Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
o que ganharia a mota com a tdu...divida !!
OUT...mercados estão para corrigir, acho..DAX insustentável
OUT...mercados estão para corrigir, acho..DAX insustentável
- Registado: 3/7/2023 13:03
Pageup Escreveu:O ceo da mota está a dar o tiro de partida para uma fusão ou aliança com a teixeira duarte.
Exatamente… e a TD teria mais a ganhar do que a Mota (se conseguirem esquecer o que foram, durante muito tempo representaram metade da Mota mas isso já lá vai, e mais vale 1/10 de uma nova grande empresa do que o garrote permanente de uma dívida impagável…).
Isto para os shorts podia começar a ficar giro.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
ou então o negocio não está a correr bem !!?
com a teixeira!!!!ou com algum gigante Espanhola, ou a Vinci
O ceo da mota está a dar o tiro de partida para uma fusão ou aliança com a teixeira duarte.
- Registado: 1/4/2019 10:52
para ganhar escala devia haver movimentos de fusão no setor“, defendeu o CEO da maior construtora portuguesa. “Para a Mota-Engil era importante ter uma concorrência mais saudável e com mais competitividade”,
https://eco.sapo.pt/2025/02/17/ceo-da-m ... onstrucao/
a teixeira duarte subiu hoje mais de 10%
a ver o que se vai desenvolver em 2025
A notícia de que já falámos aqui sobre o concurso na Colômbia para o Corredor La Dorada - Chiriguaná já chegou à imprensa nacional, mas agora com o valor da obra em euros.
In Eco "Mota-Engil na corrida à primeira PPP ferroviária na Colômbia"
O consórcio formado pela Mota-Engil Colombia (50%), pela sua filial ME SAS (25%) e pela colombiana Infraestructura Nacional Ltda. (25 %) vai disputar aquela que será a primeira Parceria Público-Privada (PPP) ferroviária naquele país da América Latina , que prevê a reabilitação, construção, operação e manutenção de um corredor com 526 quilómetros de extensão , num investimento aproximado de 778 milhões de euros.
(...)
A audiência de adjudicação está agendada para 3 de abril. Até lá, a agência pública avaliará o cumprimento dos requisitos técnicos e financeiros.
(...)
Com Wall Street encerrada, adivinha-se mais um dia com pouco volume. Parece que quem mexe mesmo com a cotação está do outro lado do Atlantico.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
E assim começa a semana.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
EDP e Mota a cotar ao mesmo preço, alguém que queira saír da EDP e entrar na Mota por achar recuperar mais depressa...é só uma ideia, acho que quem entrou na edp acima dos 3,00 euros, recupera mais depressa na Mota.
Kikoff Escreveu:Sem comentários...
Qual é o periodo temporal....????
Que me desculpem mas quando falam que o futuro é a China ou a Índia ou … sou levado aos bons tempos quando o futuro era mais radioso…
O poeta está sempre certo
Quem vê mais alto do que o horizonte
E o futuro é o seu reino
Diante da nossa geração
Eu declaro com Aragão
A mulher é o futuro do homem
https://youtu.be/4RIJxnqFJLc?si=BmgEeIFm0zmbwazI
O poeta está sempre certo
Quem vê mais alto do que o horizonte
E o futuro é o seu reino
Diante da nossa geração
Eu declaro com Aragão
A mulher é o futuro do homem
https://youtu.be/4RIJxnqFJLc?si=BmgEeIFm0zmbwazI
- Registado: 9/9/2013 15:13
A América está metida em papos de aranha! Ninguém aceita financiar wall Street. Só se acabarem completamente com o Estado conseguirão continuar a ser financiados pelos mercados. Ningém pega na Bitcoin, a Nvidia e a Tesla foram comidas pelos chineses ao pequeno almço. O futuro é a China. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Aqui_Vale Escreveu:SalvaFP Escreveu:esta semana teve um dia que foi a 3 eur com quase 3M acoes negociadas, pensei que fosse um curto a fechar, mas ainda nada está anunciado...
Curioso essa compra forte , sem ter sido o curto
Podem ter sido os Curtos a Recomprar para venderem a 3,35![]()
CumPrim/
ValeAquilino
Hoje a mota teve uma ordem de compra a 2,88 de 147000 ações, mesmo quando foi a 2,8820 essa ordem manteve-se, ficou até ao rateio final, portanto alguém tem interesse de compra...
Aqui fica o update, com uma série de indicadores no mesmo gráfico (RSI(14), MOM(10), MOM(10) c/ SMA(3) e MDev). Hoje vai sem o meu indicador de volume (que continua lateral).

