Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 29/5/2015 10:22

Isto anda mesmo sem travões, nada a pára, quais suportes(existem para quebrar, tal como as resistências), quais retracement's quais quê... Que pare pelo menos no mínimo do ano que já estamos bem perto. Caso perca esse ponto(2,35€ mais ou menos) o caso que já está negro torna-se ainda pior.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por vieirah1976 » 26/5/2015 17:40

"O CaixaBI sublinha ainda que "a margem de EBITDA em África, que é um dos principais condicionantes da avaliação da empresa, não conseguiu atingir o patamar dos 20%" e alerta que a dívida líquida financeira aumentou em 260 milhões de euros nos últimos dois meses."

Cada mês que passa, a Mota endivida-se em mais 130 milhões de euros. E como não recebe dos clientes em África... Já sabemos como isto acaba! :shock:
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ragas » 26/5/2015 17:01

Foi-se a resistencia do 2.70.... Isto agora pode descambar...
 
Mensagens: 83
Registado: 27/12/2007 22:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por TremalNaik » 22/5/2015 22:41

Creio que serão "apenas" 25% dos 430 M. Ou seja, uns 100 M. A verdade é que a TD, com uma performance semelhante há cerca de um mês, não subiu uma décima e manteve-se alegremente a declinar num compasso muito certinho para o meio euro.
Cumprimentos,
TremalNaik
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 22/5/2015 21:04

É preciso calma e paciência :wink:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por condez » 22/5/2015 16:57

jtsilvamoura Escreveu:
jtsilvamoura Escreveu:Mota-Engil vence nova concessão rodoviária na Colômbia

O investimento vai alcançar os 430 milhões de euros e terá uma duração de 30 anos. O período de construção da concessão terá uma duração prevista de quatro anos e deverá gerar mais de 1.700 postos de trabalho directos.


http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/mota_engil_vence_nova_concessao_rodoviaria_na_colombia.html



E com isto a cotada ficou verdinha!

Boa tarde
E pensei que fechasse a valorizar bem mais..não sei o que se passou para retroceder.Parece-me um excelente negócio.Se isto não impulsiona a cotação que mais pode haverá a fazer?
 
Mensagens: 43
Registado: 18/10/2014 21:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jtsilvamoura » 22/5/2015 14:35

jtsilvamoura Escreveu:Mota-Engil vence nova concessão rodoviária na Colômbia

O investimento vai alcançar os 430 milhões de euros e terá uma duração de 30 anos. O período de construção da concessão terá uma duração prevista de quatro anos e deverá gerar mais de 1.700 postos de trabalho directos.


http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/mota_engil_vence_nova_concessao_rodoviaria_na_colombia.html



E com isto a cotada ficou verdinha!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 84
Registado: 10/12/2014 11:29

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jtsilvamoura » 22/5/2015 14:32

Mota-Engil vence nova concessão rodoviária na Colômbia

O investimento vai alcançar os 430 milhões de euros e terá uma duração de 30 anos. O período de construção da concessão terá uma duração prevista de quatro anos e deverá gerar mais de 1.700 postos de trabalho directos.


http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/mota_engil_vence_nova_concessao_rodoviaria_na_colombia.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 84
Registado: 10/12/2014 11:29

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 22/5/2015 11:54

Independentemente de tudo.... a ideia apresentada há umas semanas atrás continua válida.
Ficam 2 gráficos.

edit: infelizmente, as análises foram corretas mas fiquei de fora... :wall: , por isso é que eu digo, que as análises não dão dinheiro mas sim as nossas atitudes....
mota_2.png
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 22/5/2015 11:26

Basta olhar para as últimas quatro quadrículas do gráfico para perceber que existe correlação. A correlação não tem de ser 1:1 ou até 2:1.

A correlação traduz-se simplesmente no facto de que o máximo da Mota coincidiu com o último máximo do petróleo antes do precipício e o mínimo da Mota coincidiu com o mínimo do petróleo. Depois, ela até teve uma reacção demasiado forte tendo subido 50% quando o petróleo fez um compasso de espera e só atingiu essa recuperação algum tempo depois. Agora simplesmente ajustou.

