Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RISCAS » 6/11/2010 14:37

p3droPT Escreveu:
asrael Escreveu:
Elias Escreveu:
asrael Escreveu:
Elias Escreveu:Bem, a Mota fez hoje mínimos de mais de 5 anos (tanto no intraday como em fecho).

É de assinalar o volume elevado registado na sessão de hoje.


Eu que estou carregado delas, pedia-te um "conselhozito"?

Vendo ou mantenho? O que farias?

Obrigado


Respondo-te com esta pergunta: tens algum stop?

Se a resposta for SIM, então respeita-o caso seja activado
Se a resposta for NÃO, então define um e passa para a linha anterior.

Espero que isto ajude :wink:


Obrigado pelo conselho.

Ó meu pensamento é: o meu stop mental é 1,99. O problema é que eu não posso acompanhar o mercado durante o dia. E como este titulo tem variações, por vezes muito grandes, posso deixá-lo no sistema e ser apanhado. Resultado, no final do dia fico com azia.
O que posso fazer é: se o próximo fecho for abaixo dos 1,99 então decidir vender, mas aqui as perdas já podem ser significativas, isto porque na seguinte abertura o mais certo é ainda cair mais, uma vez que o suporte foi definitivamente quebrado.

A minha opinião é que o mais certo (infelizmente para mim) é que ela como andou tanto tempo a lateralizar, venha mais para baixo. A única restia de esperança é que os mercados ajudem com fortes valorizações. Mas também esta situação também não me parece que nos próximos dias vá acontecer.

Certezas não há, o certo é que tenho de decidir. Preciso de uma :idea:

Ps: se alguém tiver nesta situação compartilhe aqui.


Existem acções que, olhando ao seu passado, notamos lateralizações durante um bom período de tempo, que, mais tarde, seguidas de fortes subidas as chamamos de uma "boa base". Então, apesar de eu não ter opinião sobre a Mota-Engil, isso pode estar a acontecer realmente.

Em relação ao stop, já se falou varias vezes as acções descem a ponto de apanhar os stops logo abaixo do suporte e voltam a subir, já por isso no meu caso, coloco sempre um pouco abaixo do suporte. Por exemplo fiz isso com a Renault, mas se tinha posto logo abaixo do suporte já tinha disparado a ordem de venda. Assim fiquei com elas e tenho 1,52% a verde, e como este caso devem haver muitos.

No entanto vou acompanhar a Mota, quem sabe não teremos um caso como o da Zon aqui à umas semanas.

Abç
Pedro


Eu estou numa situação semelhante a vossa, mas penso com apresentação de resultados da mota e martifer pelas noticias de negocios de ambas que teem saido, peso que nós recuperamos o nosso dinheiro. Até breve.
 
Mensagens: 596
Registado: 31/5/2010 14:22

por MVP » 6/11/2010 13:00

asrael Escreveu:
Elias Escreveu:
asrael Escreveu:
Elias Escreveu:Bem, a Mota fez hoje mínimos de mais de 5 anos (tanto no intraday como em fecho).

É de assinalar o volume elevado registado na sessão de hoje.


Eu que estou carregado delas, pedia-te um "conselhozito"?

Vendo ou mantenho? O que farias?

Obrigado


Respondo-te com esta pergunta: tens algum stop?

Se a resposta for SIM, então respeita-o caso seja activado
Se a resposta for NÃO, então define um e passa para a linha anterior.

Espero que isto ajude :wink:


Obrigado pelo conselho.

Ó meu pensamento é: o meu stop mental é 1,99. O problema é que eu não posso acompanhar o mercado durante o dia. E como este titulo tem variações, por vezes muito grandes, posso deixá-lo no sistema e ser apanhado. Resultado, no final do dia fico com azia.
O que posso fazer é: se o próximo fecho for abaixo dos 1,99 então decidir vender, mas aqui as perdas já podem ser significativas, isto porque na seguinte abertura o mais certo é ainda cair mais, uma vez que o suporte foi definitivamente quebrado.

