Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Soneca-II » 25/7/2007 15:24

Obrigado pelo gráfico.

Será que era possível dizer qual o valor esperado no gráfico para o dia de hoje? É que não estou a conseguir determinar com precisão o valor apenas vendo a imagem e não tenho conhecimentos para gerar uma :).

Obrigado.

RR

Registado: 29/5/2007 7:49

por Enslaved » 25/7/2007 15:07

Infelizmente só dá sinais de venda :evil: Abaixo da MA 20 e 50, MACD negativo, RSI baixo e se não reagir à LTA só deverá ter suporte nos 6,38 :|. pelo menos fecho o gap.

Abraços e bons negócios
Anexos
mota.JPG
mota.JPG (0 Bytes) Visualizado 15132 vezes

Registado: 28/2/2007 18:24

por Auditor » 25/7/2007 14:51

Sempre a descer. A concentração fez-lhe mal.

Registado: 28/6/2007 13:25

por Mariachi » 25/7/2007 14:46

Que se passa com a Mota???
Desde a entrada da Martifer em bolsa que está em queda livre, onde vai parar???
Só de pensar que foi o meu 1º negocio em bolsa, que entrei nela quando estava bem alta e pelos comentários que via a dizer que ainda ia subir mais, mas afinal nada disso se verificou e ela cai, cai, cai...

Registado: 25/6/2007 11:05

por Sigmund » 24/7/2007 20:49

Soneca-II Escreveu:
Ansioso Escreveu:
Soneca-II Escreveu:Presumo que a análise correcta é esperar o embate no suporte de baixo?

Correcto?

Se isto fôr n seria acertado (pelo menos gostaria que me esclarecessem pf) vender agora e tentar comprar bais abaixo?

RR

Deveriamos contrar o professor Bambo para nos dar umas dicas do que vai acontecer nos próximos tempos.

Caro Soneca, não será isso que todos almejam, saber qual vai ser o comportamento dos titulos?

Cump.

Caro Ansioso, o que eu pedi foi uma interpretação da posição actual da cotação.

Não pedi para saber o futuro da cotação, mas pedi sim a opinião dos que percebem do assunto, olham e formulam opiniões (valem o que valem e cada um dá e usa-as como entender).

Tira a Mota, mete outra empresa qquer (Soneca SGPS por exemplo dado ser uma empresa em forte crescimento nacional) na mesma situação e em termos de análise tecnica eu reponho a pergunta (agradeço a quem já me respondeu com a sua opinião e isto serve só como exemplo):

"Será que a Soneca SGPS dado o gráfico tende a convergir para a LTA (penso ser esse o nome)".

Em caso afirmativo geral de quem entende disto e com 2 dedos de testa mais vale minorar as perdas. Claro que mesmo que todo o caldeirão garanta que isso vá acontecer amanhã a cotação podia disparar para 10 euros por exemplo...

Das respostas que foram dadas ( e eu agradeço ) pude compreender que tal não é obrigatório que aconteça (embora possa acontecer).

Caso ainda queira contratar o Professor Mambo dou-lhe todo o meu apoio, de outra forma agradeço que tenha calma com as teclas e não responda a todo o vapor de forma desadequada.

De qquer forma a decisão final de vender com a perda ou não é minha e como deves ter compreendido n vim aqui pedir conselhos sobre o que fazer, mas sim sobre como interpretar.

Obrigado.

RR

Caro Soneca

è evidente que a decisão final é sempre do próprio e de mais ninguem, mas permita-me corrigir, na verdade e embora não quererá admitir mas a questão que formulou foi mais no sentido de se aconselhar, do que haveria de fazer - vender agora e comprar mais abaixo - infelizmente a analise técnica por mais eficiente que possa ser não nos dá essas certezas, do que é mais correcto - se assim fosse teriamos um mercado demasiadamente perfeito.

Apesar de perceber alguma coisa de analise técnica e da informação que venho beber a este forum, quantas vezes não me enganei por seguir certas tendencias que a AT me dava e que julgava correctas, estamos ás vezes tão certos da nossa competencia que esquecemos outras tantas variaveis.

Agora não se sinta ofendido com as minhas palavras, porque não era de facto esse o meu objectivo, este forum aceita a critica, não a critica malcriada e despropositada, mas que eu saiba não há nada que impeça a que faz uso do humor e mesmo em alturas em que a emoção não é a melhor conselheira!

Bem haja e bons negócios

Registado: 23/5/2007 16:33

por Soneca-II » 24/7/2007 17:03

Ansioso Escreveu:
Soneca-II Escreveu:Presumo que a análise correcta é esperar o embate no suporte de baixo?

Correcto?

Se isto fôr n seria acertado (pelo menos gostaria que me esclarecessem pf) vender agora e tentar comprar bais abaixo?

RR

Deveriamos contrar o professor Bambo para nos dar umas dicas do que vai acontecer nos próximos tempos.

Caro Soneca, não será isso que todos almejam, saber qual vai ser o comportamento dos titulos?

Cump.