No passado é como o Artista refere... A verdade é que se se analisar o peso dos mercados internacionais (fora da Europa) era signiticativamente inferior. Com o plano estratégico apresentado em 2012 (creio que foi neste ano) é que se acentuou a aposta em África e na América Latina. E esta última região anda esquecida nos comentários, mas ou muito me engano ou vai conseguir aguentar o barco enquanto o petróleo "africano" não dá sinais de retoma. Ah, e atenção ao pormenor de que não existe Venezuela na Mota, com tudo o que isso pode implicar a curto/médio prazo.

Moral da história: recuperando a Europa como está a querer fazer, crescendo os países da América Latina (quase todos da Aliança do Pacífico, muito mais dinâmicos que o Mercosul) e enquanto forem necessárias infraestruturas em África (coisa para bastantes décadas), onde o caminho está mais que desbravado, parece ser uma empresa com boas perspectivas. Mais que o petróleo, importa que todas as commodities recuperem para os projectos mineiros, etc, retomarem.

A única frustração será talvez obras e volumes de negócio gigantescos gerarem lucros sempre na casa dos 40/50M. Tiveram azar com as imparidades da Martifer, a dívida tem de ser rescalonada enquanto juros estão baixos, mas para quem invista no longo prazo parece existir aqui material para acreditar... Ainda assim, creio que será sempre uma empresa rollercoaster face ao ciclo económico, não muito boa para quem queira descanso...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/5/2015 10:46

Yurca Escreveu:voila...mais uma resposta a "despachar" e...porque te apetece.

..e até porque a partir de 2010...há uma correlação enorme aliás...a ME subiu porque o petroleo tinha subido em 2008!

alguém apeteceu dizer que era do petroleo... que assim seja...e que quem quer que assim seja que siga " as instruções".

não deixo no entanto de solicitar o que me levou a "postar" aqui, que é de ter análises com outro tipo de informação.

já solicitei mais do que uma vez, já dei as minhas opiniões, fundamentadas, pelo que está na hora de me retirar até novidades interessantes.

obrigado uma vez mais aos que participaram e aos que queiram participar ainda, mas sem troca de post que não interessam, pois todos temos tempo a gerir e coisas mais interessantes a ler.

cump.
Yurca


está descansado, que eu não vou escrever mais nada... foi só uma frase foi mas vai ver o peso da africa subsariana nessa altura vs a europa, depois com a queda dos mercados europeus todas as construtoras passaram mal e a seguir a saida foi em força para africa.... compreendo que estar dentro a perder não seja agradavel, mas vou dizer o seguinte o pior é quando nao se aceita a realidade como é ela é se começa a dizer que nos é que estamos certos e a realidade está errada, isso normalmente acaba mal basta ver na PT,a meu ver para quem goste de arriscar a mota engil até pode ser bom se o petroleo der certo, agora dizer que actualmente nao há relação é lirismo :!:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 22/5/2015 10:37

voila...mais uma resposta a "despachar" e...porque te apetece.

..e até porque a partir de 2010...há uma correlação enorme aliás...a ME subiu porque o petroleo tinha subido em 2008!

alguém apeteceu dizer que era do petroleo... que assim seja...e que quem quer que assim seja que siga " as instruções".

não deixo no entanto de solicitar o que me levou a "postar" aqui, que é de ter análises com outro tipo de informação.

já solicitei mais do que uma vez, já dei as minhas opiniões, fundamentadas, pelo que está na hora de me retirar até novidades interessantes.

obrigado uma vez mais aos que participaram e aos que queiram participar ainda, mas sem troca de post que não interessam, pois todos temos tempo a gerir e coisas mais interessantes a ler.

cump.
Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/5/2015 10:14

Yurca Escreveu:Caro Artista Romeno,

na teoria parece correcto, mas qual o peso da evolução do petróleo vs outros factores?