Aqui fica um overlap. Com a manipulação adicional da média móvel, o comportamento do MOM aproxima-se mais ao do MDev (não sendo porém o mesmo, como é notório). Mas nota-se também a tendência para o lag, apesar de ser bastante reativo, pelo menos parte das vezes, dada a janela mais apertada que foi tomada. Neste plot trata-se do MDev versus o MOM(10) com uma SMA(3) aplicada.

E, claro, há ali diferenças críticas na forma como mediu o momentum (o mom/momentum que tipicamente é utilizado nas plataformas considera apenas os dados de duas sessões a cada instante, há coisas que ocorrem na janela de análise que lhe passam ao lado).
A título de curiosidade e complementando o meu comentário de ontem, esta versão do MOM (que é a utilizada no TradingView, por exemplo) é também um filtro FIR muito simples, onde h[n]=[1 0 0 ... 0 0 -1]. E aplicando-lhe uma média móvel simples a posteriori passará para h[n]=[0.333 0.333 0.333 0 0 ... 0 0 -0.333 -0.333 -0.333], com o comprimento do filtro alongado em mais duas amostras.
Mas pronto, como o tópico é sobre a Mota, nos meus indicadores a Mota está com comportamento no volume e momentum bastante neutros (a malta costuma chamar-lhe consolidação).
Aqui fica um overlap. Com a manipulação adicional da média móvel, o comportamento do MOM aproxima-se mais ao do MDev (não sendo porém o mesmo, como é notório). Mas nota-se também a tendência para o lag, apesar de ser bastante reativo, pelo menos parte das vezes, dada a janela mais apertada que foi tomada. Neste plot trata-se do MDev versus o MOM(10) com uma SMA(3) aplicada.
E, claro, há ali diferenças críticas na forma como mediu o momentum (o mom/momentum que tipicamente é utilizado nas plataformas considera apenas os dados de duas sessões a cada instante, há coisas que ocorrem na janela de análise que lhe passam ao lado).
A título de curiosidade e complementando o meu comentário de ontem, esta versão do MOM (que é a utilizada no TradingView, por exemplo) é também um filtro FIR muito simples, onde h[n]=[1 0 0 ... 0 0 -1]. E aplicando-lhe uma média móvel simples a posteriori passará para h[n]=[0.333 0.333 0.333 0 0 ... 0 0 -0.333 -0.333 -0.333], com o comprimento do filtro alongado em mais duas amostras.
Mas pronto, como o tópico é sobre a Mota, nos meus indicadores a Mota está com comportamento no volume e momentum bastante neutros (a malta costuma chamar-lhe consolidação).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
SalvaFP Escreveu:esta semana teve um dia que foi a 3 eur com quase 3M acoes negociadas, pensei que fosse um curto a fechar, mas ainda nada está anunciado...
Podem ter sido os Curtos a Recomprar para venderem a 3,35

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
esta semana teve um dia que foi a 3 eur com quase 3M acoes negociadas, pensei que fosse um curto a fechar, mas ainda nada está anunciado...
Este é apenas um pormenor (entre muitas observações que podem eventualmente fazer) mas o número de cruzamentos por zero dos outros indicadores é drasticamente superior (piora quando os tentam acelerar; reduz se lhe aplicarem uma média móvel, mas com o custo de lhes acrescentar lag)...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bom, não houve qualquer lapso de linguagem da minha parte.
Quanto ao MOM, é extremamente semelhante ao ROC. São indicadores razoáveis mas ambos só utilizam informação de duas sessões, sendo esta a principal limitação desses dois indicadores. Mas vou só referir que eles não dão realmente algo parecido com o meu. Às vezes dão, outras vezes não dão. São indicadores fundamentalmente diferentes e que apresentam (produzem) resultados diferentes.
Podemos aplicar uma media móvel aos indicadores para os suavizar. Vai introduzir/acrescentar lag ao que já possa existir (uma média móvel simples é um filtro FIR cujo o atraso - considerando o sistema causal - é de (N-1)/2 onde N é a janela temporal da média móvel utilizada; uma EMA não passa de um filtro IIR e também introduz atraso, embora seja mais "rápida" a reagir dado que as sessões mais recentes mais pesam).
E refiro isto apenas para sublinhar que para obterem, nos outros indicadores, uma linha tão suave como no meu indicador, vão precisar de uma média móvel razoavelzinha e isso vai introduzir (acrescentar) lag em todos eles. Mas podem experimentar (com os outros indicadores) à vontade.
Nem sempre é claro qual é a formula que determinadas plataformas estão a utilizar, mesmo quando atribuem o mesmo nome ao indicador, uma vez que existem variações em vários deles e diferentes implementações. Dito isto, partilho o RSI(14), o ROC(14), o MOM(14) - utilizando implementações tradicionais - e o MDev. E outra versão onde todos os indicadores (excepto o meu, onde mantive os parametros) passam a utilizar um time frame de 10 sessões.
Quanto à formula proprietária, por enquanto tenciono mantê-la como tal (acompanhem-nos, ignorem-nos, estejam à vontade).
MDev versus vários indicadores de momentum "standard", configurados para um time frame de 14 sessões:

MDev versus vários indicadores de momentum "standard", configurados para um time frame de 10 sessões:

Quanto ao MOM, é extremamente semelhante ao ROC. São indicadores razoáveis mas ambos só utilizam informação de duas sessões, sendo esta a principal limitação desses dois indicadores. Mas vou só referir que eles não dão realmente algo parecido com o meu. Às vezes dão, outras vezes não dão. São indicadores fundamentalmente diferentes e que apresentam (produzem) resultados diferentes.
Podemos aplicar uma media móvel aos indicadores para os suavizar. Vai introduzir/acrescentar lag ao que já possa existir (uma média móvel simples é um filtro FIR cujo o atraso - considerando o sistema causal - é de (N-1)/2 onde N é a janela temporal da média móvel utilizada; uma EMA não passa de um filtro IIR e também introduz atraso, embora seja mais "rápida" a reagir dado que as sessões mais recentes mais pesam).
E refiro isto apenas para sublinhar que para obterem, nos outros indicadores, uma linha tão suave como no meu indicador, vão precisar de uma média móvel razoavelzinha e isso vai introduzir (acrescentar) lag em todos eles. Mas podem experimentar (com os outros indicadores) à vontade.
Nem sempre é claro qual é a formula que determinadas plataformas estão a utilizar, mesmo quando atribuem o mesmo nome ao indicador, uma vez que existem variações em vários deles e diferentes implementações. Dito isto, partilho o RSI(14), o ROC(14), o MOM(14) - utilizando implementações tradicionais - e o MDev. E outra versão onde todos os indicadores (excepto o meu, onde mantive os parametros) passam a utilizar um time frame de 10 sessões.
Quanto à formula proprietária, por enquanto tenciono mantê-la como tal (acompanhem-nos, ignorem-nos, estejam à vontade).
MDev versus vários indicadores de momentum "standard", configurados para um time frame de 14 sessões:
MDev versus vários indicadores de momentum "standard", configurados para um time frame de 10 sessões:
Esta notícia é claramente positiva para a Mota-Engil. O financiamento reduz riscos, fortalece a sua posição na concessão e abre portas para mais investimentos na infraestrutura ferroviária. Além disso, reforça a presença da empresa num dos corredores logísticos mais importantes de África, o que pode traduzir-se em receitas importantes a longo prazo.
https://angola24horas.com/sociedade/ite ... essionaria
https://angola24horas.com/sociedade/ite ... essionaria
- Registado: 29/11/2007 3:59
Vou deixar dois Bonecos, pelo preço de um.
Um Semanal e outro Diário.
A mim, parece-me uma coisa . Mas nem a todos parece o mesmo, se bem que a subir todos ganham.
CumPrim/
ValeAquilino
Um Semanal e outro Diário.
A mim, parece-me uma coisa . Mas nem a todos parece o mesmo, se bem que a subir todos ganham.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
MarcoAntonio Escreveu:(...)hoje deixo também a comparação entre um indicador standard de momentum (o RSI) e o meu indicador de momentum.
O RSI, erradamente, conclui que o momentum foi inferior na segunda arrancada de janeiro e gera uma espécie de divergência, com um lower low. Não é verdade, é o RSI que não consegue medir o momentum de forma precisa. A força do movimento na segunda metade de janeiro foi idêntico, se não mais forte, que o de fim de dezembro / início de janeiro (nota: devido à forma como é construído, o RSI tende a gerar bastantes falsas divergências e uma das razões para tal é por ser um bounded oscillator por natureza).
Curiosamente, o oposto podia ser dito: a segunda correcção teve menos momentum de baixa do que a primeira, o que de resto se percebe bem a olho nú (mas para o RSI são iguais).
O RSI é também bastante mais errático (gera/produz ruído de curto-prazo) e, ao mesmo tempo, tende a ser mais lento a reagir a mudanças de trend ou alteração no estado do momentum (demorou, entre setembro e outubro, mais de um mês a concluir que o momentum era nulo...).
TLDR: RSI mais lento, mais errático, menos preciso.
Olá Marco,
Se me permite deixe-me só discordar da frase "O RSI, erradamente, conclui que o momentum foi inferior na segunda arrancada de janeiro", calculo que tenha sido um lapso de linguagem, mas para quem nos lê não posso deixar de fazer esta ressalva, as conclusões que se tiram do RSI, tal como de qualquer outro indicador, depende da interpretação do "analista" e não do próprio indicador.