A minha opinião é que o mais certo (infelizmente para mim) é que ela como andou tanto tempo a lateralizar, venha mais para baixo. A única restia de esperança é que os mercados ajudem com fortes valorizações. Mas também esta situação também não me parece que nos próximos dias vá acontecer.

Certezas não há, o certo é que tenho de decidir. Preciso de uma :idea:

Ps: se alguém tiver nesta situação compartilhe aqui.


Existem acções que, olhando ao seu passado, notamos lateralizações durante um bom período de tempo, que, mais tarde, seguidas de fortes subidas as chamamos de uma "boa base". Então, apesar de eu não ter opinião sobre a Mota-Engil, isso pode estar a acontecer realmente.

Em relação ao stop, já se falou varias vezes as acções descem a ponto de apanhar os stops logo abaixo do suporte e voltam a subir, já por isso no meu caso, coloco sempre um pouco abaixo do suporte. Por exemplo fiz isso com a Renault, mas se tinha posto logo abaixo do suporte já tinha disparado a ordem de venda. Assim fiquei com elas e tenho 1,52% a verde, e como este caso devem haver muitos.

No entanto vou acompanhar a Mota, quem sabe não teremos um caso como o da Zon aqui à umas semanas.

Abç
Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

por MatildeSerrano » 6/11/2010 1:56

asrael Escreveu:Ps: se alguém tiver nesta situação compartilhe aqui.


Estou numa situação "semelhante", dentro da Mota-Engil acima dos 6 € :roll:
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

por asrael » 6/11/2010 1:22

Elias Escreveu:
asrael Escreveu:
Elias Escreveu:Bem, a Mota fez hoje mínimos de mais de 5 anos (tanto no intraday como em fecho).

É de assinalar o volume elevado registado na sessão de hoje.


Eu que estou carregado delas, pedia-te um "conselhozito"?

Vendo ou mantenho? O que farias?

Obrigado


Respondo-te com esta pergunta: tens algum stop?

Se a resposta for SIM, então respeita-o caso seja activado
Se a resposta for NÃO, então define um e passa para a linha anterior.

Espero que isto ajude :wink:


Obrigado pelo conselho.

Ó meu pensamento é: o meu stop mental é 1,99. O problema é que eu não posso acompanhar o mercado durante o dia. E como este titulo tem variações, por vezes muito grandes, posso deixá-lo no sistema e ser apanhado. Resultado, no final do dia fico com azia.
O que posso fazer é: se o próximo fecho for abaixo dos 1,99 então decidir vender, mas aqui as perdas já podem ser significativas, isto porque na seguinte abertura o mais certo é ainda cair mais, uma vez que o suporte foi definitivamente quebrado.

A minha opinião é que o mais certo (infelizmente para mim) é que ela como andou tanto tempo a lateralizar, venha mais para baixo. A única restia de esperança é que os mercados ajudem com fortes valorizações. Mas também esta situação também não me parece que nos próximos dias vá acontecer.

Certezas não há, o certo é que tenho de decidir. Preciso de uma :idea:

Ps: se alguém tiver nesta situação compartilhe aqui.
Nunca digas nunca.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 2/2/2010 1:35
Localização: Viseu

por Elias » 6/11/2010 0:30

asrael Escreveu:
Elias Escreveu:Bem, a Mota fez hoje mínimos de mais de 5 anos (tanto no intraday como em fecho).

É de assinalar o volume elevado registado na sessão de hoje.


Eu que estou carregado delas, pedia-te um "conselhozito"?

Vendo ou mantenho? O que farias?

Obrigado


Respondo-te com esta pergunta: tens algum stop?

Se a resposta for SIM, então respeita-o caso seja activado
Se a resposta for NÃO, então define um e passa para a linha anterior.

Espero que isto ajude :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por asrael » 6/11/2010 0:27

Elias Escreveu:Bem, a Mota fez hoje mínimos de mais de 5 anos (tanto no intraday como em fecho).

