Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por mar57 » 29/8/2014 12:55

Então, nem os bons resultados salvam esta Mota, está mesmo numa situação descendente? os mais entendidos não poderão dar uma explicação técnica e um gráfico?
Obrigado e BN!
 
Mensagens: 49
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: povoa de varzim

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Setentaeseis » 28/8/2014 22:56

Caro Artista, não sou financeiro e esses ratios não me dizem muito pois não tenho sensibilidade para retirar conclusões com base neles (ainda que os conheça) muito menos discutir...
A minha análise é puramente amadora do ponto de vista de alguém que sabe (mais ou menos) como funciona uma construtora.

A ameaça maior do Mota na minha opinião, já a coloquei no post anterior: risco de não receber ou entrar em conflitos com clientes Africanos que nem sempre são "fáceis" de lidar. Mas como sabes melhor que eu: não existem investimentos sem risco!
 
Mensagens: 15
Registado: 28/8/2014 11:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 28/8/2014 22:44

Setentaeseis Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Setentaeseis, este seu conceito é inovador, uma empresa que cujo resultado antes de impostos e juros é quase todo comido por juros anda a ganhar dinheiro à custa dos credores..... anda é a trabalhar para pagar a credores, agora para ganhar dinheiro tinha que ser como na EDP o EBIT ser tão alto que desse para todos...... :roll:


As grandes construtoras com obras grandes em carteira precisam sempre de trabalhar com grandes dívidas pois são empresas com poucos activos face ao volume de negócio. Em termos simplificados, o dinheiro entra num determinado momento para que a "máquina trabalhe" e depois é devolvido ao credor no final da obra assim que o cliente pagua o último cêntimo à construtora.

Em certos países, os construtores devem demonstrar que têm "estofo" para começar a obras sem downpayment e para isso o financiamento é obrigatório. Recorrem sempre a créditos de elevados valores para aprovisionamento de matérias primas ( assumindo que já dispõem de maquinaria suficiente no activo). Em grandes volumes... Multiplique-se por dezenas de obras e fica justificada a razão pela qual é necessário tanto capital alheio, e por conseguinte: juros pagos(muitos juros).

Há tb o aspecto muito relevante do atraso nos recebimentos. Tal como a obra da nossa casa de banho em que não pagamos a última tranche porque falta colocar um suporte do rolo de papel, nas grandes obras os clientes encontram sempre forma de adiar pagamentos e, mais um vez isso tem de ser suportado com financiamento.

mas eu por acaso disse que a divida da mota era elevada ?"Parecem me bons numeros, tirando a divida liquida que aumentou, mas como o ebitda teve semelhante comportamento , nao vejo nada de muito perigoso,"
-a divida liquida ebitda está nas 3 x valor que considero moderamente alto, mas controlado
ebit 120m euros, rai 63m portanto nao vejo sinal de alarme por ai alem , é uma fatura alta mas comportavel, esta discussão e é por isso que se calhar nao percebeu, vem já do topico da Pt......
Editado pela última vez por Artista Romeno em 28/8/2014 22:57, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Setentaeseis » 28/8/2014 22:37

Artista Romeno Escreveu:Setentaeseis, este seu conceito é inovador, uma empresa que cujo resultado antes de impostos e juros é quase todo comido por juros anda a ganhar dinheiro à custa dos credores..... anda é a trabalhar para pagar a credores, agora para ganhar dinheiro tinha que ser como na EDP o EBIT ser tão alto que desse para todos...... :roll:


As grandes construtoras com obras grandes em carteira precisam sempre de trabalhar com grandes dívidas pois são empresas com poucos activos face ao volume de negócio. Em termos simplificados, o dinheiro entra num determinado momento para que a "máquina trabalhe" e depois é devolvido ao credor no final da obra assim que o cliente pagua o último cêntimo à construtora.

Em certos países, os construtores devem demonstrar que têm "estofo" para começar a obras sem downpayment e para isso o financiamento é obrigatório. Recorrem sempre a créditos de elevados valores para aprovisionamento de matérias primas ( assumindo que já dispõem de maquinaria suficiente no activo). Em grandes volumes... Multiplique-se por dezenas de obras e fica justificada a razão pela qual é necessário tanto capital alheio, e por conseguinte: juros pagos(muitos juros).

Há tb o aspecto muito relevante do atraso nos recebimentos. Tal como a obra da nossa casa de banho em que não pagamos a última tranche porque falta colocar um suporte do rolo de papel, nas grandes obras os clientes encontram sempre forma de adiar pagamentos e, mais um vez isso tem de ser suportado com financiamento.

