Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/8/2021 10:23

Gun, costuma dizer-se que a sorte protege os audazes... parece-me que deste o tiro certeiro, ela leva jeito e eu só empurrei ligeiramente. :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 12/8/2021 9:33

Boas.
acho que os short já estão a começar a fechar as posições de mansinho.
só vou descansar quando a vir acima dos 1.60€................
têm sido uns meses de pachorra, do caraças.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/8/2021 9:30

Gun, se não vai a gente empurra!
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 11/8/2021 19:30

volumes intradiários com a magnitude daqueles que temos assistido, são normais nos meses de verão.
contudo, este ano têm sido particularmente baixos, atrevo-me a dizer, mais baixos daquilo que é normal.

quanto à ME a ida aos € 2,40 não será nos próximos dias, nem, semanas....
será um movimento de alguns meses....qual será o trigger não sei....

uma coisa estou certo, os próximos 12 a 36 meses na ME. o contexto geopolítico da UE será muito favorável para as construtoras.
a ME irá na UE ficar com os despojos e/ou restos de projectos de infra-estruturas e investimento UE27, sendo certo que, na américa latina/sul, e em áfrica continuará o seu percurso normal.

por último, com a posição financeira revigorada, e com a capacidade do seu novo parceiro chinês, os charters de financiamento fácil serão aos "magotes" :lol:

resta saber se um investidor encara a ME para swing, ou como bagger.

estas últimas semanas para swing :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 11/8/2021 19:03

Também tenho essa ideia e esse feeling, na casa dos 2 a 2.30, o problema é quando.
Não estamos a acompanhar as grandes subidas dos Americanos, parece que tudo está renitente nas compras com medo de algum crash que possa surgir.
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/8/2021 17:04

Vale, pode parecer contraditório mas também faz sentido o que dizes. Pode ser falso, o RSI... mas tb pode dar certo e fazer um esticão a picar o ponto, as posições curtas fazem muito movimentos desse tipo. Portanto é daquelas que nem sei que te diga que te conte...
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 11/8/2021 16:53

Àlvaro Escreveu:Gun, pode ser, pode ser... faz sentido! Finalmente.


Sem comentários,... :mrgreen: :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 11Agosto.jpg
MOTA 11Agosto.jpg (142.01 KiB) Visualizado 7782 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/8/2021 16:28

Gun, pode ser, pode ser... faz sentido! Finalmente.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 11/8/2021 16:16

Boas.
pareçe que está a aqueçer para uma subida galopante .
vamos ver se os resultados dia 02Set, a vai animar.
já anda á uns dias ali estancada nos 1.28/1.30€.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Katz1971 » 11/8/2021 8:28

já não falta muito para a apresentação dos resultados
 
Mensagens: 36
Registado: 22/7/2021 3:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 10/8/2021 21:30

cada vez acredito mais nos € 2,40
está escrito nas estrelas :lol:
é uma questão de tempo...
Anexos
ME.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 10/8/2021 19:23

O mercado português no geral está muito fraco, só cá andam os portugueses, os estrangeiros deram ao slide, por isso nem mota nem qualquer outra, aliado ao facto dos USA estarem nas nuvens isto não ata nem desata.
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 10/8/2021 19:15

O problema desta menina como dizem os bojis chama-se cartinhas! até que a podengada ande entretida a colar selos não vem aqui :mrgreen: diga-se em abono da verdade que o AC teve uma participação miserável nem sendo subscrito na totalidade :-"
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sacanitajose » 10/8/2021 18:58

trend=friend Escreveu:Álvaro não tem nada a ver… o consórcio era Brisa, Soares da Costa, Lena e outras pequenas

:wall: :-" a não esquecer Eulises, há quase um ano :
-https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/o-estranho-negocio-da-china-da-mota-engil :mrgreen: eu continuo aguardando !!! :-# =;
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/8/2021 18:12

Um período em que andava distraído da Mota, mas tens toda a razão no timing…

E apesar de o arranque ter tido um primeiro mês mais engasgado, o que é facto é que seguiu para os 4,20 um ano e pouco depois…. Mas será que ela só vive de planos estratégicos? :lol:

Mais fraquinho que de 1 a 6 euros, mas de 1,50 a 4,20 também não é mau de todo 8-)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 10/8/2021 17:57

trend=friend Escreveu:Caro minibull, são pontos bastante válidos, a presença em bolsa atribui uma visibilidade e um escrutínio que sendo trabalhosos noutras dimensões, asseguram alguma proteção regulatória face a uma CCCC hostil, etc de que uma “private co” não dispõe.