Caro Ansioso, o que eu pedi foi uma interpretação da posição actual da cotação.

Não pedi para saber o futuro da cotação, mas pedi sim a opinião dos que percebem do assunto, olham e formulam opiniões (valem o que valem e cada um dá e usa-as como entender).

Tira a Mota, mete outra empresa qquer (Soneca SGPS por exemplo dado ser uma empresa em forte crescimento nacional) na mesma situação e em termos de análise tecnica eu reponho a pergunta (agradeço a quem já me respondeu com a sua opinião e isto serve só como exemplo):

"Será que a Soneca SGPS dado o gráfico tende a convergir para a LTA (penso ser esse o nome)".

Em caso afirmativo geral de quem entende disto e com 2 dedos de testa mais vale minorar as perdas. Claro que mesmo que todo o caldeirão garanta que isso vá acontecer amanhã a cotação podia disparar para 10 euros por exemplo...

Das respostas que foram dadas ( e eu agradeço ) pude compreender que tal não é obrigatório que aconteça (embora possa acontecer).

Caso ainda queira contratar o Professor Mambo dou-lhe todo o meu apoio, de outra forma agradeço que tenha calma com as teclas e não responda a todo o vapor de forma desadequada.

De qquer forma a decisão final de vender com a perda ou não é minha e como deves ter compreendido n vim aqui pedir conselhos sobre o que fazer, mas sim sobre como interpretar.

Obrigado.

RR

por Auditor » 24/7/2007 16:52

É possível que lateralize. Pelo gráfico não chegamos a conclusão que vai descer. Está atento ao mercado. Se os mercados começarem a ficar verdes, é normal que suba(ou se mantenha).

Registado: 28/6/2007 13:25

por Sigmund » 24/7/2007 16:46

Correcto?

RR

Cump.

Registado: 23/5/2007 16:33

por ped_alves » 24/7/2007 16:38

eu creio que poderá haver a possibilidade de o titulo continuar nesta inercia e encontrar a recta mais para o fim de agosto a este mesmo preco.

n tem forcosamente que descer mais

alias penso que a resistencia em torno dos 7 esta bem suportada.

a ver se tenho razao...

Registado: 28/6/2007 15:23

por Soneca-II » 24/7/2007 16:31

Presumo que a análise correcta é esperar o embate no suporte de baixo?

Correcto?

RR

por lutav » 24/7/2007 16:23

continuacao dos graficos anteriores
Anexos
mota1.png
mota1.png (0 Bytes) Visualizado 14302 vezes

Registado: 22/9/2006 22:36

por Soneca-II » 24/7/2007 16:11

Boas,

Isto parece parado paradinho, menos qdo tende para baixo...

tou enterrado em 12% mas dado serem (embora significativos para mim) 230 euros acham que vale a pena continuar à espera do que n vem.

Já nem digo eliminar a perda totalmente, contentava-me em a diminuir para metade...

O que pensam vocês?

RR

por ped_alves » 20/7/2007 16:04

caríssimos,

a nossa Mota-Engil encontra-se "parada" pela terceira semana consecutiva.

nao existem noticias, a accao pouco ou nada se move e aparentemente o volume está estagnado por baixo

queria saber opinioes sobre:

- esparam-se noticias que possam movimentar a accao?

- esta resistencia entre os 6.97/7 euros é credivel e solida, ou a cotacao poderá ainda baixar mais dado esta aparente inercia do titulo?

- apesar de ainda faltarem cerca de 2 meses, que previsoes tem acerca dos proximos resultados trimestrais?

- será a mota-engil um bom investimento a médio prazo ou será arriscado manter este titulo até, pelo menos, ao final de 2008?

obrigado a todos pelo esclarecimento destas duvidas, que penso serem gerais a qualquer investidor da mota.

bom fim de semana a todos,
pedro

por jabreu » 19/7/2007 7:05

A Brisa e a Mota-Engil integram dois dos consórcios que ontem entregaram propostas ao governo mexicano no concurso para a operação e manutenção, em regime de concessão, de um lote de quatro auto-estradas, com uma extensão total de cerca de 558 quilómetros.

A decisão do grupo liderado por Vasco de Mello concorrer directamente no México contraria as intenções anteriormente assumidas, de utilizar a CCR-Companhia de Concessões Rodoviárias, na qual detém uma participação de cerca de 18%, como plataforma para os concursos na América Latina.

A decisão do grupo português poderá estar relacionada com a dimensão do projecto, já que a estimativa do governo mexicano apontava para um valor da ordem dos 2,2 mil milhões de euros.

Apesar da história atribulada daquelas auto-estradas, que depois de serem renacionalizadas voltam agora a ser privatizadas, alguns dos grandes 'players' do sector prepararam-se para avançar com propostas no concurso, já que, como as vias têm dez anos, o projecto não tem risco de construção e as receitas de portagem anuais das quatro auto-estradas rondam os 160 milhões de euros.

A Brisa concorre em consórcio com a sua participada CCR, ambas com 42,86%, sendo os restantes 14,28% detidos pela mexicana Hermes. Já a Mota-Engil integra o agrupamento liderado pelo fundo de investimento canadiano Brookfield.