É de assinalar o volume elevado registado na sessão de hoje.


Eu que estou carregado delas, pedia-te um "conselhozito"?

Vendo ou mantenho? O que farias?

Obrigado
Nunca digas nunca.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 2/2/2010 1:35
Localização: Viseu

por Elias » 5/11/2010 19:22

Bem, a Mota fez hoje mínimos de mais de 5 anos (tanto no intraday como em fecho).

É de assinalar o volume elevado registado na sessão de hoje.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Trisquel » 5/11/2010 15:27

Elias Escreveu:Quebra de suporte?

A menos que hajoa uma fantástica recuperação durante o resto do dia, a Mota fica em muito maus lençóis (está em mínimos de quase 6 anos).


Em Junho também testou esses valores e teve bom comportamento, dentro do que foi possível, mesmo que o fecho seja nos 2,00 ainda é cedo para dizer que está em maus lençóis! Apesar da ter um aspecto Bear em todo o espaço temporal! No curto podemos considerar uma lateralização.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2190
Registado: 17/3/2009 11:05
Localização: Setúbal

por Champignon » 5/11/2010 12:25

mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:Quebra de suporte?

A menos que hajoa uma fantástica recuperação durante o resto do dia, a Mota fica em muito maus lençóis (está em mínimos de quase 6 anos).


Se não está famosa em AT, em AF também não, os tempos que se aproximam não trazem nada de bom. Já que o grosso do volume de negocios tem origem na peninsula iberica e como sabemos Portugal e Espanha tem tempos dificeis pela frente.


Só para relembrar que estamos a falar de uma acção ligada a um sector cíclico e o mercado anda sempre algum tempo à frente da economia real. As boas empresas cíclicas ( Não quer Dizer que a Mota Engil o seja!), devem ser compradas nestas fases mais deprimidas da economia.

Não quero com isto fazer qualquer consideração de valor particular, mas apenas uma consideração geral.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por mais_um » 5/11/2010 12:19

Elias Escreveu:Quebra de suporte?

A menos que hajoa uma fantástica recuperação durante o resto do dia, a Mota fica em muito maus lençóis (está em mínimos de quase 6 anos).


Se não está famosa em AT, em AF também não, os tempos que se aproximam não trazem nada de bom. Já que o grosso do volume de negocios tem origem na peninsula iberica e como sabemos Portugal e Espanha tem tempos dificeis pela frente.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8114
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Rags » 5/11/2010 11:25

A Mota está a espreitar a ravina.

Se o pior dos cenários se vier a concretizar e continuar a cair, tem como próximo suporte os 1,80€ mais 12% para baixo.

Para quem está dentro, não se esqueçam do stop.

Boa sorte :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Azul10 » 5/11/2010 11:11

Tinha uma pequena posição aberta a 2.12 com um stop apertado que disparou à bocado.
 
Mensagens: 409
Registado: 4/10/2010 11:29
Localização: 14

por Elias » 5/11/2010 11:06

Quebra de suporte?

A menos que hajoa uma fantástica recuperação durante o resto do dia, a Mota fica em muito maus lençóis (está em mínimos de quase 6 anos).
Anexos
mota1.PNG
mota1.PNG (64.56 KiB) Visualizado 6800 vezes
mota2.PNG
mota2.PNG (41.94 KiB) Visualizado 6799 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 5/11/2010 1:47

a capa do Sol
Anexos
mota-coelho.jpg
mota-coelho.jpg (104.46 KiB) Visualizado 5222 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 4/11/2010 0:42

Azul, está na secção Personalização.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Azul10 » 4/11/2010 0:11

Obrigado pelos esclarecimentos Seaman e Elias.
A título de curisiodade Elias costumava usar a plataforma do BPI net mas hoje recebi o login para a conta que abri a semana passada para o BPI online a conselho de um amigo, vou procurar esses alertas por SMS ainda não sabia.
 