não vejo uma grande correlação directa entre os dois (ver gráfico anexo). não tenho dados para além de 2010..por isso não sei se quando o petroleo passou de 18-20 para 100..se a ME subiu na mesma proporção ..ou mesmo se subiu.

enfim, por isso é que digo que seria interessante ter outro tipo de dados, não só porque agora o petroleo desce e a ME desce dizer que é por isso. ..até pq o Petroleo corrigiu e a ME nem por isso.

ou só é valido "quando nos apetece"?

cumprimentos,
yurca


em 2009 a mota engil nao tinha nem de longe a mesma exposição a esses paises que tem hoje... nessa altura era ppp all the way
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 22/5/2015 9:59

Caro Artista Romeno,

na teoria parece correcto, mas qual o peso da evolução do petróleo vs outros factores?

não vejo uma grande correlação directa entre os dois (ver gráfico anexo). não tenho dados para além de 2010..por isso não sei se quando o petroleo passou de 18-20 para 100..se a ME subiu na mesma proporção ..ou mesmo se subiu.

enfim, por isso é que digo que seria interessante ter outro tipo de dados, não só porque agora o petroleo desce e a ME desce dizer que é por isso. ..até pq o Petroleo corrigiu e a ME nem por isso.

ou só é valido "quando nos apetece"?

cumprimentos,
yurca
Anexos
ME vs Brent.png
ME vs Brent
ME vs Brent.png (34.95 KiB) Visualizado 6812 vezes
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/5/2015 9:03

Yurca Escreveu:Bom dia,

Encontrei estes dados num outro site, que gostava que quem tem o conhecimento necessário comente se são bons ou maus ratios.

A tendência de descida verificada na ME não é apenas na ME assim que não venham com histórias de que os resultados não são bons... quando são bons é o petróleo, quando são assim assim são os que estão entalados e querem se safar...

Seria interessante ver um gráfico comparativo com a evolução de todas estas empresas e ver a sua correlação para ver a direcção da ME, seguramente que andam todas na mesma direcção.

Já agora se alguém puder indicar de acordo com os resultados de 2014 e recentemente de 1º trim, o valor hipotético da acção..agradecia.


Comparacion entre construtoras (mejores ratings primero)

PRECIO ( / capitales proprios):
1- OHL: 0.82
2- Sacyr: 1.39
3- Mota-Engil: 1.75
4- Abengoa: 2.04
5- Ferrovial: 2.56
6- Fomento: 5.16

ROE (Incremento anual de capitales proprios en percentaje)
1- Sacyr: 49.1%
2- Fomento: 34.2%
3- Mota-Engil: 12.3%
4- Abengoa: 10.3%
5- OHL: 9.8%
6- Ferrovial: 7.25%

EV/EBIDTA (valuacion de la empresa / beneficios operacionales)
1- 2- Mota-Engil: 4.75
2- OHL 6.24
3- Abengoa: 7.40
4- Fomento: 8.92
5- Sacyr: 19.2
6- Ferrovial: 21.1

PER (Precio / Beneficios)
1- OHL: 7.56
2- Mota-Engil: 12.0
3- Sacyr: 14.5
4- Abengoa: 18.7
5- Fomento: 27.3
6- Ferrovial: 34.5

Alavancaje (Deuda / beneficios operacionales)
1- Mota-Engil: 3.08x
2- OHL: 4.67x
3- Abengoa: 5.54x
4- Fomento: 5.59x
5- Ferrovial: 6.46x
6 Sacyr :14.4x

Fonte: 4.traders

Cumprimentos a todos.