Creio que estas são as justificações para a dívida aparentemente elevada.
 
Mensagens: 15
Registado: 28/8/2014 11:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 28/8/2014 21:59

Setentaeseis Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:pior que um net debt / ebitda alto, que obviamente é preocupante, e quando os juros limpam uma grande % do EBIT, como entendido que és acho que percebes o que quero dizer com isto, quando uma empresa ve o seu ebit limpo em juros é porque claramente se endividou demais e anda é a pagar a credores po acionista fica pouco....
* outras questoes o trend ja respondeu
- uma empresa pode vender mais e ganhar menos, ou vender um pouco mais e ganhar muito mais se as suas margens melhorarem isso pode ter impactos positivos importantes no rl


Não tem nada de "claramente". Pode simplesmente significar que a empresa se encontra alvancada e está a ganhar dinheiro à custa dos capitais alheios. Noutra prespectiva, os credores confiam nesta empresa muito mais do que noutras.


Setentaeseis, este seu conceito é inovador, uma empresa que cujo resultado antes de impostos e juros é quase todo comido por juros anda a ganhar dinheiro à custa dos credores..... anda é a trabalhar para pagar a credores, agora para ganhar dinheiro tinha que ser como na EDP o EBIT ser tão alto que desse para todos...... :roll:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Setentaeseis » 28/8/2014 21:54

Artista Romeno Escreveu:pior que um net debt / ebitda alto, que obviamente é preocupante, e quando os juros limpam uma grande % do EBIT, como entendido que és acho que percebes o que quero dizer com isto, quando uma empresa ve o seu ebit limpo em juros é porque claramente se endividou demais e anda é a pagar a credores po acionista fica pouco....
* outras questoes o trend ja respondeu
- uma empresa pode vender mais e ganhar menos, ou vender um pouco mais e ganhar muito mais se as suas margens melhorarem isso pode ter impactos positivos importantes no rl


Não tem nada de "claramente". Pode simplesmente significar que a empresa se encontra alvancada e está a ganhar dinheiro à custa dos capitais alheios. Noutra prespectiva, os credores confiam nesta empresa muito mais do que noutras.
 
Mensagens: 15
Registado: 28/8/2014 11:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 28/8/2014 21:26

nmprc Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
nmprc Escreveu:Amigo Artista... Parecem bons? Não? Alguma coisa escondida?

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS51904.pdf

Abraço

Parecem me bons numeros, tirando a divida liquida que aumentou, mas como o ebitda teve semelhante comportamento , nao vejo nada de muito perigoso, acho que sim nao vou perder muito tempo com isto, mas esta ok e a justificar o market cap que tem


Obrigado Artista,

O racio que utilizas é a divida/EBITDA? correcto? qual é o teu valor de referência? Quanto mais alto pior, digo eu... Ou limitas-te a analisar a evolução? Ou comparas com outras empresas do mesmo ramo?

NC


divida liquida / ebitda, valores acima dos4 a 4,5 nunca na vida pode sem considerados baixos o que nao é o caso aqui, mas a leitura deste indicador deve vir acompanhada do intrest coverage a edp ( tambem devido ao defice tarifario) tem um racio parecido de divida face ao ebitda da pt, mas apresenta mais lucros porque?
r: as suas operações são muito mais rentaveis, que as de uma telecom
pior que um net debt / ebitda alto, que obviamente é preocupante, e quando os juros limpam uma grande % do EBIT, como entendido que és acho que percebes o que quero dizer com isto, quando uma empresa ve o seu ebit limpo em juros é porque claramente se endividou demais e anda é a pagar a credores po acionista fica pouco....
* outras questoes o trend ja respondeu
- uma empresa pode vender mais e ganhar menos, ou vender um pouco mais e ganhar muito mais se as suas margens melhorarem isso pode ter impactos positivos importantes no rl
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 28/8/2014 20:22

sanchobeti Escreveu:Bem hajas T.Friend.
O que me interroga é os +8% gerarem lucros de +50%,foi mal gerido no ano passado..prontes.
Concordo que é óptimo a internacionalização,é pena não ser muito mais Europa e não estou a falar de Portugal(aqui levara a parte de leão nas obras megalómanas).
Quanto ao Bes,estranho que sejam só depósitos!?Coelho,Sócrates, Ricardo & CªLdª saberão melhor...penso eu de que! :wall:
cumprimentos


