Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 10/2/2023 12:39

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 10Fev..png
MOTA 10Fev..png (96.01 KiB) Visualizado 3283 vezes
MOTA horário.png
MOTA horário.png (105.2 KiB) Visualizado 3283 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2889
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 10/2/2023 12:03

que grande “atoarda” que para aqui vai

“where u @“ neste caso específico onde está a ME, bem, parece-me que está onde deve estar, acima dos €2, e perto do valor do AC feito antes da entrada dos chinos.

“where u been” :mrgreen: , bem, creio que quem sabe da poda, ou antes, quem acompanha a ME, deveria saber que, a ME, é isto, é a irracionalidade de movimentos, bem acentuados, quer em baixas, como em altas….

“tá a bater saudade” :lol: eu já tinha saudades dos volumes que a ME costuma fazer, quer em baixas, mas, estes das últimas semana tem sido por demais. O de hoje por exemplo, mais de 2.200 milhões de papéis trocados em menos de 3 horas de negociação, parece-me por demais evidente da força do movimento do preço, e de para onde a querem levar….pois fundamentalmente, “estava a bater saudade” :lol:

“então vou indo” :mrgreen:
https://youtu.be/rmFhzghjB3M

sabendo que a ME que por onde tem andado, já não voltará tão cedo.

e, eu estou na minha, que é como dizer que a espero acima dos €3, talvez antes do final de março, para depois me ligar na “paca” :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ze nabo » 10/2/2023 12:01

Caríssimos estamos com vocês neste momento difícil, a ME não pára de subir, é uma chatice.... Analistas como vocês que analisam, reanalizam, avaliam a divída e a especulação vão ter de continuar a rezar, meter búzios, queimar velinhas e a matar galinhas pretas porque o sentido da Mota é só um, para cima!!!lolol
 
Mensagens: 255
Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard » 10/2/2023 11:43

NirSup Escreveu:O problema da Mota Engil é e sempre foi um problema de credibilidade ou da falta dela. Será que a escolha de um novo CEO resolveu de vez essa situação? Duvido.
Quanto a mim a Mota Engil teve esta subida galopante por três razões:
1. Especulação pura e dura.
2. Pelas expectativas otimistas criadas nalguns investidores em razão do bom momento que vive o setor imobiliário e das obras públicas em Portugal (à conta e por conta do PRR).
3. A reconstrução da Ucrânia poderá ser um maná caído dos céus para as empresas como a Mota Engil.

Esqueçan a AT. A Análise Técnica não funciona em mercados pouco líquidos como o nosso. Ponto. A AT não funciona de todo em empresas como a Mota Engil. Por razões óbvias. Ponto Final.
By Nirvana


Tens direito todo o direito a escrever podes estar certo a única coisa que falta a ti e a outros é uma declaração de interesses que devia ser obrigatória também aqui .

No único comentário que fiz sobre a Mota acreditava que chegava aos 2 euros tive o cuidado de dizer que estava carregado e porque tinha feito uma aposta forte .
 
Mensagens: 4447
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/2/2023 11:41

NirSup Escreveu:
trend=friend Escreveu:Nirsup, com o teu track record eu teria algum pudor em vir aqui escrever…


PORAMORDASANTA, critiquem o que escrevo (os méritos ou deméritos da minha argumentação), não critiquem a pessoa que escreve (por falta de outros argumentos, obviamente).
By Nirvana


E é terminando as tuas intervenções com oportuníssimos “Ponto final.” que aguardas que alguém te elucide, explique, apresente ou (de forma completamente hipotética, claro) te ensine seja o que for?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 10/2/2023 11:16

trend=friend Escreveu:Nirsup, com o teu track record eu teria algum pudor em vir aqui escrever…


PORAMORDASANTA, critiquem o que escrevo (os méritos ou deméritos da minha argumentação), não critiquem a pessoa que escreve (por falta de outros argumentos, obviamente).
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por CORTIÇA » 10/2/2023 11:09