Para quem não entende nada de análise técnica (ou muito pouco) terá lido apenas o seu acrónimo TLDR (Too Long Did'nt Read) e ficado com uma ideia diabolizada do RSI. Porém eu considero este um dos indicadores mais relevantes da análise técnica sendo possível executar dezenas de estratégias de trading com o mesmo em vez de o usar como simples indicador de momentum, neste link podem ver 6 das mais conhecidas estratégias de trading sobre o RSI.
O facto do RSI ser pouco reativo, depende do timeframe com que é calculado, usando os clássicos 14 dias isso é verdade, mas usando um timeframe mais pequeno, por exemplo de uma semana (5 dias de negociação), o gráfico do RSI fica mais reativo (e com mais ruído é certo).
Mas o RSI não é o melhor indicador de Momentum, de domínio público, que existe por aí, existe um indicador de sigla MOM, disponível na maior parte das plataformas de trading com gráficos (investing.com, TradingView, etc).
Neste link é possível encontrar estratégias de trading usando o MOM.
Se reparar no gráfico abaixo da Mota (fonte Best Trading Pro), calculei o RSI Wilder clássico de 14 dias, seguido de um RSI mais reativo de 5 dias, seguido do clássico MOM de 10 dias e no fim tenho uma SMA (Simple Moving Average) de 3 dias sobre o MOM10, conseguindo um resultado algo parecido com a curva do MDev do Marco.
Se me permite a crítica construtiva, o indicador MDev, para mim apresenta 3 problemas:
- 1. Sendo eu de ciências exatas preciso de saber como os indicadores são calculados e o Marco nunca divulgou (creio eu) a fórmula do MDev;
2. Um indicador "proprietário" não está sujeito ao escrutínio das massas, logo não será posto em causa (se tiver problemas) nem enaltecido (se tiver potencial) nem estudadas/divulgadas estratégias de trading testadas e provadas pela "comunidade" sobre esse mesmo indicador;
3. Sendo "proprietário" e de "fórmula secreta" afastará o interesse de analistas mais técnicos (na minha modesta opinião).
Quanto à Mota, usando um acrónimo militar, podemos dizer que está SNAFU... e acredito que poderá continuar assim até à apresentação de resultados (27 de fevereiro).
Aqui vai um breve update. Para já, o indicador de volume continua praticamente lateral (há ali essencialmente duas sessões que puxaram o indicador ligeiramente para baixo mas, fora isso, ele está lateral) e o momentum basicamente não existe, conforme eu já tinha comentado há um par de dias atrás.
Como o principal interesse destes meus gráficos sem linhas adicionais (LTs ou S/Rs) é o estado dos indicadores, hoje deixo também a comparação entre um indicador standard de momentum (o RSI) e o meu indicador de momentum.
O RSI, erradamente, conclui que o momentum foi inferior na segunda arrancada de janeiro e gera uma espécie de divergência, com um lower low. Não é verdade, é o RSI que não consegue medir o momentum de forma precisa. A força do movimento na segunda metade de janeiro foi idêntico, se não mais forte, que o de fim de dezembro / início de janeiro (nota: devido à forma como é construído, o RSI tende a gerar bastantes falsas divergências e uma das razões para tal é por ser um bounded oscillator por natureza).
Curiosamente, o oposto podia ser dito: a segunda correcção teve menos momentum de baixa do que a primeira, o que de resto se percebe bem a olho nú (mas para o RSI são iguais).
O RSI é também bastante mais errático (gera/produz ruído de curto-prazo) e, ao mesmo tempo, tende a ser mais lento a reagir a mudanças de trend ou alteração no estado do momentum (demorou, entre setembro e outubro, mais de um mês a concluir que o momentum era nulo...).

Ajuda visual:

Como o principal interesse destes meus gráficos sem linhas adicionais (LTs ou S/Rs) é o estado dos indicadores, hoje deixo também a comparação entre um indicador standard de momentum (o RSI) e o meu indicador de momentum.
Ajuda visual:
julgo ser noticia positiva para a MOTA..
Ganha tempo para criar almofada para falência futura...ou pode até a empreas vir a ter viabilidade, com tempo
No curto prazo não haverá contabilizar os 20M perda
Ganha tempo para criar almofada para falência futura...ou pode até a empreas vir a ter viabilidade, com tempo
No curto prazo não haverá contabilizar os 20M perda
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 65 visitantes