Sem problema :wink: quanto à Europa, circulou há umas semanas que iriam entrar em força num novo país. A ver vamos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por sanchobeti » 28/8/2014 20:09

Bem hajas T.Friend.
O que me interroga é os +8% gerarem lucros de +50%,foi mal gerido no ano passado..prontes.
Concordo que é óptimo a internacionalização,é pena não ser muito mais Europa e não estou a falar de Portugal(aqui levara a parte de leão nas obras megalómanas).
Quanto ao Bes,estranho que sejam só depósitos!?Coelho,Sócrates, Ricardo & CªLdª saberão melhor...penso eu de que! :wall:
cumprimentos
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 13:06
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 28/8/2014 19:34

sanchobeti Escreveu:Como é que com +8% de v de negócios se ganham mais 50% liquidos!?
Mais de 70% dos negocios são em Africa e A.Latina...pois!
Era Bes e agora é Novo Banco..prontes!E o Besa!?E como eram feitos os negócios!?
Contas não auditadas!
São dúvidas que talvês os experts, possam clarificar.
Obrigado


Longe de perceber alguma coisa de análise fundamental, mas procurando ajudar de forma singela:

- então não é possível ter margens maiores nas operações? Ou reduzir os custos com financiamento/juros? Ou desaparecerem coisas que representaram no passado custos não recorrentes?
- não é preferível aproveitar o que dão os mercados "frontier" e emergentes, do que ficar por um país na melhor das hipóteses estagnado? Só é pena é não ser 99%...
- parece que as únicas aplicações que tinham no bes eram depósitos... Agora estão no novobanco. Zero perdas com o Bes.
- contas não auditadas como todas ou quase todas no dia da apresentação de resultados trimestrais. Sê-lo-ão brevemente (e pela Deloitte).
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por sanchobeti » 28/8/2014 18:53

Como é que com +8% de v de negócios se ganham mais 50% liquidos!?
Mais de 70% dos negocios são em Africa e A.Latina...pois!
Era Bes e agora é Novo Banco..prontes!E o Besa!?E como eram feitos os negócios!?
Contas não auditadas!
São dúvidas que talvês os experts, possam clarificar.
Obrigado
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 13:06
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 28/8/2014 18:40

tncm Escreveu:Com estes numeros o que interessa é saber se nos tempos mais próximos o caminho é para norte ou sul... a puxar para baixo temos a continuação do impasse do IPO da Mota África...


O CEO disse 3 coisas felizes: a turbulência ainda recomenda prudência quanto à data / é desejável antes do fim do ano / um processo como este não se anuncia, faz-se, tal como uma remodelação governamental. Quanto ao último ponto, já tivemos um exemplo, quando foram dadas cerca de 48h para quem quisesse participar no aumento de capital associado ao IPO.

Só resta aguardar... Pelo menos com a tranquilidade de que aqui se trabalha como deve ser. Até na gestão que foi feita em Julho do adiamento do IPO. Até apetece mandar para lá o CV :D
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 28/8/2014 18:29

Com estes numeros o que interessa é saber se nos tempos mais próximos o caminho é para norte ou sul... a puxar para baixo temos a continuação do impasse do IPO da Mota África...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 28/8/2014 17:45

Artista Romeno Escreveu:
nmprc Escreveu:Amigo Artista... Parecem bons? Não? Alguma coisa escondida?

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS51904.pdf

Abraço

Parecem me bons numeros, tirando a divida liquida que aumentou, mas como o ebitda teve semelhante comportamento , nao vejo nada de muito perigoso, acho que sim nao vou perder muito tempo com isto, mas esta ok e a justificar o market cap que tem


Obrigado Artista,

O racio que utilizas é a divida/EBITDA? correcto? qual é o teu valor de referência? Quanto mais alto pior, digo eu... Ou limitas-te a analisar a evolução? Ou comparas com outras empresas do mesmo ramo?

NC
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 28/8/2014 17:38

nmprc Escreveu:Amigo Artista... Parecem bons? Não? Alguma coisa escondida?