Leitura correta do comentário das 10.50. Fique Bem !
Estando uma ação em máximos de máximos sem pausas considero que ao ocorrerem descidas de x % como perfeitamente naturais e necessárias, adivinhar o alcance das descidas e das subidas, está provado que não é de forma alguma tendo por base as balizas dos suportes e resistências, quem entende que a subida está esgotada tem tido excelentes oportunidades de sair fora, na expectativa de quando a correção ocorrer já se encontrar fora, e a verdade é que ao longo desta caminhada de 4 semanas está provado que qualquer avaliação foi claramente um tiro ao lado. A força da descida ! está a ser a força da subida - com espaços temporais bem distintos - é o mercado a funcionar - contrariando as interpretações triviais da análise - previsão de subidas e descidas...Vou ter que me ausentar do tema. Bons Negócios.
 
Mensagens: 22
Registado: 6/10/2016 23:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/2/2023 10:56

NirSup Escreveu:O problema da Mota Engil é e sempre foi um problema de credibilidade ou da falta dela. Será que a escolha de um novo CEO resolveu de vez essa situação? Duvido.
Quanto a mim a Mota Engil teve esta subida galopante por três razões:
1. Especulação pura e dura.
2. Pelas expectativas otimistas criadas nalguns investidores em razão do bom momento que vive o setor imobiliário e das obras públicas em Portugal (à conta e por conta do PRR).
3. A reconstrução da Ucrânia poderá ser um maná caído dos céus para as empresas como a Mota Engil.

Esqueçan a AT. A Análise Técnica não funciona em mercados pouco líquidos como o nosso. Ponto. A AT não funciona de todo em empresas como a Mota Engil. Por razões óbvias. Ponto Final.
By Nirvana


Nirsup, com o teu track record eu teria algum pudor em vir aqui escrever… das solars à farfetch passando pela baba… e colocar ponto final colocas onde podes, não aqui… quem quiser debate até onde/quando lhe apetecer.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 10/2/2023 10:50

O problema da Mota Engil é e sempre foi um problema de credibilidade ou da falta dela. Será que a escolha de um novo CEO resolveu de vez essa situação? Duvido.
Quanto a mim a Mota Engil teve esta subida galopante por três razões:
1. Especulação pura e dura.
2. Pelas expectativas otimistas criadas nalguns investidores em razão do bom momento que vive o setor imobiliário e das obras públicas em Portugal (à conta e por conta do PRR).
3. A reconstrução da Ucrânia poderá ser um maná caído dos céus para as empresas como a Mota Engil.

Esqueçan a AT. A Análise Técnica não funciona em mercados pouco líquidos como o nosso. Ponto. A AT não funciona de todo em empresas como a Mota Engil. Por razões óbvias. Ponto Final.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por CORTIÇA » 10/2/2023 10:33

Se temos uma ação que subiu 70% em 4 semanas não pode corrigir, claro que sim pode e deve, mas o mercado não vive de certezas, porque se assim este exemplo em concreto nunca subiria 70% de forma seguida e galopante e sem pausas...não vale a pena andar-se a falar em suportes e resistências em 4 semanas com um acréscimo de 70% prova que não adianta fazer previsões quem está dentro tem que encarar como natural que ocorram pausas - correções para dessa forma ainda tornar os 70% de subidas mais consistentes. Estou out a partir deste momento do tema, o foco é outro...
 
Mensagens: 22
Registado: 6/10/2016 23:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/2/2023 10:27

CORTIÇA Escreveu:faça o seguinte não coloque € numa ação sobre a qual não tenha certezas, até porque a opção de oferta é muito variada.


Perante isto, a partir de agora só vou entrar onde tiver absolutas certezas. Era mesmo este o ponto que me faltava mas agora já percebi! Assim vai ser fácil! Muito obrigado!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por CORTIÇA » 10/2/2023 10:19

Não se disperse do foco da minha msg, e faça o seguinte não coloque € numa ação sobre a qual não tenha certezas, até porque a opção de oferta é muito variada.
 