Yurca


mas é obvio que há uma relação direta entre a mota engil e o petroleo :-$ então quais são os principais mercados da mota, paises como angola, com orçamentos desiquilibrados com o petroleo barato como vai a mota receber, queres comparar a mota com contrutoras presentes em mercados mais seguros e muito mais diversificadas como as espanholas.....sorry, a mota tem potencial mas é com o petroleo alto e a mandarem fazer obras com fartura, não compares a ferrovial com a mota por exemplo, a ferrovial é muito mais diversificada geofgraficamente...
e depois ainda gostava de saber se a Abengoa é mesmo uma construtora talvez nao seja, eu pensava que era mais uma empresa de renovaveis.....mas isso sou eu que estou equivocado por certo :mrgreen:
a falar a serio para virem obras de africa e mais importante para serem pagas é bom que esses paises tenham dinheiro, e para terem precisam do petroleo é esta a realidade
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 22/5/2015 8:36

Olá SFT,

O que eu quero dizer é que nunca vejo uma análise financeira estruturada, apenas AT. Não vejo uma análise completa, com dados do sector, com correlações a índices ou outras empresas...todos os comentários são vagos sem um enquadramento. Há muitos comentários que acabam por não dizer nada quando não enquadrados.

Já na AT não é bem assim pois já há gráficos e ferramentas de análise com fartura, e neste caso já me parece ok, mas não é suficiente para todos.

Em vez de agradar só a uns...poderia-se tentar agradar a todos.

E como disseste bem, AF e AT são complementares, assim que algo mais estruturado de AF pode ajudar também a AT, pois todas as condições devem estar reunidas.

Porém, compreendo que aqui a maioria sejam pessoas do curto prazo e que interessa mais o jogo e especulação que do investimento em sim mesmo.

Eu pessoalmente, e dado a minha vida pessoal e estratégia de investimento, gostara de ver outro tipo de análises para tomar decisões.

Um abraço
Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 22/5/2015 8:16

Yurca,

Já que estamos a falar de substância nos comentários, não queres explicar como é que fazes essa comparação entre a AT e a adivinhação meteorológica?

É um comentário bacoco... AT e AF são formas diferentes para o mesmo fim, para períodos de investimento diferentes. Um não invalida o outro, um não é melhor que o outro.

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 22/5/2015 7:11

Bom dia Katolo,

Obrigado pelo teu comentário.

Efectivamente acho que é uma boa empresa, com um dimensão considerável e que as pessoas deveriam olhar para isso.

Eu estou dentro, bem mais acima do que o preço actual, não tenho nada a esconder. Eu sou "clássico", ie sou investidor de longo prazo e fico espantado com a quantidade de asneiras que aqui dizem às vezes. Mas é assim, cabe a cada um filtrar o que lhe interessa.

Quando aqui alguém comentou a descida da ME com o Petróleo ..fiquei chocado. Toda a gente procura desculpas no momento, e mais chocado fiquei quando o JN fez um artigo seguido do post. Agora que o petróleo recuperou ninguém tem mais nada a dizer?

Gostava de ver comentários mais construtivos e análises mais construtivas, talvez por parte dos moderadores, e não apenas de especulações sobre se amanhã vai chover ou não. Se algum dos moderadores está a ver este post...fica a dica. Fazer algo mais estrutural, e não só baseado na AT dos gráficos. Por exemplo dados do sector e de empresas do sector, correlações mais relevantes com o titulo...

Vamos lá sentar mais um pouco à espera do Longo Prazo ;).

Um abraço
Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 21/5/2015 23:10

Bom fecho! Se o dia for verdinho nas bolsas tenho fé que mantenha o caminho iniciado hoje :pray:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 21/5/2015 13:49

Muito bom Yurca. Obrigado! Tambem tinha ideia que a alavancagem da empresa era das melhores do sector.

Estou convencido que quem entrou ontem com a queda do titulo esteve muito bem. Eu que entrei nos 3,05€ mantenho o sangue frio confiando na reviravolta a medio-prazo fruto dos fundamentais da empresa, bem identificados por ti.

Abraço
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 21/5/2015 8:55

Bom dia,

Encontrei estes dados num outro site, que gostava que quem tem o conhecimento necessário comente se são bons ou maus ratios.

A tendência de descida verificada na ME não é apenas na ME assim que não venham com histórias de que os resultados não são bons... quando são bons é o petróleo, quando são assim assim são os que estão entalados e querem se safar...