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS51904.pdf

Abraço

Parecem me bons numeros, tirando a divida liquida que aumentou, mas como o ebitda teve semelhante comportamento , nao vejo nada de muito perigoso, acho que sim nao vou perder muito tempo com isto, mas esta ok e a justificar o market cap que tem
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apolo33 » 28/8/2014 17:16

mota.pdf
Resultados 1Sem14
(30.35 KiB) Transferido 89 Vezes


Destaques
> Resultado líquido do GRUPO cresce 50% para 31,1 milhões de euros
> Atividade internacional do GRUPO fora da Europa ultrapassa os 70% do total
> Taxa de crescimento de 29% em África e de 23% na América Latina
> EBITDA aumenta 20% e EBIT 18%, com margens de 17,3% e 10,7%, respetivamente
> Carteira de encomendas de 3,8 mil milhões de euros (77% fora da Europa)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 29/4/2014 0:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 28/8/2014 17:12

Amigo Artista... Parecem bons? Não? Alguma coisa escondida?

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS51904.pdf

Abraço
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jonas007 » 28/8/2014 12:24

Não me admirava nada. Esta Mota é brusca.

Os volumes jeitosos voltaram para estas bandas. 8-)
Ontem foi prova que o interesse por esta cotada ainda esta bem fresco e os fundamentais devem ajudar...
 
Mensagens: 831
Registado: 21/5/2014 22:06

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por TheWolf » 28/8/2014 12:14

Com jeito ainda fecha hoje no verde... :pray:
Com o volume, a expectativa de bons resultados e o re-anúncio da MEÁfrica, muito gente vai querer entrar para ganhar o seu quinhão...

É preciso é calma. 8-)
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 65
Registado: 3/3/2014 13:37

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 28/8/2014 12:09

_Bullish_ Escreveu:Poque qd traço as LT, prefiro usar valores de fecho.
O pico do dia de hoje pode apenas ter sido um buzz em volta dos resultados, não tendo grande valor no MLP.

Se fechar em perda, pode confirmar a tendência descendente, e ignorar o pico que retraiu parece-me correcto.


OK. Em termos de LT até prefiro fecho de mais que um dia.
Quanto ao spike superior ao anterior máximo, foi pelo menos relevante para quem dá, de facto, importância aos "pips" (é o meu caso por causa da influência das EW). A acompanhar.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Setentaeseis » 28/8/2014 11:50

Rodhes1 Escreveu:Esta acção está extremamente volátil...
A ver a profundidade compras/vendas a maiores quantidades, vê-se maiores quantidade do lado das compras e a acção desce o que indica que está a haver maior oferta de vendas ao melhor preço.
Poderá isto ser algum inside trading?


O país é pequeno e as pessoas têm a lingua grande.
Os rumores ( confirmados por notícias da TSF e outros) são que as contas vão estar boas.

Eu pergunto, com contas boas e com obras que nunca mais acabam em carteira ( adjudicadas e noticiadas) com a empresa presente em concursos por toda àfrica e América latina, com a experiência brutal que a empresa tem em obras de infraestruturas grandes, com os equipamentos de que dispões e, sobretudo com os quadros qualificados que detém já com dezenhas de anos de experiência, estão à espera de quê para comprar?

Só pode subir quer a curto quer a médio.

Nota:

É o meu primeiro post neste fórum mas tinha de haver um primeiro. Espero poder acompanhar o fórum sobretudo nos títulos que acompanho como este. :wink:
 
Mensagens: 15
Registado: 28/8/2014 11:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Bullish_ » 28/8/2014 11:45

Poque qd traço as LT, prefiro usar valores de fecho.
O pico do dia de hoje pode apenas ter sido um buzz em volta dos resultados, não tendo grande valor no MLP.

Se fechar em perda, pode confirmar a tendência descendente, e ignorar o pico que retraiu parece-me correcto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 84
Registado: 21/7/2014 21:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 28/8/2014 11:25

_Bullish_ Escreveu:Teria sempre de fechar acima do máximo anterior


Porquê? Alguma contagem de EW ou outro motivo?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rodhes1 » 28/8/2014 11:23

Esta acção está extremamente volátil...
A ver a profundidade compras/vendas a maiores quantidades, vê-se maiores quantidade do lado das compras e a acção desce o que indica que está a haver maior oferta de vendas ao melhor preço.
Poderá isto ser algum inside trading?
 
Mensagens: 15
Registado: 5/5/2014 19:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Bullish_ » 28/8/2014 11:20

Teria sempre de fechar acima do máximo anterior, e foi "apenas" um pico.
Que pode ser apenas especulação dos resultados a serem apresentado hoje. Não digo que não inverta a tendência, mas por enquanto ainda está descendente.

A brincar a brincar, já estão quase todas no vermelho. Talvez esteja só a respirar, mas ainda são muitos talvez.
Editado pela última vez por _Bullish_ em 28/8/2014 11:23, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 84
Registado: 21/7/2014 21:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 174 visitantes