Mas não deixa de ser curiosa esta estagnação. Durante o AC era compreensível para controlarem as posições, etc, mas depois… Como ontem disse, em 2012, antes do plano estratégico ser conhecido foi também assim. Quando foi apresentado, foi por aí acima. Fica aqui uma memória do arranque, quem sabe desta vez é o mesmo

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... os_de_maio

Até tem piada o dia da notícia, dia 3/9


Em 2016 foi igual

https://www.google.com/amp/s/www.jornal ... strategico
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/8/2021 16:25

Caro minibull, são pontos bastante válidos, a presença em bolsa atribui uma visibilidade e um escrutínio que sendo trabalhosos noutras dimensões, asseguram alguma proteção regulatória face a uma CCCC hostil, etc de que uma “private co” não dispõe.

Mas não deixa de ser curiosa esta estagnação. Durante o AC era compreensível para controlarem as posições, etc, mas depois… Como ontem disse, em 2012, antes do plano estratégico ser conhecido foi também assim. Quando foi apresentado, foi por aí acima. Fica aqui uma memória do arranque, quem sabe desta vez é o mesmo

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... os_de_maio

Até tem piada o dia da notícia, dia 3/9
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por minibull » 10/8/2021 16:12

Caros Bigest e Trend,

tenho sérias dúvidas quanto ao hipotético cenário de retirada de Bolsa, porque:

1 - A família Mota ficou com uma "almofada" de mais de 100 milhões de euros, mesmo já após ter concorrido ao aumento de capital.

2 - A hipotética retirada da empresa de Bolsa, implicaria a impossibilidade de "ir buscar" qualquer, mesmo que pequeno, financiamento à bolsa em caso de necessidade ou de mera conveniência; quer fosse através da venda e posterior recompra das acções próprias, quer através de acções que detenham em nome individual.

3 - Ao retirar a empresa de Bolsa, a família Mota veria esfumar-se a maior parte da "almofada" financeira que obteve com a venda aos chineses.

4 - Ao fazê-lo, ficaria manietada nas mãos dos chineses, que podem ser muito boas pessoas, mas quando a empresa precisar de cash, os amigos chineses tê-lo-ão de sobra e ilimitado.

E a família Mota ?

teria de acompanhar os chineses, nas necessidades da empresa, nomeadamente em suprimentos, ou qualquer outro tipo de empréstimo de que a empresa necessitasse, caso não pudessem ou não quisessem recorrer à banca, mesmo que fosse para um reforço pontual de capital.

E não poderia mais contar com a Bolsa, em que está cotada há mais de 30 anos - o que para a família Mota é incomparavelmente mais seguro, do que depender de um único e poderosíssimo sócio.
Mal comparando seria "despir" o pára-quedas, colocar o rapel e dizer aos amigos chineses - agora segurem aí que eu vou saltar, mas vocês não me larguem hem ? desculpem a comparação algo descabida, mas é o que me parece.

5 - E aí os chineses, mesmo sendo boas pessoas, mas negócio é negócio...
"apertariam" a Família Mota, e "chutavam-na" para fora da empresa, e eles ficavam donos de 100% de uma empresa Europeia.

Ah, mas existem acordos parasociais e tal, e outros, que não são conhecidos do público em geral...

Será verdade, mas serão suficientes para abdicar de uma fórmula que, embora com altos e baixos, mas que vinha correndo bem, não obstante as crises nacionais e internacionais, a que a estrutura e grandeza da empresa vinha resistindo ? E que agora com este novo e grande sócio, mas mantendo o status-quo, nomeadamente com a manutenção em bolsa, tem tudo para correr bem, sem riscos de dar "saltos maiores que a perna" para todos os acçionistas, sobretudo para a família Mota.