Além destes agrupamentos preparavam-se para apresentar uma proposta para as quatro auto-estradas na região de Guadalajara a Ideal, de Carlos Slim, em parceria com a Macquarie, a Abertis, ao lado do Santander Infrastructure II, a Global Via, do grupo construtor espanhol FCC, a também espanhola OHL e o consórcio ICA/Goldman Sachs.

jn
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por lutav » 19/7/2007 1:50

bmmteixeira Escreveu:Acho inevitável um teste a curto prazo da sua resistência mais próxima. Caso tal acontecesse fechava o gap que se vê no gráfico e se reagi-se em alta... bem nesse caso,talvez novos máximos se avizinhem... Mas é só uma opinião de que é muito novo nisto de análise técnica. :P

no meu grafico (para o qual aceito criticas e correcoes), esse gap, até pode bem ser fechado perto da LTA... (para o bem e para o mal)

beijos e abraços

por Garfield » 18/7/2007 23:17

só com um fecho acima dos 7,20€ de preferencia com volume é que afasta o cenário do H&S.

aguardemos

Registado: 9/2/2005 4:29

por bmmteixeira » 18/7/2007 19:52

Acho inevitável um teste a curto prazo da sua resistência mais próxima. Caso tal acontecesse fechava o gap que se vê no gráfico e se reagi-se em alta... bem nesse caso,talvez novos máximos se avizinhem... Mas é só uma opinião de que é muito novo nisto de análise técnica. :P

Registado: 6/5/2004 20:19

por lutav » 18/7/2007 17:01

pois, o meu problema, é a largura deste canal que tenho ja aqui ha mto tempo.... (e que ja postei antes)

beijos e abraços
Anexos
mota.png
mota.png (0 Bytes) Visualizado 15123 vezes

Mota-Engil quer que receitas cresçam 60% até 2010

por ped_alves » 18/7/2007 16:05

Mota-Engil quer que receitas cresçam 60% até 2010

A Mota-Engil Engenharia prevê crescer 60% até 2010, para 1,75 mil milhões de euros, com a aposta no desenvolvimento das actividades no estrangeiro, afirmou à agência Lusa o presidente da empresa.

Em declarações à Lusa, o presidente da Mota-Engil Engenharia e Construção, Arnaldo Figueiredo, explicou que o objectivo da empresa responsável por 82% das contas do grupo é aumentar as suas vendas no exterior, diminuindo a sua dependência em relação ao mercado doméstico.

Actualmente o volume de negócios do grupo divide-se em partes iguais entre os negócios em Portugal e os negócios internacionais, perspectivando-se que em 2008/2009 se aumente o peso do volume de negócios no exterior.

«É a tendência normal, porque estamos em países com grande crescimento», explicou Arnaldo Figueiredo, perspectivando que o peso do negócio nos mercados internacionais ultrapasse os 60% já em 2010 sobretudo resultado das suas apostas na Europa Central, Angola, Irlanda e EUA.

A Mota-Engil Engenharia opera actualmente em 16 países: Portugal, EUA, Peru, Espanha, Irlanda, Republica Checa, Eslováquia, Polónia, Hungria, Roménia, Cabo Verde, Argélia, S. Tomé, Angola, Moçambique e Malawi.

Este ano, e cumprindo o seu objectivo de chegar a um mercado da Europa Central por ano, a sub-holding deverá apostar na sua entrada na Ucrânia.

Diário Digital / Lusa

por jabreu » 18/7/2007 16:03

Eu tenho todos a apitar compra...

+ fecho no máximo
+ Aumento de volume em relação aos ultimos dias
+ Um dia péssimo nos mercados

É mexer e tem que dar festa... :mrgreen:

por psousa » 18/7/2007 15:09

na minha opinião só vejo o rsi a dar sinais de força.

boa sorte

Registado: 15/1/2007 11:48

por jabreu » 18/7/2007 14:50

Todos os indicadores no verde... RSI, MACD, Estocasticos ...

1º Tgt 7,20
2º Tgt 7,40

por jabreu » 18/7/2007 14:36

Irá concorrer a construção do IP de Beja???...

A construção começa já para o ano... :mrgreen:

por tiopatinhas » 18/7/2007 10:57

Por favor, alguém que nos actualize o gráfico da Mota...
Pelo anterior ela saiu do canal e regressou... pode vir ao fundo do canal????... :roll: ou lá perto...Quem interpreta, :!: :roll:

Registado: 17/3/2005 14:58

por tiopatinhas » 18/7/2007 10:54

Por favor, alguém que nos actualize o gráfico da Mota...
Pelo anterior ela saiu do canal e regressou... pode vir ao fundo do canal????... :roll: ou lá perto...Quem interpreta, :!: :roll:

Registado: 17/3/2005 14:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, MR32, OCTAMA, peterteam2, Phil2014, trilhos2006, VALHALLA, vinas1976, zulu404 e 118 visitantes