Mensagens: 22
Registado: 6/10/2016 23:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/2/2023 10:16

CORTIÇA Escreveu:O comentário da 9,47 a criar cenário com base em moeda ao ar...palpites a falar dos 1,60- 1.70€ eu sei que este comportamento com esta eficácia surpreende e retira muita gente de se tornar acionista e isso é bom para dessa forma quem pretende pagar o valor actual e futuro tenha quem venda tanta gente de fora e ela vai seguindo o seu caminho, um papel que sobe 70% em 4 semanas claro que dá vontade com a cotação nos 2€ falar em cenários de quebra e de vir aos tais 1.60€ e 1.70€ mas esse valor já faz parte do passado e não deve ser motivo de palpites sem fundamento.


Fundamento foi dado, e em resposta a uma pergunta, pode é discordar-se.

Mais bull do que eu na Mota é difícil, basta ver o histórico e em particular o início de Outubro, pois felizmente não se apaga. Acho é que tem de se ter cuidado com maniqueísmos (há vários tipos de estratégias a comprar e a vender…) e a flexibilidade no mercado é uma virtude. O nível do Caldeirão quando comparado com o que era há 15, 16 anos esse sim, é confrangedor.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por CORTIÇA » 10/2/2023 10:09

O comentário da 9,47 a criar cenário com base em moeda ao ar...palpites a falar dos 1,60- 1.70€ eu sei que este comportamento com esta eficácia surpreende e retira muita gente de se tornar acionista e isso é bom para dessa forma quem pretende pagar o valor actual e futuro tenha quem venda tanta gente de fora e ela vai seguindo o seu caminho, um papel que sobe 70% em 4 semanas claro que dá vontade com a cotação nos 2€ falar em cenários de quebra e de vir aos tais 1.60€ e 1.70€ mas esse valor já faz parte do passado e não deve ser motivo de palpites sem fundamento.
 
Mensagens: 22
Registado: 6/10/2016 23:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/2/2023 10:06

AAA_ Escreveu:Os vendedores da AT a venderem em força mas o(s) comprador(es) continua(m) lá. Vamos a ver quem leva a melhor...


E venderão também os short sellers que usem análise fundamental e que dizem ser a subida irracional pois tem muita dívida, pouco resultado líquido, fraco rácio net debt Ebitda e afins.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 10/2/2023 10:01

Os vendedores da AT a venderem em força mas o(s) comprador(es) continua(m) lá. Vamos a ver quem leva a melhor...
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/2/2023 9:47

RFPB Escreveu:E já agora onde é que a AT manda vender? Manda é comprar até quando é que eu não sei.


Para mim manda vender na janela entre os 2 e os 2,15 (resistência óbvia de 2019 e o spike de 2020, pois pode querer vir respirar aos 1,60/1,70 ou simplesmente lateralizar em bandeira sem grandes quedas).

obviamente reentrar na ruptura em alta dos 2,15. Pode-se perder 15 cêntimos do início de novo arranque em força, mas se vier a 1,60/1,70 vai saber bem
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 9/2/2023 16:49

Eu acho importante as duas, uma pelo valor e outra pelo espaço temporal / tendência.
Se formos pelo retorno sobre o capital próprio, podemos estar quase lá.
Pelo retorno dos activos, estamos muito, muito longe. Apesar de muitos activos terem um desgaste muito rápido e uma desvalorização contabilistica mais lenta.
Pelo lucro, que foi o que chineses pagaram, podemos esticar mais um pouco.
Mas se pagaram 3€, além dos dividendos, não quererão mais?
E já agora onde é que a AT manda vender? Manda é comprar até quando é que eu não sei.
Eu por exemplo vendi porque não queria ter tantos lotes, tinha 3 lotes agora tenho 2 (sendo que 1 deles desempatei capital, é só o lucro dos 2 lotes que vendi).
É preferível perder um pouco do movimento e acompanhar junto com força do mesmo, do que sair a meio ou no inicio.

Por isso sejam amigos, que tudo é importante ... :mrgreen:

E muita calma, porque vai ficar tudo bem. :mrgreen:
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por suminvestido » 9/2/2023 14:46

trend=friend Escreveu:E perante isto, eu pergunto: o que interessam os fundamentais?

