Santos sobre "A História da obra de regularização do Baixo Mondego - Uma empresa é um rio". Manuel António da Mota venceu e nunca saiu de Angola, onde ainda hoje é conhecido como "o mais-velho da Mota", uma expressão de grande respeito utilizada em muitas culturas africanas.

Dinheiro de Manhattan para Luanda
Em mais de duas décadas, o pulso e o sentido quase premonitório de Manuel António da Mota levaram o grupo para a área da construção, da engenharia, das obras públicas.E se hoje se fala de restrições no financiamento às empresas, em particular na construção, há 50 anos as coisas também exigiam arte e engenho na procura de soluções viáveis. Em 1962, o Grupo Mota foi convidado a construir a ampliação do aeroporto de Luanda e uma estrada de 250 quilómetros, também em Angola, entre o Luso e a Vila Henrique Carvalho. Arrancar com as empreitadas exigia um valor verdadeiramente astronómico para uma empresa portuguesa, familiar, da época: nada mais, nada menos que 10,5 milhões de dólares.

Manuel António da Mota não baixou os braços e meteu-se num avião com os seus mais directos colaboradores rumo à praça financeira de Londres, onde o grupo, dessa vez, não teve sucesso. Sem esmorecer, o empresário cruza o Atlântico, aterra em Nova Iorque. Após negociações complexas e peripécias desconcertantes, Manuel António da Mota sela um contrato de financiamento nesse valor com a Interamerican Capital Corporation. Uma lição a reter pelos actuais empresários que nunca foi esquecida pela família Mota e pelos gestores profissionais do grupo. Com este financiamento, as obras seguiram a todo o gás e ajudaram o Grupo Mota a ter um sucesso retumbante em Angola, que só viria a ser beliscado com a descolonização, o processo de independência e a guerra civil que despedaçaram o país nas décadas seguintes. Mais um conflito armado para testar as capacidades de Manuel António da Mota.

Guerra em Angola e regresso a Portugal
"Quando olho para trás, para o meu pai, o que ficou na nossa casa até hoje é que as dificuldades são oportunidades. O meu pai teve uma vida boa, mas passou por muitas dificuldades. Primeiro, no período pós-II Guerra Mundial, mais tarde, em Angola, quando o país entrou em guerra civil", relembra António Mota, filho de Manuel António da Mota (e seu sucessor como presidente na actualidade da Mota-Engil), ao Diário Económico.

António Mota sublinha que o seu pai, "depois disto tudo, teve de recomeçar a vida aos 60 anos em Portugal, após a independência de Angola, de onde nunca quis sair". "E nessa altura teve de tomar mais uma decisão difícil: deixar de ter sócios. Os que tinha na altura impunham a saída do grupo de Angola, mas o meu pai não quis sair. Ficou sozinho e avançou nessa decisão", acentua António Mota.

Enquanto travava esta batalha, quando Angola entrou em grandes dificuldades, Manuel António da Mota veio para Portugal. "O que eu mais retenho desse tempo é que o meu pai dizia uma coisa muito engraçada: ‘Não sei se é bom ou mau, mas em Portugal sou considerado angolano, e em Angola muitos me consideram português. Não sei se é um estatuto bom ou mau'", questionava-se o fundador da Mota. Os resultados não permitem questionar o caminho seguido e o estatuto ganho.

De volta a Portugal, Manuel António da Mota encontra na empreitada de regularização do Baixo Mondego, a oportunidade e a bandeira que viria a transformar a Mota num dos líderes nacionais da construção e engenharia. Adjudicada em 1977 por um valor de 1,5 milhões de contos (7,5 milhões de euros, a valores nominais), esta empreitada iria concluir-se em 1984, vencendo pela solução inovadora os milhentos contratempos de percurso.

Em direcção ao topo e à diversificação
Com o ‘troféu' da conclusão da obra no Baixo Mondego, a Mota estava lançada em direcção ao topo da construção em Portugal, que haveria de atingir menos de 20 anos mais tarde. Pelo caminho, encetou um ambicioso programa de diversificação de actividades e de geografias. E ergueu alguns outros símbolos do moderno regime democrático, como o Oceanário ou a Ponte Vasco da Gama, gerida pela Lusoponte, de que a Mota-Engil é agora o maior accionista.