Mensagens: 409
Registado: 4/10/2010 11:29
Localização: 14

por zekinha1 » 4/11/2010 0:04

rsacramento Escreveu:
zekinha1 Escreveu:Já agora, eu transacciono no BES e gostaria de saber se alguem me consegue tirar esta duvida pois iniciei-me nisto á pouco:
- Se eu deixar uma ordem de venda no sistema com stop trigger (que o sistema só deixa para um máximo de 20 dias) e ela nunca atingir esse valor e portanto nunca for activada, pago por essa ordem?


penso que não, mas nada como falares com o teu banco :wink:

Ok, obrigado pela resposta e obrigado também ao Seaman.
Vou ver se amanha telefono para uma linha de apoio qualquer a ver se alguém me informa disso.
Como no preçário vem a dizer que se paga por cada ordem fiquei na duvida, se se pagava caso desse uma ordem e ela não fosse concretizada.

Cumpts.
 
Mensagens: 199
Registado: 19/10/2010 13:30
Localização: 20

por rsacramento » 3/11/2010 23:59

zekinha1 Escreveu:Já agora, eu transacciono no BES e gostaria de saber se alguem me consegue tirar esta duvida pois iniciei-me nisto á pouco:
- Se eu deixar uma ordem de venda no sistema com stop trigger (que o sistema só deixa para um máximo de 20 dias) e ela nunca atingir esse valor e portanto nunca for activada, pago por essa ordem?


penso que não, mas nada como falares com o teu banco :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 3/11/2010 23:58

Já agora, faltou-me responder a esta parte:

Azul10 Escreveu:É muito diferente um valor do outro. O que faz? Monitoriza a acção regularmente durante o dia e faz o venda manualmente quando se apercebem que ela continua a cair? Arrisca esperar pelo fecho?


Eu vou acompanhando os mercados em função da minha disponibilidade; quando não acompanhar, costumo programar alertas SMS para ser avisado no meu telemóvel caso as acções que acompanho quebrem os stops que defini (o BPI Online disponibiliza esse serviço gratuitamente). E quando é necessário dar alguma ordem e eu estou longe do computador tenho sempre a possibilidade de o fazer a partir do telemóvel - uma vez estava em Espanha, no exterior, sem qualquer acesso a um computador, contudo dei uma ordem sobre uma acção francesa nos cinco minutos de After Hours, usando o meu telemóvel, e essa ordem foi executada quase de imediato :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Seaman » 3/11/2010 23:56

zekinha1 Escreveu:Já agora, eu transacciono no BES e gostaria de saber se alguem me consegue tirar esta duvida pois iniciei-me nisto á pouco:
- Se eu deixar uma ordem de venda no sistema com stop trigger (que o sistema só deixa para um máximo de 20 dias) e ela nunca atingir esse valor e portanto nunca for activada, pago por essa ordem?


Nunca ouvi falar em cobrar comissões por ordens Stop não activadas.... Se te cobrarem algo por favor informa-nos.
 
Mensagens: 1122
Registado: 4/4/2009 0:57
Localização: Nas Arábias...

por Seaman » 3/11/2010 23:53

Azul10 Escreveu:Só queria saber como funciona a outra forma que aqui estavam a dizer para comparar vantagens, ainda estou muito verde nisto e tenho procurado aprender com os users mais experientes daqui, por essa razão perguntei.


Caro Azul10,

percebo o receio de não deixar o Stop no sistema.

Vou-me debruçar sobre o seu exemplo de cair 5%, depois 9%, etc.

Passo a explicar os meus "passos mentais":


    antes de tomar posição procuro conhecer "os humores" da acção (quando cai, como cai, etc)

    escolho ponto de entrada e defino target, estes dois valores definidos com Análise Técnica de gráficos

    faço análise de risco: (target-entrada)> ou = 2 x (entrada - stop)

    este stop é o valor da perda que assumo logo que tomo posição, se a cotação vier a este valor vendo logo, se não estiver a acompanhar e vier abaixo desse valor vendo na mesma, sem qualquer hesitação, foi um risco assumido logo à partida, nada a fazer...