6 - Pelo que me parece, mas isto é um "gajo" de quase 70 anos a falar,
este cenário só seria possível, se após 75 anos, e 3 ou 4 gerações depois a família Mota tivesse "ensandecido" pela ganância e pelo excesso de confiança em parceiros, relativamente recentes, e "atirar-se para o abismo" , completamente nas mãos dos novos sócios chineses, confiando plenamente que eles os irão segurar.
Não me parece que quem construiu tal empresa, se tornasse agora tão ingénuo e crédulo em fábulas de Jean de La Fontaine.

7 - É por isso que a empresa não será retirada de Bolsa, pois a permanência em Bolsa, é a única defesa , em termos práticos, que a família Mota terá, ao ter admitido um sócio tão poderoso e temível.

Os principais beneficiários em que a empresa não saia de Bolsa, não serão os pequenos acçionistas, mas sim a própria família Mota.
 
Mensagens: 55
Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 10/8/2021 15:02

kidd Escreveu:
maturidade Escreveu:boas.
tantas noticias BOAS, e ela só desce.
têm de haver aqui um interesse por trás desta menina.
será que a querem ter a preços baixos, para a media de 6 meses desçer e tirarem-na da bolsa a 1.50/1.75€???
já não digo nada.
mas para quem está dentro como eu á muitos meses PERDEDOR, até mete fastio olhar para este circo do dia a dia nesta menina.
eles conseguem fazer dela o que querem.
está entregue ao tubarões.
MIAS UM CANCRO QUE TENHO EM CARTEIRA.... :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

abraços


Tenho a sensação que se de repente a Mota ganhasse todas as obras existentes no mundo, a cotação não mexia


E LUCROS... :oops: :mrgreen: :wall:

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kidd » 10/8/2021 14:37

maturidade Escreveu:boas.
tantas noticias BOAS, e ela só desce.
têm de haver aqui um interesse por trás desta menina.
será que a querem ter a preços baixos, para a media de 6 meses desçer e tirarem-na da bolsa a 1.50/1.75€???
já não digo nada.
mas para quem está dentro como eu á muitos meses PERDEDOR, até mete fastio olhar para este circo do dia a dia nesta menina.
eles conseguem fazer dela o que querem.
está entregue ao tubarões.
MIAS UM CANCRO QUE TENHO EM CARTEIRA.... :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

abraços


Tenho a sensação que se de repente a Mota ganhasse todas as obras existentes no mundo, a cotação não mexia
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/8/2021 13:03

Não é assim tanto, e de facto o condicionamento a que está sujeita é gritante… são só c. 25% que lhes falta, nem a 100 milhões chegaria, entre os dois
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bigest » 10/8/2021 11:42

Tirar de bolsa não! Está entregue a 2 grandes players; tinham que comprar grande fatia em mercado!
Acho que é preciso ter calma ,se continuar apetitosa alguém grande irá comprar e, aí sim subirá!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kidd » 10/8/2021 8:35

Àlvaro Escreveu:Zé Manel, finalmente uma boa notícia na Mota. Claro que tem impacto, há sempre uns curtos que fecham, mais uns que compra, diria que teremos um belo verde na Mota, talvez aré 1.34.



O que é impressionante é a quantidade de ações que aparecem à venda, ainda por cima ao preço que está
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 10/8/2021 8:33

boas.
tantas noticias BOAS, e ela só desce.
têm de haver aqui um interesse por trás desta menina.
será que a querem ter a preços baixos, para a media de 6 meses desçer e tirarem-na da bolsa a 1.50/1.75€???
já não digo nada.
mas para quem está dentro como eu á muitos meses PERDEDOR, até mete fastio olhar para este circo do dia a dia nesta menina.
eles conseguem fazer dela o que querem.
está entregue ao tubarões.
MIAS UM CANCRO QUE TENHO EM CARTEIRA.... :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/8/2021 8:11

E vamos ver se faz o volume médio diário na primeira hora… só aí poderá ser indicador de algo mais interessante com entradas externas
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Shimazaki_2 e 376 visitantes