"Repare bem: o meu pai morreu em 1995 com 82 anos de idade devido a uma pneumonia, mas ainda pouco antes de morrer aprovou duas coisas que eram uma novidade para quem viveu no mundo anterior como ele. Votou favoravelmente a diversificação do grupo para as águas, ele que sempre foi um homem da construção e da floresta. E votou favoravelmente a participação do grupo no primeiro concurso na Europa Central, ele que, como empresário, viveu durante décadas condicionado pela Guerra Fria e pelo muro de Berlim".

E António Mota ainda se recorda como se fosse hoje de que o pai também votou favoravelmente a decisão de concorrer à construção da ponte Vasco da Gama, no primeiro projecto em regime ‘project finance' concretizado em Portugal. "Por aqui se vê que o meu pai era um homem activo mesmo nessa idade e alguém consciente da evolução do Mundo, tendo aprovado decisões que agora se vê terem sido acertadas, porque desde a queda do Muro de Berlim, a Europa cresceu muito mais do lado de lá. O meu pai morreu de corpo, mas estava bem vivo de cabeça", conclui António Mota.

http://economico.sapo.pt/noticias/como- ... 87693.html
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 20/2/2014 17:54

O martelo que esta cotada fez hoje indica que pode estar aí uma reversão de tendência no curto prazo... o bull está de boa saúde e recomenda-se...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DoukeN » 20/2/2014 14:26

Buffet2014 Escreveu:Boa Noite...
Apesar de este ser o meu primeiro post , já acompanho há muito o caldeirão. Faço-o desde 2008 quando decidi iniciar-me nestas lides e digo desde já, que aprendi muita coisa, apreciando os comentários de muitos dos colegas do Caldeirão.

Este meu post, tem a ver com o H & S que veem aqui na Mota ENgil... Será que era possível colocarem um gráfico com tal projecção?

Ficava muito agradecido!
Bons negócios


Aqui vai.

De referir que para completar o padrão é necessário que a neckline seja quebrada em baixa, com aumento significativo do volume.

Cumprimentos
Anexos
eg_h&s.png
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."

Dalai Lama
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 19/9/2013 9:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/2/2014 23:46

Penso que a não divulgação até ao momento das condições do IPO da Mota África e do aumento de capital dessa entidade restringirá grandes oscilações para cima ou para baixo. Sendo que o conceito de "grandes oscilações" na Mota não é o mesmo do que na Ren...
Neste caso a importância da filha tenderá a influenciar a mãe. Talvez no dia dos resultados se conheçam novidades, para capitalizar - literamente! - a coisa...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Buffet2014 » 19/2/2014 21:45

Boa Noite...
Apesar de este ser o meu primeiro post , já acompanho há muito o caldeirão. Faço-o desde 2008 quando decidi iniciar-me nestas lides e digo desde já, que aprendi muita coisa, apreciando os comentários de muitos dos colegas do Caldeirão.

Este meu post, tem a ver com o H & S que veem aqui na Mota ENgil... Será que era possível colocarem um gráfico com tal projecção?

Ficava muito agradecido!
Bons negócios
 
Mensagens: 4
Registado: 19/2/2014 21:35

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 19/2/2014 18:17

DoukeN Escreveu:Cuidado... Só lhe falta um ombro para o H&S! :D (Que catastrofista!)


A brincar a brincar... olha que o boneco está a aparecer, já começo a ficar com pele de galinha... :shock:
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 18/2/2014 17:12

Parece que é hoje que a resistência dos 4,98 vai ao ar...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MatildeSerrano » 17/2/2014 21:53

Quando é que receberemos as nossas novas acções da Mota-Engil ?
E em que mercado serão cotados ?

Alguém sabe ?

Thanks.
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por P307 » 17/2/2014 20:37

Penso que se a ME superar a resistência dos 4.98 será de entrar, pois fica com caminho livre pelo menos até aos 5.40 euros.
Falta apenas mais alguma força...
 
Mensagens: 21
Registado: 30/11/2013 0:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Gioes, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, Phil2014, Shimazaki_2, xzx e 383 visitantes