Seria interessante ver um gráfico comparativo com a evolução de todas estas empresas e ver a sua correlação para ver a direcção da ME, seguramente que andam todas na mesma direcção.

Já agora se alguém puder indicar de acordo com os resultados de 2014 e recentemente de 1º trim, o valor hipotético da acção..agradecia.


Comparacion entre construtoras (mejores ratings primero)

PRECIO ( / capitales proprios):
1- OHL: 0.82
2- Sacyr: 1.39
3- Mota-Engil: 1.75
4- Abengoa: 2.04
5- Ferrovial: 2.56
6- Fomento: 5.16

ROE (Incremento anual de capitales proprios en percentaje)
1- Sacyr: 49.1%
2- Fomento: 34.2%
3- Mota-Engil: 12.3%
4- Abengoa: 10.3%
5- OHL: 9.8%
6- Ferrovial: 7.25%

EV/EBIDTA (valuacion de la empresa / beneficios operacionales)
1- 2- Mota-Engil: 4.75
2- OHL 6.24
3- Abengoa: 7.40
4- Fomento: 8.92
5- Sacyr: 19.2
6- Ferrovial: 21.1

PER (Precio / Beneficios)
1- OHL: 7.56
2- Mota-Engil: 12.0
3- Sacyr: 14.5
4- Abengoa: 18.7
5- Fomento: 27.3
6- Ferrovial: 34.5

Alavancaje (Deuda / beneficios operacionales)
1- Mota-Engil: 3.08x
2- OHL: 4.67x
3- Abengoa: 5.54x
4- Fomento: 5.59x
5- Ferrovial: 6.46x
6 Sacyr :14.4x

Fonte: 4.traders

Cumprimentos a todos.

Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 20/5/2015 23:27

Confesso que enquanto andou ali nos 2.76 - 2.80 ainda pensei que a acção fosse subir mas a última meia hora do dia parecia o canto do cisne lol
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 20/5/2015 22:41

SFT,

Estou contigo e tambem li isso no relatorio. Alem do mais, o estudo que tive acesso de analise fundamental da cotada valida a minha decisao.

Mas, de facto, o aumento da divida e o cash-flow sao variaveis preocupantes...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 20/5/2015 21:58

A ME só cai porque a ME é que falhou as expectativas da CaixaBI e não o contrário.

Depois de BES e afins, ainda não percebo porque ainda dão ouvidos a estes sujeitos. Atirar números para o ar é fácil. O difícil é acertar ou andar lá perto. Enfim.

Posto isto, tenho acções da ME por razões técnicas não mais válidas. Infelizmente tenho que fundamentar a minha decisão, actualmente, em factos:
. "Estes valores não incluem qualquer montante relacionado com o contrato da obra nos Camarões e Congo (2,6 mil milhões de euros) por ainda não se encontrar concluído o processo de financiamento do projecto assinado, ressalva a Mota-Engil."
. "Além disso, sublinha, "não foi obtida ainda a declaração de não oposição da Autoridade da Concorrência quanto à aquisição da EGF pelo que os resultados apresentados neste relatório não incluem ainda a actividade daquele grupo de empresas"."

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/lucros_da_mota_engil_caem_54_no_primeiro_trimestre.html
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 20/5/2015 18:51

Nao sei o que disse do Banif à excepçao de acreditar que podera haver realmente interessados em adquirir a posiçao do Estado para controlo do banco. Com que fins, nao sei nem me interessa dado que ja me livrei, felizmente bem, deste titulo especulativo.

A Mota, pois bem, a Mota foi-me apresentado um estudo bem fundamentado que me levou a precipitar-me. Quanto a divida (3,2x) preocupante sim sr por ter aumentado bastante mas ainda sustentavel. Convem é negociar a divida para prazos mais longos e baixar as taxas antes que se torne insustentavel...

Enfim, a ver vamos...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], Carrancho_, Ferreiratrade, Garfield, goncaladas, Google Adsense [Bot], iniciado1, jguerreiro.network, latbal, malakas, MR32, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, PMP69, psandrade, SalvaFP, vasco007 e 149 visitantes