Em 5 semanas foi de 1,20 a 2 euros. É melhor estar anos a olhar para fundamentais e ela parada, ou esperar pela quebra de 1,25 (ou até o reteste aos 1,35 para os mais prudentes)?

Lá virão dizer que a Mota não vale nem 1 euro face ao negócio, ao Ebitda, à dívida, aos chineses, mas não é essa auditoria que faz subidas destas (nem as descidas, quando os fundamentais ainda estão ótimos e as facas caem porque o gráfico simplesmente já mandou cair).

Reatividade (AF, bom para auditorias) vs Proatividade (AT, bom para isto)


O que interessam os fundamentais ????
Para o António Mota e outros que tais que andaram a reforçar bem lá abaixo deve ter sido pelos fundamentais, penso eu de que...
Os da AT vão comer umas migalhitas. Tem resistência ali, tem suporte acolá, é mais isto é mais aquilo, blá blá blá.
Que importa esperar anos para que o mercado acorde para o justo valor das empresas ? O valor está lá, é só aguardar.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 9/2/2023 14:08

trend=friend Escreveu:E perante isto, eu pergunto: o que interessam os fundamentais?

Em 5 semanas foi de 1,20 a 2 euros. É melhor estar anos a olhar para fundamentais e ela parada, ou esperar pela quebra de 1,25 (ou até o reteste aos 1,35 para os mais prudentes)?

Lá virão dizer que a Mota não vale nem 1 euro face ao negócio, ao Ebitda, à dívida, aos chineses, mas não é essa auditoria que faz subidas destas (nem as descidas, quando os fundamentais ainda estão ótimos e as facas caem porque o gráfico simplesmente já mandou cair).

Reatividade (AF, bom para auditorias) vs Proatividade (AT, bom para isto)


A diferença é que se os fundamentais não fossem promissores (porque são, o anormal foi ter-se aguentado tanto tempo lá em baixo), eu não a tinha aguentado e reforçado recorrentemente durante tantos meses.
A guiares-te pela AT, tinhas entrado e saído várias vezes durante este período, e provavelmente perdido dinheiro. E mais, se quiseres olhar para a AT, há quanto tempo é que tinhas vendido por estar overbought no RSI, com ganhos insignificantes? Não esperava esta subida tão rápida por parte da Mota, e provavelmente ninguém adivinhava isto, seja com AF ou AT, mas tinha a certeza que a subida ia acontecer, pela AF e não pela AT.

Entretanto vou reforçando na Semapa enquanto está cá em baixo, à espera "que a AT a faça subir".
Editado pela última vez por tami em 9/2/2023 15:30, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 365
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/2/2023 13:57

E perante isto, eu pergunto: o que interessam os fundamentais?

Em 5 semanas foi de 1,20 a 2 euros. É melhor estar anos a olhar para fundamentais e ela parada, ou esperar pela quebra de 1,25 (ou até o reteste aos 1,35 para os mais prudentes)?

Lá virão dizer que a Mota não vale nem 1 euro face ao negócio, ao Ebitda, à dívida, aos chineses, mas não é essa auditoria que faz subidas destas (nem as descidas, quando os fundamentais ainda estão ótimos e as facas caem porque o gráfico simplesmente já mandou cair).

Reatividade (AF, bom para auditorias) vs Proatividade (AT, bom para isto)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/2/2023 13:00

Objetivo 2,20, falta aquele esticaço para cima antes de corrigir. :mrgreen:
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 9/2/2023 12:14

ROE = 1,99€ + 15,83% = 2,306€ :-k

Ou menos, claro... :mrgreen:
Anexos
ME.png
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 9/2/2023 9:39

Joe359 Escreveu:Ainda esta semana toca no 2...


É já hoje.
 
Mensagens: 365
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Joe359 » 8/2/2023 17:16

Ainda esta semana toca no 2...
 
Mensagens: 20
Registado: 1/11/2022 20:10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], IX Hispana, navaldoc, Phil2014 e 241 visitantes