Vou concretizar para um hipotético negócio na Mota-Engil:





    ordem de entrada quando a cotação descer até 2,10 (aguardo o tempo que for necessário)

    target 2,32 (por hipótese), isto é, +10%

    stop 1,995, isto é, -5% (neste caso iria escolher 1,99 ou 1,98)




Depois de tomada a decisão tiro o stress de cima. Do medo permanente. A perda já está assumida e se a entrada foi bem estudada (e o mercado não se vira contra a posição) é deixar correr...

Se se aproximar do stop redobro a atenção...


Isto é apenas um exemplo hipotético...
 
Mensagens: 1122
Registado: 4/4/2009 0:57
Localização: Nas Arábias...

por Elias » 3/11/2010 23:39

manuelsilvino2007 Escreveu:Queria pedir desculpa pelo meu engano. Falei duas vezes no Sr. Fenício,quando queria mencionar uma vez o Sr.Elias.
Muitas desculpas


Manuel Silvino,

Agradeço as tuas palavras, de qualquer forma não me trates por "Sr.Elias" - aqui ninguém é conhecido por Sr. e o pessoal trata-se todo por tu :wink:

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por zekinha1 » 3/11/2010 23:36

Já agora, eu transacciono no BES e gostaria de saber se alguem me consegue tirar esta duvida pois iniciei-me nisto á pouco:
- Se eu deixar uma ordem de venda no sistema com stop trigger (que o sistema só deixa para um máximo de 20 dias) e ela nunca atingir esse valor e portanto nunca for activada, pago por essa ordem?
 
Mensagens: 199
Registado: 19/10/2010 13:30
Localização: 20

por manuelsilvino2007 » 3/11/2010 23:36

Queria pedir desculpa pelo meu engano. Falei duas vezes no Sr. Fenício,quando queria mencionar uma vez o Sr.Elias.
Muitas desculpas
 
Mensagens: 10
Registado: 10/5/2010 22:23
Localização: 14

por Elias » 3/11/2010 23:31

Azul10 Escreveu:Quanto à questão de não fixar stops no intraday isso não pode ter consequências nas perdas, consequências essas que poderão levar a perdas avultadas?

Segundo percebi pelo post do Elias ele define um valor de perdas, digamos 5%, mas imaginando que a acção nesse dia cai os 5%. Não havendo um stop intraday que seria disparado aqui, vamos imaginar que continua a cair até, digamos, 9%?
É muito diferente um valor do outro. O que faz? Monitoriza a acção regularmente durante o dia e faz o venda manualmente quando se apercebem que ela continua a cair? Arrisca esperar pelo fecho?


Azul, não há uma resposta única para essas questões, depende da sensibilidade de cada um e da aversão ao risco.

A situação que descreves é possível, de facto, mas quedas dessa dimensão são pouco frequentes e quando acontecem atingem sobretudo acções que já se encontravam em rota descendente e que subitamente aceleram nas quedas. É relativamente raro (embora por vezes aconteça) que uma acção que está em tendência ascendente caia assim 9% duma vez só. Quando acontece, se por acaso tenho posição nessa acção, assumo a perda e pronto, mas como referi são situações raras e por isso causam pouca mossa no cômputo global.

Numa perspectiva inversa, também acontece com frequência que os stops são quebrados no intraday e depois a acção recupera no final da sessão (esta situação é muito frequente em acções que estão em tendência ascendente, pois nestas acções qualquer correcção, mesmo no intraday, atrai logo compradores, pelo que as falsas quebras são numerosas).

Por estas razões, habituei-me a esperar sempre pelo fecho antes de tomar qualquer decisão de venda. Não quer dizer que pontualmente, não tome decisões a meio da sessão, mas para mim essa é a excepção e não a regra.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, hugob0ss, iniciado1, JGMateus, JotaFreitas1, latbal, m-m, machadosoares31, malakas, maturidade, MPAM, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, rs521, vasco007 e 184 visitantes